Em que consiste a verdade?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A verdade Em que consiste a verdade?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 70 do total)
  • Autor

o sentido da vida é ……….., ou seja, só se sabe vivendo !

jocax
    Membro

Uma definicao de verdade que gosto muito eh:
    “Verdade eh o que se diz daquilo que eh”

Ou seja, verdade eh uma informacao a cerca
    da realidade. Se esta informacao condiz com a realidade se diz verdade caso contrario falsa.

Vemos portanto que a verdade esta relacionada aa realidade. E este eh o grande problema pois soh conhecemos a realidade atraves de nosso cerebro , passando por nossos orgaos sensoriais.

Vemos portanto que a realidade, do nosso ponto de vista, eh sempre relativa ao nosso aparato biologico uma vez que depende destes orgaos para ser percebida.

Tentamos captar a realidade minimizando os possiveis ruidos provocados por nossos orgaos
    sensoriais seja atraves de instrumentos medidores
    seja por relatos de observacoes independentes.

Contudo, independente do que utilizamos para tentar captar a realidade ( e termos a verdade )
    nunca poderemos prescindir de nossos cerebros
    para entende-la e por isso nunca poderemos ter certeza que a realidade que a percebemos eh verdade ou nao. ( Quando sonhamos nao sabemos
    que sonhamos, estamos sonhando agora? )

Eu sempre sei que estou sonhando e sei que estou sonhando agora. A realidade não é tão fantástica quanto isso aqui.

mceus
    Membro

Seus sonhos meu amigo, têm exatamente essa função, tira-lo do mundo “real” e coloca-lo no mundo “ideal”, disso nasceu provavelmente a metafisica, e as crenças em Deus, paraíso etc.
    A realidade é uma intuição humana, mera articulação da consciência, limitação de nossos orgãos sensitivos, vc já viu a cor ultra-violeta nos seus sonhos? Não, sabe pq, nossos olhos não podem vê-la, ela existe? Com instrumentos apropriados nós a vemos, então ela existe…será?!

Os sonhos lúcidos permitem o acesso a uma modalidade não-usual de realidade.
    Em tal estado, experimentamos diretamente a possibilidade de existirmos e atuarmos enquanto o corpo físico está inativo na cama.
    Não há como escapar: quem está lúcido no sonho comprova isso por si. Tudo o que disserem em contrário fica sem efeito.

O mundo dos sonhos é real. Se fosse irreal ele não exisitiria. Se não existisse, as pessoas não sonhariam. Levando isso mais longe, algumas pessoas conseguem discernir que sonham nos momentos em que o corpo físico dorme. Isso abre muitas possibilidades e exploração. O mundo onírico, feito de imaginação, possui paisagens, países, cidades e pessoas. Possui também uma matéria onírica altamente plástica. Suas leis subvertem as da realidade tridimensional.

mceus
    Membro

Sim, olhando pelo seu ponto de vista, sim, os sonhos são reais, mas existem numa realidade subjetivada pelo indivíduo, entendo sobre o que vc diz dos sonhos lúcidos, creio que vc se refira à projeção da consciência, do instituto de projeciologia, bem, sobre isso há grandes perguntas e poucas respostas, sou projetor lúdido, mas nas minhas experiências, percebi que o que sentia, via etc, não podemos determinar sentidos neste estado, era parte do que eu queria ver, e parte do que eu poderia ver, mas até onde isso acontece mesmo, a sensação é muito boa, vc se sente realmente acordado, mas como eu te disse existem mais perguntas do que respostas…
    Será que é real??? Só pq eu sinto, será que o “eu” novamente é condicionador do sentir, ou será que é condicionado pelo sentir….

A matéria onírica é altamente plástica e se modifica a partir dos impulsos conscientes e inconscientes de pensamento e sentimento. O que vemos no sonho é real mas, normalmente, não é literal.Todo cuidado é pouco nesses sonhos. A literalização das imagens pode levar o sonhador à loucura e à inflação por um arquétipo. Quando estamos em uma experiência onírica consciente, nos protegemos da loucura por meio da constante recordação de que aquilo que estamos presenciando não é o que parece ser. Se vejo a imagem de minha irmã num sonho, por exemplo, tenho que saber que não é minha irmã do mundo físico mas sim uma imagem psíquica dela dentro de mim. É o mesmo que assistir a uma televisão: a pessoa física não está metida lá dentro mas apenas sua imagem. Escrevi sobre isso em PsiqWeb. Dêem uma procurada e depois me perguntem a respeito.

Até logo amigos

Olá

poderia indicar o endereço exato destes textos na Psiqweb?

O sr. acredita que os sonhos tem uma realidade independente de quem sonha? O que o senhor pensa quer são as pessoas que aparecem em sonho e que falam e agem?

mceus
    Membro

O real precisa ser objetivado independentemente do observador, de sua subjetividade, toda ciência precisa de objeto de estudo, como pode haver objeto de estudo em um mundo onírico? Pensar num mundo onírico alheio à realidade física, até onde isso pode ser considerado uma realidade, precede e parece dividir o mundo novamente entre idéias e sombras, como na caverna de platão, criando assim a metafísica, creio que a fonte de um deus está realmente aí, no mundo dos sonhos, mas se este existe, é somente para a pessoa que o vê, seja deformado ou não este sonho, creio que os sonhos têm significação mais para a psicanálise em liberar pressões do ID do que para outra coisa…
    um abraço

Os meus trabalhos sobre experiências oníricas conscientes estão na seção “colaboradores” de PsiqWeb. Há também mais trabalhos distribuídos por aí. Procurem pelo meu nome no google que talvez apareça algo.

Gostei dos comentários que li.

Em parte a realidade onírica depende de quem sonha e em parte (a maior e talvez infinita) de funcionamentos naturais não controláveis conscientemente. Esses funcionamentos correspondem aos níveis inconscientes da psique e abangem desde a faixa pessoal até a transpessoal, passando pelo inconsciente coletivo.
    Processos internos e naturais, os sonhos existem por si e são controláveis em uma escala muito pequena. O mais interessante é que correspondem a um nível de condensação da energia presente no corpo humano que, do ponto de vista extrovertido, é altamente abstrato. Porém, quando estamos em contato direto com eles, os sonhos se-nos-apresentam como concretos. A concretude de tudo o que percebemos apenas existe desde um ponto de vista relativo. Mesmo a concretudo e solidez dos objetos físicos é aparente pois micro-partículas e ondas podem atravessá-los. A mais sólida das matérias é agregação de energia. E as energias, tanto as psíquicas como outras, ainda são um mistério em sua essência última.

Boa noite senhores.
    Bons sonhos.

Lembrei de mais uma coisa.
    O homem ocidental supervaloriza as exopercepções e as julga instrumento de acesso à verdade por excelência. Tal postura o impede de penetrar na essência dos fenômenos psíquicos porque estes, por enquanto, não podem ser transformados em algo visível. Até o momento não podemos por cenas oníricas, pensamentos e sentimentos diante dos olhos físicos para analisá-los.
    Há uma limitação nos sentidos físicos negligenciada pela ciência conservadora, a qual não se questiona a respeito da possibilidade de existirem estados supra e infra-sensíveis de realidade, acessíveis apenas à consciência alterada. O uso de uma consciência não-usual por parte do cientista, como meio de investigação, não é, por enquanto, muito bem visto. Essa é uma postura nitidamente racista que despreza totalmente a ciência das culturas antigas, primitivas e orientais. A ciência em moldes eurocêntricos e modernos é considerada a expressão máxima da sabedoria, o topo da evolução.
    Entretanto, ela corresponde a apenas um tipo de funcionamento da consciência, o qual vem sendo cultivado em nossa cultura há séculos. Há outros modos que dão acesso a outras realidades e são tesouros culturais pertencentes a povos que, hoje, vivem à parte da modernidade e da globalização. Essas culturas são consideradas inferiores e, com elas, suas modalidades particulares de ciência, inclusive a ciência dos sonhos e a arte de aprender a dormir e a morrer.

Boa noite.

mceus
    Membro

Valeu Cleber, muito bom seus textos, depender apenas da interpretaçao de nossos sentidos supondo assim a realidade é algo que nos distancia da compreensao da mesma…bom, novamente parabens…

exatamente…IMPERIALISMO

estamos preocupados em educar nossos filhos como crianças normais,… em um padrão de educação normal,… este meio por vezes gera traumas fortíssimos nas nossas crianças que segundo jung “nascem originais e morrem cópias”, mas não percebemos que o ser humano normal(falo principalmente dos imperialistas ocidentais que se julgam civilizados) nas últimas décadas praticou uma série de atrocidades contra os seus semelhantes…

e parece que a coisa esta no ar que respiramos ou na água que bebemos(??)

quem sabe a verdade consista em não impor verdades a ninguém…
    quem sabe a verdade consista na liberdade de escolher a via correta através da experiência…
    quem sabe a verdade consista em não tentar descrevê-la ou aprisioná-la no calabouço da lógica ou da linguagem…

mas será isto possível????

é a eterna luta entre as forças que dominam o nosso Universo.

Amigos.
    Me emocionei muito ao ler o que escreveram.
    Realmente vivemos tempos difíceis. Somos violentados em nossas almas e, pior ainda, isso envolve nossas crianças.
    Me faltam palavras agora.

Tenham uma boa noite senhores.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 70 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.