Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
josefpMembro
Caro Miquel, Seus questionamentos a respeito da filosofia kierkegaardiana são bastante pertinentes. Não sei se saberia respondê-los, no entanto arriscar a tercer algumas connsiderações que julgo importante. 1- Kierkeggard é o precursor do existencialismo, visto que fdi ele quem incisivamente pensa o homem concreto centrado no mundo, carregados de problemas como a angustia, desespero, aflições, dramas... Desse modo o homem não é uma idéia, mas é um ser concreto a sofrer o peso da existncia.2- A angústia em Kierkegaard, na minha concepção influencia Sartre porque é ela , a angústia, que leva o homem ação, isto é, a escolhas ao terreno dapossibilidade. Mas o que é a Angústia em K. ? é algo que emerge no indivíduo, quando este se depara diante de escolhas sérias na vida, nasce assim a angústia. Por ex. K. que o que mais angustio Cristo não foi o medo do calvário, mas a do momento da traição, Aquela possibilidade o angustiava. Creio que todos nós ja vivenciamos escolhas que fazem com que nos angustiem, é essa a angústia de Kierkegaard, que faz com que ajamos e nesse sentido ela é tabém sartreana , visto que o agir nos impulsiona a Liberdade, pois só age quem é livre, o escravo que jaz acorrentado não age, pois está preso.3- Quanto ao Desespero este, segundo K. , nos leva à Trancendência porque o indivíduo desesperado , ou doente mortal, pode por meio deste chegar a Cristo, uma vez que sabe que está desesperado e que para o seu mal não há antídoto neste mundo, daí a possibilidade de chegar a Deus; ou ao lado negro da história - o Suicídio.Caro Miguel, são considerações amadoras sobre Kierkegaard. Espero que [DVDISO]Fullmetal Alchemist the Movie Limited Editione algum modo para nossa compreensão sobre grande Filósofo.
josefpMembro” O HOMEM ESTÁ CONDENADO À LIBERDADE”
josefpMembro“No desespero, o morrer continuamente se transforma em viver. Quem desespera não pode morrer; assim como um punhal não serve para matar pensamentos, assim o desespero, verme imortal, fogo inextinguível, não devora a eternidade do eu, que é o seu próprio sustentáculo”.O Desespero Humano, p. 341
08/07/2006 às 18:36 em resposta a: Como ser um filósofo, somente pelo prazer sem recursos financeiros … #73218josefpMembroCreio que muitos são os jovens que valorizem a filosofia no país e que têem como pretenção a dedicação ao curso, porém,este é um ramo muito pouco valorizado para os "empregadores" fator que inibe tal vontade de dedicação a Filosofia. Muitos não possuem recursos adequados para se arriscarem e deixam o sonho de lado para que talvez nunca venha a ser realizado. A sociedade deveria se importar um pouco mais sobre seus estudos... Toda a sociedade parte de uma Filosofia.
ANA CARLA, sua inquietação é muito pertinente. Ela também é a minha. Claro que a filosofia é importante, e particularmente para mim ela é um dos meus farois de vida. No entanto, não há reconhecimento de sua importancia, para muitos ela tem tudo a ver com o jargão:" A filosofia é uma ciência tal, que sem a tal o mundo continua tal e qual". Quanta ignorância!!! No Brasil principalmente a Filosofia, assim como sua próxima, a Sociologia não têm o devido valor. Lembra que foi um Sociológo que vetou o ensino obrigatório nas escolas de Filosofia e sociologia, pois é o nosso antigo marxista-presidente FHC - aquele que falou esqueçam tudo que eu escrevi. Quanta contradição não é ? Mas tenho uma notícia alviçareira para todos: O Conselho Nacional de Educação, sancionou o ensino obrigatório dessas deisciplinas nas escolas de todo o país, as escolas terão um ano para se adaptarem à nova realidade; menos mau!Lembra que Hobbes disse PRIMEIRO VIVER DEPOIS FILOSOFAR, pois é já na idade moderna viver na contemplação custava caro. Bom mesmo era se os tempos hodiernos fossem iguais aos da Grécia, onde o ato de pensar e criar eram virtuosamente reconhecidos. Bom minha cara, como disse, sua inquietação é a minha.
-
AutorPosts