Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Deus existe? Então me Prove !
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
13/09/2004 às 20:06 #78655Miguel (admin)Mestre
Pois é Brigitte, que pré-conceito este que temos com certas palavras que nos soam negativas, não parei para refletir que no teu universo estas palavras poderiam ter um sentido positivo, é a nossa culrura…para Aristóteles por exemplo a palavra “eudaimonia” que gerou a palavra demônio era algo positivo, uma força, bom se me permitem uma crítica, aí vai:
Parece que a discussão está tomando o rumo de uma briga por crenças, por que não tentar provar a inexistência ou existência de deus por puro raciocínio? eu sei as nossas convicções metafísicas estão enrraigadas, mas até que ponto isto é aceitável? ou as experiências divinas (ou não) são somente sensíveis e não podem ser transferidas para a linguagem que é uma tentativa de traduzir a realidade? bimm bééuumm para pum pum15/09/2004 às 1:45 #78656Miguel (admin)MestreOlá mais uma vez…
Brigitte, tal como o tópico indica, penso que o objectivo dos posts é tentar, ainda que limitados pela nossa inteligência (que inclui o orgulho, a vaidade, a imperfeição, etc…), provar a existência de Deus.
OBS: a palavra mais utilizada é “Deus”, mas poderia ser outra qualquer… esta já está demasiado “gasta”.Apesar de tentar com as palavras mostrar o meu raciocinio (todos deveriamos fazer o mesmo, não temos outro meio), não me esqueci das doenças, dos pobres, das guerras… que me doem bastante no coração sempre que penso nelas. Eu simplesmente busco a causa (acredito que a solução está na causa), e não fico apontando o tempo inteiro para os efeitos.
Em busca da causa mostrei o meu raciocinio…Outra forma de mostrar o meu raciocinio apenas com uma palavra: COOPERAÇÃO!
Se todos nós, cumprissemos com esta palavra de forma a alíviar a nossa imperfeição, de certeza, que não havia fome, doenças, guerras… e já estariamos numa fase mais evolutiva (embora não fossemos ainda perfeitos).
PS: Não sigo uma religião, não sou ateu… simplesmente busco a causa, a única verdade.
xau
16/09/2004 às 6:55 #78657Miguel (admin)MestreSr. Realista (nem um pouco)
A Ciência já está cansada de desmentir por A + B muitos relatos e LENDAS da sua Bíblia. Se você prefere ficar discutindo no campo das crendices, lhe pergunto: Você sabe o quê é um Incubo ? Você conhce os processos envolvidos num trabalho de Candomblé ? Você já experimentou a Magia do Amor Tântrico ? Se quiser conversar sobre a verdadeira história de Jesus também podemos fazê-lo com evidências e registros históricos verificados por estudos sérios arqueológicos, históricos e antropológicos, não na fé cega no mito inventado pelos cristãos. Você com certeza acredita em Arca de Noé, Abertura do mar Vermelho, Ressurreição de Jesus, e Assumpção de Maria Virgem. Cada um acredita nas lendas que seu cérebro é capaz de assimilar e discernir. Não sou eu que repudio a Bíblia, são os cientistas sérios, lógicos, estudiosos, pesquisadores, libertos da venda que os cordeirinhos têm nos olhos. Existem outras fontes de pesquisa mais fidedignas. Seja mais realista !14/11/2004 às 19:40 #78658Miguel (admin)MestreHum… Não deveríamos acreditar no que quisessemos? E viver em “paz”??…. Mas é tão bom, tão gostoso objetar, não é??….. Alguém tem alguma critica sobre o livro: Eram os Deuses Astronautas (Erich von Daniken)????? Poderiam me dizer sobre??? Obrigada!
15/11/2004 às 5:23 #78659Miguel (admin)MestreOlá Patrícia,
O tal livro “Eram os deuses astronautas” é obra de fantasia, aliás, uma obra ruim. Alguém poderia se perguntar como obras assim fazem tanto sucesso.
O autor, Erich von Daniken, fez várias afirmações estranhas no seu livro com a pretensão de passarem por científicas, mas o que caracteriza o seu livro é o fato de que não há nenhum meio para se comprovar nada do que ele afirmou. Daniken não tem formação acadêmica nos campos tratados no livro e, em particular, nenhuma formação em que se apoiar para fazer as tais pesquisas arqueológicas. Ele era um gerente de hotel na Suiça que um dia resolver escrever um livro e se deu bem. A obra toda é uma mistura de textos biblicos com especulações sobre ET's e o resultado é alguma coisa beirando o ridículo, como, por exemplo, interpretar passagens da Bíblia ao pé da letra mas atribuindo a parte incrível ao poder da tecnologia dos ET's. Por exemplo, Sodoma e Gomorra teriam sido destruidas exatamente como está relatado na Biblia, mas a causa foi um ataque de mísseis extraterrestres. A última dele agora é o projeto do parque de diversões sobre ET's. Confira aqui
Abraços.
15/11/2004 às 22:18 #78660Miguel (admin)MestreOi Pilgrim!
Eu ainda não li o livro inteiro, mas o que li, de fato, não apresenta nenhuma prova, mas apenas hipóteses… hum… mas eu achei as questões levantadas por ele muito boas… (por enquanto).
Tenho certeza que você sabe porque a obra dele fez tanto sucesso! : )Obrigada!!
17/11/2004 às 14:03 #78661Miguel (admin)MestreNão há de fato nada cientifico que prove a existência de Deus. Depende do que você enxerga como Deus. Vou mostrar uma das formas:
Deus não exerce nenhuma influência em nós, ele apenas é o todo! Somos seres que não podem ser concebidos do nada, a uma substância infinita que tem muitas propriedades que concebe tudo, dessas milhares de propriedades apenas percebemos duas: A extensão e o pensamento. Mais isso não quer dizer que elas sejam definitivamente as únicas. (Se você gosta tanto de provas, me prove que não estou certa!).
Este pensamento é retirado do filosofo Spinoza.}
Atenção!: A filosofia não está apenas no empirismo, o que já foi salvo das garras de Hume por Kant!26/12/2004 às 23:27 #78662Miguel (admin)MestreComo entender que viemos de descargas elétricas, aminoácidos, macaco?
16/02/2005 às 17:59 #78663Miguel (admin)MestreA eletricidade existe, embora não podemos vê-la.
Para saber da existência de Deus, basta olhar-se no espelho.
Deus (na Bíblia) nunca quiz provar sua existência, pois, já é um fato. Só os néscios discutiriam isso… (como prova o Salmos 14).16/02/2005 às 18:21 #78664Miguel (admin)MestreNão se preocupem se Deus existe ou não. Isso é irrelevante para a existência de Deus, mas relevante para a existência do homem.
25/05/2005 às 21:36 #78665Miguel (admin)MestreDeus existe? Veja algumas opiniões ilustres…
“A imaginação é mais importante do que o conhecimento.” Albert Einstein
“A falsa ciência gera ateus; a verdadeira ciência leva os homens a se curvar diante da divindade.” Voltaire
“Deus está nos detalhes.” Mies Van Der Rohe
“Deus é o invisível evidente.” Victor Hugo
“Não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual. Somos seres espirituais tendo uma experiência humana. ” Pierre Teilhard de Chardin
“Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada.” Einstein
” A sabedoria consiste em ordenar bem a tua alma. ” Platão
“O lugar para onde Deus o chama é onde sua alegria mais profunda se encontra com a mais intensa fome do mundo.” Frederich Buechner
“Se deres as costas à luz nada mais verás do que a tua própria sombra.” Zálkind Piatigórsky
“O amor é a única coisa que me conserva o juízo.” Sue Townsend
“Confesso que depois de ter estudado a terra e os homens durante setenta anos, não vejo outro remédio para a miséria do mundo a não ser o caminho indicado por Cristo.” Bernard Shaw
“A coisa mais aterrorizante é se aceitar completamente.” Carl Jung
Se procurar bem, você acaba encontrando não a explicação (duvidosa) da vida, mas a poesia (inexplicável) da vida. Carlos Drummond de Andrade
“Escuta-me, ó homem! Tens tudo dentro de ti próprio. No mais íntimo do teu ser residem as faculdades que Deus te deu para que te sirvas delas.” Oscar Wilde
“É mais fácil explodir um átomo do que um preconceito” Albert Einstein
“Três elementos são capazes de fazer feliz a uma pessoa: DEUS, um amigo e um livro.” Lacordaire
“Deus traçou o caminho de cada um: o vôo do falcão não é igual ao do cisne, mas isso pouco importa, desde que cada um sirva a verdade e a justiça.” Alex Tolstoi
“Deus não faz milagres para convencer o ateu. Suas obras cotidianas bastam.” Framcis Bacon
31/05/2005 às 0:33 #78666Miguel (admin)MestreSaudações
Não sou simplesmente ateu – sou realista
Também não cosigo compreender porque uma pessoa sã se permitiria seduzir por uma doutrina tao frágil e fútil… Não entendo porque basear toda sua existência ( sua única vida ) numas páginas de um livro como a biblia – cheio de contradições e contaminado pelas mãos humanas (ditas pecadoras).
Cristãos, libertem-se de suas coleiras! Acredite na possibilidade* de não haver “vida após a morte” (que expressão absurda) …
não aceite limitações ! Beba! Grite! Lute! , enfim, Viva!… não ignore sua razão…
Se existe um deus que te possibilitou a vida , não fuja dela..
Após a morte você não será nada além do que era antes de viver.O Mar Vermelho não mais se abriu… terá deus vos abandonado? ou foi a fé que enfraqueceu?
*também acredito na remota possibilidade de biblia estar certa… talvez eseja agora fadado à eternidade no inferno… mas ao menos não me sentirei frustrado ou arrependido – (sofrerei enternamente?! mas ao menos conhecerei o prazer de seguir minhas proprias verdades).
E os que se intitulam cristãos ( católicos ou não ) terão o mesmo destino – pois sao hipócritas e pecam, cientes de que serão perdoados por seu deus misericordioso ( talvez também peça perdão no meu fim – serei perdoado?Porque não?)31/05/2005 às 1:46 #78667Miguel (admin)MestreO moço só esqueceu de dizer que as frases dos pensadores que falam de Deus foram retiradas de contextos literários que as igrejas cristãs chamariam de pagãos, se não ateus…
É fácil distorcer pensamentos, recortando apenas as partes que interessam.
31/05/2005 às 21:20 #78668Miguel (admin)MestreEsse Tasso acha que botar um monte de frases soltas é dialogar?
Fora que é preciso conhecer o contexto filosófico no qual foram escritas tais frases. Quando Einstein diz que a imaginação é mais importante que o conhecimento, quer fazer referência à arte, à poesia, e a imaginação é que teria sido o grande guia da evolução do pensamento científico, pois a imaginação antecipa descobertas e mesmo talvez seja responsável por elas. Isso é só um exemplo de tuas “belas frases”, seria a mesma coisa eu deixar nesse fórum a frase “Deus está morto” (Nietzsche) e não argumentar.01/06/2005 às 5:34 #78669Miguel (admin)MestreNão entendi pq estão tão furiosos com o Tasso.
O sujeito somente postou algumas citações e já o condenaram. Não soa estranha essa agressividade de quem diz querer dialogar? Para que usar gratuitamente frases do tipo:
“Cristãos, libertem-se de suas coleiras!”
“cristãos ( católicos ou não ) terão o mesmo destino – pois sao hipócritas e pecam”
Por outro lado, concordo qd o Lizard escreve que dialogar não se resume na coleta de citações famosas, embora elas possam ser bem-vindas para enriquecer um conteúdo. Da mesma forma qd a citação vem de outra parte, pois “deixar nesse fórum a frase “Deus está morto” (Nietzsche) e não argumentar” também não acrescenta muita coisa.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.