Para Que Filosofar?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 81 do total)
  • Autor
    Luka
    Membro

Vocês juram que não sentem um grande prazer em pensar sobre as coisas e tentar compreendê-las?Talvez o prazer não seja o objetivo (duvido  8)) mas certamente é o motivo?Por que desejamos um mundo melhor?

Brasil
    Membro

Vocês juram que não sentem um grande prazer em pensar sobre as coisas e tentar compreendê-las?

É só isso o que eu faço...

Talvez o prazer não seja o objetivo (duvido  8)) mas certamente é o motivo?

Acho que o prazer TEM  que ser o objetivo e, isso não é egoismo de forma alguma! Egoismo é pensar só em sí próprio... "Filosofar em causa própria", existe muito disso por aí, isso eu não nego, mas o erro está em classificar esse tipo de coisa como filosofia...

Por que desejamos um mundo melhor?

Para o nosso próprio conforto e prazer! Nada mais lógico correto e útil!O grande problema da humanidade, é acreditar que o conforto e o prazer só são acessíveis a poucos...  Abs

Luka
    Membro

Brasil,Como se chama o sentimento que "pensa em si" mas não "somente em si"? Eu falo egoísmo porque não encontro expressão melhor. :)

Brasil
    Membro

Brasil,Como se chama o sentimento que "pensa em si" mas não "somente em si"? Eu falo egoísmo porque não encontro expressão melhor. :)

Vc diz "egoismo" no bom sentido! É isso!!  ;)Para tentar entender as coisas temos que entendermos a nós mesmos primeiro, daí o termo "ego". Está perfeito!

Brasil
    Membro

LukaFilosofar também é um ato egoísta.?

Também pois, pensa em sí próprio. O problema está na conotação pejorativa que isto acaba ganhando quando analizamos o comporatamento humano, quando os humanos pensam e agem com egoismo.Mas na realidade, quando procuramos as resposta para as coisas estamos buscando melhorar nosso proprio conforto e prazer. Mas isto não implica necessariamete em ser mesquinho ou aproveitador, nada disso. Como eu disse anteriormente, exisitem correntes de pensamento que se dizem filisóficas e que buscam estes objetivos mas, não devemos chamar qualquer tipo de apologia de Filosofia.Abs

jvictorr
    Membro

Para mim a filosofia serviu para que eu esclarecesse as duvidas diarias da minha vida, consegui compreender desde a um pequeno sorriso amigo, ao profundo ódio inimigo, descobri regras falsas que me amarravam, perdi medos incoerentes, significados de sentimentos inerentes, possibilitei a minha alma um estudo e comprendi alguns defeitos vi a sua relação entre o mundo e minha formação, aprendi porque não possuo a ganância excessiva e o que isso pode me prover ou não, vi detalhes omissos nos minutos dos dias que antes eram simples e invisiveis, as definições desmoronaram e outras surgiram, por fim abri os olhos, e ainda com a dor da luz  tento enchergar algo. :-[

Z
    Membro

se ignorancia = felicidadeos felizes são ignorantes? haushausha

Não necessáriamente.Os felizes podem não ser ignorantes (tomando a ignorância comparando oa vários graus com as diferentes pessoas).Mas os ignorantes tem à partida melhores condições para serem felizes na medida em que não conhecem tantas e tão bem, as imperfeições que a nossa sociedde detecta como tais.Quanto mais se sabe, mais se sabe que não se sabe de facto. Isto por si só conntitui um motivo para a insatizfação.E quanto mais se sabe, mais se quer saber, MAIS SE QUER, e assim menos se tem face ao que se deseja - maior infelicidade.Os ignorantes são menos apetitosos, logo mais facilmente saciáveis.Uma pessoa sem fome, que come pouco, contenta-se com pouco. Mas uma pessoa com fome e que come bastante, não se contenta com o que come, mas cada garfada de comida é um prazer. Temos aqui uma relação entre a felicidade terrena, constante e a felicidade que se aspira.

Vocês juram que não sentem um grande prazer em pensar sobre as coisas e tentar compreendê-las?

Pensar, compreender ou a mera busca por esses objectivos é sempre um prazer.Eu referi que a busca pelo saber é um fruto da ambição e curiosidde humana. Ora qualquer satisfação desses dois desejos será certamente um prazer idependentemente do resultado pr´tico que dessa satisfação advenha.;)

jvictorr
    Membro

se estiverem diretamente ligados , certamente que são, mostre-me a ligação, na ambição e curiosidade com o conhecimento geral, a mim caminhas na direção certa entretanto ainda não congratula-se não hipotético.

;D UP brasil!gostei!acho que temos a mesma ideia sobr o o9 assunto :D

Z
    Membro

A ligação é simples.Porque motivo buscamos o saber senão pela ambição e curiosidade?Eu não vejo outro motivo.Motivos directos existem múltiplos, mas no fundo, tudo se resume a isso.Ambição=querer.Por exemplo, querer descobrir uma cura não é altruismo, é ambição.;)

então todos somos ambiciosos???se eu como de tarde e de noite é porque sou ambicioso???

Z
    Membro

O comer é um acto. E uma consequência de uma atitude.O comer não supõe qualquer ambição, mas o querer comer sim. Querer=ambiçãoQual é sua dificuldade Silas?Cps;)

jvictorr
    Membro

Se um aluno tem uma prova que precisa alcançar o objetivo maximo desta, este execra a matéria e também o professor, mas nescessita da nota, então ele estuda para tirar a nota, mas não para aprender, eu vejo a ambição nisto, mas não nos dois resultados conseguidos, ambição para a nota, e obrigatóriamente aprende. dois lados.

Ambição e querer não são a mesma coisa! ^^Ambição é: do Lat. ambitiones. f., desejo veemente de fortuna, de glória, de honrarias, de poder;cobiça.querer fortuna é ambição!  :)mas querer comer está longe disso!... é Desejo! ::)

Z
    Membro

Não sei que dicionário é esse mas Ambição é mais desejo e querer.isso de glória e fortuna... é GANANCIA..quando falo em ambição falo em querer. se trocar a palavra faz você comrpeender, então não tem problema.Tudo se resume ao QUERER.querer comer é um desejo, estimulado pela necessidade claro mas é um desejo

Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 81 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.