Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Morte › Medo da Morte!
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
12/04/2007 às 12:29 #84485ZMembro
Thiedri, porque é mais inocente, menos reflectido. Você ama seus desejos sem sequer pensar que os ama.Amor de pai já não é bem assim. Não quer dizer que um seja maior que o outro.. até porque eu não acredito em quantificação de sentimentos.;)
12/04/2007 às 13:31 #84486thiedriMembroEntendi agora.Realmente pode ser mais puro, e dai surge inclusive o amor a Deus, já que não o vemos, mas conhecemos!Realmente, não dá para quantificar um sentimento, pois por mais que você ame uma idéia, seus pais estando "em carne" com você, na hora da defesa, ela se tem mais ferrenha :)
13/04/2007 às 13:42 #84487jvictorrMembroMas a quantificação dos sentimentos não nos firma a direção que seguimos, ou ao que vamos nos dirigir?Talvez não podemos quantifica-los mas podemos compara-los.
13/04/2007 às 14:11 #84488thiedriMembroSim, podemos sim, mas não tentando acha um maior ou menor.Como continuamos ?
13/04/2007 às 14:49 #84489jvictorrMembroNão sei se é o certo mas firma-me que para compara-los devemos seguir a direção em que ele nos leva, assim evitando a quantitatividade que representam, por exemplo a vontade.Pode nos levar a fazer o bem e a fazer o mal ,a aprender ou ser relapso, a disciplina ou a indisciplina etc..O medo nos levaria aonde?A covardia e a coragem, o ódio, a duvida e também a solução, no medo não recorremos a uma solução para afugenta-lo? Ou ficamos sempre com medo?E se essa solução não pertencesse a nós, se o nosso instinto provisse dela, o inerente é bastante abstrato, o nosso entendimento visualiza o prazer e a vontade de procriar, mas não sabemos sua insurgência, seria o instinto defendendo-se de um medo?
13/04/2007 às 15:04 #84490thiedriMembro???Fundiu agora
01/10/2007 às 10:35 #84491BorgesMembroNão tenho medo da morte, mas sim de como irei morrer
04/11/2007 às 6:11 #84492halanwattsMembroa morte é o desconhecido pra quem não morreu ou não lembra de ter morrido. se for esse o seu caso, como podes ter medo do algo que não conheçes? ou será que o teu medo se baseia na idéia que formastes da morte com base no que dela conheces? e o que dela sabes? eu respondo: nada além da idéia que dela fazes. a idéia não é a coisa e a coisa não é a ideia.
29/06/2008 às 23:09 #84493PhiliponMembroO amor de Deus seria, em minha forma de ver, parecido com um amor puro e incondicional de mãe, porém mais complexo e profundo.
Amigo Thiedri,Você está falando do Deus das religiões, que por ser uma fantasia humana, sua existência nunca será provada.Que tal se falarmos de um Deus mais real?Agora, passo a fundamentar meu pensamento.Você através de sua citação demonstra que é uma pessoa religiosa. Se é assim, você acredita que o Ser Superior que nos criou também nos deu uma autoconsciência.Você sabe, que a única diferença entre o animal e o homem, está justamente em que o homem possui autoconsciência.Portanto, também vai aceitar que: Ser Humano = animal homem + autoconsciência Vejamos a utilidade da autoconsciência.Todo seu organismo é ativado pelo seu cérebro.Seu cérebro é ativado pela sua mente.Sua mente é ativada pelos seus pensamentos ("se queres aquietar tua mente, deixe de pensar").Finalmente, seus pensamentos são gerados pela sua autoconsciência.Agora, se analisa todo o sinalizado pode concluir que:Sua autoconsciência é quem gerencia todo seu organismo e seus pensamentos.Se sua autoconsciência deixa de ativar seu cérebro, você morre ou pode continuar vivendo através de aparelhos externos (estado vegetativo).Agora, vamos lembrar como nasce o homem.Uma célula masculina ( espermatozóide) se une com uma célula feminina (óvulo) para formar uma nova célula (zigoto).A célula zigoto se reproduz e as novas células se agrupam formando tecidos, os tecidos se agrupam formando órgãos, os órgãos se unem formando sistemas, os sistemas se unem formando o organismo e finalmente um tecido epitelial (pele) cobre o organismo para protegê-lo e dar-lhe a forma. Pelo acima citado, você pode deduzir que o que você vê de manha no espelho quando faz a barba, é em realidade um conjunto de 300 trilhões de células agrupadas em mais de 200 funções diferentes. Agora, a fórmula citada mais acima, ficaria assim:Ser Humano = 300 trilhões de célula + autoconsciênciaEm outras palavras “você é realmente sua autoconsciência”.Continuando meus fundamentos...Você quando nasceu ganhou uma autoconsciência.Agora, você deveria perguntar-se, ganhei de quem?Sua resposta, só poderia ser uma, de uma Consciência Superior.Agora sua dedução final será:- Se eu sou a autoconsciência e se a autoconsciência é uma energia então, porque preocuparme com a morte, se o que morre é ocorpo e não a energia (a energia nunca deixa de existir só se transforma)- Se minha autoconsciência é parte da Consciência Superior, então ela, possui toda a potencialidade da Consciência Superior, o que significa que:- A Consciência Superior me transferiu toda a sua potencialidade para que eu continue com sua tarefa, e por tanto minha missão deve ser:Criar novas vidas e junto com protegê-las e ajudá-las em todas suas necessidades, adquirir conhecimento para continuar nossa evolução e transformar este mundo num paraíso. E isto, o lograremos somente com trabalho em conjunto (com ações reais) tendo como únicas ferramentas o Amor e a Compaixão.Jamais lograremos nossa verdadeira missão, sentados num banco de uma igreja orando a um Deus humanizado, para que faça nossa tarefa. Depois de 2000 anos orando sem receber resposta (a situação do mundo está um caos e a tendência é piorar) deveríamos começar a pensar que algo está errado.Adorar a... significa fazer a vontade de...A vontade da Consciência Superior já está definida. Agora falta cumprir nossa parte que é: Colocar mãos na massa. Um abraço
01/07/2008 às 17:35 #84494thiedriMembroVocê através de sua citação demonstra que é uma pessoa religiosa.
Não
Se sua autoconsciência deixa de ativar seu cérebro, você morre ou pode continuar vivendo através de aparelhos externos (estado vegetativo).
Se em estado vegetativo minha consciência está ativa sim!
Jamais lograremos nossa verdadeira missão, sentados num banco de uma igreja orando a um Deus humanizado, para que faça nossa tarefa.
A igreja não tem nada com isso. E alias, você está tornando isso muito, muito mais simples do que é. Se tem gente que se sente feliz assim, orando, e tem esta forma de encontrar sua "autoconsciência", que seja.
A vontade da Consciência Superior já está definida.
E qual é ?Você de qualquer forma acabou de humanizar a "Consciência Superior".[]'s!Thiago.
02/07/2008 às 18:51 #84495PhiliponMembroVocê através de sua citação demonstra que é uma pessoa religiosa.
Não
Não, o quê? Que, não demonstra que é religioso? Ou que, não é religioso.O que escrevi, foi tendo como base o texto anexado embaixo. Citação de: thiedri em Abril 11, 2007, 11:38:06 "O amor de Deus seria, em minha forma de ver, parecido com um amor puro e incondicional de mãe, porém mais complexo e profundo".Analisando o escrito, eu raciocinei da seguinte forma, se esta pessoa esta qualificando o amor de um Deus, então esta pessoa é religiosa. Se fora ateia estaria sendo incoerente ao qualificar o amor de alguém que não existe. Uma pessoa religiosa é uma pessoa que acredita numa força sobrenatural.
Se sua autoconsciência deixa de ativar seu cérebro, você morre ou pode continuar vivendo através de aparelhos externos (estado vegetativo).
Se em estado vegetativo minha consciência está ativa sim!
Não vejo o sentido de sua frase. Não tem correspondência com o texto escrito por mim.Se você analisa novamente o texto, verá que minha frase é “Se sua autoconsciência deixa de ativar seu cérebro você morre...”Não sei, se você tem escutado a palavra, morte cerebral. Isto significa que as atividades das células do cérebro estão paralisadas. A pessoa com morte cerebral é mantida artificialmente com vida, através de aparelhos externos. A pessoa em estado vegetativo, não.O motivo da morte cerebral, é que o cérebro é ativado pela mente, que é ativada pelos pensamentos, que são gerados pela autoconsciência. Este processo esclarece o motivo pelo qual uma pessoa morre se a sua autoconsciência deixa de ativar o cérebro.Agora, se você não acredita que a sua autoconsciência ativa seu cérebro, faça a seguinte experiência: Feche os olhos e peça a outra pessoa que cutuque com um dedo qualquer parte de seu corpo, e verá como o cérebro, comanda sua mão para o lugar exato onde foi cutucado. Agora se pergunte, como? O cérebro sabia as coordenadas exatas onde foi cutucado sem ter uma visão periférica de seu corpo.
Jamais lograremos nossa verdadeira missão, sentados num banco de uma igreja orando a um Deus humanizado, para que faça nossa tarefa.
A igreja não tem nada com isso. “E alias, você está tornando isso muito, muito mais simples do que é”. Se tem gente que se sente feliz assim, orando, e tem esta forma de encontrar sua "autoconsciência", que seja.
Amigo thiedri, eu não sei o que fazem as outras pessoas ao ler e analisar um texto, mas sei o que eu faço. Agora, passo a explicar-lhe.Ao analisar uma determinada frase, eu vejo se é um pensamento ou simplesmente uma informação do autor.Se perceber que é um pensamento, então eu ativo a minha autoconsciência que por sua vez ativa uma faculdade dela, o discernimento, e faz uma análise superficial. Com o resultado da análise a autoconsciência emite um pensamento preliminar, do pensamento analisado: è bom – ruim, gostei – não gostei, valido – não valido, etc. Este pensamento emitido é superficial, não possui fundamento. Se meu desejo é rebater o pensamento lido, eu não posso falar simplesmente: eu não gostei de seu pensamento ou seu pensamento não é valido, porque seria um pensamento superficial. Eu não estaria expondo os motivos pelo qual, eu penso assim. O pensamento superficial não possui validade intelectual.Se eu quero rebater de uma maneira correta intelectualmente, então eu devo fazer o seguinte:Primeiro devo refletir e com isto ativo minha autoconsciência.Minha autoconsciência agora ativa outra faculdade sua, o raciocínio.O raciocínio analisa o pensamento a ser analisado, na procura de entender o que, o autor dele, quis dizer. Depois, o raciocínio procura na memória da autoconsciência possíveis relações existentes com as informações e conhecimentos armazenados. Finalizando este processo, a autoconsciência emite um novo pensamento.Este pensamento é mais apurado e possui validade intelectual Amigo thiedri, aplicando esta linha de pensamentos (minha linha, você pode ter outra), eu encontro que suas respostas são superficiais, você não fundamentou nenhuma delas. Você ficou na etapa da percepção, faltou a etapa da aplicar reflexão e raciocínio.Amigo, esclareço que esta é minha impressão para esta mensagem sua. Tenho lido outras participações suas em que fundamenta seus pensamentos.Como exemplo, passo a explicar qual teria sido minha análise sobre o pensamento em questão.“Jamais lograremos nossa verdadeira missão, sentados num banco de uma igreja orando a um Deus humanizado, para que faça nossa tarefa” Que pensaria eu? Sobre o texto:- Este autor me está querendo dizer, que o tempo que uma pessoa gasta orando numa igreja, deveria ser utilizado em cumprir sua missão, que é amar o próximo. Por exemplo, participando numa ONG comunitária.- Com certeza, o Ser Superior está mais preocupado com o que faço que com o que digo (pensamento sem ação não tem validez alguma).- Você me fala “A igreja não tem nada com isso” - Amigo thiedri, foi a igreja que inventou, que a igreja é a casa de Deus ( então, se você pertence à igreja, onde você vai a orar?).Continuando com o que eu teria pensado.- Por outra parte, o autor me está querendo dizer que não acredita na validez da igreja. Em outras palavras me está dizendo que não acredita na sua doutrina.- Vejamos que significa doutrina e comprovemos se tem razão ou não.- O significado de doutrina é: conjunto de princípios... - Os princípios são e sempre serão argumentos humanos. - Por tanto, falar que determinados princípios são válidos porque estão relacionados a um Deus é uma falácia. - Os princípios são criados para criar dependência, portanto a doutrina foi criada para criar dependência. - As religiões para sobreviver criaram doutrinas para criar dependências. - As pessoas que direcionam suas vidas em base a doutrinas estão alienadas. - Uma pessoa é alienada quando desiste de atuar em base a seus próprios pensamentos. - Uma pessoa que professa sua Fé espiritual, numa determinada doutrina religiosa, não conhece o significado de Fé. - Fé é crer com convicção. - Convicção é ter certeza.- A certeza se logra somente por meio de uma experiência sensorial (através dos sentidos) ou psíquica (através dos sensores internos). De qualquer forma, a experiência é pessoal. Não precisa de igreja.- Ser religioso simplesmente significa crer numa força sobrenatural.- Para ser religioso não precisa pertencer a uma determinada igreja.Após este analise, minha conclusão seria, o autor não está muito errado. Quanto a você. Eu lhe pergunto agora. A igreja não tem nada com isso?
A vontade da Consciência Superior já está definida.
E qual é ?
QUE VOCÊ AME AO PRÓXIMO, COMO A SI MESMOEu pensei que você já sabia.
Você de qualquer forma acabou de humanizar a "Consciência Superior".
Aqui, você voltou a colocar uma frase sem fundamentar (superficial)Agora analisemos a frase colocada por vocêCitação de: thiedri em Abril 11, 2007, 11:38:06 "O amor de Deus seria, em minha forma de ver, parecido com um amor puro e incondicional de mãe, porém mais complexo e profundo."Quem esta humanizando a Deus?Um abraço
03/07/2008 às 18:48 #84496thiedriMembroVocê através de sua citação demonstra que é uma pessoa religiosa.
Não
Não, o quê? Que, no demonstra que é religioso? Ou que, não é religioso.O que escrevi, foi tendo como base o texto anexado embaixo. Não sou religioso.Não gosto do termo religioso pois pode parecer ligado a alguma igreja, etc. Mas acredito na existência de um deus, consciência superior, Ala, etc. :)E de qquer forma, não ser religioso não quer dizer não acreditar em algum criador, ou inteligencia maior, etc.Voltando a frase mal interpretada (ou mal escrita por mim)
Se você analisa novamente o texto, verá que minha frase é “Se sua autoconsciência deixa de ativar seu cérebro você morre...”
Resumindo:- Se a pessoa está em estado vegetativo está viva. Tem um consciênte/subconsciênte/inconsciênte ligados.- Se a pessoa está morta, significa consciência separada do corpo, ou o corpo não tem uma consciência, logo não funciona.
Se eu quero rebater de uma maneira correta intelectualmente, então eu devo fazer o seguinte:Primeiro devo refletir e com isto ativo minha autoconsciência.Minha autoconsciência agora ativa outra faculdade sua, o raciocínio.O raciocínio analisa o pensamento a ser analisado, na procura de entender o que, o autor dele, quis dizer. Depois, o raciocínio procura na memória da autoconsciência possíveis relações existentes com as informações e conhecimentos armazenados. Finalizando este processo, a autoconsciência emite um novo pensamento.
A minha intenção não é rebatê-lo, mas sim refinar para que tenhamos a mensagem mais clara ;)
- Amigo thiedri, foi a igreja que inventou, que a igreja é a casa de Deus ( então, se você pertence à igreja, onde você vai a orar?).Continuando com o que eu teria pensado.- Por outra parte, o autor me está querendo dizer que não acredita na validez da igreja. Em outras palavras me está dizendo que não acredita na sua doutrina.
Como já lhe disse, a minha "doutrina", nada tem com igrejas.Talvez por escrever com pressa não ficou claro que:1. Você analisar a oração da forma como fez é simplista demais.2. A igreja católica, por exemplo, inventou este conceito de casa de Deus, mesmo tendo na própria bíblia (considerada sagrada e incontestável por eles) a seguinte frase de Jesus (o grande ícone desta doutrina) "Aonde tiverem dois ou mais em meu nome, eu estarei entre eles". Logo Deus e o próprio Jesus não são invenções da igreja, mas sim o misticismo que eles criaram em torno.
- As pessoas que direcionam suas vidas em base a doutrinas estão alienadas. - Uma pessoa é alienada quando desiste de atuar em base a seus próprios pensamentos. - Uma pessoa que professa sua Fé espiritual, numa determinada doutrina religiosa, não conhece o significado de Fé.
Você está pensando nisso de forma superficial. Seguir uma doutrina não significa seguir cegamente uma doutrina. Ainda mais ocorrendo no caso de qualquer doutrina cristã, um seguidor deve seguir Cristo. O que padres, sacerdotes, pastores, etc, falam é na verdade uma interpretação deles e cabe ao seguidor colocalas à prova do próprio raciocínio.
- Fé é crer com convicção. - Convicção é ter certeza.- A certeza se logra somente por meio de uma experiência sensorial (através dos sentidos) ou psíquica (através dos sensores internos). De qualquer forma, a experiência é pessoal. Não precisa de igreja.- Ser religioso simplesmente significa crer numa força sobrenatural.- Para ser religioso não precisa pertencer a uma determinada igreja.
Ser religioso ou pertencer à uma doutrina da quase na mesma sendo:Religioso -> Quem segue uma religiãoReligião -> Conjunto de regras concernentes à moralDoutrina -> Conjunto de regras filosóficas concernentes à moral, vida, destino, etc.Logo, tanto uma quanto a outra ficam como qualquer outra coisa ao crivo da razão de cada um.
QUE VOCÊ AME AO PRÓXIMO, COMO A SI MESMOEu pensei que você já sabia.
Depende de quem for o seu Deus, ou consciência superior. Afinal, você acredita no que quiser. Amar o próximo como a si mesmo e a seu Deus acima de tudo foi digo por todos os profetas e ícones pacíficos de todos os tempos.
Aqui, você voltou a colocar uma frase sem fundamentar (superficial)Agora analisemos a frase colocada por vocêCitação de: thiedri em Abril 11, 2007, 11:38:06 "O amor de Deus seria, em minha forma de ver, parecido com um amor puro e incondicional de mãe, porém mais complexo e profundo."Quem esta humanizando a Deus?
Nós dois. Você precisa de algo conhecido para usar como comparação ou base.
03/07/2008 às 22:35 #84497PhiliponMembroAMIGO THIEDRI,NÃO TENHO COMENTÁRIOS... OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃOUM ABRAÇO
05/07/2008 às 16:29 #84498GizeleMembromas qual o problema de ser de uma religião ou nao ser?independente de eu ser ou nao , acredito que há uma força superior, mas nao acredito que há vida após a morte.Eu nao tenho medo, e tambem nao entendo porque as pessoas tem esse medo se ja sabem que isso é uma coisa certa na vida de todo mundo.Afinal , todo mundo vai morrer um dia...
07/07/2008 às 2:42 #84499thiedriMembromas qual o problema de ser de uma religião ou nao ser?independente de eu ser ou nao , acredito que há uma força superior, mas nao acredito que há vida após a morte.Eu nao tenho medo, e tambem nao entendo porque as pessoas tem esse medo se ja sabem que isso é uma coisa certa na vida de todo mundo.Afinal , todo mundo vai morrer um dia...
Não vejo problemas em ter ou não religião. Isso é indiferente.O que dá o medo da morte é o instinto de preservação simplesmente. Você se acreditar na sobrevida da alma, espírito, consciência ou qquer que seja o nome dado, ajuda a defrontar a morte sendo uma passagem e não um fim do "eu".[]'s!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.