Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Qual é o sentido da vida? › O que é a felicidade?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
17/12/2002 às 5:06 #76095Miguel (admin)Mestre
Eu acredito que para um humano limitado que ultiliza apenas 10% de sua cabeça racional e não sabe ver a beleza do sorriso de uma criança ou da exuberancia de um lirio, a felicidade é apenas um estado de espirito, onde a pessoa é feliz se tiver fome e comer, ou se tiver sede e sacia-la, logo, felicidade é realização, para a grande maioria das pessoas.
24/03/2003 às 19:54 #76096Miguel (admin)MestreP/ TODOS..
Minha professora de Filosofia, me deu um texto sobre O QUE É A FELICIDADE …. para mim, isso não é possível de se responder…Para cada um a FELICIDADE pode ser vista de maneiras diferentes !!
Coisas podem me fazer feliz, mas para outras pessoas, num irá fazer diferença…
Cada um FAZ e CONQUISTA sua felicidade…
É isso …29/03/2003 às 17:29 #76097Miguel (admin)MestreFelicidade é não pensar…é estar inconciente das ações.
Pq crianças são felizes? Pq elas não pensam, apenas agem…nao tem consiencia, ou melhor, nao tem medo do que suas açoes podem gerar…
Vc só nao está feliz qdo esta pensando… Só pensamos em problemas…28/10/2003 às 19:08 #76098Miguel (admin)MestreFelicidade??
É não estar imóvel por uma repugnante hierarquia, que elimina a natural autonomia e liberdade do ser humano.
A coerção, de qualquer tipo, é uma prisão e como toda prisão não traz felicidades.29/10/2003 às 4:42 #76099Miguel (admin)MestreA felicidade pra mim é algo dimensionalmente grande, vai desde um simples gesto até a busca de respostas a respeito de tudo isso que fazemos parte, tipo universo, vida, alma, Deus. Enfim, felicidade é tudo que nos satisfaz nessa vida, sobretudo o fato de nem sabermos ao certo onde estamos, quem somos, de onde viemos, assim a busca por tudo isso e o caminho que trilhamos para isso é justamente o caminho da felicidade.
02/11/2003 às 13:24 #76100Miguel (admin)Mestrea felicidade pode conviver com a infelicidade?
29/08/2004 às 3:01 #76101Miguel (admin)Mestreprecisamos da infelicidade para que haja a felicidade…
11/05/2006 às 0:58 #76103Miguel (admin)MestreFelicidade é não pensar...é estar inconciente das ações. Pq crianças são felizes? Pq elas não pensam, apenas agem...nao tem consiencia, ou melhor, nao tem medo do que suas açoes podem gerar... Vc só nao está feliz qdo esta pensando... Só pensamos em problemas...
Só somos felizes quando somos animais."A felicidade é uma mentira,E a mentira é salvação."(Renato Russo)Começo a achar que esse cara é foda... :D
24/11/2006 às 5:47 #76102BrasilMembroO que é a felicidade?É o que te bastar com consentimento.
01/01/2007 às 17:07 #76104ManoelitoMembroExiste algumas palavras que apenas uma definição limpa e seca lhes tiraria sua ampla valorização. Felicidade nos conduz a busca de uma perfeição num ponto de vista de ma vida perfeita. Então para ser respondida essa pergunta ( O que é felicidade?) teriamos que responder o que essa perfeição, então no reparamos que essa mesma depende do ponto de vista de cada um. Alguns se sentem felizes com pouca coisa, que pra ele é muito, porém alguns não se conbtentam com tão pouco. És essa imensidão chamada FELICIDADE!
08/01/2007 às 17:57 #76105thiedriMembroA felicidade na verdade, se bem análisada, é a satisfação interna de uma pessoa.Quanto a definir muito ou pouco, acho ilusório.Temos 2 tipos de contentamento1. Contentamento material2. Contentamento íntimo ou moralO 1o caso, realmente existem pessoas que se contentam com pouco, outras com muito mais, mas a esse não pode-se chamar felicidade. Ele é passageiro, e dura pouco. Ex: A compra de um carro, apartamento, ou talvez o pagamento dele ;)O 2o caso, não tem medida de muito ou pouco, ele é íntimo. Esse pode-se chamar felicidade, pois não tem preço. Você não o compra, conquista. E ele dura p/ sempre! Quando você faz algo e tem esse contentamento moral, aquilo passa a fazer parte de você, e se daqui a 30 anos vc lembrar-se do que fez sentirá novamente aquele contentamento, pois na verdade ele nunca o deixou. Ex: Caridade a uma criança (Não dinheiro necessáriamente), Ajuda a um necessitado, conquista de algo em si mesmo.Até hoje não vi nada que possa descrever melhor a felicidade!Bom, aguardo seus comentários.[]'s!
19/01/2007 às 0:28 #76106ZMembroFalando de felicidade no sua representação mais absoluta, facilmente chego à conclusão de que felicidade não é mais que uma ilusão. Contudo trata-se de uma ilusão imprescindível ao nosso bem estar. É a ilusão de felicidade que nos tira de todos os comodismos que alimentam situações pouco confortantes. É a ilusão da felicidade que nos dá a ambição de nos querermos sentir melhor do que nos sentimos no momento e para tal lutar pela concretização de objectivos que a isso aspirem.Felicidade é o melhor conceito para nos dirigir à satizfação e realização pessoal. Por exemplo, as pessoas, na generalidade apenas admitem serem possuidoras de felicidade absoluta quando experienciam um amor intenso e repleto de alegria e bem estar, seja ele amor a um cônjuge, a um filho, a uma família ou a um estado social/profissional etc.Para chegarem a esse estado de espírito, existiram eventos que tranformaram o conforto desse estado num ideal atingido.Apesar disso, muitas das pessoas confortadas com a sua posição sentimental e com um grande à vontade com o mundo que as envolve, colocam a ideia de felicidade num patamar mais acima, isso pode levar à impossibilidade de se sentirem completamente realizadas mas não significa que as impeça de viverem a dita "felicidade". Refiro o famoso exemplo do alpinista: "O gozo de subir uma montanha não é o alcançar o topo, mas sim a escalada".Aspirem mais. Mas sejam felizes com o que têm, mais importante, sejam felizes com o que não têm! Desejar o imposível não é ambição, é miséria. Desejar o alcançável é viver a vida com todo o potencial que nos foi legado.Cumps.
20/01/2007 às 22:14 #76107pedroxMembroEu acho que não existe um sentido da vida definido. Cada um deve encontrar um sentido para a sua vida, seja ele qual for. Infelizmente, a maior parte das pessoas ainda vive demasiado prisioneira dos preconceitos, tabus, e medos, e isso, quase sempre as impede de darem um verdadeiro sentido ás suas vidas… Sobre algumas respostas aqui acho que umas foram bem claras e sinceras enquanto que outras não passam de exibições filosófica pretensiosas e ocas. Já para não falar nas argumentações baseadas em crenças religiosas...
22/01/2007 às 15:27 #76108thiedriMembroZ,Você concluiu que a felicidade é uma ilusão. Na verdade acho que é um pouco mais do que isso.Muitas pessoas alcançam a felicidade por amor à alguém. Mãe, pai, filhos, esposa, etc .Outros por uma nação como é o caso de ChêSe analisarmos isso, veremos que na verdade a felicidade não é uma ilusão, é sim uma manifestação do amor.É o amor à alguém ou algo que nos faz felizes, e amor não é ilusão. É sentimento :)[]'s!Thiago.
22/01/2007 às 20:16 #76109Rafael Ferrer KlossMembroé uma sensação (como um prêmio fisiológico criado quimicamente no cérebro)
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.