Medo da Morte!

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 129 do total)
  • Autor

“É pois, tolo quem afirma temer a morte, não porque sua vinda seja temível, mas porque é temível esperá-la. Tolice afligir-se com a espera da morte, pois trata-se de algo que, uma vez vindo, não causa mal. Assim, o mais espantoso de todos os males, a morte, não é nada para nós, pois enquanto vivemos, ela não existe, e quando chega, não existimos mais.”"O sábio não teme a morte, a vida não lhe é nenhum fardo, nem ele crê que seja um mal não mais existir. Assim como não é a abundância dos manjares, mas a sua qualidade, que nos delicia, assim também não é a longa duração da vida, mas seu encanto, que nos apraz. Quanto aos que aconselham os jovens a viverem bem, e os velhos a bem morrerem, são uns ingénuos, não apenas porque a vida tem encanto mesmo para os velhos, como porque o cuidado de viver bem e o de bem morrer constituem um único e mesmo cuidado."Epicuro, célebre pensamento sobre a morte. Retirado do Citador: http://www.citador.pt/pensar.php?op=10&refid=200311230945Minha opinião pessoal: às vezes acho estranho imaginar qualquer coisa sem a minha consciência, acho estranho pensar que a minha consciência possa simplesmente não existir (será que é "umbiguismo" de minha parte?). É claro: imaginar a morte é impossível, por isso tenho medo dela quando tento imaginá-la. Mas o argumento de Epicuro liberta.Não acham? Edit: Para citar o mestre Woody Allen:"Não que eu esteja com medo de morrer. Eu só não queria estar lá quando isso acontecesse".

Cientista
    Membro

Muito boa a piada do Woody Allen e muito mais ainda a citação de Epicuro!Não imaginava que este carinha fosse assim bom, de antigo que é!  :)

a morte é: Ausencia de vida!e bom... acho que aproveitariamos melhor a vida sem crenças porque perderiamos menos tempo pensando em "inlusões"..mas entendo o que você quis dizer... ^^bom...não querer estar lá por que? RESPOSTAAA: Medo!claro que se você não qr estar lá... vc tem alguma razão e essa razão eu acho(kuase convencido disso) que é o medo! :P

Sr Silas,A questão não é "o que a morte é?", mas "o que ela significa para você?". Perda de parentes, de amigos, perda do mundo material, desvinculação entre alma e corpo... enfim...percebe?

Z
    Membro

a morte é: Ausencia de vida!

Me desculpe, não consigo resistir a uma correcção.Morte não é ausência de vida!Vejamos:Ausência de vida é tudo o que ainda não vive, o que ainda não nasceu e o que morreu.A morte é um término de uma vida que existiu. Se considerarmos somente a ausência de vida, referimo-nos por exemplo aos seres inanimados, e isso estaria errado.Para além de término de vida, a morte pode ser também a condição após este evento.Silas, sei que compreende estes conceitos, mas achei por bem esclarecer aos leitores ;)Abraço.

jota erre
    Membro

A lógica nos ensina que, dizer “A não é B”, em nada nos ajuda a entender “o que é A”, já que posso dizer que “A” não é uma infinidade de coisas.Assim, gostaria de pedir a todos uma definição positiva da morte (o que ela é, e não o que ela não é).Reiterando a pergunta ao sr. Silas: o que a morte significa?

Z
    Membro

Se me permitem a intervenção.Se partirmos do princípio de que a morte produz a inexistência, então a morte é um conceito literalmente impensável.Ninguém consegue imaginar não existir, não é possível a nenhum cérebro.Então será que uma máquina conseque calcular o não existir? Eu penso que sim, e penso que após alguns processos computorizados, ele se avaria ou se desliga.E defendo que o mesmo se passa com o cérebro humano. Se por acaso, algum de nós conseguisse de facto imaginar que não existe, algo de muito grave e repentino aconteceria com nosso cérebro. Talvez morressemos, talvez ficásse-mos vegetais... quem sabe. ;)Não peço a ninguém que tente (porque sei que não consegue ;D) mas isto serve para expor que para quem pensa que morte é a inexistência, nada mais há para reflectir ou concepcionar.Cumps.

A morte é para quem fica.Estou contigo, Z.

Sr Silas,A questão não é "o que a morte é?", mas "o que ela significa para você?". Perda de parentes, de amigos, perda do mundo material, desvinculação entre alma e corpo... enfim...percebe?

ah.. significa perda de vida, perda de consciencia, perda de tudo...fim da linha para um serr vivo!e obrigado Z pela correção.. fico grato..!e mais uma vez reconheço q nada sei!  :D

Cientista
    Membro

Tememos a morte porque a vida nos é prazerosa de alguma forma.Quando tememos morrer, tememos abandonar o prazer.

thiedri
    Membro

:) oi!bom... eu tenho muito medo da morte... e acho que todos tem... mas disfarçam usando a "vida pos morte" o que eu chamo de Fuga inteligente!por que será? que temos tanto medo da morte? por que ela nos assusta tanto?se há uma vida após a morte... por que demorar tanto numa vida só? e se existe vida após a morte... quantas existe? 2? 4? 20? e quando acaba a quantidade de "Vidas"? ela finalmente acaba? e por que n acabaria logo na 1ª... não seria isso uma forma de camuflar o medo? porque de qualquer forma vamos morrer.... axo que n adianta nos inganarmos com uma possivel vida eterna que só virá depois da morte... é um pouco PROPOSITAL de mais... e um pouco INLOGICO de mais...num achaum?  ???

E porque precisa ter uma quantidade de "vidas após a morte" ?Você já pensou que talvez ao morrer nos nasçamos ?Que nos sejamos de lá e não daqui ?Neste caso a morte é uma volta para casa. Não temos que teme-la, tampouco entristecer-nos.[]'s,Thiago.

E porque precisa ter uma quantidade de "vidas após a morte" ?Você já pensou que talvez ao morrer nos nasçamos ?Que nos sejamos de lá e não daqui ?Neste caso a morte é uma volta para casa. Não temos que teme-la, tampouco entristecer-nos.[]'s,Thiago.

bom, por que seria necessário passar primeiro por essa vida? você não acha isso um tanto pobre de proposito?por que no lugar da proxima vida ser eterna, essa não é?"uma volta pra casa?" e por que viemos parar aqui? qual seria o proposito?

thiedri
    Membro

Não passamos primeiro por esta vida necessariamente.Eu vejo isso como se fosse o trabalho.Nós estamos em casa, viajamos a trabalho e voltamos.Talvez venhamos aqui para trabalhar nossa moral.Depois de um tempo em casa, vamos novamente ao trabalho (nascemos)e depois voltamos (morremos) e por ai vai.

Depois de um tempo em casa, vamos novamente ao trabalho (nascemos)e depois voltamos (morremos) e por ai vai.

como uma espécie de Reencarnação? é isso? :-Xbom, isso para mim ja é crença... você pode ser mais especifico, para ver se eu fico convencido! :-ou você simplismente crê nisso e não vê nenhuma evidencia de que isso seja verdadeiro? ???

thiedri
    Membro

Na verdade é a reencarnação.Eu creio nisso sim, mas tem muitas evidências disso.Para começar:Você acredita que depois de mortos ficamos algo ?Se sim, continuamosSe não, precisamos ver outras coisas antes ;)- O que seriam essas muitas reuniões mediúnicas ?- O que seriam as lembranças de outros tempos das sessões de hipnose ?- Porque nascemos uns pobres, outros ricos ? Uns saudáveis outros enfermos ou débeis ?[]'s,Thiago.

Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 129 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.