Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › A ciência › "Filosofia oriental" ,"filosofia de vida"…
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
13/07/2005 às 3:04 #80058Miguel (admin)Mestre
Na minha humilíssima opinião existe razão.Porém nanóide. Nós temos nossa filosofia, porém entre o céu e a terra há muito mais mistérios do que supõe a nossa vã (vã?) filosofia.
SEGUNDO AS CONVENÇÕES AS QUAIS VOCES TANTO PRESAM, NÃO EXISTE FILOSOFIA ORIENTAL E SIM SABEDORIA, POIS A FILOSOFIA USA APENAS A RAZÃO NATURAL, SEU CRITÉRIO DE VERDADE NÃO É, COMO NA TEOLOGIA E NA SABEDORIA ORIENTAL, A AUTORIDADE DE DEUS REVELADOR, MAS APENAS A EVIDÊNCIA DE SEU OBJETO, MESMO QUE AS INTERPRETAÇÕES DESSAS EVIDENCIAS SEJAM MÌOPES.
13/07/2005 às 12:04 #80059Miguel (admin)Mestre“SEGUNDO AS CONVENÇÕES AS QUAIS VOCES TANTO PRESAM, NÃO EXISTE FILOSOFIA ORIENTAL E SIM SABEDORIA, POIS A FILOSOFIA USA APENAS A RAZÃO NATURAL, SEU CRITÉRIO DE VERDADE NÃO É, COMO NA TEOLOGIA E NA SABEDORIA ORIENTAL, A AUTORIDADE DE DEUS REVELADOR, MAS APENAS A EVIDÊNCIA DE SEU OBJETO, MESMO QUE AS INTERPRETAÇÕES DESSAS EVIDENCIAS SEJAM MÍOPES.”
A sabedoria também é filosofia. Como uma pessoa pode ser sábia e sua sabedoria ser disconexa dos mecanismos do mundo material ao mesmo tempo?
Os filósofos helênicos também mencionavam muito sobre os deuses em seus escritos…
.
13/07/2005 às 14:58 #80060Miguel (admin)MestrePra mim nem toda sabedoria é filosofia, assim como nem toda filosofia é sabedoria (filo sofia),olha a convenção, o senso comum da filosofia…………………………………
Os sábios helênicos eram filósofos embrionários. Nem todos partem de uma verdade revelada, absoluta por uma entidade divina, alguns fazem apenas citações da mitologia para construirem seus argumentos.
TEOLOGIA pretensamente FILOSÓFICA (Santo Agostinho, Tomas de Aquino) para mim não é filosofia.
Na verdade as vezes é preciso partir da mentira para se chegar a verdade.
Ou partir da incerteza pra se chegar a dúvida. Por isso que admiro as certezas da sabedoria transcendental Oriental.
TODOS OS SÁBIOS helênicos eram sábios? Talvez Dionísio explique, Narciso pode lhe ajudar também.PROCURE-OS!!!!!!!13/07/2005 às 15:08 #80061Miguel (admin)MestreVIVA OS DEUSES DO OLIMPO!!!!!!!
VIVA PROTÁGORAS DE MILETO !!13/07/2005 às 15:50 #80062Miguel (admin)MestreNa verdade, às vezes é preciso partir da mentira para se chegar à verdade.
É por isso que eu prefiro os sofistas aos racionalistas helênicos. A linguagem não foi feita para descrever o real. A representação já é por si só um distanciamento da realidade.
13/07/2005 às 16:37 #80063Miguel (admin)MestreEu já disse minha opinião:
Sabedoria (morfologia/significado) é apenas um predicado, um advetivo para caracterizar um pensamento do qual gostamos ou respeitamos.A questão é: o conhecimento oriental é filosofia?
A meu ver sim. Sócrates valia-se da razão, e nem por isso deixava de crer em coisas como vida pós-morte e em deuses (Por Zeus!).
O fato é que ele não tinha certeza absoluta sobre a vida-pós morte, mas tinha uma crença. A crença não é conflitante com a razão. A razão pode ser um tipo de crença (já tentei explicar isso).Tanto a filosofia clássica (grega) quanto o conhecimento milenar oriental não viam divisão entre ciência/filosofia/religião. O mais interessante é que nem por isso era um conhecimento dogmatico(no rigor da palavra).
Obs: a meu ver todo conhecimento humano, lá no fundo, é baseado em paradigmas, dogmas ou axiomas não verificáveis (mas isso é tema para outro debate)
Os orientais muitas vezes NÃO se baseiam em revelações de deuses. O budismo, por exemplo, não tem deus. A meta budista é deselvover seus chacras e alcançar o nirvana. Acho que o budismo pode ser considerado panteísta.
13/07/2005 às 18:25 #80064nahuinaMembro“A razão pode ser um tipo de crença”
A fé na razão pode ser um tipo de crença, claro!
Mas a razão em si não é crença. Chamar o racionalismo de crença, ou de humanismo (que também, é uma crença) faz sentido, agora, chamar a razão de crença isso é complicado…
E de qualquer forma o que vc diz sobre Sócrates ñ faz sentido (eu não entendi)….
Você diz que o Sócrates tinha crenças e isso não muda o fato dele também ter sido filosofo…Isso é perfeito!
Agora a filosofia oriental em geral tem crenças, o método já deriva de crenças e é muito diferente do método filosófico…
Que Sócrates, Descartes (e tantos outros) tenham crenças isso não significa que não sejam filósofos….Mas o que chamam de “filosofia oriental” tem um método diferente de pesquisa, …tem um raciocínio (uma lógica) diferente!!! Da lógica filosófica…
É por isso que eu digo que não é filosofia, mas sim sabedoria…..(talvez eu continue enganado)13/07/2005 às 18:41 #80065Miguel (admin)MestreNão há mal algum em dizer que o filósofo é um sábio. Sabedoria é uma qualidade de quem sabe.
Não sei ao certo se os filósofos orientais eram mesmo religiosos ou se suas filosofias foram formatadas para serem divulgadas como uma doutrina religiosa. A impressão que tenho é a de que Lao Tsé era tão religioso quanto Aristóteles ou Sócrates…
.
(Mensagem editada por Mike em Julho 13, 2005)
13/07/2005 às 21:50 #80066Miguel (admin)MestreConcordo com o colega Nahuina. Além do mais o fato de Sócrates não só acreditar em vida após a morte, como acreditar em mentempsicose, no mundo das idéias( mundo real, belo,puro), etc… não faz dele um religioso, é com base na lógica Socrática que ele chega a essas conclusões e não numa verdade revelada e inquestionavel
13/07/2005 às 22:16 #80067Miguel (admin)MestreNão sei ao certo se os filósofos orientais eram mesmo religiosos ou se suas filosofias foram formatadas para serem divulgadas como uma doutrina religiosa. A impressão que tenho é a de que Lao Tsé era tão religioso quanto Aristóteles ou Sócrates…
Nota: Eu não disse, em momento algum, que Sócrates e Aristóteles eram religiosos. Mas se Lao Tsé e Confúcio forem considerados como tal, então Sócrates e Aristóteles deverão ser incluídos na mesma categoria…
.
14/07/2005 às 3:01 #80068nahuinaMembro“Eu não disse, em momento algum, que Sócrates e Aristóteles eram religiosos. Mas se Lao Tsé e Confúcio forem considerados como tal, então Sócrates e Aristóteles deverão ser incluídos na mesma categoria”
Claro! Mas eu não disse que quem tem crenças não é filosofo, o fato de alguém acreditar em algo não implica em nada a não ser no fato de que ele acredita em algo….
O que eu disse foi que a “filosofia oriental” tem métodos e uma lógica diferente da filosofia ocidental e justamente por isso (dependendo da definição de filosofia claro!) elas não devem ser equiparadas…..ou existem duas filosofias (a oriental e a ocidental) muito diferentes entre si mesmo tendo um objetivo em comum….ou a filosofia oriental não deve ser apontada como sendo filosofia, mas sim uma outra forma de conhecimento…..“Não há mal algum em dizer que o filósofo é um sábio. Sabedoria é uma qualidade de quem sabe.”
Concordo, mas eu não disse que havia algum mal nisso, todo filosofo é sábio (ou deveria ser assim), mas todo sábio é filosofo?14/07/2005 às 4:36 #80069Miguel (admin)Mestre“Sabedoria é uma qualidade de quem sabe.”
Concordo, e eu ja tinha dito que sabedoria é apenas um adjetivo, um predicado.Concordo com Mileto:
“A impressão que tenho é a de que Lao Tsé era tão religioso quanto Aristóteles ou Sócrates…”Eu tambem já disse que a filosofia oriental não é baseada em revelações divinas. Existe sim uma filosofia (porém ela não é chamada filosofia, pois este termo surgiu bem depois e é grego). A “filosofia oriental” é anterior a filosofia grega clássica, e elas se assemelham muito mesmo.
Acredito que muito da filosofia grega veio da “filosofia oriental”.“Mas o que chamam de “filosofia oriental” tem um método diferente de pesquisa, …tem um raciocínio (uma lógica) diferente!!! ”
Sim, concordo. Mas não significa que uma seja melhor que a outra, são apenas diferentes. E a principal diferença é que a filosofia grega basea-se na linguagem, na retórica, na fala, na oratória. Isso torna a filosofia limitada pela linguagem. Já a filosofia oriental basea-se no silêncio e na meditação (experiência única que não pode ser explicada com palavras, mas vivida). Além de outros elementos como os koans (enígmas). Esses enígmas não tem resposta objetiva. Cada pessoa recebe um koan de seu mestre e medita sobre esse enigma. A resposta encontrada é unica, subjetiva e incompartilhavel. A resposta não pode ser expressa em palavras. Posteriormente vou dar um exemplo de koan.14/07/2005 às 10:13 #80070Miguel (admin)MestreNão vamos esquecer que existe mais de uma filosofia oriental. Eu, por exemplo, identifico-me muito com as idéias de Lao Tse, isto é, antes dos dogmáticos transformarem-na numa espécie de religião…
14/07/2005 às 19:50 #80071Miguel (admin)MestreAcho interessante mencionar:
Minerais- estático<
Vegetais -crescimento e esboço de instinto de sobrevivência<
Animais- instinto de sobrevivência e esboço de desejo<
Homem- instinto, desejo (apego) e esboço de vontade (necessidade de evolução)<
Universo- vontade (sentido, dever, espírito)Homem
discípulo aceito> 1º grau de iniciação< 2º grau<3º grau <4º grau< avatar. Avatar= messias ou iluminado ou outras denominações. Essa organização não foi criada por mim. Isso eu obtive na escola de Nova Acrópole (ja postei o link neste forum). 15/07/2005 às 16:42 #80072nahuinaMembroBom…… vamos voltar ao assunto inicial?
Vou tentar conectar as idéias que tivemos até agora, pode ser?Todo saber, forma, e analise das coisas no mundo e dos seres humanos, das coisas físicas, e das idéias, etc..……isso seria uma definição de filosofia viável? Espero que seja….partindo dessa definição, podemos dividir a filosofia de varias formas (segundo os métodos e os critérios para analise e os objetos a serem estudados e analisados,etc), mas eu prefiro (para estabelecermos uma lógica nas nossas conclusões) dividi-la em duas partes:
A filosofia pré-socrática passando por Sócrates e os seus contemporâneos até Platão…..
E a filosofia que veio com Aristóteles até a atualidade….
Por que essa divisão? Bom porque os conceitos e os métodos (de certa forma ) surgiram com Aristóteles , ah e a maieutica? Bom a maieutica é um método de ensino e não uma forma de analisar, certo?Se esta separação for considerada válida então podemos (ou pelo menos eu acho que posso) aceitar que a “filosofia oriental” seja comparada à filosofia pré-aristotélica (isso está certo??), pois a única coisa que tornaria “filosofia oriental” uma coisa diferente da filosofia oriental são os métodos que , de certa forma, surgiram com Aristóteles (e isso, está certo?)….Se concordarem com esta idéia, proponho uma outra questão (e esta foi colocada pelo autor do texto que despertou a minha curiosidade, e iniciou o debate) a filosofia oriental não pode ser considerada filosofia, pois isto seria tão absurdo quanto afirmar que Jesus (o Jesus histórico) era comunista, a filosofia oriental surgiu muito antes da filosofia oriental, e o surgimento da filosofia oriental é caracterizado como tendo acontecido na Grécia Antiga com a ruptura (ou o questionamento) dos mitos e das crenças/explicações dogmáticas/divinas do mundo e das coisas (certo?), por isso não se pode afirmar que a filosofia oriental é filosofia, pois a filosofia grega surgiu muitos anos depois……
Isso nos leva a pensar duas coisas:1- Então a filosofia oriental, realmente não pode ser chamada de filosofia
2- O verdadeiro “surgimento” da filosofia não aconteceu na Grécia, mas sim na Ásia, e isso pode ser apoiado pelo fato que muitos filósofos gregos viajaram pela áfrica e/ou Ásia e que estes lugares já possuíam conceitos “filosóficos” e por istoa filosofia é oriental e não grega, a filosofia que nos estudamos do ocidente não pasaa de uma revisão e um “aperfeiçoamento” (se é que isto é possível) da filosofia oriental…….
Bom, creio que isto seja suficiente para despertar o interesse de vocês, e espero ansiosamente por novas idéias!!!! -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.