Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Qual é o sentido da vida? › Qual é o sentido da vida (cont.) ?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
23/11/2001 às 11:17 #69943márcioMembro
CONTINUACAO DO TÓPICO – QUAL O SENTIDO DA VIDA ?
Caros amigos, apenas por motivos de performance.
Abraços,23/11/2001 às 11:43 #75475robledoMembroMárcio
Parabéns pela iniciativa.
Acho que trarei todas as minhas mensagens e aquelas que gostei mais para este espaço.Brincadeira.
Até mais.
24/11/2001 às 12:01 #75476márcioMembroEvolucao – Robledo, vdj e outros. Noto que voces falam consistentemente sobre o termo “evolucao”. Me permitam tecer comentarios sobre como vejo esse termo nesse nosso contexto.
“Evolucao”, a meu ver, seria apenas um “gradiente oscilatorio em torno da funcao Manter a Vida” (desculpem essa terminologia pedante e beirando o ridiculo, mas nao encontrei outra melhor).
Explicando: Manter a Vida seria o caminho, a estrada. Em determinados momentos, caminhamos para frente e em determinados momentos caminhamos para tras. Ou progredimos e regredimos, evoluimos e involuimos.
Em paralelo, me chamou muito a atencao, a frase de Claudio Marzo, atualmente sendo usada no comercial de bebidas Johnnie Walker: “Voltar é uma ilusão. Estamos sempre indo.”
Talvez, essa frase tambem possa ser aplicada aqui tambem. “Regredir é uma ilusão. Estamos sempre evoluindo.”
Teoricamente, a funcao Manter a Vida, poderia assumir 3 valores: (1) evoluir (2) manter-se (3) involuir.
Como involuir seria uma ilusão e simplesmente manter-se no mesmo lugar nao é aceitavel, estamos sempre evoluindo, mesmo que seja em direcao ao fim, extinçao.
Definitivamente, algumas especies de vida neste planeta, evoluiram em direcao ao seu fim, mesmo que para tanto, tenham sofrido açao de fatores externos, que faz parte do processo.
Acredito que no momento, estamos com gradiente positivo (evolucao), mas nao creio que sera sempre assim e na media, talvez estejamos apenas com a alternativa (2), mantendo.
Estou muito errado ?
Abracos,
25/11/2001 às 1:21 #75477márcioMembroRobledo, acho que esta somando …
Minha perspectiva apos a soma:
Qual é o Significado da Vida [para a Natureza] ?
Nenhum significado em particular, pois a Vida é uma experiencia do Acaso.Qual é o Significado da Vida [para nos e para os animais] ?
Um “milagre” que deve ser Mantido.O termo “milagre” serve para polir o nosso ego, mas no fundo é uma experiencia.
Como cada um esta fazendo para manter esse “milagre” é um detalhe a parte, entretanto, por algum motivo, percebo que nos movemos de forma sincrona e cada vez mais unaria.A abordagem usando “sentido da vida” como “direção da vida”, vem de encontro desse COMO sincrono e unario. Alem disso é curioso como a palavra “sentido” tambem esta associada a palavra “direção”.
Qual é a Direcao da Vida ?
No caso da vida humana, modificacao intensa de Nós mesmos e do Meio que nos cerca, atualmente atraves de Tecnologia, para aumentar a nossa capacidade de Manter a Vida.ou em outras palavras,
Qual é a Direcao da Vida ?
No caso da vida humana, modificacao intensa de Nós mesmos e do Meio que nos cerca, atualmente atraves de Tecnologia, para aumentar o proprio Significado da Vida.Eu diria que antes dessa nossa atual direção Tecnologica, estavamos sob uma direção Religiosa (muitos ainda estao).
[Robledo] “Até que ponto dominamos os nossos pensamentos, desejos e ações, tendo conhecimento e compreensão destes ?”
Na minha opiniao, de uma maneira geral, a diretriz “Manter a Vida” que esta “impressa” em cada celula do nosso ser, incluindo o cerebro, é maior que os nossos pensamentos, desejos e ações. Entretanto, enquanto essa diretriz nao é ativada, temos algum dominio sobre estes. A proposito, já tivemos um debate sobre livre-arbitrio.[Robledo] “E tanto mais verdadeiro seria este sentido quanto mais conduzíssemos as nossas ações em direção à ele?”
Olhando isoladamente entendo que sim, mas por algum motivo, percebo que nos movemos de forma sincrona e cada vez mais unaria. A compreensao e o direcionamento disso nos leva a uma outra esfera na compreensao do sentido da vida.Abracos,
25/11/2001 às 1:55 #75478márcioMembro[vdj] Eu acho que filosofar sobre questoes mais etéreas é uma questao de gosto pessoal e acaba sendo um sub-produto resultante do excesso de capacidade do nosso cerebro em função do processo altamente competitivo, entre nós mesmos, de manutencao da vida moderna, onde tudo precisa ser aprendido e questionado. Acho que de certa forma, a sociedade contemporanea tambem ve a filosofia como um sub-produto (desculpem a frieza).
Eu particularmente, embora trabalhe em uma outra area, gosto de filosofar … mais que isso, gosto de ver pensamentos sendo somados.
Mas entendo que a maioria das pessoas embora tendo tambem sua capacidade cerebral excedente, nao esteja muito interessada em filosofar.Quanto as moscas e os demais animais, que me dera saber o que se passa nessas mentes …
Abracos,
25/11/2001 às 17:54 #75479Miguel (admin)MestreComo saber o sentido da vida, sem ter a certeza da sua origem?
1- Teria a vida surgido da solidão de um ser supremo, que resolveu criar um mundo para colocar um ser a sua imagem e deixar de ser solitário?
2- Teria a vida surgido do acaso, onde reações químicas entre os átomos fizeram surgir as primeiras formas de vida?
3- Seria a vida uma “força da natureza”, assim como a luz ou a gravidade?
4- Enfim, como surgiu a vida?25/11/2001 às 20:05 #75480márcioMembroOla Wilson. Eu fico com na opção 2.
Vida é uma experiencia do Acaso.
Sem problema chamar de “reações quimicas entre os atomos”, so que o termo “experiencia” é mais curto.26/11/2001 às 0:36 #75481mceusMembroTalvez esta frase te ajude Wilson…
“Desde que o universo tenha um começo, podemos supor que ele teve um criador. Mas se o universo é completamente auto-contido, não tendo fronteiras ou bordas, ele não seria nem criado nem destruído… Ele simplesmente seria. Que lugar há, então, para um criador?”
Stephen W. Hawking, cientista InglêsTalvez a vida não tenha uma origem, talvez ela sempre existiu, ela talvez seja algo diferente daquilo que não é vida.
26/11/2001 às 2:15 #75482márcioMembroA forma negativa talvez possa somar: Quando a vida nao tem sentido ?
O que pode levar uma pessoa a pensar que sua vida nao tem sentido ?
Resposta: Quando falta objetivo ou mesmo havendo um objetivo, este parece inacessivel (?).
Como sera que uma pessoa, vagando por ai, absolutamente sem nenhum objetivo na vida, consideraria o sentido de sua propria vida ?
Se eventualmente nos movemos de forma sincrona e cada vez mais unaria em uma direção e se nossa direção atual é Tecnologica entao de certa forma, os objetivos que nos auto-impomos ou nos impoem, devem estar relacionados a essa direção ou no minimo a diretriz Manter a Vida.
PS: complementando – Eu diria que antes dessa nossa atual direção Tecnologica, estavamos sob uma direção Religiosa e antes dessa, em uma direção associada a Barbarie.
Abraços,
28/11/2001 às 15:36 #75483Miguel (admin)MestreSou obrigado a admitir pois não há outra maneira de ser que o sentido da vida do ponto de vista biológico é manter a vida mas só que corremos o risco de a vida não ser meramente biológica de que mesmo após a morte do que chamamos de corpo biológico a vida continue e neste caso não haveria sentido em apenas manter a vida pois na realidade ela não teria um fim, se virarmos as costas para esta possibilidade corremos o grave risco de ficarmos procurando uma coisa num lugar e esta coisa estar em outro.
29/11/2001 às 3:18 #75484Miguel (admin)MestrePrezados: venho trazer-lhes a Boa Nova! A vida não tem sentido algum. Quem foi que disse que ela deveria “ter(fazer) sentido” (Há! Ela sentiu o quê?). Este pensamento -Qual o sentido da vida- é uma idéia meramente construída culturalmente. O maior problema é QUEBRAR esses vínculos que amarram uma geração a outra geração; é acabar com as raízes, com AS NOSSAS RAÌZES. Quem, efetivamente, é capaz de negar definitivamente suas raízes? Aquele que responder a esta questão entenderá melhor o que aqui foi escrito. Mas, para começar, abandone esse idéia de que “Deve haver sentido, pois senão, o que é que viemos fazer aqui?!!”. Eu te pergunto: você se julga tão importante assim para fazer sentido? O Universo foi feito para você? E os cães? Os gatos? Os patos? As plantas? Os ratos? As formigas? Os pássaros? Será que eles estão se perguntando: “por que é que eu estou aqui?”
Pensem nisso é vivam a vida, desviando-se daquilo que te causa desprazer e aproximando-se do que te causa prazer!!! Principalmente nesta sociedade extremamente MATERIALISTA em que vivemos!29/11/2001 às 11:35 #75485Miguel (admin)MestreWilson…talvez este comentário te ajude…
“A hipótese da ausência de fronteiras tem profundas implicações para o papel de Deus nos assuntos do Universo. Hoje se admite em geral que o universo evolui segundo leis bem definidas. Essas leis podem ter sido ditadas por Deus, mas ao que parece ELE não intervém no universo para violá-las. Até recentemente, no entanto, pensava-se que eesas leis não se aplicavam ao início do universo. Competiria a Deus dar corda no mecanismo e pôr o universo em funcionamento da maneira que ELE bem entendesse. Assim, o estado presente do universo seria o resultado das condições iniciais escolhidas por Deus.
A situação seria bem diferente, entretanto, se algo como a hipótese da ausência de fronteira estiver correta(o autor se refere a fronteiras do universo). Nesse caso, as leis da física vigorarão inclusive no início do universo, de modo que Deus não teria a liberdade para escolher as condicões iniciais. É claro que ainda assim ELE teria sido livre para escolher as leis a que o universo obedeceria. Mas talvez não tenha sido propriamente uma escolha. Talvez haja apenas um pequeno número de leis que são coerentes e que levam a seres complexos como nós, que somos capazes de formular a pergunta: qual a natureza de Deus?
E mesmo que haja apenas um conjunto de leis possíveis, há apenas um conjunto de equações. Que é que insufla as equações e faz um universo para que elas o governem? Será a teoria unificada final(algo que o autor anseia que seja descoberto) poderosa a ponto de produzir a própria existência? AINDA QUE A CIÊNCIA POSSA RESOLVER O PROBLEMA DE COMO O UNIVERSO COMEÇOU, ELA NÃO PODE RESPONDER À PERGUNTA: POR QUE O UNIVERSO SE DEU O TRABALHO DE EXISTIR? NÃO SEI A RESPOSTA PARA ISSO.”
stephen hawking em palestra feita na conferência de Three Hundred Years of Gravity, realizada em cambrige em junho de 1987 por ocasia do tricentenário da publicação dos Principia de Newton. Do livro Buracos Negros e Universos-Bebês e outros ensaios.bom, pensemos apenas no amor, na confiaça e na inspiração… Hawking responde a esta pergunta dizendo simplesmente que essas coisas não pertencem ao ramo da física….muitos físicos dizem que o universo é pre-determinado(nesse sentido Hawnking), muitos outros dizem que não, ou seja, nós temos controle sobre nossas vidas…particularmente eu fico com schopenhauer “o homem pode fazer o que quer, mas não pode querer o que quer.”
abs.
29/11/2001 às 16:57 #75486mceusMembrobom, diante do que foi exposto ultimamente, podemos agora chegar a duas hipóteses:
1) o universo sempre existiu, nunca foi obra de criador nenhum, sempre existiu sem se relacionar com a forma humana de compreender as coisas: nascer-crescer-morrer
2) o universo apareceu de uma grande explosão, ou de um deus ou no que quiserem.
Vamos relacionar isso com o sentido da vida? Creio que o Márcio o faria bem, fico esperando.
um abraço30/11/2001 às 19:00 #75487robledoMembroPrezado Márcio
– Não consigo enxergar as matrizes comportamentais biológicas como dispositivos que são acionados em dados momentos, ao serem requisitadas. Vejo estas forças como influências contínuas.
Em uma frase escrita anteriormente, que deve ter passado desapercebida, enfoquei o fato de que muitos destes mecanismos naturais estariam deslocados no nosso convívio social contemporâneo, confundindo situações modernas com situações primitivas.
No momento que menosprezamos a ação do homem moderno e glorificamos os outros animais, esquecemos que, talvez, a nossa agressividade e competitividade exacerbada seja fruto de uma herança biológica, onde, em tempos passados, estas qualidades poderiam ser o diferencial entre viver ou morrer, hoje são características extemporâneas.– Pela Teoria da Evolução, os seres vivos não evoluem até sua extinção, mas esta é fruto de uma adaptação deficitária em relação às necessidades impostas pelo ambiente. A mesma afirma sempre, veementemente, a sobrevivência do mais apto.
– Conceber a vida, mesmo no âmbito da Natureza, como um evento determinado pela aleatoriedade (acaso), no meu entender, é uma posição pessoal, visto que é calcada em uma visão empírica positivista que não pode ser considerada absoluta, mas sim passível de discussão.
– Considero que a utilização da palavra “milagre” é inadequada, porque ela traz em si a idéia de fenômeno sobrenatural (embora eu saiba que a conotação que você deu à palavra não tenha sido esta).
– A forma negativa da pergunta não traz nenhum subsídio extra, pois, embora concorde em parte com a sua justificativa, ela é bastante pessoal e subjetiva e peca por considerar como válida uma particularidade nebulosa de um todo ainda não definido.
– Não entendi o que quer dizer movimentação unária e síncrona.
– De que maneira a Tecnologia pode dar sentido à Vida?
– A questão referente à nossa capacidade cerebral é demasiadamente vaga.
A nossa capacidade é excedente em relação ao quê? Em sendo, por quê? Processo altamente competitivo, por quê?
Somo a isto as perguntas que já formulei para o Vinny, as quais espero resposta:
“* O nosso aparato neurólogico não superou (ou desviou-se) em muito as nossas necessidades de manutenção da espécie? Considerando isto verdadeiro, este fato seria conseqüência de um erro na aleatoriedade biológica ou uma adaptação necessária?
Havendo erro, ele poderia nos custar a extinção?*Em que ponto da nossa história (e por quê?) teria havido o desvio parcial da atividade intelectual da aplicação tecnológica para a busca do conhecimento por si mesmo? Qual(is) o(s) evento(s) que teria(m) motivado este fato?
A nossa curiosidade é fruto de uma falha genética?
Sempre fomos assim? Em caso contrário, em que momento e por quais motivos se processou esta mudança? Seria a curiosidade gratuita uma falha genética?”P.S.: Interessante a frase de Stephen Hawkins. Em várias tradições, Deus é descrito como aquele que É.
30/11/2001 às 22:01 #75488márcioMembroHummm …
[wilson] questionou a origem da vida (sem passar seu importante ponto de vista de qual seria) e desequilibrou o castelo de cartas ao qual nos sustentavamos.
[mceus] aproveitou e tambem questionou, associando ao Universo e passou a nocao de que a vida possa sempre ter existido …
[alex] questionou Deus, associando ao Universo …
[robledo] questionou a posicao de que a vida surgiu ao acaso.
1- A ORIGEM DA VIDA teria importancia na determinacao do SENTIDO DA VIDA ? (voto pelo SIM)
2- A ORIGEM DO UNIVERSO teria importancia na determinacao do SENTIDO DA VIDA ? (voto pelo NAO)
3- DEUS teria importancia na determinacao do SENTIDO DA VIDA ? (voto pelo NAO)(Embora possamos debater sobre todas elas).
Gosto muito desta frase (que nao sei de quem é): “A verdade em ciência pode ser definida como a hipótese de trabalho melhor adequada para abrir caminho para uma próxima que seja melhor”
Bom, pensando nessa frase com relacao a ORIGEM DA VIDA, sugiro a seguinte hipotese de trabalho: A Vida é uma experiencia do Acaso.
É apenas uma sugestao até que tenhamos uma melhor, mas, precisamos de uma, de preferencia comum, para montar o castelo de cartas.
Mostrem suas cartas …
Abracos,
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.