Qual o sentido da vida?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 46 até 60 (de 282 do total)
  • Autor

Olha discutir sobre o sentido da vida é algo complicado mesmo por que ninguém vai encontra-lo,
    em questão aos doentes e aquelas pessoas que nem ao menos podem mexer o pescoço, fico imaginando será que existe sentido de vida para elas? Como uma pessoa pode “viver” em tal estado? É complicado tratar com tal assunto, mas qual seria a solução então? Eutanásia? Será que se elas “partissem dessa para melhor” seria melhor mesmo? A minha opnião seria que cada caso e cada caso e teria que ser analizado.

Se perguntamos sobre o sentido da vida, é porque carecemos de sentido. Ou seja, a questão não é a vida- com ou sem sentido- mas a necessidade humana de encontrar sentido, ou significação.
    Bem, do ponto de vista humano- não posso falar por um repolho!- acho que a vida tem e não tem sentido. Tem sentido na medida em que o fabricamos, em circunstâncias diferentes e variadas. Mas esse sentido é sempre precário, e mutante, tal qual a vida.
    No entanto, em seus maiores momentos, a vida não tem sentido. É absurda, embora ainda esse seja um ponto de vista humano, ou seja, partindo de um referencial ” humanamente não absurdo”. É absurda a morte, o sofrimento e a injustiça- essa última, humaníssima criação.
    Ou seja, a vida (humana), já absurda em sua
    origem, tem-se tornado mais absurda em face de nossa insensatez.
    Absurda ou não, com ou sem sentido, a vida é bela. A vida humana é bela, daquela beleza trágica, da qual não devemos abrir mão.

iha
    Membro

Talvez o nosso sentido de vida seja buscar um sentido, algo ´pelo que´ viver. Talvez devamos nos conformar apenas com o que é, mas um conformismo sem estagnação, podendo mudar a vida, mas não podendo deixar de viver.. sei lá. é possível deixar de viver, mas para deixar de viver, tem que ter vivido. Muitos animais nascem com dons geneticamente programados para exercer certa função.. e o homem? sei lá.. acho que essa discussão chegará ao fim em breve, mas não vai atingir seu fim..

Eu acho que quem procura um sentido para a vida é porque não a está vivendo como deve ser vivida…
    por mais particular que seja esse sentido ou por mais abrangente o sentido da vida é o que damos a ela.. que tal mudar a pergunta ou fazer uma nova pergunta?
    Que sentido estou dando a minha vida?

iha
    Membro

ë uma idéia hanna.. aí, cada um dirá o que faz, o que quer, e o que espera da vida. Pode não ser uma discussão filosófica, mas será uma maneira de nos conhecermos.. =]

Para mim o sentido da vida está em dois tópicos: Primeiro no ser alcançar suas potências. Assim podemos ser felizes mesmo que por um instante.
    Segundo ter fé. Fé é o resultado do reconciliamento do homem com a situação de existir inexplicávelmente no universo.
    Com a fé podemos querer alcançar e desenvolver nossas potências, com potências realizadas, gozamos, ficamos felizes. Por fim, querer e ser.

mceus
    Membro

Bem, infelizmente para os pretensos deuses, digo que o único sentido da vida, é sobreviver e reproduzir, sendo essa última mais uma faceta da própria sobrevivência, é apenas ser, querer vem da vontade da própria espécie, lutamos sempre um contra o outro, e, sempre lutaremos, o homem é um animal, apenas um animal, nada mais que um animal…

e o que são os animais???

O sentido da minha vida é despertar totalmente a minha consciência. Todos temos a consciência adormecida e temos que despertá-la. Quando a alteramos no sentido de objetivá-la, o mundo nos é apresentado de modo diferente. Descobrimos que há no universo muito mais do que alcansávamos imaginar e que nosso poder de imaginação possui um limite. Ele não é ilimitado como alguns afirmam.
    Aquilo que ninguém nunca vislumbrou, nem remotamente, marca o início do inimaginável. Quando despertamos ocorre uma alteração nesse limite.

O sentido que estou buscando para a minha vida está além de todos os padrões os padrões que nos limitam…
    Como diz o Castañeda:
    Já me dei ao poder que rege o meu destino.
    E não me prendo a nada para nada ter a defender.
    Não tenho pensamentos, por isso verei.
    Não receio nada, por isso me lembrarei de mim mesmo.
    Desprendido e à vontade,
    Passarei como um jato pela Águia para me tornar livre.

Sou seu companheiro nessa viagem, embora cada um esteja sempre só. Melhor seria dizer: sou solidário com seu esforço de transcender o esforço.
    A meta da minha vida é a liberação total de tudo. Creio que não a atingirei mas sim me aproximarei dela o mais que puder enquanto viver.

mceus
    Membro

Voltar aos meus instintos…..tão esquecidos, tão distantes, tão mascarados…esquecer todos os erros do mundo, toda consciência mascarada pela linguagem, e ter a calma despretensiosa de um cão, ou de um gato, viver um dia após o outro, na paz própria do ser e da vida….

iha
    Membro

porque o homem é o único animal que tem uma personalidade mascarada, e que não é instintiva, nào é geneticamente programada ? Se somos seres pensantes, não deveria ter alguma coisa a mais? ou seremos só larvas que talvez um dia se desenvolvam ?
    Tlavez o desenvolver não seria um sentido pra vida?, não a nossa vida, de cada um, mas para a vida enquanto existência desta espécie humana específica… talvez haja uma maneira de evoluir para outra espécie, mas estamos cada vez mais distantes do que eu imagino..

mceus
    Membro

creio que quanto mais distantes de nós mesmos, de nossos instintos, mas desejamos algo que não compreendemos, algo além…mas vejo que tudo que faz mover nossa existência, são apenas máscaras que nós mesmos criamos, e de comum acordo, acreditamos nelas, usamos, e só a enxergamos, são nossas verdades, nossa metafísica…e tudo mais, possuímos um neocortex, um sistema nervoso diferenciado, o tigre possui garras afiadas, o lobo um faro fantástico, a águia, olhos que podem ver a distâncias incríveis….e assim vai….a complexidade do homem, é de homem pra homem…

Meus caros amigos,se conformem a vida não tem sentido porque sequer pode ser explicada; seu fim, seu começo…
    Eu proponho que antes de continuarmos com esse debate (ou tentativa de auto afirmação com pitadas de aulas de gramática) tentemos definir o que e´a vida- será que nesse momoento estamos vivendo (do modo tradicional de viver ) ou eu estou em coma imaginando tudo isso.
    Qual a relação entre vida e consciência?????

Visualizando 15 posts - 46 até 60 (de 282 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.