Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Se for capaz, prove-me que Deus não existe.
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
03/04/2007 às 2:25 #84807WgJrMembro
Caro, Junior tudo bem, espero que sim, gostaria que fala-se um pouco mais sobre suas ideias e o que fato pensa sobre Deus.
03/04/2007 às 2:43 #84808WgJrMembroPara Aristóteles toda tentativa do pensamento humano em ultrapassar o mundo empírico para alcançar uma realidade meta-empírica passou a ser chamada metafísica. Ele dá quatro definições de metafísica: 1) “indaga as causas e os princípios primeiro ou supremos”; 2) “indaga o ser enquanto ser”; 3)“indaga a substancia”; 4) “indaga Deus e a substancia supra-sensível”, essas definições estão em harmonias entre si, em perfeita unidade. Mas, quem busca as causas e os princípios primeiros necessariamente deve encontrar Deus, porque Deus é a causa e o princípio primeiro por excelência.
03/04/2007 às 3:08 #84809Junior MartuchelliMembroBem, peço desculpas se pareci rude no post anterior. Eu só queria atentar ao fato que não é porque um fulano inteligente falou algo que esse algo é verdadeiro, e, também, já escrevi tanto sobre o assunto aqui, que tô com preguiça de escrever de novo… ;DPessoalmente, não vejo argumento algum ou evidência alguma à favor da existência de Deus, e é só isso que tenho a dizer, hahaha. Além disso, se Deus existe, é provável que não vá gostar dele: acho que ele poderia ter feito um mundo melhor, e o Z me considera infinitamente prepotente por isso. De qualquer forma, não costumo pensar muito em Deus, nem em "sentido da existência", tampouco vejo qualquer necessidade dessas coisas para minha felicidade. Tenho espírito terreno, prático. Sobre Aristóteles, já leu algo de ou sobre David Hume? Se não, seria interessante. É um dos meus filósofos prediletos. Ele critica a noção de causalidade e a metafísica como um todo de forma avassaladora.Ah, já discutimos tanto sobre Deus e religiões! Você vai precisar de muito saco para ler tudo, além de que escrevemos uma porrada de besteiras também, mas...
03/04/2007 às 3:15 #84810WgJrMembroSuas afirmações sobre a bíblia são preconceituosas. E tu confundes justiça com vingança. O seu problema não é diferente das outras pessoas que tenta olhar Deus como um tirano, afinal ninguém gosta de intervenção, seja ela justa e necessária. Não sei qual é a sua linha de pesquisa sobre se Deus existe ou não, pois me parece que você crer e não quer admitir.Pois dizer que Deus fez tudo isso, e não admitir que ele existe é um tanto que irracional, não achas.
03/04/2007 às 3:17 #84811WgJrMembroOnde estou ou o que sou? De que cousas eu derivo minha existência, e para qual condição voltarei? De quem o favor vou solicitar, e de quem o ódio devo temer? Eu me confundo com todas essas perguntas, e começo a supor-me na condição mais deplorável que se possa imaginar, cercado pela escuridão mais profunda, e totalmente privado do uso de qualquer membro e faculdade.Junior, Junior Hume de fato foi um grande pensador, mas suas limitações estão expostas acima.
03/04/2007 às 3:26 #84812WgJrMembroSuas palavras denunciam que de fato você acredita em Deus. E sobre você gostar ou não dele, não o diminui, Deus continuara sendo Deus, você gostando ou não. Você não é ateu e nem teista, Você só gostaria de sentir o que todo aquele que Crer sente.
03/04/2007 às 3:32 #84813Junior MartuchelliMembroOnde estou ou o que sou?
Na frente do computador, suponho, e, para saber como está agora (pois veja - não existe "eu" estático. a consciência é dinâmica. perguntar "o que sou?" é ingênuo.), é só refletir um pouco.
De que cousas eu derivo minha existência, e para qual condição voltarei?
Você deriva sua existência do social (da cultura que recebeu), de seus próprios genes (se tem uma fuça bonita ou feia, por ex.), e de sua liberdade. Principalmente este último. Você, isso é condição humana, não tem certeza nem pode ter sobre onde veio e para onde vai, mas não precisa encher sua ignorância de misticismo.
Eu me confundo com todas essas perguntas, e começo a supor-me na condição mais deplorável que se possa imaginar, cercado pela escuridão mais profunda, e totalmente privado do uso de qualquer membro e faculdade.
É mesmo? Essas perguntas não me causam um efeito depressivo. Será porque ela te deixa infeliz mas não a mim?
Suas palavras denunciam que de fato você acredita em Deus. E sobre você gostar ou não dele, não o diminui, Deus continuara sendo Deus, você gostando ou não. Você não é ateu e nem teista, Você só gostaria de sentir o que todo aquele que Crer sente.
Ah, eu não sou igual Voltaire, que grita "Gostaria de acreditar! Mas não consigo...". Vou me virando sem metafísica e sem Deus. ;D
03/04/2007 às 3:41 #84814WgJrMembroQuem não compreende a metafísica, deve ser sensato e de fato não discutir. Penso que você tomou uma ótima decisão racional.
03/04/2007 às 3:50 #84815Junior MartuchelliMembroÉ necessário deixar claro o que queremos dizer com metafísica. Aqui eu quis dizer no sentido de desejar uma resposta aos velhos grandes enigmas, tais como “existe Deus?”, “qual o sentido da vida?”, “porque a minha vizinha linda linda liiiiinda é lésbica? porque tamanha crueldade comigo, meu Deus?”, e, claro, a pretensão de validar a causalidade.Mas - sério aqui - eu não tô com vontade de te falar meu ponto de vista não. Te recomendo a leitura de Hume e Kant, e só. Depois de ler seus posts recentes, já não tenho vontade de discutir contigo. Então, abandono a praia, beleza?
03/04/2007 às 3:57 #84816WgJrMembroCaro amigo, ficar citando filosofo ou indicado as suas leituras não comprovara suas idéias. Fico feliz em sua decisão sobre deixar a discussão, pos isto só prova sua inabilidade sobre o tema. Sobre Kant e Hume, caso queira discutir qualquer teorias deles, estou à disposição.
03/04/2007 às 4:01 #84817WgJrMembrovai e não peques mais.
03/04/2007 às 4:03 #84818Junior MartuchelliMembroObviamente, ora bolas. Eu te recomendei leituras porque não tenho saco eu mesmo de te explicar meu ponto de vista – pelo simples fato de que não acho que vá aprender contigo. Mas, se quer um desafio, aqui vai:Valide a causalidade.Pode deixar, seu WgJr, não farei mais sexo antes do casamento.
03/04/2007 às 4:28 #84819WgJrMembroEste assunto é muito complexo, mas Galluppi recupera o principio da causalidade da tradição e, através dele, demonstra a existência de Deus.
03/04/2007 às 9:31 #84820ZMembroEu não ganhei a minha playstation 3 mesmo depois de 10 dias a rezar o 'pai nosso'!! ESTÁ PROVADO!Não conheço ninguém que tenha ainda falado pessoalmente com ele, nem sequer o encontro na lista! ESTÁ PROVADO!O homem evoluiu do macaco, o macaco foi criado por borboletas, o universo é uma ilusão, nada existe, nem eu estou mesmo aqui escrevendo! ESTÁ PROVADO!As religiões veem Deus de modo diferente, logo Deus é metamorfo, e como os seres metamorfos só existem em estorinhas de banda desenhada, ESTÁ PROVADO!Dizem que Deus é bom, mas ontem caí e parti o nariz, não existe bondade, é porque Ele não existe, ESTÁ PROVADO!Isto é suposto criar alguma risada, mas na realidade é apenas uma analogia da maioria dos argumentos que são usados para chamar de iludidos, os que acreditam em Deus. E olhem que os argumentos não são assim tão diferentes destes... espantoso não?!
Para quem não percebeu, só quis frisar o quão descabido de racionalidade são os argumentos habitualmente usados para desacreditar os crentes.Não percebi porque é que Silas e WgJr sequer refutaram isto. ::) ;D ???
Pessoalmente, não vejo argumento algum ou evidência alguma à favor da existência de Deus, e é só isso que tenho a dizer, hahaha. Além disso, se Deus existe, é provável que não vá gostar dele: acho que ele poderia ter feito um mundo melhor, e o Z me considera infinitamente prepotente por isso.
O avanço da ciência mostra-nos cada vez mais a nossa "insignificância" enquanto ser material no universo conhecido. Quanto mais descobrimos, menos sabemos!Eu apenas considero arrogante de sua parte afirmar que Deus não existe porque o mundo poderia ser melhor. Penso que é uma rgumento pouco válido já que nós não somos conhecedores sequer do que realmente é bom para nós. Além disse, Deus pode não querer privilegiar os humanos. Algumas religiões defendem que Deus encara os Humanos como sres predilectos, mas nem todas. Imagine que Deus, O ser perfeito, deseja usar o Homem como ferramenta para criar um Universo melhor para as formigas. Qual é o problema? Você acha que consegue fazer um mundo melhor? Não. Você só acha que consegue fazer um mundo melhor PARA SI, PARA OS HUMANOS.Se o Sr. Não acredita em Deus nem tão pouco revela espiritualidade suficiente para manter uma posição consciênte sobre a essência imaterial da existência e do universo, então não faz sentido criticar um ser só porque você tem uma opinião de ética diferente. A sua opinião pode ser corroborada por milhares, mas quem acredita em Deus considera-o superior a nós enquanto indivíduo. Logo, bem mais consciente do que realmente é melhor.Sem pretender caricaturizar, posso comparar sua posição com a de uma criança ou jovem adolescente que discorda do pai julgando que o melhor seria ter acesso a determinada liberdade ou objecto. O pai pode não estar certo, mas como pessoa mais matura, deverá ter maior consciência do que realmente é melhor.Se um pai com diferença de 20 anos tem mais consciência que o filho, qual será o espanto de ver Deus mais consciente do que o Homem??E enquanto que na vida, o pai pode estar errado por ter dogmas instituídos ou ser influenciado por diversos factores, na crênça, Deus é despreconceituoso, porque é acreditado como totalmente omnisciente.E sendo todos filhos de Deus... :P :P :PEu sinto-me como um filho que embora discordando de muitas coisas, aceito que ele saiba melhor o que é de facto melhor para mim.Você por seu lado parece um filho que faz birra pela sua playstation.Espero ter esclarecido o porquê de refutar sua opinião quanto a DEUSxMundo melhor.Cumps.
03/04/2007 às 19:00 #84821WgJrMembroO fenômeno religioso é tão intenso na humanidade que tem gerado campos e mais campos de debate, gerado novas filosofias, teologias e novos campos do saber, tais como a ciência da religião, mais sempre admitindo o fenômeno. Bom recentemente um cientista renomado, em entrevista a Revista Veja admitiu ser um ateu parcial, pois enquanto não se comprova-se a evolução tinha ele que Crer num causa, que para ele era a única maneira de falar em Deus.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.