Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Qual o significado da metafora deus(bom) e diabo(mal)?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
04/12/2009 às 23:03 #87584BrasilMembro
Que é para você um ser humano?
Ser humano é o nome popular que se dá ao atual estágio ou subespécie na cedeia evolutiva da espécie Hominidae; o Homo sapiens. Este é descendente do Homo erectus, que por sua vez descende do Homo habilis.O que diferencia o Homo herectus do Homo sapiens é basicamente o alto grau de sapiência do segundo em realação ao primeiro.
05/12/2009 às 3:51 #87585PhiliponMembroAqui se estão referindo à raça negra já que, todos os povos da África Subsaariana são considerados da raça negra.. As pessoas brancas que nasceram lá não devem ser consideradas mesmo.
E no entanto, elas existem, não é verdade?Assim como as crianças que compartilharam seus doces.
Realmente existe um impasse entre duas verdades. Só que a base de sua verdade tem como origem uma experiência “lida” sobre o caso de 229 crianças e a base de minha verdade tem como origem uma experiência “vivida” e o número de crianças era mais de 5.000.Agora se tomamos a definição de “egoísmo” colocada por você
Egoísmo (ego + ísmo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste sentido, é o antônimo de altruísmo.http://pt.wikipedia.org/wiki/Ego%C3%ADsmo
... e fazemos uma análise, vemos que sua origem é a palavra latina “ego”. Segundo a psicologia junguiana criada por Carl Gustav Jung o “ego” é a personalidade cambiante que se forma na pessoa como resposta a seu contato com o mundo externo sendo seu início quando criança. Em base a isto, podemos deduzir que a formação do “ego” demora um tempo até a criança ter percepção, discernimento e raciocínio que será desenvolvido de acordo com suas experiências.Por outra parte vemos que a qualificação “egoísmo” tem uma conotação de comportamento habitual (costume) e com respeito a todas as coisas e não ocasional e com limitadas coisas como ocorre nas crianças.
05/12/2009 às 4:42 #87586BrasilMembroRealmente existe um impasse entre duas verdades. Só que a base de sua verdade tem como origem uma experiência “lida” sobre o caso de 229 crianças e a base de minha verdade tem como origem uma experiência “vivida” e o número de crianças era mais de 5.000.
Mas por que você entende que as crianças com as quais você estudou não eram egoístas em algum grau?
07/12/2009 às 13:43 #87587umamartMembroPhilipon,Lembre-se que as conclusões que você tirou a partir das observações das suas experiências foram baseadas na sua percepção destas experiências. Outra pessoa, na mesma posição, vivenciando as mesmas experiências, poderia chegar a uma conclusão totalmente diferente, dependendo do número de aspectos considerados, de quantas variáveis, do número de detalhes, das sutilezas. Tudo isso define a percepção que um e outro tem sobre a experiência vivenciada.Foi por causa dessas diferentes percepções que as pessoas tem sobre um mesmo objeto observado, que a ciência tentou equalizar e validar observações científicas através da criação do método científico. Claro que mesmo métodos científicos não são perfeitos, pois não existe nenhum método capaz de considerar todas as possibilidades, mas foi a forma que a ciência encontrou de validar uma conclusão e classificá-la como verdade... Pelo menos até que surja um novo cientista que considere uma nova possibilidade nunca antes considerada.Newton enunciou suas leis com muita propriedade. A mecânica de Newton está corretíssima e descreve as leís físicas que regem nossa realidade muito precisamente. Até que surgiu Einstein, que ampliou exponencialmente a percepção da ciência sobre a realidade. Einstein não invalidou Newton, mas contemplou-o e interpenetrou-o. A mecânica de Newton passou a ser apenas uma pequena parte dentro de um conceito infinitamente mais amplo apresentado por Einstein. Tudo correto, cada um na sua dimensão.Sua definição de ego, segundo sua interpretação de Jung, está correta: Ego enquanto uma definição para a personalidade.Mas quando falamos de egoísmo aqui, estamos falando da consciência exclusiva do indivíduo sobre si próprio e de suas próprias necessidades.Evidente, existem níveis de egoísmo. Avalie, você conhece uma criança ou adulto cuja ÚNICA intenção seja pro outro? Sempre há várias intenções, e a primeira intenção sempre é para si próprio. Aí existem segundas, terceiras, quartas intenções... Talvez uma delas seja pro outro. Uma atitude poderá ser altruísta, desde que não entre em conlfito com sua primeira intenção, egoísta.Este é o nível de consciência da humanidade, hoje. Mas acredito que um dia, não sei se em 10, 100, 1.000 ou 10.000 anos, o ser humano terá apenas uma única intenção, e será altruísta.Foi dito aqui que isso é coisa para Jesus, ou para os santos. Pois então, eles mostraram que é possível ! Eles mostraram a possibilidade ! Se é possível para Jesus, Francisco de Assis ou Buda, então é possível para todos, pois eles acreditaram que era possível para todos.
07/12/2009 às 15:15 #87588BrasilMembroFoi dito aqui que isso é coisa para Jesus, ou para os santos. Pois então, eles mostraram que é possível ! Eles mostraram a possibilidade ! Se é possível para Jesus
Então tente fazer a multiplicação dos pães... Pra Jesus “foi possível”, será que é possível pra você também?Você faz milagres? És santo? Antes de dizer que devemos fazer como Jesus, deve-se lembrar que ele “fazia milagres”! Com ele até morto ressuscitou e aleijado saiu andando... Não deixe a fé fazer-te dizer bobagens! A fé atrapalha qualquer cristão! ;)
07/12/2009 às 18:04 #87589umamartMembroDe novo alguém falando em bobagens… Não existem bobagens. Existem afirmações que PARA VOCÊ não fazem sentido.Não posso fazer milagres. Mas admito a possibilidade de que mesmo isso seja possível para qualquer um. Se alguém conhecer o processo pelo qual se processa o milagre, talvez possa reproduzi-lo.Conforme afirmou Arthur C. Clarke: “Qualquer tecnologia avançada o suficiente é indistinguível da magia.“. Quem sabe qual é a tecnologia por trás de um milagre? Quando falo em tecnologia, não digo que Jesus se utilizou de alguma máquina ou equipamento, não. Mas ele foi conhecedor de algum processo que o permitiu fazer o que fez.Amigo, procure não se limitar pela realidade percebida pelos seus 5 sentidos. Quem sabe o que há além daquilo que é percebido pelos sentidos do corpo humano? Como já exemplifiquei, o mundo percebido pelos 5 sentidos é apenas uma ilusão criada em nossa mente.
07/12/2009 às 18:20 #87590BrasilMembroNão posso fazer milagres. Mas admito a possibilidade de que mesmo isso seja possível para qualquer um. (...)(...)Como já exemplifiquei, o mundo percebido pelos 5 sentidos é apenas uma ilusão criada em nossa mente.
E por causa disso o senhor vai querer criar quantas mais?
07/12/2009 às 18:31 #87591umamartMembroOra, Brasil, não sou um criador de ilusões. Mas, por reconhecer que conheço tão pouco e que minha visão da realidade total é tão parcial, acho prudente considerar todas as possibilidades que se apresentam. Afinal, quem pode distinguir ilusão da realidade, senão aquele que conhece o Absoluto?
07/12/2009 às 19:12 #87592BrasilMembropor reconhecer que conheço tão pouco e que minha visão da realidade total é tão parcial, acho prudente considerar todas as possibilidades que se apresentam. Afinal, quem pode distinguir ilusão da realidade, senão aquele que conhece o Absoluto?
Veja, amigo umamart, partindo desse seu princípio, qualquer um pode afirmar qualquer coisa! Se qualquer um pode afirmar qualquer coisa, então não deveríamos estar aqui discutindo NADA! Muito menos deveríamos nos pautar pela lógica. Devemos acreditar então que não vivemos, apenas sonhamos. E em sonhos tudo é possível. Se tudo é possível, então não existem problemas nem questões a serem discutidas e sim ilusões. Pra quê discutir ilusões?
07/12/2009 às 20:02 #87593umamartMembroBrasil, estamos chegando a um ponto muito interessante. Estamos concluindo que pode haver um mundo de todas as possibilidades…E quem pode afirmar que um sonho não é tão real quanto a realidade ao estar acordado? Um sonho provoca sentimentos e sensações tão reais quanto qualquer outra experiência. Quando sonhamos sentimos alegria, tristeza, prazer e medo exatamente, ou, por vezes, mais intensamente do que quando estamos acordado. Estes sentimentos são muito reais. Sentimos mesmo.Você questiona pra que discutir ilusões...Realmente, pra quê? Por isso prôpus discutir em um nível que possa elevar o nível de consciência, sair da superficialidade, para ampliar a percepção do que é a realidade.Qualquer um pode mesmo afirmar qualquer coisa, e, por princípio, qualquer coisa que qualquer um afirmar estará sempre certo, dentro de um determinado nível de consciência. Mas pelo diálogo, ao compartilhar consciências, e pela razão, podemos ampliar o nosso entendimento do todo.Mas esse processo funciona muito melhor se evitarmos o pré-conceito. Ou seja, afirmar que algo não exista sem ter nenhuma evidência ou argumentação de que não exista, é tanto um ato de fé quanto afirmar que exista sem ter evidência ou argumentação de que exista. Portanto, admitir possibilidades é, no mínimo, prudente.
07/12/2009 às 20:30 #87594BrasilMembroBrasil, estamos chegando a um ponto muito interessante. Estamos concluindo que pode haver um mundo de todas as possibilidades...E quem pode afirmar que um sonho não é tão real quanto a realidade ao estar acordado? Um sonho provoca sentimentos e sensações tão reais quanto qualquer outra experiência. Quando sonhamos sentimos alegria, tristeza, prazer e medo exatamente, ou, por vezes, mais intensamente do que quando estamos acordado. Estes sentimentos são muito reais. Sentimos mesmo.Você questiona pra que discutir ilusões...Realmente, pra quê? Por isso prôpus discutir em um nível que possa elevar o nível de consciência, sair da superficialidade, para ampliar a percepção do que é a realidade.Qualquer um pode mesmo afirmar qualquer coisa, e, por princípio, qualquer coisa que qualquer um afirmar estará sempre certo, dentro de um determinado nível de consciência. Mas pelo diálogo, ao compartilhar consciências, e pela razão, podemos ampliar o nosso entendimento do todo.Mas esse processo funciona muito melhor se evitarmos o pré-conceito. Ou seja, afirmar que algo não exista sem ter nenhuma evidência ou argumentação de que não exista, é tanto um ato de fé quanto afirmar que exista sem ter evidência ou argumentação de que exista. Portanto, admitir possibilidades é, no mínimo, prudente.
Ok! Vou dar uma volta com meu disco voador e depois eu retorno aqui pra sonhar mais um pouco...Abs :bye_mini:
07/12/2009 às 22:47 #87595AcáciaMembroVocê vê as coisas como elas foram e pergunta: foram assim mesmo, tens certeza?Você vê as coisas como elas são e pergunta: Continua tudo do mesmo jeito, nada mudou? Temos a tecnologia, vamos a lua, podemos formar um exercito de um homem só mas olha o caos. Olha quantas guerras e ideologias iguais. Olha ... Só não vê quem é cego e quem não é precisa fechar os olhos e tornarem-se hipócritas ou então...Mas tem uma saída para a realidade. É? Qual? É os ensinamentos de Cristo mas praticados com o coração, com amor. "Ama a Deus sobre todas as coisas e oa próximo como a ti mesmo". Ah não, não mesmo. Prefiro continuar sonhando...é muito mais cômodo...tenho a sensação que existo! É a mesma coisa: "Não pise na grama". "Não fume". "Não mate". "Não morra". "Pela cachaça de graça que a gente tem que engolir"...Por me deixar respirar...Deus lhe pague..."
07/12/2009 às 23:03 #87598BrasilMembroSe é pra divagar… Vamos divagar:Eu acho que esse subterfúgio de crer em possibilidades improváveis e inverossímeis acaba sendo nocivo à Humanidade. Digamos que eu tenha fé que Jesus era realmente o filho de Deus enviado para salvar a Humanidade, fazia milagres, ressurreições, etc. Sendo assim, penso que ele errou ao tentar pregar a bondade entre os homens ANTES de pregar um outro sistema de convívio... Pois, ele pregou a humildade, a ética, a honestidade, num mundo onde as pessoas eram como rebanhos pertencentes a alguns poucos poderosos. Ao invés de dizer às pessoas de suas capacidades e de seus direitos, disse para dar a Cesar “o que era” de Cesar.Se por acaso ele voltar e em vez de fazer desse dia o Dia do Juízo Final, ele resolver tentar novamente, penso que ele não poderia repetir os mesmos feitos! Pois veja; Se ele acha que é pra dar a Cesar “o que é” de Cesar, e indiferente a isso quisesse acabar com o problema da fome no mundo, ele não poderia fazer algo como a multiplicação dos pães, por exemplo. Pois isto simplesmente iria tornar milhões de trabalhadores do ramo da Indústria Panificadora, bem como os trabalhadores indiretos desse ramo, desempregados. Não só da panificação, mas também as usinas de trigo, que fornecem 80% da sua produção à Industria Panificadora, simplesmente quebrariam, gerando para a sociedade mais desempregados. E ainda tem os produtores de trigo, que não teriam mais para quem vender suas colheitas e, com isso, gerariam mais desempregados ainda. Isso tudo, supondo-se que somente com pães resolver-se-ia o problema da fome no mundo. Sim, porque se ele optasse por resolver o problema da fome no mundo, multiplicando milagrosamente a carne, os grãos, o leite e outros cereais, aí o nível de desemprego no mundo seria absolutamente insustentável.Se ele resolvesse tornar todos os bandidos em pessoas boas e honestas, os policiais também ficariam sem emprego! Bem como, todos os que trabalham nos quadros do Judiciário. Assim como também no sistema carcerário. A inevitável falência das indústrias de armas e munições também geraria milhares e milhares de desempregados.Se por acaso ele quisesse curar todos os aleijados, os trabalhadores das indústrias de cadeira de rodas e afins ficariam sem emprego também. E se ele resolvesse curar todos os doentes do mundo, os funcionários da Indústria farmacêutica, bem como os trabalhadores da Saúde, também não poderiam mais criar e educar seus filhos, tampouco prover um teto para se morar, pois sem emprego e dinheiro não se vive neste mundo onde “deve-se” dar a Cesar o que “é” de Cesar. "O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado o terreno lembrou-se de dizer ‘isto é meu’ e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: ‘evitai ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém’ "(Jean Jacques Rousseau)
08/12/2009 às 1:12 #87596AcáciaMembro“À César o que é de César”. Mas Ele também disse: “A Deus o que é de Deus”. Quem disse que “César” tem a posse do que pertence a Deus? “César” pode continuar construindo sua realidade no sonho de Deus. Foi a “ele” permitido. Mas o sonho, o descanso é de Deus e Ele, Deus, vai acordar e quem sabe dentro da consciência de “César” ou na consciência daqueles que com Ele sonharam. Nesta época não muito remota, talvez hajam milhares de boas consciências despertando e se dando conta que estavam no sonho de Deus bem como milhares de consciências despertando e se dando conta que estavam no sonho de “César” sendo que as boas e más consciências estavam todas sob o poder de Deus. E então? Eu também sonho com coisas que nunca foram. E por que não?"O Senhor é meu pastor e nada me faltará. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum porque o Senhor" (não o que escraviza mas o que liberta)" está comigo".Todos os que intentaram serem livres pagaram um alto preço. Foi assim na saída do povo de Deus do Egito, foi assim com Jesus Cristo que quis ensinar a forma e o preço a serem pagos, foi assim com Luther King, e outros poucos mais. Muitos seguidores de Cristo estão a pagar o preço: boa vontade de trabalhar mas porque não subiram até "César" através de "graus" que muitas vezes propositalmente lhes foram negados ficam a "navegar"; Muitos que ficam a ver a imensidão de terras que poderiam ser produtivas se tivessem "as consciências de César" que é o príncipe deste mundo a dividirem seus conhecimentos, suas sabedorias com as quais Deus os agraciou para com os necessitados e aflitos; Muitos que se tivessem as "consciências de César" a lhes ensinarem o amor de Deus contido nos ensinamentos de Jesus não estariam a mendigar, a roubar, a matar, a se tornarem promíscuos por falta de um abraço, uma palavra de conforto, de esperança. E mais...e mais...e mais..."Bem-aventurados os que choram porque serão consolados".
08/12/2009 às 1:47 #87597BrasilMembroQue a paz esteja convosco!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.