Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › A filosofia é útil para a sociedade? › Para Que Filosofar?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
17/04/2007 às 22:30 #84961Silas GaarderMembro
Não sei que dicionário é esse mas Ambição é mais desejo e querer.
é o aurelio cara... haushaushaushhomi...desejo + querer = Ambição?você não acha que ta usando matematica de + não!cara... eu n sou ambicioso... e eu desejo varias coias!quero varias coisas e não tenho ambição!
18/04/2007 às 9:24 #84962ZMembro“substantivo feminino 1. desejo veemente de riqueza, honras ou glórias; 2. expectativa em relação ao futuro; aspiração; 3. cobiça; ganância; 4. figurado sede; "e "do Latim ambitionesubstantivo femininodesejo veemente de fortuna, de glória, de honrarias, de poder;"Ganância é ambição de ganho.Por isso não associo automáticamente ganância e ambição, nem considero a ambição um defeito.Se existe ganância, existe ambição, mas a ambição não presume automáticamente a ganância.Sou ambicioso porque quero saber mais, ter mais poder, aspiro ir mais além. Isso é mau? Não.Mas ganancioso, bom, se sou, sou pouco e mesmo que seja pouco, é algo que não me orgulho mas que também não desprezo, não sou samaritano e estou integrado numa sociedade.Eu desejo várias coisas, eu sou ambicioso porque as desejo com vontade (ao contrário do desejar por desejar, ou desejar que as coisas surjam, por acaso), contudo, repudio qualquer ganância ;)
20/04/2007 às 15:38 #84963PatysMembroVjo ambiçao, nao só como querer, desejar..mas como um combustivel pr a realizao.nao acho que ambiçao seja mal, muito pelo contrario ambiçao se faz necessario para o saber... quanto mas vc quer, mais vc deseja... se assim se torna mais facil a realizaçao.quanto a ganancia, no fundo todos seres humanos sao gananciosos de alguma forma.nao existe pouca ganancia, vc simplesmente tem ou nao tem ganancia.
23/04/2007 às 12:12 #84964jvictorrMembroNão sei se é bom ou ruim a ganancia, ainda não me aprofundei nisto, mas Socrates dizia que a alma deve se elevar ao corpo, sobressaindo-se sobre os desejos. Sendo a ganancia um desejo nos vale o pensamento. ::)
23/04/2007 às 13:19 #84965PatysMembroNão sei se é bom ou ruim a ganancia, ainda não me aprofundei nisto, mas Socrates dizia que a alma deve se elevar ao corpo, sobressaindo-se sobre os desejos. Sendo a ganancia um desejo nos vale o pensamento. Exatamente.
01/05/2007 às 12:10 #84966Carolina R.MembroPara mim filosofar é buscar por respostas próprias e com sentido. É procurar entender o proprio existir e tudo que envolve nossa existência.
01/05/2007 às 14:24 #84967jvictorrMembroPara mim filosofar é buscar por respostas próprias e com sentido. É procurar entender o proprio existir e tudo que envolve nossa existência.
Resumindo a famosa frase: "Viver sem pensar na vida, não vale a pena viver." :D
12/05/2007 às 16:49 #84968DämmerungMembroFilosofar é autoflagelação… E também masturbação! ;D
12/05/2007 às 18:00 #84969BrasilMembroFilosofar é autoflagelação... E também masturbação! ;D
Sim, li uns textos do Olavo de Carvalho e "cheguei ao êxtase"... da autoflagelação. hehehe
13/05/2007 às 3:17 #84970DämmerungMembroOk… Citando, então, o tupiniquim Olavo de Carvalho, eis que há uma bela reflexão sobre o filosofar na página principal de seu site:"Somente a consciência individual do agente dá testemunho dos atos sem testemunha, e não há ato mais desprovido de testemunha externa do que o ato de conhecer."http://www.olavodecarvalho.org/E essas palavras parecem que ecoam na alma.Ato de conhecer... Ato de conhecer...
13/05/2007 às 15:03 #84971jvictorrMembroOk... Citando, então, o tupiniquim Olavo de Carvalho, eis que há uma bela reflexão sobre o filosofar na página principal de seu site:"Somente a consciência individual do agente dá testemunho dos atos sem testemunha, e não há ato mais desprovido de testemunha externa do que o ato de conhecer."http://www.olavodecarvalho.org/E essas palavras parecem que ecoam na alma.Ato de conhecer... Ato de conhecer...
Magnifica frase ;D
14/05/2007 às 3:56 #84972BrasilMembroOlá amigosMais acima citei o filósofo Olavo de Carvalo e gostaria de fundamentar meu comentário.Vou colocar algumas partes do texto do referido filósofo que, me levou a tecer tal observação sobre seu trabalho:Educando para a boioliceOlavo de CarvalhoDiário do Comércio, 23 de abril de 2007http://www.olavodecarvalho.org/semana/070423dc.html
Mal eu havia acabado de escrever que os alunos das escolas americanas são “sitting ducks”, e um dos sobreviventes do massacre da Virginia Tech apareceu no show “Today”, da MSNBC, dizendo a mesma coisa. Mas justamente esse, Zach Petkewicz, não foi pato nem ficou sentado. Encostou uma mesa na porta e impediu que Cho Seung Hui fizesse na sua sala de aula o que acabara de fazer nas salas vizinhas. Salvou uma classe inteira. Por que tão poucos, entre milhares de alunos, professores e funcionários, tiveram idêntica presença de espírito? Por que ninguém atacou o coreano maluco enquanto ele recarregava sua pistola automática ou trancava as portas com corrrentes?
Esse Sr., quando faz seus comentários, ou não dá a mínima importância para a verossimilhança do que diz e nem para a realidade dos fatos, isto é, à possibilidade dos fatos, ou suas teses são de encomenda e por isso acabam ficando meio que sem pé nem cabeça. Vejam: Ele está chamando as vítimas do maníaco assassino, de pessoas covardes! Imagine-se você, numa sala de aula assistindo tanquilamente sua aula e de repente alguém surge atirando, "diga sinceramente a vc mesmo", o que vc faria? Bancaria o heroi e iria tentar desarmar o psicótico assassino? Porque alguém teve a frieza de raciocinar nesse momento e barrou a entrada do cara com uma mesa atrás da porta, o referido filósofo quer construir suas teses de encomenda, em cima disso! Ele pergunta por que ninguém atacou o assassino enquanto ele recarregava "a sua" pistola... Ora! o assassino estava com DUAS pistolas!! Será que o infeliz filósofo comentarista não se apercebeu deste "pequeno" detalhe?
Meu filho Pedro, que suportou pacientemente um ano e meio de escola pública na Virginia, garante: “É uma educação para boiolas.” O equivalente inglês da palavra é sissies . Uma sissy não é necessariamente um gay . Sujeitos que nunca tiveram um único impulso homossexual podem ser sissies perfeitas. Basta lhes ensinar que o macho branco heterossexual cristão americano é o bicho mais desprezível da face da Terra e que, se ele for exatamente um deles, deve fazer o possível para parecer outra coisa. Aos mais sortudos dentre eles ocorrerá a idéia, ridícula mas inofensiva, de usar trancinhas afro nos cabelos louros. Outros tentarão formas de adaptação mais incisivas – e, dentre elas, a mais popular e politicamente correta é tornar-se tão tímidos, fracotes e efeminados quanto possível. Depois de alguns anos desse adestramento, o sujeito está pronto para desmaiar, ter crise histérica ou ficar paralisado de medo ante o agressor, exibindo ainda mais fragilidade na esperança insensata de comovê-lo.
Nossa!! os EUA estão dando uma educação de boiolas aos seus jovens? Caramba!! Deve ser por isso que eles estão sempre enfiados numa guerrinha... Se essas coisas que o sr OC diz, fossem verdades ou tivessem algum efeito sobre o resultado do "serviço" do coreano na Virgínia, então devemos entender que os EUA estão dando uma educação focada na paz, no entendimento, etc. Bem, isso eu acho que é meio "hollywoodano" mas, na realidade o Sr OC sugeriria o que? Além das disciplínas convencionais deveriam ensinar também artes marciais, administrar aulas de repressão à guerrilha ou a maníacos francoatiradores? O que este Sr quer dizer com esta infeliz observação? Que o povo estadunidense deveria ser mais violento? É isso?
Impossível, diante do espetáculo de pusilanimidade coletiva na Virginia Tech, não recordar aquela vovó tagarela e empombada do conto “A Good Man is Hard to Find”, de Flannery O'Connor, que, diante do assassino armado que acaba de matar a tiros toda a sua família, se apega até o último instante à crença idiota de que ele é no fundo um homem bom, incapaz de lhe fazer dano. Mais ou menos a mesma idéia com que aqueles cabeças-de-toucinho do “Viva Rio” subiram o morro levando flores no “Dia do Carinho” – e foram expulsos a bala. Há gays valentes e heterossexuais boiolas. A quintessência da boiolice não tem nada a ver com sexo. É uma covardia abjeta, um desfibramento da alma, uma pusilanimidade visceral – que os educadores de hoje em dia consideram o suprassumo da perfeição moral e os engenheiros sociais da ONU gostariam de espalhar por toda a humanidade. É a fórmula da pedagogia usada nas escolas públicas americanas. É por isso que o pessoal cristão foge delas, preferindo o homeschooling . Os meninos educados em casa só vão à escola no fim do ano, fazer exame, e tiram sempre melhores notas do que os trouxas que ficaram lá o ano inteiro só aprendendo boiolice.
O Sr OC deve viver em outro mundo! Será que ele não está sabendo que no seu País a violência em sala de aula está afastando professores da Rede Pública de Ensino? Claro, isso ele não deve saber pois, seus conhecimentos estão concentrados e restritos ao local do qual ele julga ser o centro do mundo, o "coração do planeta"... "O país dos países"... Na realidade ele tece várias críticas ao Ensino estadunidense mas, o fato de seu filho estudar um ano e meio lá naquele lugar que dá aulas à boiolas, fica para nossa individual inteligência tentar decifrar.
Para os negros, as mulheres, os gays e os membros de “minorias” em geral, o establishment usa uma outra receita corruptora, simetricamente inversa. Lisonjeia-os até enlouquecê-los por completo. Infla seus egos até à divinização. Ensina-os a achar que são credores do universo, que o simples fato de dirigirem a palavra a um branco adulto é um ato de generosidade imperial. O fato de que negros e asiáticos, aqueles vindos nas tropas muçulmanas, estes nas hordas bárbaras, tenham atacado e escravizado milhões de europeus séculos antes de que o primeiro português desembarcasse na África é suprimido da História como se jamais tivesse acontecido. O branco – e, por ironia, especialmente o americano, dos povos ocidentais o que escravizou menos gente e por menos tempo – é definido como escravagista por natureza, o escravagista eterno, herdeiro de Caim, só digno de viver por uma especial concessão da ONU. Cada página dos manuais didáticos usados nas escolas americanas traz essas crenças insinuadas nas entrelinhas. Cada vez que um professor abre a boca em sala de aula, espalha mais um pouco desse entorpecente pedagógico nos cérebros infanto-juvenis. A coisa foi evidentemente calculada para estragar as almas, para alimentar o ódio e o ressentimento, para destruir o país por desmontagem sistemática.
Isto é realmente impressionante! O que este Sr está tentando dizer com outras palavras? Que os EUA são um país justo e fraterno e que favorece os povos opressores que são os negros os asiáticos e os mussulmanos? Isso deveria ser uma piada, não é mesmo sr Olavo? O Sr é um brincalhão não é mesmo? Putz!!!Esses argumentos buscados nos anais da civilização, para encontrar "justificativas" para os atos de agora já é prática conhecida e utilizada por eles há bastante tempo. O que deve ser observado não é o que aconteceu há 1.000 anos atrás e sim o que está acontecendo agora!! Com esse subterfúgio/argumento de ir mais além na história, os israelenses "pensam" estar justificando o massacre palestino e, da mesma maneira, ou seja, com os mesmos princípios procede o nosso "filósofo", sr OC.Ele faz acusações sérias ao sistema de Ensino estadunidense, como se o problema estivesse na Eduacação. O fato de ser uma ROTINA naquelas terras, as pessoas dirigirem-se para seus locais de TRABALHO e estudo e sem mais nem menos sacar de uma arma e atirar em seus companheiros, isso ele nem se lembrou de comentar. Deve ser pelo fato dele acreditar que as pessoas fazem isso porque recebem uma educação de boiolas."As escolas só fazem ensinar-lhes a respeitar as diferenças e por isso resolvem matar a si mesmos", Magnífica dedução!!O mundinho mesquinho e hipócrita em que eles vivem, "não tem nada a ver com isso"... "I$$o é normal"... Além de ser muito confortável, é claro...Isso é filosofar ou fazer política de manipulação de opiniões?Ah... Sr OC, por que seu filho "teve" que estudar lá? Naquele país que "faz questão de pregar a fraternidade entre os povos e o respeito às diferenças"? ;DAtenciosamente: Um leitor de seus escritos.
14/05/2007 às 14:38 #84973DämmerungMembroOlá amigosMais acima citei o filósofo Olavo de Carvalo e gostaria de fundamentar meu comentário.
Brasil, dá para entender o seu "êxtase de autoflagelação"...É válido o ato de pensar do filósofo, embora as diretrizes sejam um tanto preconceituosas e baseadas na experiência de seu filho. Li o artigo inteiro, e percebi que a opinião sobre os fatos se dá longe do local onde ocorreram; na confortável poltrona de sua casa é feita a reflexão. Sendo assim, como ele pode atacar veementemente o sistema educacional dos EUA?... Reafirmo: é válida sua expressão, sua filosofia, e como!... Já a aceitação de suas idéias, aí é outra história.Algumas das palavras do texto fazem muito sentido para mim, pois relaciono a "pusilaminidade" com a nossa realidade; danem-se os norte-americanos. Vejo nossa justiça apática e indiferente, e convivo diretamente com isso (sem pormenores).Mas, enfim, detendo-me no enfoque filosófico do texto, é uma ótima exposição argumentativa e bem justificada - o que é válido.Sua opinião, Brasil, mostra uma má digestão causada pelo texto... E eu nem me atrevo a tentar digeri-lo. Prefiro ocupar meu tempo com leituras relevantes para minha filosofia de banheiro. ;D Sendo assim, fico com este outro texto do Olavo:http://www.olavodecarvalho.org/livros/4discursos.htmSó posso viver alienado... Se não, não vivo.Voltando à digestão, cada um julga o que merece ser comido e, assim, tenta matar a própria fome! ;)
14/05/2007 às 14:56 #84974BrasilMembroVoltando à digestão, cada um julga o que merece ser comido e, assim, tenta matar a própria fome! ;)
Sim, por isso provo uma amostra de cada prato para não me intoxicar na hora do "almoço".Infelizmente minha vida presa aos compromissos inadiáveis não me permite provar de muitos pratos... Mas, este eu já conheço e sei de sua indigestibilidade. :)
14/05/2007 às 15:35 #84975jvictorrMembroOk... Citando, então, o tupiniquim Olavo de Carvalho, eis que há uma bela reflexão sobre o filosofar na página principal de seu site:"Somente a consciência individual do agente dá testemunho dos atos sem testemunha, e não há ato mais desprovido de testemunha externa do que o ato de conhecer."http://www.olavodecarvalho.org/E essas palavras parecem que ecoam na alma.Ato de conhecer... Ato de conhecer...
Magnifica frase ;D
Pensando bem em um dialogo como socrates propunha o ato de conhecer não é tão solitario assim, ou melhor é autruista vindo de socrates, a frase poderia ser melhor expressa. Mas na individualidade vale.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.