Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Diferença entre um ateu e um religioso igualmente piedosos
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
08/09/2006 às 1:53 #83230EgypcyoMembro
“A vida é difícil, e para ser fácil para uns, torna-se ainda mais difícil para outros.”É isso o que tem feito os muçulmanos. Despedaçando suas vidas e os sonhos alheios.Tudo isso em nome de quem?Mas enfim, isso nunca vai mudar enquanto a Bíblia for um livro sagrado aos olhos do mundo.rsrsrsrsAbraço a todos! ;)
08/09/2006 às 21:02 #83231ZMembroos muculmanos… tal como os cristãos. Não há diferença no motivo, apenas nos meios e na percepção dos que não compreendem as suas culturas.
09/09/2006 às 18:23 #83232EgypcyoMembroOs cristãos vêm se queixando de muitas coisas ao longo da história. Uma grande piada…No auge de sua incoerência, a Igreja resolveu agir contra o avanço muçulmano, dando um suposto início ao movimento cruzadista.Ora... Inquisição é muito pior que avanço do islã, definitivamente.Tudo isso se desenrolou num período de dominação covarde e trevas sendo transmitidas como luz. Luz dos altares, cujos sacerdotes se alegravam em punir mentes honestas e corações humildes. Papas, que se satisfaziam com o luxo, vendo seus irmãos "por parte de Deus" peregrinarem feito mendigos por esse mundo cruel.Mas tente argumentar isso a um padre de seu bairro (!). :'(...Abraços.
22/01/2007 às 14:56 #83233thiedriMembroOs cristãos vêm se queixando de muitas coisas ao longo da história. Uma grande piada...No auge de sua incoerência, a Igreja resolveu agir contra o avanço muçulmano, dando um suposto início ao movimento cruzadista.Ora... Inquisição é muito pior que avanço do islã, definitivamente.Tudo isso se desenrolou num período de dominação covarde e trevas sendo transmitidas como luz. Luz dos altares, cujos sacerdotes se alegravam em punir mentes honestas e corações humildes. Papas, que se satisfaziam com o luxo, vendo seus irmãos "por parte de Deus" peregrinarem feito mendigos por esse mundo cruel.Mas tente argumentar isso a um padre de seu bairro (!). :'(
Primeiramente tenho um comentário:- Não são os cristãos que cometeram essas barbaridades e sim a Igreja Católica, e realmente a inquisição talvez a coisa mais terrível e temível feita pela igreja.E voltando a discussão inicial entre ateu x deísta- A vantagem de alguém acreditar em deus é poder almejar algo maior à ele.- Ser menos livre por ser deísta, depende da crença dele. Eu sou deísta e não tenho nada que possa podar a minha liberdade. O ateu muitas vezes acredita em algo, mas não no deus personificado ou castigador da igreja, acredita sim que deus é algo muito mais abstrato, muito mais presente e diferente de tudo que a igreja diz. Esse é o meu caso. Não acredito na inexistência de deus, mas tenho certeza que aquele que a igreja fala também não é ele :)[]'s!Thiago.
12/03/2007 às 16:09 #83234CientistaMembroTudo o que o Homem quer é “sobreviver em conforto e reproduzir-se” (Guardadas as diferenças sobre conforto, isto se aplica a todos os seres vivos). Todos os outros desejos e comportamentos humanos derivam desta Base Universal. A Religião não é excessão; é uma das formas – imaginosa e pueril – que o homem tem encontrado para garantir estas necessidades fundamentais; até que a consciência e razão civilizatórios a ponha definitivamente por terra. Lembremo-nos que em termos civilizatórios estamos recém começando – cerca de 6 mil anos de história contra 150 mil de nossa espécie e 6 milhões de anos como média das espécies. A religião tem cumprido um papel social importante, servindo como um local/entidade agregador das comunidades e, idividualmente, como mitigadora do sofrimento das massas despossuidas de maior intectualidade e consciência. Imagina o homem que se não dispõe do PODER do qual necessita (Vida e Poder são primos-irmãos), algum "outro" deve ter este poder e, justamente por possuí-lo, não pode ser humano como ele mesmo, mas um ser diferenciado, de outra natureza - um "Deus" -, alguém por definição acima das limitaçãoes humanas. Imagina também que se adulá-lo, cairá em suas graças e receberá a devida paga por sua subserviência, na forma de indulgências e benefícios, os quais se sente incapaz ele mesmo de prover-se. Esta a Base Universal e Histórica das religiões.Abraço grande! A despeito deste fundamento universal e histórico,
12/03/2007 às 17:04 #83235CientistaMembroGente, só para dar um fecho à questão: "O que depende de fé ainda não É (e o que já É não depende de fé)". Quando alguém afirma ter fé em algo, está, na verdade, afirmando que a coisa afirmada ainda não existe (para o sistema cognitivo em questão). Ninguém diz "Eu acredito no meu polegar ou na minha televisão", pelo fato de que eles EXISTEM de fato e podemos facilmente comprovar, mesmo sem instrumentos. O que existe não depende de fé, É! Tudo aquilo que não chega a nossos sentidos (e lembremo-nos que a intuição - 6º sentido - se vale de fragmentos da percepção sensorial), não pode ser "afirmado"; na prática não existe para o ser em questão. Só os loucos podem acreditar no que bem quiserem e fingir que isto é real. Para mim, "Fé destituida de razão é uma forma de loucura." Sobre Deuses, não sejamos ridículos! Porque UM Deus? Porque não uma miríade deles, uma deusa, toda uma dimensão deles? A História mostrou que isto é um modismo. Deuses são sinônimos de PODER (Poder é a capacidade de realizar desejos) e, até prova em contrário, figuras parentais míticas do imaginário humano. É tão ingênuo o homem que ainda não se deu conta de que o único Deus sobre a Terra é ele mesmo! Somos o primeiro e único animal com poderes "divinos" na história do planeta. Busca alhures o que sempre esteve em sí mesmo! (E que difícil cair esta ficha, não? :)) Abraçoooooooooo!
12/03/2007 às 19:26 #83236thiedriMembroOlá SCIENTIST,O único Deus não é o próprio homem. Estamos assim distorcendo o seu sentido.O Deus que pune, o Deus que castiga, o Deus que julga é como você disse, o homem.O Deus criador, criador do universo, criador de tudo não pode ser a criação. É completamente ilógico.O Deus bíblico é o primeiro Deus, e é completamente ilusório e impossível.[]'s!Thiago.
16/03/2007 às 5:44 #83237CientistaMembroCaro Thiago, Falei "deus" sobre a Terra, não universal (e entre parênteses), será que prestaste atenção? ( Espero que estejamos de acordo que deuses são figuras parentais antropomórficas e imaginárias, fruto da mente todavia pueril deste grande macaco africano cujo exemplar vos fala e que tomar isto como realidade outra que não a da subjetividade humana é pura piada.) Sobre "deuses" extra-terrestres, não sei de nenhuma comprovação desta hipótese e ela não é corroborada por nenhuma instituição educativa superior que se preze minimamente. Para mim estas fantasias são apenas o atestado da impotência humana e assim devem ser tratadas. (Deuses são sinônimos de PODER. Um homem plenipotente não teria motivo para Inventar-Bajular figuras superpotentes). Grande abraço,
16/03/2007 às 16:10 #83238thiedriMembroOlá Scientist,Só dando seqüência a isso, não imagine Deus extra-terrestre. Isso é completamente absurdo.O conceito de Deus que tenho é criador inicial. Sempre existiu e sempre existirá, senão não seria o início de tudo.E você realmente tem razão, somos muito impotentes ainda para entender o que Deus é, ou chagar perto.[]'s,Thiago.
16/03/2007 às 17:52 #83239CientistaMembroThiago, Não imagino "deus" nenhum (O resto da humanidade já se encarregou de criar uns 10.000 deles!). Volto a reafirmar que deuses são figuras míticas do imaginário humano, que refletem nossa impotência. São uma hipótese sem nenhuma comprovação e com pouca lógica para os que conhecem um mínimo de Física e Cosmologia. Origem e Destino do Universo não são informações acessíveis aos seres terrestres (e creio que jamais serão, devido a nossa pequenez diante da imensidão do Cosmo). Devemos aceitar nossa impotência diante deste "Paredão Cognitivo" e adotar a sábia postura de Pavlov: "Não tratemos de cobrir as lacunas do saber com teorias ou hipóteses..." :)
16/03/2007 às 18:13 #83240CientistaMembroThiago, Completando: Sobre sua hipótese de um "deus criador do universo" (Porque apenas um? Houve um só criador das pirâmides?:) ): Sendo verdade a Lei de Conservação (de matéria e energia) a existência de qualquer coisa é um absurdo lógico. A rigor, nada poderia existir pois, do nada, não poderia ser criado toda a energia e matéria que há. Acreditar que "sempre" existiu é duro de roer! O que é sempre? O que é infinito? Não seriam apenas grandezas volumosas demais para que possamos medí-las ou mesmo imaginá-las? Se o que há originou-se de outro "algo", quê criou este algo e assim por diante, retrocedendo no tempo? Como podemos ver esta é uma charada sem saída, pois excede a lógica e torna-se, portanto, um conhecimento inatingível, mesmo que nossa curiosidade e nossos sonhos de onipotência nos inquietem bastante (o que é compreensível).
18/03/2007 às 18:48 #83241thiedriMembroDeixe eu explicar de uma outra forma.Se algo criou o universo e for mais de um, quem os criou ?Precisamos de um nome para o início de tudo, e isso foi chamado de Deus.Imagine isso como uma definição.Ele precisa sempre existir, se não for assim, alguém o criou.Justamente por não termos ainda a possibilidade de entendê-lo que chamamos de Deus e ficamos discutindo aqui abobrinhas. ;)[]'s,Thiago.
19/03/2007 às 17:40 #83242CientistaMembroThiedri, O teu pensamento é coerente e tem lógica. Pessoalamente, a não ser como estudo da subjetividade humana - como cria e ser relaciona com mitos - a palavra 'deus' me causa calafrios, pois lembra religião, o símbolo maior de nossa imaturidade como espécie. Dando um pouco mais de trela ao assunto (que é interessante sim) tenho motivos para crer que estas questões (Origem, limites, destino) não são - e provavelmente nunca serão - acessíveis ao homem. Sou seguidor do conselho do velho Pavlov: "Não trateis de cobrir as lacunas do saber com teorias ou hipóteses, pois...", portanto, prefiro não usar uma palavra surrada destas como hipótese da suposta criação do Universo. Apenas uma questão de gosto...Abraço
19/03/2007 às 17:57 #83243thiedriMembroClaro!Todos temos os nossos gostos e crenças.A religião se católica me da calafrios tb! Guerra santa, inquisição... Mas eu vejo religião de uma forma diferenteReligião é um conjunto de normas de conduta moral, e só. Se for mais do que isso não o é. Fanatismo é terrível!Se pegarmos qualquer conjunto de normas de conduta moral, podemos chamá-lo de religião ? Sim !Para isso existe o tripé: A religião define a moral, a filosofia especula e a ciência prova:)
19/03/2007 às 18:03 #83244CientistaMembroGostei da tua argumentação! Somos uma espécie bastante jovem (150mil anos), com civilização mais ainda (6.000) quando a média das espécies dura 6 milhões de anos. Creio que nos livraremos da religião (como a conhecemos hoje) da mesma forma como nos livramos do quadrupedismo (Aliás, sem nenhum respeito, para mim a religião é uma forma de quadrupedismo.) Creio que nosso futuro será o de seres planamento racionais e éticos. Nem que demore varios milénios.Abraço,
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.