Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Qual é o sentido da vida? › Qual o sentido da vida?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
07/03/2001 às 6:17 #72812Miguel (admin)Mestre
Ao ler as mensagens, senti a necessidade de expressar a minha opnião, pois, achei que esse A. A. tem dificuldades em colocar a mensagem de forma clara, parece que ele procura dificultar as palavras, ou subestimando quem lê ou por ele realmente se achar “superior”, eu particularmente acho que de nada adianta “filosofar” se você não deseja entender ou ser entendido; repararam que ele não procura trocar idéias, ele só quer passar as suas próprias idéias, esse cara tem um problema sério, mas o problema é dele. Eu imagino esse A. A. só, com graves problemas. Na minha opnião o problema não é entender o que ele escreve, mas é suportar o que ele escreve. Qualquer um, por exemplo, poderia entender, sobre ter prazer, sem questionar tanto, prazer está relacionado com o sentido, A. A. quando você goza, você pensa, sentir é desligar e relaxar, nós somos seres humanos, escrever mensagens é passar um sentimento isso é interessante, divertido. A. A. você é muito chato.
07/03/2001 às 17:10 #72813Miguel (admin)MestreA vida não tem sentido se for considerada apenas uma única existência. Ela toma vulto e lógica em tudo o que nos acontece como consequencia daquilo que praticamos anteriormente.
Todo o bem ou mal-estar que sentimos foi anteriormente programado.
O sentido da vida é evoluir, crescer como personalidade, tornar-se um ser mais evoluido e gradativamente aproximar-se de Deus.16/03/2001 às 18:35 #72814ihaMembroApós ler esse monte de msgs., percebi que a discussão passou sobre normas gramaticais, sobre a personalidade do 'A.A.', sobre o próprio título da discussão, e ainda não caiu no seu mérito, que é o sentido da vida. Cheguei a pensar que o sentido de nossa vida fosse buscar um sentido. Mas percebo que é uma visão muito pequena ainda, pois muitos não estão nem aí. Eu acredito realmente que haja uma verdade, que existem coisas que nossos olhos não podem ver, ou não nos é permitido ver; e ainda há o conceito de juízo que traz a essência de uma coisa (essa frase ficou ruim.. =/). Não lembro o nome do filósofo (famoso pra caramba.. é que não é muito minha área.. aliás, o nome é só uma referência. se for Sócrates ou zé, dá na mesma), mas esse cara disse algo do tipo “o bom e o mau são uma e a mesma coisa”. Isso é lei pra mim. é o sentido puro do conceito; bom e mau estão na mesma direção, mas em sentidos contrários. Se a verdade é universal, é simples; talvez se traduza em uma palavra; ou melhor, talvez não haja palavra. (Nesse ponto eu já perdi o fio do meu raciocínio.. foi mal).
Eu vejo sentido como uma função: qual a função do homem nesse mundo? não há! talvez sejamos apenas uma parte do processo de evolução, até chegarmos a uma forma híbrida (acho q tem H), e nos transformarmos em uma espécie que terá um sentido na vida. Ou talvez não estejamos vivos: talvez todos estamos mortos esperando uma chance de viver de novo. Acho que deveríamos analisar primeiro um conceito para 'SENTIDO'; e depois restringir o conceito de 'VIDA'; separadamente, senão cada um vai falar de uma coisa. Sei lá porque to escrevendo.. acho que é só uma desculpa pra eu poder realizar a vontade de desejar
A.A., parabéns pelo oscar !! Te vejo no SBT.22/03/2001 às 17:32 #72815ihaMembroQueria me desculpar pela minha msg. anterior. Está quase totalmente sem sentido; e ainda acabei sendo grosseiro com o A.A. que eu nem conheço.
Mas queria pedir tb. para q o pessoal mande mais mensagens, pois até o meio do ano quero descobrir um sentido pra vida. Obrigado.23/03/2001 às 2:07 #72816Miguel (admin)Mestreiha: Claro que você tem toda a liberdade para expressar suas opiniões, desde que responda por elas. Eu removeria apenas mensagens com agressões pessoais desnecessárias.
Quanto ao sentido da vida, talvez você tenha comentado apenas a forma do AA enviar as mensagens. Seria interessante você comentar o que achou das visões já apresentadas. A discussão está bastante longa já, e cada um falou o que pensa de um ponto tão polêmico.
Essa é uma questão quase que perene e é difícil que se consiga resolvê-la tão brevemente. Uma curiosidade: Por que justo o meio do ano?
29/03/2001 às 17:03 #72817ihaMembroObrigado pela atenção Miguel. bom, sei lá pq o meio do ano.. haha
deve até ter gente pensando que estou fazendo um trabalho sobre isso e tenho de entregar no meio do ano..mas nada a ver. Eu coloquei por colocar. Infelizmente não sei mesmo. Talvez eu tenha tentado estipular um prazo para mim mesmo, talvez por medo das pessoas não mandarem mais msgs p/ discussão. agora vc me mostrou uma coisa: pq eu teria medo disso? sei lá.. obrigado.30/03/2001 às 19:14 #72818Miguel (admin)MestreA vida não tem um sentido pré-determinado
Nós seres humanos que determinamos o sentido de vida de acordo com os valores pessoais de cada indivíduo, e provavelmente o sentido de vida estipulado por cada um tem a ver com o sentimento de prazer. Porque se autodeterminamos um sentido de vida p/ nós mesmos é que vamos nos sentir bem quando o realizarmos
E depois que realizarmos o sentido da vida, ou o objetivo de vida, podemos morrer? não temos mais nada a fazer? não queremos mais nada da vida?
Reparem em muitos idosos que rezam para o dia da sua morte chegarem o mais rápido possível
Eu acho que muitos já se sentiram realizados, e acham que por já se sentir realizados ,acham que não tem mais sentido continuar vivendo
É claro que muitos idosos rezam p/ chegar logo o dia da sua morte por causa do sofrimento que a velhice os proporciona, como o cansaço e doenças
Mas e os que estam sadios?
será que só descobrimos o sentido da nossa vida depois de termos realizado o mesmo?Thiago S.S.
A.A. parabens pelo Oscar
iha, eu tb gostaria de saber o sentido da vida até o meio do ano, já pensou descobri-lo só na velhice?
30/03/2001 às 23:51 #72819Miguel (admin)MestreDepende de a que vida nos referimos. No geral diria que o sentido da vida está em saber quem somos, para que somos, e como podemos ser para que todos encontrem a felicidade tão ansiada pelo ser humano. A natureza humana reclama uma certa satisfação, a qual eu chamaria “felicidade”, mas não sabemos objetivar com exatidão o que estamos buscando. O sentido da vida estaria em encontrar esta resposta e passá-la para outros. O subjetivismo coloca o tema da felicidade numa esfera de discussão interminável, muitas vezes estéril e completamente abstrata. O sentido da vida estaria em descobrir a resposta da forma mais simples possível, para este problema que, ao longo da hstória, tem-se transformado num dos problemas mais complexos.
31/03/2001 às 2:56 #72820Miguel (admin)MestreEntão Cristovão vc acha que o sentido da vida esta em descobrimos quem somos , para buscar a felicidade?
E as pessoas que nunca se preocuparam com isso, vc acha q um dia elas não vão se sentir realizadas e satisfeitas?
Muitas delas vão ,mas não por descobrir nossas origens, mas por terem vivido uma vida que lhe tenha proporcionado prazer
Mas esse conceito tb é relativo, existem pessoas q vivem suas vidas com muito sofrimento e no fim das suas vidas tb são levadas a esse tipo de sentimento de satisfação
Eu continuo achando que só vamos descobrir o sentido de nossas vidas depois de telo-o realizado
Se não for assim ,vcs não acham que seria uma coisa pré-determinada, ex.: Para ser feliz eu tenho que realizar isso na minha vida, se eu não realizar não serei feliz
No fundo no fundo eu acho que o sentido da vida deve ser chegarmos ao final das nossas vidas e nos sentirmos satisfeitos e orgulhosos de tudo que fizemos na vida, más isso eu continuo achando q eu só vou saber qdo acontecerThiago S.S.
03/04/2001 às 18:47 #72821ihaMembroObrigado Thiago S.S…
Gostei bastante da sua opinião. mesmo…
Quando acontecem coisas ruins conosco (ao nosso ver), parece, muitas vezes, que a vida perdeu um sentido. Ao afirmar isso eu acabo caindo na idéia (lá em cima tem uma msg disso) de que o sentido da vida é buscar prazer, algo que nos traga um bom sentimento. Mas, como o Thiago disse, um idoso pode deixar de ver sentido na vida, mas numa boa, pois se sentiu realizado, ou seja, bem. Talvez a vida seja feita para ser sentida, explorar sentimentos, experimentar diferentes emoções e estados de espírito. talvez… Com isso, adquire-se experiência, de certa maneira, e isso enriquece uma possibilidade de relação social, para passar a experiência, a 'situação' que vc já conhece, ainda que de sua maneira individual, para uma pessoa que ainda está para experimentar. E provavelmente as trocas dentro de uma sociedade contribuem para a concretização da realização pessoal da pessoa. (espero não acabar na discussão “realização: pessoal X financeira”. haha). acho que acabei na idéia de que a troca de informações e emoções são fundamentais para atingir a busca do sentido da vida. Os meios dessa busca, dentro dessa idéia, seriam então diversos, talvez até uma busca individual, como uma pessoa que se isola na montanha: não terá grandes trocas de informação e emoção, mas buscará sentir-se, bem ou mal. Sei lá..
PS: por que eu nunca vejo sentido nas coisas que escrevo ? hehe..20/04/2001 às 19:56 #72822Miguel (admin)MestreConcordo com o Moore, divergindo no que tange a personalidade.
A meu ver ela também deixa de fazer sentido quando levamos em consideração as várias existências, pois o que temos a evoluir é a essência, essa chama vital, residente neste momento, neste planeta como uma onda em movimento qual fractais, repetindo ciclos e evoluindo sempre, no sentido de DEUS.
Seria então o sentido da vida a evolução, a iluminação a aproximação de DEUS sem nenhuma relação direta com os valores terrenos (que são apenas humanos). O fator humano seria apenas mais um ítem do processo de evolução.
Como provar ?? Apenas crer, porque o sentido da vida é completamente e irremediavelmente pessoal como a iluminação, felicidade, consciência plena. Alguns avatares deixaram pistas, mas não existe uma receita para atingi-la.22/04/2001 às 11:15 #72823Miguel (admin)MestreA vida não tem sentido é para ser sentida…
22/04/2001 às 13:16 #72824Miguel (admin)MestreQual o sentido da vida? Nenhum! A vida, eh para ser vivida, abusada, usada ao maximo, por que?
Por que não sabemos o que vem depois.23/04/2001 às 2:18 #72825Miguel (admin)MestreO sentido da vida é da esquerda para a direita, dependendo do ponto em que você está em relação a ela.
Isso pode parecer meio estranho, mas é menos estranho do que ficar buscando sentido em uma coisa que ninguém sabe de onde veio e para onde vai.
Qual o sentido de buscar o sentido da vida se ninguém nunca vai encontrar, simplesmente porque ele, o sentido da vida, está mudando o tempo todo.
Não é fixo… não tem cheiro nem sabor… nem cor
e não faz sentido…
E depois se por acaso alguém achar que finalmente encontrou o sentido da vida , que graça vai ter vivê-la… como ja dizia a Clarisse Linspertor ..”A vida é para ser vivida até a última gota”
e só.25/04/2001 às 19:08 #72826ihaMembroTd bem que a vida é pra ser vivida. Mas e aqueles que sofrem de uma doença, que não podem 'viver' no sentido de experienciar.. ? Então poderia haver o sentido da vida que seria viver!, curtir!, etc.. mas o que é esse viver? curtir? transar? Há bilhões de pessoas que não são 'felizes', não curtem, apenas trabalham, sem querer, nào sorriem, etc.. elas estão vivendo? de certa forma sim, mas de certa forma não.. Eu acho que há uma constante no mundo; uma coisa que todos tem em comum, dentro dessa variedade de coisas que é o ser humano…. sei lá.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.