Qual o significado da metafora deus(bom) e diabo(mal)?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? Qual o significado da metafora deus(bom) e diabo(mal)?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 116 do total)
  • Autor
    ajce1962
    Membro

Olá!Certo dia estava "deus" a instruir um discípulo e o Diabo tentando morder os calcanhares a um e a outro, o discípulo com medo pede a "deus" para enchotar o Diabo, diz "deus": não te preocupes meu filho o Diabo ladra mas não morde. Pois ele é ilusório!Namasté

Brasil
    Membro

Olá!Certo dia estava "deus" a instruir um discípulo e o Diabo tentando morder os calcanhares a um e a outro, o discípulo com medo pede a "deus" para enchotar o Diabo, diz "deus": não te preocupes meu filho o Diabo ladra mas não morde. Pois ele é ilusório!Namasté

Está vendo como ainda não inventaram tudo? O senhor acabou de inventar uma estorinha infantil! Parabéns!cachorro.jpg au au au... grrrrr, grrrrr, au au au...

Brasil
    Membro

Ultimamente estou me dando melhor com cães do que com pessoas… Cães não são soberbos e pretensiosos…  Cães não se julgam “deus” instruindo discípulos… Cães são apenas cães e, não pretendem ser nada mais do que isto.

ajce1962
    Membro

Olá!Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver do Universo... Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer, Porque eu sou do tamanho do que vejo E não do tamanho da minha altura... Nas cidades a vida é mais pequena Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro. Na cidade as grandes casas fecham a vista à chave, Escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe de todo o céu, Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos podem dar, E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é ver. Namasté

ajce1962
    Membro

Olá!Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)Vive, dizes, no presente; Vive só no presente. Mas eu não quero o presente, quero a realidade; Quero as coisas que existem, não o tempo que as mede. O que é o presente? É uma coisa relativa ao passado e ao futuro. É uma coisa que existe em virtude de outras coisas existirem. Eu quero só a realidade, as coisas sem presente. Não quero incluir o tempo no meu esquema. Não quero pensar nas coisas como presentes; quero pensar nelas como coisas. Não quero separá-las de si-próprias, tratando-as por presentes. Eu nem por reais as devia tratar. Eu não as devia tratar por nada. Eu devia vê-las, apenas vê-las; Vê-las até não poder pensar nelas, Vê-las sem tempo, nem espaço, Ver podendo dispensar tudo menos o que se vê. É esta a ciência de ver, que não é nenhuma. Namasté

Acácia
    Membro

“eu quero só a realidade, as coisas sem presente”.Não concordo. Eu quero o presente e a verdade na realidade.Eu li "Da crueldade e da piedade; e se é melhor ser amado do que temido ou o contrário".Responder-se-á que se desejaria ser uma e outra coisa; mas, como é difícil casá-las, é muito mais seguro ser temido que amado, quando se haja de optar por uma das alternativas. É que dos homens pode-se dizer geralmente o seguinte: que são ingratos, volúveis, dissimulados, esquivadores do perigos, ambiciosos de ganho." e mais "as amizades baseadas no interesse, e não na grandeza e nobreza da alma, não se têm à altura do que se merece, e na ocasião necessária não se podem usar."(Maquiavel)Eis portanto a nossa realidade sem presente e sem verdade.Melhor aos homens serem autênticos consigo mesmos. "Não há nada mais sem valor que um homem embrulhado em si mesmo" , algo mais ou menos assim disse William Coffin.

ajce1962
    Membro

Olá!KrishnamurtiPara uma mente de fato religiosa, é importantíssimo compreender aquilo que transcende a palavra, que transcende o pensamento e toda experiência. E, para compreender isso, para estar com o que se acha além de toda experiência, para perceber isso profundamente e num lampejo, a mente deve estar livre. Idéia, conceito, padrão, opinião, julgamento ou qualquer disciplina organizada impedem a liberdade da mente. Essa liberdade traz a sua própria disciplina – não a disciplina da submissão, da repressão ou do ajustamento, mas a disciplina que não é produto do pensamento, que não tem motivo.Seguramente que, num mundo confuso, com tanto conflito e miséria, é mais do que urgente entender que a liberdade é o primeiro requisito da mente humana - não o conforto nem o fugaz momento de prazer nem a continuidade desse prazer, mas uma liberdade total, que é a única origem da felicidade. A felicidade não é um fio em si mesma; como a virtude. É um subproduto da liberdade. Uma pessoa livre é virtuosa; mas o homem que pratica a virtude, submetendo-se a um padrão estabelecido pela sociedade, jamais saberá o que é liberdade e, por isso, jamais será virtuoso.Namasté

Acácia
    Membro

Por isso tenho fé em Jesus e procuro me manter em seus ensinamentos pois encontro consolo para minha alma e para conviver melhor com os meus semelhantes. Eu amo os ensinamentos de Jesus e a forma como Ele me disciplina. Ele a nada me força, me dá um livre arbítrio verdadeiro e é companheiro e irmão nas horas difíceis em que tenho que aceitar a conviver pacificamente com aqueles que não o seguem mas que também fazem parte da criação de Deus portanto, é Deus em todos!

ajce1962
    Membro

Olá!Imitação de Cristo" Insensato é quem põe sua esperança nos homens ou nas criaturas. Não te envergonhes de servir a outrem por Jesus Cristo, e ser tido como pobre neste mundo. Não confies em ti mesmo, mas põe em Deus tua esperança. Faze de tua parte o que puderes, e Deus ajudará tua boa vontade. Não confies em tua ciência, nem na sagacidade de qualquer vivente, mas antes na graça de Deus, que ajuda os humildes e abate os presunçosos. "TAO TE KING ? Lao?TséO céu duraa terra perduracéu e terraduram que duram.Por não viverem para sieis porque podem viver eternamente.Por isso o homem santoficando atrássobressaificando forapersiste.Não será por não ter nada seu ?Namasté

Brasil
    Membro

Insensato é quem põe sua esperança nos homens ou nas criaturas. Não te envergonhes de servir a outrem por Jesus Cristo, e ser tido como pobre neste mundo.

Em primeiro lugar: Esperança de que?Em segundo lugar: Se não devo pôr minhas “esperanças” nos homens, então por que devo servir a outrem?

Acácia
    Membro

Deus é nosso criador e Jesus é nosso instrutor. Sigamos pois o propósito para o qual fomos formados.A Deus amigos

lincolnpsi
    Membro

Eu não compartilho desta opnião.Não tenho nada que me faça crer que fui criado por deus. Prefiro acreditar que fui criado pelo meu pai que ejaculou dentro da minha mãe, que diga-se de passagem não usaram preservativo e nem anti concepcional.E assim por diante até meus ancestrais mais remotos.A respeito de ser jeusus o nosso instrutor eu tambem não creio nisso.Minha professora de portugues da quarta serie me ensinou muito mais do que jesus, ate por que eu nem cheguei a conhece-lo pessoalmente, apenas li seu o seu primeiro e ultimo livro, que alias nem foi ele que escreveu.Eu não tenho nenhum proposito para seguir , nem muito menos fui formado, estou em formação continua ate meu ultimo segundo de vida.Acredito que sou mais feliz e saudavel me posicionando desta maneira.Porem quero deixar claro que respeito todas as opnioes e gostaria que as minhas fossem respeitadas tambem.Eu gosto de entrar em contato com varias opnioes por dois motivos simples:O primeiro é que tudo que me faz rir é bem vindo.O segundo é que tudo que me faz chorar é meu alimento condensado em estrutura futura...Adoro este site e todos que dele fazem parte!Valeu!

Brasil
    Membro

Olá, Acácia.

Por isso tenho fé em Jesus(...)

É estranho!  Você diz que “por isso” tem fé em Jesus... Mas,  Jiddu Krishnamurti não era cristão!  Muito longe disso Krishnamurti pregava uma revolução na mentalidade humana!Pregava também que esta revolução NÃO seria possível sob as égides religiosas! Seus escritos não se realacionam com absolutamente nehuma religião! Como você pode ter fé em Jesus, baseada nas palavras de Krishnamurti?Reflita o que está escrito ali naquela mensagem que te fez dizer: "Por isso tenho fé em Jesus" “Uma pessoa livre é virtuosa; mas o homem que pratica a virtude, submetendo-se a um padrão estabelecido pela sociedade, jamais saberá o que é liberdade e, por isso, jamais será virtuoso.”O padrão estabelecido pela sociedade no Ocidente é o cristianismo!!  Será que não?Reflita isto:“para compreender isso, para estar com o que se acha além de toda experiência, para perceber isso profundamente e num lampejo, a mente deve estar livre. Idéia, conceito, padrão, opinião, julgamento ou qualquer disciplina organizada impedem a liberdade da mente.

Acácia
    Membro

Deus é nosso Criador, pai e soberano, e Jesus é a forma de como devemos amá-Lo e servi-Lo!A Deus amigos (e inimigos) risos...

Brasil
    Membro

A MENTE RELIGIOSA E A MENTE CIENTÍFICAKrishnamurti"Parece-me que neste nosso mundo atual, onde vemos tanta confusão, aflição e agitação, são necessárias a mente científica e a mente religiosa. Estes dois, sem dúvida, são os únicos estados mentais reais; pois não é real o estado da mente que crê, da mente condicionada, quer pelo dogma do cristianismo, do hinduísmo, quer por qualquer outra crença ou religião. Afinal, temos problemas imensos e a vida se tornou muito mais complexa. Exteriormente, talvez haja um maior sentimento de segurança, o sentimento de que talvez não tenhamos guerras atômicas no futuro, dado o terror que inspiram. Sente-se que, conquanto possa haver guerra em data remota, não será na Europa; e, assim, podemos sentir-nos mais seguros, física e emocionalmente.Mas, parece-me, a mente que busca segurança se torna embotada, medíocre; e, em tais condições, ela é incapaz de resolver seus próprios problemas."

Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 116 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.