"Filosofia oriental" ,"filosofia de vida"…

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A ciência "Filosofia oriental" ,"filosofia de vida"…

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 81 do total)
  • Autor

“Filosofia de vida” é um não-senso. Qual filosofia não se relaciona com a nossa vida?

O que chamam de filosofia-de-vida é, senso-comum, a doxa, opinião, os paradigmas pessoais.

Na cultura oriental existem bons filósofos: Confúcio, Lao Tsé, Sun Tzu.

nahuina
    Membro

Mas é justamente isso que eu questiono:
    Eles eram filósofos ou sábios?

Mas é justamente isso que eu questiono:
    Eles eram filósofos ou sábios?

Aí vai depender de como alguém define filósofo e sábio. Eu, como disse anteriormente, não faço distinção entre eles, desde que se entenda “sábio” como alguém que sempre busca conhecer a sabedoria…

A priori, acho que Sócrates pode ser considerado tanto filósofo como sábio. O mesmo vale para Confúcio e todos os sábios orientais.
    Acho que o termo “filosofia de vida” não é senso comum nem não-senso. Pois, se você estuda Sócrates e aplica esse estudo em sua vida prática, e segue o exemplo de Sócrates, você tem uma filosofia de vida.
    Todos temos filosofias de vida. TODOS, mesmo aqueles que não estudam filosofia. O caso é que nós não seguimos esse ou aquele filósofo, seguimos um pouco de cada, e ao mesmo tempo nenhum, e ao mesmo tempo, seguimos nossa própria distinção de ética, baseado na ideologia e outros fatores que nos cercam.
    A filosofia e a sabedoria são coisas pragmáticas, aplicáveis na vida, e não apenas no papel, ou no fórum, ou no pensamento.
    Mesmo Platão, que contemplava as idéias (e a priori não agia) tinha uma filosofia de vida, que era justamente ficar contemplando as idéias.
    O que todos nós fazemos é baseado em várias filosofias, ideologias, etc. Isso é a filosofia de vida (e cada um tem a sua).
    Se entendermos que a filosofia não pode ser algo pragmático e que não existe filosofia de vida, então não adianta filosofia nenhuma, é perda de tempo.
    A filosofia (distinção do que é ético, estudo da moral, da estética, da política etc) é algo prático. Não importa se nós não seguimos 100% uma única filosofia. Nós possuímos uma hierarquia de valores, e quando temos um dilema entre a filosofia que acreditamos ser boa e a situação da vida real, nós escolhemos de acordo com a hierarquia dos nossos valores (que também são filosóficos).
    Exemplo: os hippies tinham uma filosofia de vida: paz, amor, liberdade, naturismo, drogas, etc.
    Exemplo: A etiqueta é uma “ética pequena”. A etiqueta estuda as boas maneiras, enquanto a ética estuda a moral e faz juízo de valor, de bom, de mau, de correto, de errado, segundo uma ótica filosófica.

nahuina
    Membro

Renan! Acho que hoje você esta um pouco Confúcio, não! quero dizer, confuso! rrsrrss….

“Acho que o termo “filosofia de vida” não é senso comum nem não-senso. Pois, se você estuda Sócrates e aplica esse estudo em sua vida prática, e segue o exemplo de Sócrates, você tem uma filosofia de vida.”

Ok, então você diz que existe uma “filosofia de vida”, ótimo!! Eu não questionei isso, o que eu questiono é o termo empregado “filosofia” de vida; acho que a filosofia é uma coisa muito diferente de uma busca da justiça, e felicidade (ou não é só isso!), Quando você diz “Filosofia de vida” você deixa subentendido que a filosofia é um método um regra uma “ideologia” e a filosofia (ou o que eu entendo por filosofia) não é só isso , não mesmo, a filosofia é uma busca por conhecimento e “entendimento” das “coisas” no mundo…
    …e quando “Mileto” diz que é um não-senso ele esta querendo explicar (pelo menos foi isso que eu entendi) que toda filosofia (idéias e conhecimentos) possui uma relação intrínseca com a vida de quem a elabora, e o exemplo do Platão é válido mas isso não é a mesma coisa que dizer que existem filosofias de vida, a recíproca não é verdadeira….
    Que os filósofos levem a filosofia para as suas vidas, isto é, façam das suas idéias ação, não significa que a maneira de agir das pessoas e as regras que seguem para viver possam ser consideradas filosofia, você entende?

Os filósofos (aqueles que criam teorias filosóficas) vivem as suas teorias e as utilizam (entre outras coisas) como busca de felicidade, justiça, sabedoria, etc…
    Mas os recursos que as pessoas (pessoas em geral, não filósofos) utilizam com estes mesmos propósitos (felicidade, justiça …) é necessariamente filosofia?
    O senso comum diz que sim chamando-a de “filosofia-de-vida”, mas eu definitivamente não concordo

(Mensagem editada por nahuina em Julho 09, 2005)

Entendi você e concordo.
    Vou arriscar uma definição minha de filosofia, lá vai:
    “Filosofia é todo conhecimento que temos, seja matemático, ético, metafísico, biológico, histórico, religioso etc”.

Agora vou reformular o que disse antes:
    A busca da felicidade (por pessoas não-filósofas) é uma filosofia de vida, porém filosofia não se resume nisso.
    Exemplo disso: A religião pode funcionar como consolo espiritual e busca da felicidade. A filosofia é religião também (pois religião é um tipo de conhecimento). Porém, se inverter a sentença seguinte: “filosofia é religião(também)” para “religião é filosofia” essa última é falsa. Religião não é filosofia, a filosofia é que pode ser religião também, pois filosofia é toda forma de conhecimento (inclusive conhecimento religioso).
    Outro exemplo: Dizer que “filosofia é psicologia (também)” é verdadeiro, mas dizer que “psicologia é filosofia” é falso. Psicologia é ciência. A filosofia é ciência também, mas a ciência não é filosofia.
    O que é sabedoria? Sabedoria é apenas um predicado, um adjetivo usado de forma subjetiva para classificar um pensamento ou pensador do qual gostamos ou concordamos ou apenas respeitamos. Ex: Sócrates é sábio.

Por que afirmo que filosofia é toda forma de conhecimento, se nem todo conhecimento é sistemático, metodológico e crítico? Na verdade, para afirmar que filosofia é toda forma de conhecimento eu tenho que considerar que toda forma de conhecimento (inclusive senso-comum, religião etc) são coerentes (com eles mesmos) e críticos (na medida do possível).
    Ex: Na “logica” cristã, Deus existe, isso é um dogma inquestionável, logo seria incoerente qualquer pregação cristã que fosse contra isso. Eles são coerentes dentro de sua própria coerência.
    Imagine a situação (exemplo não real): Eu duvido da existência de Deus (até aqui tudo bem), mas daí afirmar que os cristãos pregam absurdo, e que isso não é coerente, ou que não é real, etc seria absurdo de minha parte. Seria o mesmo que dizer que Platão não é filósofo, pois ele acredita nas idéias, Rosseau não é filósofo, pois ele era humanista (e eu não acredito no humanismo, da mesma forma que não acredito em Deus) Obs: isso é apenas um exemplo (não real).
    Então, não é que os religiosos não sejam críticos, eles são críticos, mas suas críticas são coerentes com sua crença. Da mesma forma, muitas filosofias não tem método e muitos filósofos tem dogmas. Em vedade, todo conhecimento depende de nosso sentimento (a razão não trabalha isolada e se engana quem pensa assim), logo toda crença, por mais racional que pareça e por mais isenta de subjetividade que pareça, tem grande carga de crença dogmática. O cientísta que não crê em Deus (por exemplo), se engana dizendo que seu conhecimento científico é puramente racional e objetivo. Na verdade, ele não crê em Deus, mas crê na ciência da mesma forma dogmática que os outros creem em Deus. Não há razão separada do sentimento e da crença.

Por isso eu digo: filosofia também é religião, também é ciência, também é política, etc, mas a ciência, a política e a religião não são filosofias. Isso porque existem filosofias que criticam os dogmas religiosos, criticam as ideologias políticas etc (por exemplo).

A filosofia está acima de tudo isso (religião, ciência etc). A filosofia engloba tudo isso. Os conhecimentos religiosos e científicos esntão contidos na filosofia (bem como as críticas a esses conhecimentos).

Por isso eu digo: filosofia também é religião…

A filosofia só não é religião. A filosofia é fisis e não há nenhuma metafisis dentro da filosofia…

Explique melhor, e de forma que eu tenha certeza de que vc me entendeu no meu argumento anterior.
    “A filosofia só não é religião”
    nao entendi

O que você quer saber?

Por que filosofia não é religião? Ou, se eu entendi o seu ponto de vista?

nahuina
    Membro

Renan, eu acho que entendi o que você disse… o problema é que não concordo com essa definição de filosofia, na verdade, nunca tinha pensado em uma definição assim….Se filosofia for “todo conhecimento que temos”, então o que você diz está correto, só que essa definição não me agrada muito….acho que filosofia é mais do que isso, “conhecimento” isso é vago e ambíguo….

É interessante que não se faça confusão entre a teologia e a teosofia.

Uma trata do conhecimento religioso pela crença e a outra, pelo conhecimento das religiões sem o compromisso religioso…

Nahuina,
    Minha definição de conhecimento é: toda idéia que descreve, explica, define,ordena, etc nossa cultura (cultura no sentido antropológico)e nossa forma de agir. Tudo que sabemos é conhecimento (apenas nesta minha definição pessoal, que só pode ser usada para o fim de explicar minha definição pessoal de filosofia)

Mileto,
    Vc entendeu meu raciocínio?
    Se entendeu, explique por favor, por que “filosofia não é religião também”?

Renan,

Esse negócio de entender o raciocínio de outrem é complicado. Às vezes, não há o que entender, é preferível continuar não entendendo…

Filosofia não é religião de forma alguma. O discurso religioso é muito distinto do discurso filosófico. Posso até afirmar que as religiões se opõem à filosofia de maneira geral.

O filósofo deve ter mente aberta, não pode estar preso à crenças e dogmas. Deve tentar se libertar de todas as doutrinas que obstruem o pensamento imparcial. Não pode ter medo de ir para o inferno ao questionar se os dogmas religiosos são verdadeiros ou falsos…

.

“Deve tentar se libertar de todas as doutrinas que obstruem o pensamento imparcial”.
    -Isso é uma crença sua, e dogmática também. Ainda bem que voce usou a palavra “tentar”.

É como eu disse, seja filósofo, religioso ou cientísta, você está tentando acreditar numa verdade. Você por exemplo acredita muito em Derrida e eu em Marx. Ambos filósofos são racionais e coerentes (de certo modo, muito mais que as religiões) mas essa coerência tem limite. Há um ponto em que não temos certeza, apenas cremos ou queremos forçosamente acreditar que Derrida o Marx estão certos, ou que nem um nem outro está certo, mas a filosofia como um todo está certa, ou que a filosofia não, mas a ciência…
    “O cientísta que não crê em Deus (por exemplo), se engana dizendo que seu conhecimento científico é puramente racional e objetivo. Na verdade, ele não crê em Deus, mas crê na ciência da mesma forma dogmática que os outros creem em Deus. Não há razão separada do sentimento e da crença”- Renan.
    Nós temos a mente aberta para a razão, a lógica etc mas a própria lógica e razão se tornam dogmas (eles não são a resposta para tudo).

Eu disse que a filosofia é toda forma de conhecimento( seja científico, religioso, empírico, popular etc). Existe filosofia religiosa e não religiosa. A filosofia religiosa não deixa de ser coerente e racional. Descartes por exemplo acreditava em Deus. Seria incoerente, se um cristão questionasse a existência de Cristo, aí sim. Mas esse é o dogma que ele crê. A filosofia e ciência também tem seus dogmas.
    Na verdade, nada sabemos de nada.
    Eu sou agnóstico, acredito que a dúvida é a maior forma de sabedoria (baseado nos princípios orientais e em Sócrates), no entanto, este é meu dógma.

Também gosto de David Hume, ele era agnóstico.
    A “mente-que-não-conhece” é comum nos pricípios orientais, de forma geral.

Mudando de assunto:

O budismo tem traços semelhantes ao cinismo (antístenes e diógenes). Ambos, (cinismo e budismo) falam do desapego material. O budismo não é radical, ele ensina o caminho do meio.
    Também diz que a dor, morte, sofrimento existem, mas porque? e como se livrar disso? É isso que o budismo ensina, dentre outras coisas.

Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 81 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.