Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Qual é o sentido da vida? › Qual o sentido da vida?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
28/02/2009 às 12:32 #73037PhiliponMembro
Não há "em si". O que não significa que ela seja "ruim" - isso já é ver nela algo que está em nossas lentes; - ela apenas "é". Uma pedra cai, um homem vive, uma vaca caga. Os fenômenos ocorrem e é isso. Qualquer resposta é subjetiva, é pessoal, é "conceito"...
Amigo Filosofia USP, Pelo seu “nick” acredito que seja uma pessoa que guarda uma certa relação com a filosofia. Se é assim lhe aconselho que guarde coerência com a mesma. O nome de seu tópico é “Qual é o sentido da vida” e coloca como exemplo da mesma “Uma pedra cai, um homem vive, uma vaca caga” além de serem exemplo de mau gosto, não são representantes da vida, são simples experiências. Para responder a pergunta exposta, primeiramente se deve definir o que é vida. Vida é a denominação do resultado de um “processo” e sua causa é uma “energia vital”. Processo é um conjunto de atividades relacionadas entre si de forma a obter um resultado determinado. Todo processo se inicia com uma causa e termina com um efeito. Algumas das atividades relacionadas com o processo que determina a vida são: alimentação, metabolismo, crescimento, reprodução e outros... Como a causa que impulsiona qualquer atividade é chamada de energia, à causa que impulsiona as atividades que determinam à vida a podemos chamar de “energia vital”. Agora estamos em condições de obter uma resposta à pergunta acima citada, a qual, a encontraremos através de uma análise das atividades do processo. As atividades, alimentação e metabolismo, nos indicam que o sentido é a “sobrevivência” e a atividade reprodução nós indica o sentido de “geração”. Como resposta final nós podemos definir que o sentido da vida é “Gerar vida e Manter sua permanência”.
14/05/2009 às 16:23 #73038mhateryalistsMembroé obivio q o sentido da droga da vida esta em acordar cedo trabalhar muito pra conseguir bastante dinheiro pra se destacar de carrão. :diablo_mini:
16/05/2009 às 21:43 #73039Filosofo AdhocMembroAcredito na vida como um espaco tempo em 3 dimensoes, a principio, que registram, como um produto cartesiano, onde existe 3 direcoes partindo do ponto ZERO. As dimensoes sao as seguintes: X - Tempo Y - Evolucao da consciencia Z - Evolucao da capacidade intelectualFiz um blog inicial que tenta explicar a ideia basica deste principio, que o batizo como A Classificacao dos Homens dentro de um estilo de filosofia adhoc.Obviamente, o inicio destas 3 dimensoes em conjunto, se iniciam no valor 0, que seria o momento exato da fecundacao. A vida de cada ser humano nesse universo tridimensional seria entao um grafico em constante atualizacao, variando a todo momento, descrevendo, quem sabe alguma funcao matematica. Varios elementos influienciam a renderizacao deste grafico, como por exemplo: alcool, sexo, drogas, estudo, envelhecimento, etc.A soma desses fatores acabam por influenciar as 3 dimensoes chamadas X, Y e Z.Bom, segue o link do blog, que tenta explicar melhor minha ideia:http://filosofiaadhoc.blogspot.com/
20/05/2009 às 23:14 #73040Breno BastosMembroParece-me demasiadamente estranho pensar na significação em face de um suposto aprimoramento moral, cujo muitos supõem. Sou médico e desejo submeter um paciente a um ato cirúrgico. Para tanto, desejo estudar, me submeter a avaliações e, no final, obter a licença para tanto. Também posso desejar conduzir um carro. Então, preciso me inscrever numa auto-escola, estudar leis de trânsito para me capacitar intelectualmente e adquirir destreza. No final, obtenho a titulação. Assim se dá o aprimoramento. Ele é sempre meio, nunca o fim próprio das coisas. Aprende-se para. Por isso não podemos afirmar que a significação esteja no aprendizado; no máximo, que ele seja um caminho, quando muito.
09/06/2009 às 0:09 #73041SE7MUSMembroHá um…Amar a Deus sobre todas as coisas (tudo mesmo) e depois a seu próximo como a ti mesmo (se amar a si mesmo). Se prestar a atenção sobre essas duas LEIS perceberá que tudo faz sentido de viver…não me pergunte como, mas é um milagre.
09/07/2009 às 13:30 #73042matusalemMembromuitos olham a vida com a ótica do corpo por isso não sabem qual o verdadeiro sentido da vida. Que vai alem das emoções prazeres etc. A vida é a alma, o sentido do corpo é que morra mas o sentido da alma é o mais importante e o que menos a sociedade se importa pois os fatos sociais estão transformando gêneros e a maneira de pensar das pessoas voltando-as para o corpo e não para o interior que é o que carece de atenção. =8)
17/07/2009 às 18:33 #73043TalesMembroPara mim, a vida faz sentido se nós humanos somos capazes de evoluir sejam nos conceitos da razão, emoção, planos cosmológicos.
21/07/2009 às 20:12 #73044umamartMembroParece-me demasiadamente estranho pensar na significação em face de um suposto aprimoramento moral, cujo muitos supõem. Sou médico e desejo submeter um paciente a um ato cirúrgico. Para tanto, desejo estudar, me submeter a avaliações e, no final, obter a licença para tanto. Também posso desejar conduzir um carro. Então, preciso me inscrever numa auto-escola, estudar leis de trânsito para me capacitar intelectualmente e adquirir destreza. No final, obtenho a titulação. Assim se dá o aprimoramento. Ele é sempre meio, nunca o fim próprio das coisas. Aprende-se para. Por isso não podemos afirmar que a significação esteja no aprendizado; no máximo, que ele seja um caminho, quando muito.
Colega Breno, o fato de que o aprimoramento é um meio e nunca o fim, não nega que o aprimoramento seja o objetivo da vida, se considerarmos que a vida não seja o fim, mas o meio.De novo: Premissa 1: O objetivo da vida é o aprimoramento.Premissa 2: O aprimoramento é um meio e não o fim.Conclusão: A vida é o meio, por ela se aprimora, é parte do processo para se chegar a um objetivo maior, além da própria vida. A vida em si não tem sentido nenhum, somente ganha sentido caso esteja contida em um contexto maior.Agora, o sentido maior da vida irá depender de cada um! Depende se você quer dar um grande sentido à sua vida, na medida em que a insere em um objetivo maior, ou se quer levar uma vida sem sentido, sem nenhum objetivo.
21/07/2009 às 23:46 #73045Breno BastosMembro“Colega Breno, o fato de que o aprimoramento é um meio e nunca o fim, não nega que o aprimoramento seja o objetivo da vida, se considerarmos que a vida não seja o fim, mas o meio.”Isso não é contraditório. Porque primeiro se afirma que o aprimoraemnto é um meio, para logo em seguida se afirmar que ele é o objetivo, isto é, o fim, o alvo, o têlos.
Parece-me demasiadamente estranho pensar na significação em face de um suposto aprimoramento moral, cujo muitos supõem. Sou médico e desejo submeter um paciente a um ato cirúrgico. Para tanto, desejo estudar, me submeter a avaliações e, no final, obter a licença para tanto. Também posso desejar conduzir um carro. Então, preciso me inscrever numa auto-escola, estudar leis de trânsito para me capacitar intelectualmente e adquirir destreza. No final, obtenho a titulação. Assim se dá o aprimoramento. Ele é sempre meio, nunca o fim próprio das coisas. Aprende-se para. Por isso não podemos afirmar que a significação esteja no aprendizado; no máximo, que ele seja um caminho, quando muito.
Colega Breno, o fato de que o aprimoramento é um meio e nunca o fim, não nega que o aprimoramento seja o objetivo da vida, se considerarmos que a vida não seja o fim, mas o meio.De novo: Premissa 1: O objetivo da vida é o aprimoramento.Premissa 2: O aprimoramento é um meio e não o fim.Conclusão: A vida é o meio, por ela se aprimora, é parte do processo para se chegar a um objetivo maior, além da própria vida. A vida em si não tem sentido nenhum, somente ganha sentido caso esteja contida em um contexto maior.Agora, o sentido maior da vida irá depender de cada um! Depende se você quer dar um grande sentido à sua vida, na medida em que a insere em um objetivo maior, ou se quer levar uma vida sem sentido, sem nenhum objetivo.
22/07/2009 às 15:28 #73046umamartMembro"Colega Breno, o fato de que o aprimoramento é um meio e nunca o fim, não nega que o aprimoramento seja o objetivo da vida, se considerarmos que a vida não seja o fim, mas o meio."Isso não é contraditório. Porque primeiro se afirma que o aprimoraemnto é um meio, para logo em seguida se afirmar que ele é o objetivo, isto é, o fim, o alvo, o têlos.
De forma alternativa, ao invés de dizer que o aprimoramento é o sentido da vida, poderíamos dizer, então, que a vida serve ao aprimoramento. E o sentido de tudo isso não está na vida em si, mas naquilo aonde a vida poderá nos levar.
22/07/2009 às 23:51 #73047Breno BastosMembroOra, se o sentido não reside na vida, então ela é, do ponto de vista axiológico, um de-valor. Isso se torna ainda mais evidente quando falamos em termos de verificação dos rumos que a vida toma por si mesma: esse é o sinal da contingência. E, se existe contingência, então não existe felicidade. Se não existe felicidade e a própria vida é desproposital, o suicídio é o único caminho existencial.
23/07/2009 às 15:48 #73049umamartMembroOra, se o sentido não reside na vida, então ela é, do ponto de vista axiológico, um de-valor. Isso se torna ainda mais evidente quando falamos em termos de verificação dos rumos que a vida toma por si mesma: esse é o sinal da contingência. E, se existe contingência, então não existe felicidade. Se não existe felicidade e a própria vida é desproposital, o suicídio é o único caminho existencial.
Puxa vida !!! Não se mate, por favor.Durante a vida, nós traçamos e conquistamos vários objetivos: Nos formamos, conquistamos algum sucesso profissional, nos casamos, temos filhos, compramos um carro novo, adquirimos uma casa própria, traçamos muitos objetivos, e a cada conquista, vem um sentimento de plenitude, um sentimento de desejo materializado e de felicidade. Mas esta plenitude é efêmera, pode durar alguns minutos ou alguns dias, e aí novamente você vai traçar pra si mesmo um novo objetivo, e vai iniciar um novo processo para alcançar este novo objetivo. Você vai trabalhar, o seu processo vai durar um ano, e você vai comprar seu carro novo, daí você vai trabalhar mais, seu processo vai durar dez anos e você vai comprar seu novo apartamento.A vida é uma sucessão de processos duradouros, com alguns pontos de plenitude. Daí podemos dizer que, fundamentalmente, a vida é o PROCESSO.O importante não é o que você irá conquistar, o importante é como você fará para chegar lá. O importante é o processo, pois é aí que reside a vida. E quanto maior for o seu objetivo, mais rico será o seu processo. E quanto mais rico for o seu processo, maior será a plenitude da sua vida. O suicída, que interrompe por livre vontade os seus processos, nunca irá experimentar a plenitude verdadeira, pois nem a efêmera terá experimentado. Ele terá interrompido o processo de aprimoramento. O suicída interrompe o caminho, o meio que o levaria ao objetivo final. A auto-destruição nunca poderia levar a construção de nada. Auto-destruição significa apenas isso, destruir-se completamente e irremediavelmente.A felicidade existe, mas tem um preço. E o preço é alto. O preço é alto porque o ser humano é egoísta, e pra pagar esse preço precisa ser muito altruísta.O preço da felicidade é DAR FELICIDADE. Experimente, faça alguém feliz e fique surpreso como é você quem ficará muito mais feliz e satisfeito!!Faça alguém feliz todos os dias, todos os momentos. Aonde você estiver. É difícil. é muito difícil. Não dá pra ser nem um pouquinho egoísta, tem que ser pro outro e só pro outro. Não dá pra ser humano, tem que ser MAIS que humano...Aprimoramento, então. Aprimoramento pra quê? Aprimoramento para ser MAIS que humano. Este é o sentido da vida, é o objetivo do homem na Terra. Se tiver que sofrer pra aprender a deixar de ser egoísta, então vai sofrer.... Como o pai que as vezes tem que repreender o filho, a vida também nos repreende para nos colocar no caminho.Então, na condição de humanos ainda, minha proposta é viver uma vida rica. Proponho traçar o maior objetivo que se possa imaginar, um objetivo tão grande que talvez o tempo de uma vida não seja suficiente para alcançá-lo. Minha proposta pra mim é ser BOM, eu quero ser BOM !! Talvez não consiga chegar lá nesta vida, mas certamente terei vivido uma vida completa, e terá valido a pena.
23/07/2009 às 17:51 #73048Breno BastosMembroDAR FELICIDADENão se trata apenas de dar felicidade, mas em saber o que é felicidade. E mais, em que circunstâncias ela se satisfaz. Felicidade psíquica ou física? Se psíquica, de que modo ela é possível? Se física, qual sua natureza? Felicidade baseada no imanente ou no transcendente? Se imanente, que critérios epistemológicos devemos usar? Se transcendente, a partir de qual corrente filosófica?O problema da felicidade e do sentido da vida é muito mais complexo do que aparenta. E quando digo isso, não me refiro às variadas correntes religiosas que propõem DAR FELICIDADE. Porque, quando afirmam isso, já possuem muitas diretrizes epistemológicas, cosmológicas e éticas envolvidas. Creio que a proposta é encontrar o caminho, à pretexto do que digam. À Platão, o transcendente; à Diógenes, o imanente. Qual o caminho?
24/07/2009 às 17:45 #73050umamartMembroConceituar FELICIDADE ? Bem, quanto à felicidade física, este conceito me escapa, talvez você se refira ao prazer, este sim pode ser de natureza física ou mental/psiquico. Felicidade e prazer são conceitos distintos, embora um induza ao outro.Mas felicidade é um estado mental, ou psíquico se preferir. Felicidade é um estado de não culpa e não culpar-se, é um estado de paz. Felicidade é não ansiedade. Felicidade é não PREocupar-se, é se ocupar. Felicidade é compreender. Felicidade é um estado de harmonia. A felicidade imana, porém transcende o indivíduo.Há momentos felizes e momentos tristes, porém A FELICIDADE, o estado da felicidade, pode-se manter inalterado em qualquer momento, porque, sim, a felicidade transcende a razão comum. A razão comum é cerebral apenas, mas a felicidade não é propriedade do cérebro, a felicidade é propriedade da mente. Portanto, saber o que é felicidade, conceituá-la, é o menos importante. O conceito é frio, cerebral, e portanto será sempre parcial apenas. Para realmente saber o que é felicidade, é preciso sentir o estado de felicidade. O indivíduo SABE quando e se está feliz, porque neste estado estará despreocupado, estará livre de ansiedades, o que lhe dará uma sensação de paz e leveza.E qual é o caminho para sentir essa misteriosa felicidade, almejada por toda a humanidade e só conquistada por muito poucos? A grande maioria busca a felicidade através do TER. Buscam ter um carro, ou vários, buscam ter uma casa, luxuosa, buscam ter mulheres, buscam ter emoções, buscam ter sabedoria! Mas ao conquistar estas coisas, elas não encontram felicidade, elas encontram prazer e momentos felizes. O prazer, efêmero, se esvai, e novamente retorna o estado de ansiedade, e uma nova busca, por um novo algo, se inicia. O estado de felicidade não se alcança desse modo, mas aqueles momentos felizes nos permitem ter um vislumbre, nos permitem sentir um pouco daquela felicidade e desejá-la, e nos impulsionam a prosseguir na busca por ela.O estado de felicidade é um estado de SER e não de TER. Para ser feliz é preciso ser sábio, não basta ter sabedoria, tem que ser sábio. Sábio é aquele que alcança o estado da felicidade, quando as suas ações e manifestãções são o resultado do conhecimento que tem. Aquele que não manifesta pela ação o conhecimento que tem, este apenas tem sabedoria, mas não é sábio.Quer saber o que é felicidade? Precisa sentir. Como? Acione ! Faça alguém feliz, faça o bem. Ajude alguém, ofereça-se. Abstenha-se do seu tempo, e dedique seu tempo à alguém. Sorria para alguém, pare de dizer não.O caminho é a ação.PS: Platão...Gênio!!
29/07/2009 às 0:46 #73051Moreti BarrosMembroProposta: Sentido Divino.Direto ao ponto, creio que Nietzsche pronunciou corretamente quando disse sobre a ausência de Deus. Para crear o mundo, Ele teria que "dissolver-se", para então "existir" tudo que "há" e nele nós, daí então tudo que percebemos por Vida Universal, suas propriedades e suas leis. Em nossa longa trajetória viveremos sentimentos e emoções que não poderiam ser Vividos por Ele, dada a Sua Magnitude em Puro Explendor "acima do bem e do mal"; e ao livre arbítrio e ao consequente sofrimento diante da dor e da felicidade diante do prazer, seremos lapidados ao longo dos estágios, até a Alegria Final, na Presença do Ungido (Christós em grego). Nota: aqui dar-se-á acima das tantas dimensões (na Casa de Meu Pai há muitas moradas...) e além de Patras onde vivem Anjos e Deuses. "Alegra-te, porque o teu nome está escrito na lista da Vida Eterna" Disse Jesus de Nazaré.Moreti Barros, 26-07-2009
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.