Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Qual é o sentido da vida? › Qual o sentido da vida?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
18/08/2009 às 20:45 #73052ketinunkantimMembro
Pra mim o sentido da vida é aquele que damos a ela (frase velha, o importante é o que vem a seguir) e sempre damos a nossa vida um objetivo qualquer que nos dê prazer. Portanto respondo com uma palavra esta pergunta: PRAZER. Ou duas: SENTIR PRAZER.
Nessa questão sou bem prático. O sentido da vida é da inexistência para a existência, ou seja, para a frente... que atrás vem gente.Há uma direção na vida. Partimos do nada (antes da união esperma-óvulo nada éramos) e construimos, ao longo da vida e crescente, sentimentos a partir de sensações. Nossos atos (e todos eles) modificam o nosso entorno e com ele toda a sociedade, toda a matéria e enfim, todo o Universo.Por isso creio em Deus, na existência de uma vida posterior à essa.Me sinto uma lagarta, onde o meu corpo, e falível, é o casulo que restará após eu completar seja-lá-o-que-for e ao deixá-lo, certamente voarei.É uma crença, sim e concordo com quem quer que assim me diga, mas bastante mais plausível que simplesmente acreditar que macacos me derão origem.
25/10/2009 às 10:20 #73053EmersuxMembroCoisa mais fácil responder esta pergunta !http://www.consciencia.org/forum/index.php/topic,2591.msg17189.html#msg17189
16/11/2009 às 19:18 #73054Bad_HorusMembroPodemos atribuir sentido à vida, mas o cerne da vida é viver.Muitos se perdem em cogitações vazias para chegar a um motivo para a existência, porém ele é simples: Viver!O que mais poderia ser?O que muito se chama de motivo para viver é, na realidade, uma ilusão para esquer os problemas e paradigmas de se existir, a dor inerente à existência, os conflitos gerados pela falta de respostas à questões existenciais.O sentido da sua vida é o seu emprego? A sua família? Adquirir sabedoria?Isso tudo lhe pode ser subtraído; a vida é uma força absoluta e de nada depende, apenas de si.Vivendo se justifica a vida, o resto é adorno para eufemizar a dor.
26/11/2009 às 21:41 #73055EmersuxMembroGostaria de fazer uma analogia à leitura.O verdadeiro prazer dum livro é proporcionado enquanto ainda existem páginas a serem folheadas e não após seu término.Com a vida é a mesma coisa, você pode ou não gostar daquilo que está lendo ... mas com a diferença que lhe é permitido colocar alguns parágrafos no meio de forma a melhorar o enredo, pois o final é sempre igual para todos nós !Quem se põe a martirizar com esta questão provavelmente não percebe que existem muitos PRINCÍPIOS na natureza e a vida é apenas mais um deles.1 - Por que massa atrai massa ? (gravidade)2 - Por que a carga elétrica de prótons e elétrons é constante ? (eletroestática)3 - Por que se juntarmos todos os componentes genéticos em um recipiente não conseguimos criar vida ?Pergunto:Existe mais finalidade ficar questionando por que existe gravidade ou é melhor simplesmente colocar um peso sobre a folha de papel de forma que ela não saia voando com o vento ?Estranho que a gravidade existe, é um fato, usamos todos os dias e ninguém se intriga com isto .... por que com a vida não se faz o mesmo ?
03/12/2009 às 12:37 #73056GrazieleMembroVivemos para satisfazer nossas vontades, que por sua vez nunca acabam. Logo, nunca conseguiremos ser plenamente felizes.
31/12/2009 às 7:10 #73057nomukodonosorMembroa verdade é que ninguém sabe, e ninguém nunca saberá, nem eu, nem o meu professor, e nem o papaexistem teorias e estas devem ser vistas com um olho analista. o outro sempre céticoo que sabemos é que o conhecimento ninguém tira da gente, então busque boas experiências e aprenda MUITO enquanto você ainda está aqui nesse mundo, pois é único e valioso e tem muito a nos ensinar. basta apenas permitirmos sermos ensinados!uma ótimo ano novo para todos!!!
07/01/2010 às 18:29 #73058MorpheusceciMembro“Render-se jamais ao sistema inútil”.
29/01/2010 às 17:01 #73059Filosofo AdhocMembroO sentido da vida é simples. Como tudo que tem vida:1 - Nascer ou não nascer?2 - Uma vez nascido, sobreviver ou suicidar-se.3 - Crescer, aprender, viver, ter prazer ou não.4 - Reproduzir ou não.5 - Envelhecer.6 - Morrer por si mesmo, ou por terceiros, incluindo Deus.
30/01/2010 às 14:21 #73060diegocajueiroMembroViver?Existe uma razão, propósito da vida? Creio que assim está melhor expresso...Se existe eu não sei, posso apenas viver e atribuir propósitos a ela.
25/03/2010 às 3:21 #73061nickossMembroPara mim, o sentido da vida está, em todos os dias, em qualquer situação, procurar sentir-me num paraíso, aqui na Terra. A terra é o nosso paraíso !Brincar muito :yahoo_mini:Carrinho de rolemã, empinar papagaio, rodar pião(cela), jogar bolinha de gude(box e triângulo), bater bafo, colecionar figurinhas e álbuns, mãe na mula, esconde-esconde, jogar lata, fazer fogueira, “soltar balão”, jogo do taco(raqueta), bola, queimada, rodar pneu e aro, apostar corrida, nadar pelado escondido da mãe, roubar fruta do vizinho, se masturbar com as calcinhas das irmãs, fumar escondido e queimar a boca, espiar a vizinha tomando banho pelada e depois descascar a banana, parar na porta das igrejas e gritar: Orai-vos de quatro irmãos, e sair correndo para não apanhar da turba, etc.; a escola primária, os amigos, os professores, a primeira namoradinha e o primeiro beijo de arranhar dente com dente, o primeiro contato com um instrumento musical, o primeiro emprego, o ingresso na faculdade, os amigos, os professores, a iniciação científica, o primeiro concurso público; os estudos até o cérebro estalar, lecionar para adolescentes, o bote e as aventuras pela costa marítima, correr, nadar, tomar Sol, tomar chuva, ver a tempestade, acreditar em soluções políticas, amar a mulher escolhida mas, as vezes, também ficar com muita raiva, processar judicialmente quem merece ser processado, comer o suficiente, beber vinho, cerveja, caipirinha, trabalhar o melhor que puder e cobrar pelos serviços sem ganância, ler histórias, etc., etc., etc. Ver o filho crescer espelhando-se em você. Afinal, nem Eu nem Ele pedimos para nascer, mas, já que a nossa consciência diz que estamos por aqui, vamos em frente que atrás vem muita gente ! Pois a única certeza que temos é a morte. E, nunca ninguém voltou dela para contar ! A terra é o nosso paraíso, mas as mentiras podem fazer desse paraíso um inferno !Nickoss :dirol_mini:
25/05/2012 às 0:39 #73062NatoMembroLimitar o sentido da vida ao prazer é negar grande parte da sua existência, bem como atribuir à vida um sentido único! Para mim a vida realmente apresenta momentos em que somos levados a esta reflexão, mas a resposta é tão volátil quanto o estado de espírito que a cria. Experimentar, sentir, discernir, concientizar-se, responsabilizar-se,permitir-se, regojizar-se ou se arrepender, culpar-se ou se absolver…enfim vivenciar, acreditar na sua perspectiva e quando não tiver nenhuma se dar o direito de criar, e, finalmente, convíver refazendo constantemente toda percepção! Simples assim: O sentido da vida é viver e pagar o preço por isso, mas parece complicado, né?
07/09/2012 às 12:49 #73063AcáciaMembroO sentido da vida é mão única mas o homem nasce, cresce e convive em um meio de sentidos diversificados…O sentido da vida é então viver na aprendizagem constante que a vida oferece, semeando e colhendo o que nos torna capacitados para o momento em que nos seja determinada a inversão (ou conversão) dos sentidos… :o :-* :-*
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.