Início › Fóruns › Questões do mundo atual › Globalização e Globalismo › COMO E QUANDO FINDARá O IMPéRIO AMERICANO?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
05/02/2002 às 20:14 #69951Miguel (admin)Mestre
PERGUNTO A TODOS : COMO E QUANDO FINDARÁ O IMPÉRIO AMERICANO?
A HISTÓRIA NOS MOSTRA QUE OS GRANDES IMPÉRIOS NÃO SÃO ETERNOS , O ROMANO FOI RUINDO COM A DESCNTRALIZAÇÃO DO PODER ,SENDO TAMBÉM DECISIVAS AS INVASÕES DOS POVOS GERMÂNICOS (DITOS BÁRBAROS)
O OTOMANO , MAIS EFÊMERO , FOI SE ENCOLHENDO ATÉ PERDER A HEGEMONIA , O INGLÊS A PERDEU PARA OS AMERICANOS .
A ÁGUIA AMERICANA TRANSMITE A IMPRESSÃO DE QUE SERÁ A MAIS DURADOURAS DE TODAS AS DINASTIAS
AINDA NÃO CONSIGO PRECISAR QUANDO E COMO CAIRIAM OS YANKEES ………. SERIAM OS POVOS AZIÁTICOS (A POPULAÇÃO QUE MAIS CRESCE ) QUE PODERIAM, EM UM FUTURO NÃO MUITO PRÓXIMO ,DESFERIR O GRANDE GOLPE EM CAMELOT??????????????OU OCORRERÁ UMA GRANDE IMPLOSÃO ECONÔMICA DEVIDO AO CAPITALISMO SELVAGEM PRATICADO PELOS AMERIKANERS ? GUERRA NUCLEAR?>DUVIDOIMIGRANTES ????????>NAS PARTES MAIS POBRES DE NY JÁ SE FALA ''SPAINGLISH'' CONSIDERADO O '' IDIOMA DA CHINELAGEM'' SE OS IMIGRANTES ,PRINCIPALMENTE HISPÂNICOS, JÁ COMPÕEM UM GRANDE CONTINGENTE ELEITORAL E INFLUENCIAM CULTURA LOCAL E AS DECISÕES DE GOVERNO ,PODERIAM MUDAR A POLÍTICA EXTERNA NORTEAMERICANA?
PROVOCARIAM UM COLAPSO?06/02/2002 às 2:33 #75848Miguel (admin)Mestreacredito que “império americano” significa a forma de comportamento geopolítico ou a forma de se fazer política internacional do povo americano. isto acho que já está ruindo… acontece que um milagre começa pequeno e vai crescendo… já podemos ouvir baixinho o barulho das pequenas fissuras neste estilo político(americana) de tratar o mundo…os americanos vão continuar… a sociedade globar provavelmente irá se misturar… o que vai ruir é a forma como os americanos encaram o mundo… e com isso a forma como encaramos os americanos, não mais como imperadores, mas sim como cooperadores…
sou um otimista.
abs.
06/02/2002 às 21:56 #75849Miguel (admin)MestreAcho que o futuro não será tão rosa…..
07/02/2002 às 12:59 #75850Miguel (admin)Mestreum milagre geralmente começa pequenininho… ele vai crescendo…tb sou abalado na minha fé otimista as vezes….o simples fato de estarmos aqui falando sobre isto já é uma forma de contribuirmos para um futuro multicolorido…muito sangue ainda será derramado(faz parte do milagre. outros impérios ruiram e pessoas como nós, o francisco e o alex de 2000 mil anos atrás, tb discutiam isto sobre os romanos, naquela época eles tb achavam que as coisas não iam acontecer, mas hoje sabemos que elas aconteceram)… mas é só desta forma que nós aprendemos. com um pouco de dor.
boa propósta deste fórum.
um abraço.
08/02/2002 às 2:10 #75851Miguel (admin)MestreCaro Franscisco:
Pimeiramente, por que a caixa alta? Não há necessidade, o texto fica feio, confuso de ler, a pessoa parece que quer dar a impressão de estar gritando. O fórum tem uns efeitos de formatação para causar impacto (ver documentação).
Quanto à sua mensagem, esse assunto é muito pertinente. Achei o episódio de 11 de setembro particularmente significativo. Os E.U.A fazem questão de construir, há tempo, o mito de sua nação. A atuação de Hollywood, nesse sentido, é sintomática. Temos vários vetores: desde o país livre onde mesmo o imigrante pode evoluir se trabalhar duro (terra das oportunidades) até o da reafirmação da indústria bélica e da necessidade de um exército poderoso para garantir a paz no mundo e a vida boa do cidadão médio americano. Muitos filmes passam a idéia da eficácia da idéia da vigilância total, da investigação com alta tecnologia em rito acelerado e em trabalho hierarquizado de equipe. Há toda uma parafernália de vigilância e espionagem, radares, satélites etc, e o FBI e CIA pairando além do bem e do mal, com direito de entrar na vida do cidadão comum para combater o mal maior. Esse mal pode ser os russos, os terroristas, os árabes ou até mesmo aliens, qualquer coisa que ameace o Império. Repara também que há sempre uma bandeira americana nos filmes, mesmo que em detalhe.
Só que no dia 11 nada disso adiantou. Apesar de ser uma ação bem planejada, usou-se a aviação civil, algo dos próprios americanos, e dominou-se a tripulação com vekhas facas, armas brancas. Ou seja, não teve radares, echelon ou escambau. Bastou sujeitos determinados dispostos a tudo. Isso prova o quão inútil e irreal é toda essa parafernália que a nação veste.
Só que isso resultou no contrário: o povo, revoltado, aprovou as medidas da direita linha dura que rapidamente se aproveitou da situação. A privacidade é considerada como um bem antigo, dispensável para combater o mal. Quebra de emails, grampos etc, tudo passará a fazer parte da vida comum. Meu ponto de vista é que isso só afeta o cidadão médio, e os terroristas tem outros meios para burlas esses esquemas. O sistema de Bin Laden, parece, é simples: nenhum eletroeletrônico por perto, seguranças e fidelidade.
Aliás, foi muito chocante porque fixou exposta o grau de manipulação que está submetido a imprensa mundial. Com poucas exceções, vimos na cobertura um tom homôgeneo, alinhado com a Casa Branca. Parecia que o mundo inteiro estava dependurado no saco dos E.U.A e de, repente, ficou sem ter no que acreditar. A sensação era de irrealidade. Depois, quando atacaram o Afeganistão sem provas convincentes da ligação com o ataque, tudo voltou ao normal. Mesmo com um número maior de vítimas que o W.T.C, perda de vidas civis inocentes coisa e tal. Estava tudo dentro do aceito, pois o oprimido passa a ser “o outro”.
O problema é que as represálias anti-eua só existem por causa da política totalitária desse país. Eu CONDENO OS ATENTADOS, mas é preciso entender que o próprio Afeganistão é um país saturado de guerras, muitas das quais os eua estão envolvidos. Foi um ato de Guerra, assim como os eua também praticam atos de guerra covarde e usam de todos os meios de pressão, econômicos por exemplo, para manter ou impor sua hegemonia.
Esse é o ponto afinal: Não é possível que o mundo seja uma hegemonia, mesmo que seja pretensamente da “liberdade” que os eua alegam contra a barbárie, ou inferiorização, atribuídas às outras cultural. Como Bush disse, numa exemplar arrogância: “quem não está conosco, está contra nós”. Respondendo finalmente sua questão, o Império Americano não irá durar muito se não aprender a respeitar diferenças, pois a situação de um único império global é totalmente nova, e se tudo não se misturar num todo caótico, haverá sempre dissensões quando se tentar impor um único paradigma com um único beneficiado, os EUA, já que a Europa aceita estar no segundo plano, ela está brm afinal.
Abs
30/06/2002 às 14:26 #75852Miguel (admin)MestreTem um livro muito bom que tem a ver com esse tema.
A invasão cultural norte americana
Julia Falivene Alves
198907/03/2003 às 20:51 #75853Miguel (admin)MestreEsta é uma pergunta interessante. Quem acompanha a história da humanidade sabe que os impérios não são mesmo eternos e que todos os fenômenos humanos contemporâneos ocorrem sob o signo da velocidade. Mesmo assim, acredito que o império norte-americano seja um fenômeno recentíssimo (coisa de menos de cem anos), na escala da história, e que nós estamos ainda no “olho do furacão”, por isso não tenho uma idéia precisa de quanto tempo durará essa dominação ianque nem que civilização dominante substituirá a atual.
No entanto, a idéia que mais me ocorre é a de um futuro mais pessimista possível. O avanço tecnológico traz sempre coisas novas, melhores (de um certo ponto de vista), mais eficientes, para a realização de um velho impulso humano: o da destruição, junto com algumas de suas facetas mais execráveis, a exemplo da perversidade, da luxúria, do capricho insensível, da manipulação da informação e da vontade, do princípio do prazer irresponsável, que impulsionam os homens a buscar o poder de explorar seus semelhantes e fazê-los sofrer de fome, de doença, de ignorância e de todas as mazelas sociais e espirituais advindas disso.
Um certo economista (se não me engano foi o Adam Smith) afirmou que “a ambição universal do homem é colher o que não plantou”. Essa, para mim, é uma das mais claras constatações a respeito do espírito humano. E essa ambição é justamente o que move o mundo e faz, por exemplo, os norte-americanos fabricarem essa guerra estúpida contra o Iraque (digo, contra a humanidade) que está prestes a acontecer. Os ianques querem continuar sendo os mais ricos e poderosos do planeta à custa do sacrifício de milhões de iraquianos e de tantos outros que se opuserem a seus interesses de continuar mantendo o “invejável” “american way of life”.
Para manter o status de cidadãos mais ricos e poderosos da Terra, eles não se envergonham de fabricar cinicamente essa guerra do Iraque e tantas outras de um passado recente, utilizando a mais avançada tecnologia bélica até hoje conhecida. Sem mencionar que essa mesma tecnologia envolve artefatos nucleares, tanto do lado dos norte-americanos quanto do lado de seus atuais inimigos (Coréia do Norte, China, Paquistão, Iraque, Índia), que hoje também fabricam armas nucleares, químicas e biológicas graças a cooperações escusas com os ianques em momentos passados de interesse mútuo. E o pior de tudo é que as armas que serão utilizadas numa terceira guerra mundial poderão destruir toda vida em nosso planeta.
Diante do que se noticia hoje nos jornais e na tevê e diante do que aprendemos nos livros de história, lamento constatar que só posso ser pessimista, porque não acredito num final feliz para a humanidade.
27/07/2003 às 0:01 #75854Miguel (admin)MestreEm meio a este tema, será que não enfeitamos mais a casa que o jardim? Será que dizemos francamente o quê queremos e pensamos, ou apenas desabafamos nossas diferenças que são óbviamente desiguais, em todos os aspectos.
Digo isso porque apesar de tudo o que li nestas mensagens ainda vejo que nós, Brasileiros, nascidos e criados aqui, usamos e abusamos do que vem de lá, e muitas vezes trocamos nossas palavras pelas de lá pra ficar mais bonito ou seria “beautiful”.28/07/2003 às 15:38 #75855Miguel (admin)Mestreo q é americano realmente?
o avião e o rádio eu já sei q são brasileiros.
e mesmo o q vem dos EUA não é autenticamente americano, os maiores cientistas dos EUA são “importados” de países como o nosso entre muitos outros.
O q é realmente americano é a pregiça, a exploração e manipulação.
Eu já lhes digo q não faço nada q de lucro aos americanos, e se dependesse de mim eles seriam destruidos.
31/07/2003 às 17:58 #75856Miguel (admin)MestreA destruição deles virá com seu sentimento de prepotência, logo eles enfrentarão algo maior q eles e vai cair, não sei se aos poucos ou de uma vez, talvez sua queda tenha até já começado.
02/08/2003 às 11:38 #75857Miguel (admin)Mestredepois q destruir grande parte das fracas culturas e conquistar as pobres consciências, imprimindo seu colonizador modelo consumista, irá entrar em crise por causa da própria caracterísitca suicida do capitalismo…são os grandes vícios humanos encontrando incentivos e destruindo o homem, a destruição é de dentro pra fora, primeiro estamos nos destruindo por dentro, aumentando nossas paixões e despertando os piores sentimentos…depois isso reflete no meio local e depois desperta pro mundo…como acho q os problemas já tomaram, vamos dizer, proporções mundiais, acho q esse modelo deva estar chegando ao fim…quem sabe o homem não esteja despertando pra furada q é isso!
04/08/2003 às 23:27 #75858Miguel (admin)Mestreos americanos sairem do poder é uma certeza, ainda mais q eles já demonstraram sinais de fraqueza, mas não sei se cai, todo o sistema mundial, acho q algumas coisas se vão e outras ficam (quem nos garante q o EUA ñ vai nos deixar um herdeiro tão ruim quanto ele ou pior)
05/08/2003 às 17:20 #75859Miguel (admin)Mestre…leio atentemente as mensagens…mas agora naum posso dar minha opiniao..porem..tenho esperança de um dia o mundo se ver livre do imperialismo norte-americano..
..15/08/2003 às 16:38 #75860Miguel (admin)MestreCaros amigos, não seu quanto a vcs, mas me causa um certo sentimento de revolta ver acefolos como são os americanos … liderando a politica internacional … afinal de contas .. pra serve a ONU se basta um anormal com o titulo de presidente dos EUA … q manda tudo q eles dizem po espaço ?!… eu preciso acreditar q um dia esse imperialismo americano caira .. senão nem vale a pena ter nacido .. a graça toda da vida é ver um americano derrotado … ( eu amo os vietnamitas) … acredito em Deus e sei q ele não gosta nada desses mongois no poder !!! e é obvio q um um dia eles vão cair ..assim como os romanos cairam … é claro q o sistema capitalista vai cair assim como o feudalismo caiu !!!
acreditem nisso !!!
vai por mim … eh verdade !19/08/2003 às 2:16 #75861Miguel (admin)Mestrenão se preocupe anti-americano… muito ants dos romanos caírem, caíram os Babilônios, os Persa… foi por isso que Platão imaginou Atlântida, ele sabia bem que o poder destroi a si mesmo e que sempre haverá alguém para ser substituído…
mas não sejamos tão otimistas,talvez eles ainda consigam levar a nossa terra, nossa amazônia, embora a parafernália eletrônica deles não os tenha salvo dos ataques de 11 de setembro, ela serve para nos roubar, como no projeto Civan, onde radares mapeiam a Amazônia a mando deles…. por isso a questão não é a sua queda em si, mas acho que devemos esperar a sua queda consciente de que nos fará menor dano possível. -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.