Qual o significado da metafora deus(bom) e diabo(mal)?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? Qual o significado da metafora deus(bom) e diabo(mal)?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 76 até 90 (de 116 do total)
  • Autor
    Philipon
    Membro

Gente, larguem a pedra para que possam voar!! Deixem sua mente livre !!Quando falo em ser mais que humano, qual é a natureza do ser humano?O ser humano é naturalmente egoísta. O ser humano nasce egoísta. Ser egoísta não é algo que se aprende, toda criança é egoísta. Quem discordar, observe qualquer criança, ela é dona do seu brinquedo, ela já tem suas propriedades. As crianças brigam entre si pela posse do mesmo brinquedo ou na hora de jogar video-game. Elas não emprestam seu brinquedo a não ser que já não tenham mais interesse nesse brinquedo ou que sejam ensinadas pelos pais a emprestar, o que geralmente leva bastante tempo e esforço para ser ensinado.

Amigo umamart, eu lhe aconselho que pense antes de escrever sua mensagem, porque está colocando muita bobagem.Humano é uma qualidade e não uma raça.  Humano é uma qualidade espiritual de um homem humanitário isto é, um ser bondoso, compassivo, caridoso.Esta qualidade é tão rara no homem que os poucos que a demonstraram a seita católica os canonizou. "Ser egoísta não é algo que se aprende, toda criança é egoísta"De onde tirou esse absurdo o egoísmo é uma qualidade adquirida. A criança só atua em base a sentimentos como a fome, dor, prazer etc. Uma criança sente prazer com o brinquedo e deseja continuar sentindo esse prazer e isto não tem nada a ver com o egoísmo.

E eu concordo. Não há consciência, e essa é a razão do egoísmo. O egoísmo é fruto da inconsciência.

Você já viu um desmaiado egoísta. Existe egoísmo justamente porque existe consciência o egoísmo é uma qualidade adquirida de forma consciente. Você conhece um animal egoísta?A criança ao crescer começa a tomar consciência de se mesma através do que pensa o mundo externa dela. Por outra parte começa a tomar consciência que umas pessoas são mais aceitas e têm mais sucesso que outras e começa a imitar a estas pessoas e é desta que se forma o “ego” das pessoas isto é, uma falsa personalidade. A egolatria e o egoísmo são qualidades adquiridas de forma consciente por estas pessoas.

umamart
    Membro

Está vendo Philipon, você tem um ponto de vista diferente do que eu coloquei, algo que pra você é verdade. Então a minha verdade passou a ser bobagem, simplesmente porque você não a aceita. Porque não deve ter feito razão pra você.Quem de nós está certo? Você qualifica minhas colocações como bobagens e, do meu ponto de vista, eu poderia dizer o mesmo sobre as suas. Mas eu não diria isso, porque se pra você é verdade, então deve ser importante pra você, portanto eu respeito, mesmo discordando.Olha, você diz que a palavra humano designa uma qualidade, na forma que você colocou, de humanitário. Ok, este é um sentido, é verdade também. Mas humano também designa a espécie humana, o homo sapiens. Foi nesse sentido que eu usei... E aí estamos nós de novo nos prendendo no sentido isolado, quando o importante é o conceito que está no contexto. Vamos ficar rastejando na superficialidade?Quando falo em consciência, não é no sentido de estar acordado, claro que não... A consciência a que me refiro é no sentido de estar ciente, de ter ciência, de ter conhecimento.Acredito que a maioria dos pedagogos concordaria comigo quando digo que a criança é egoísta. Você está certo, a criança só atua com base em sentimentos como fome, dor, prazer...pra si mesma, porque a única coisa da qual ela tem consciência é das suas próprias necessidades. A criança não tem consciência das necessidades dos outros. Por isso o egoísmo é inerente ao ser humano ao nascer, porque o egoísmo é fruto da falta de consciência das necessidades do meio.Se eu conheço um animal egoísta? Claro, todos, é da natureza do animal também. São egoístas quando demarcam seu território, quando lutam por comida ou por uma fêmea, quando lutam pela sua sobrevivência mesmo que implique na morte do outro.O ser humano (espécie) é um animal também. Mas temos uma diferença, temos inteligênica, temos a capacidade do raciocínio. Isto tem que valer alguma coisa, afinal, pra que vamos usar nossa inteligência? Somente para potencializar nossos instintos animais? Ou será que podemos superá-los?Se nascemos egoístas, eu acredito que podemos aprender a ser altruístas.

lincolnpsi
    Membro

Percebem como grande esta ficando o debate? Vcs percebem a grandeza que esta tomando o debate?Uma simples pergunta , de uma simples pessoa , e o resultado é a qualificação continua de nossas mentes!Eu estou muito orgulhoso de fazer parte deste forum, principalmente devido as constantes indagações de vcs usuarios.Tem momentos em que me perco em meio a tantas variedades de filosofias , mas nada melhor do que saber que nada sabemos e que toda verdade que existe pode e deve ser modificada no decorrer do tempo.Existe um poeta chamado siba do qual eu sou um admirador, veja o poema sobre o tempo:"A vida não dá certezapois tudo se movimentacada dia representa a chance de uma surpresa e até mesmo a natureza se altera a cada segundo o tempo é ventre fecundo aonde tudo é gerado se o tempo fosse parado nada existia no mundoo tempo é ventre fecundo aonde tudo é gerado se o tempo fosse parado nada existia no mundoNinguém sabe o que serádo tempo futuramentemas o tempo do presentetudo tem e tudo darque o que tem no tempo está em um caderno anotadoTudo que o tempo tem dadode tempo em tempo se somaque o tempo com tempo tomatudo o que deu no passadoTudo que o tempo tem dadode tempo em tempo se somaque o tempo com tempo tomatudo o que deu no passadoO tempo não tem feiçãonão tem cheiro e não tem cornão tem som não tem saborvoa sem ser aviãorouba mas não é ladrãocarrega tudo o que criaTempo é vento que assoviaque passa e faz piruetae o vivente é borboletalevada na ventaniaTempo é vento que assoviaque passa e faz piruetae o vivente é borboletalevada na ventaniaVejo o tempo que passoumontando o tempo que passae já respirando a fumaçado tempo que não chegouo tempo me atropelou no meio de uma avenidaEstou na porta de saídavendo o portão de chegadadepois de muita rodadana bulandeira da vidaEstou na porta de saídavendo o portão de chegadadepois de muita rodadana bulandeira da vida"Diretamente de nazaré da mata, pernambuco, a sabedoria do povo matuto, do interior do interior do interior...Agradeço a todos que participaram e ainda participam e ainda irão participar deste debate!Viva a vida!

Philipon
    Membro

Está vendo Philipon, você tem um ponto de vista diferente do que eu coloquei, algo que pra você é verdade. Então a minha verdade passou a ser bobagem, simplesmente porque você não a aceita. Porque não deve ter feito razão pra você.

Amigo umamart vejo que você continua comportando-se como um tagarela.Gostaria que me explica-se, que é uma verdade para você? Gostaria também saber, qual é a base concreta (realidade) em que se apóiam a suas verdades expostas (o homem nasce egoísta, toda criança é egoísta, todo ser humano é egoísta). Que é para você um ser humano?

Brasil
    Membro

Olá amigos!Sobre a questão da “verdade”, acho que estamos redundando...Sobre a questão do “egoísmo”, penso que o amigo umamart está certo. As pessoas nascem egoístas e isto é uma questão biológica, instintiva,  e, durante o crescimento e aprendizado desenvolve mais ainda ou retrai, reprime. Os conceitos morais que na maioria dos casos, em minha opinião, são apropriados, se encarregam de reprimir o egoísmo. Mas isto não é suficiente para reprimir totalmente, sendo que, em algum grau, todos são egoístas.A Psicologia Pediátrica também afirma que as crianças têm alto grau de egoísmo. Algumas crianças chegam a ser “ditadores”, fazendo os pais incautos  passarem por sérios problemas .  Egoístas e preguiçosas também:  É orientação em pediatria nunca oferecer mamadeira para o bebe, pois a facilidade de sucção da mamadeira em relação ao seio da mulher, faz a criança rejeitar o seio e preferir a mamadeira.

Acácia
    Membro

Deus [e tudo e s[o quer o bem. O diabo [e malvado s[o quer o mal. A met[afora est[a no pr[oprio homem que precisa se esfor;ar muito para discernir o bom do mal e seguir a Deus.

Philipon
    Membro

Olá amigos!Sobre a questão do “egoísmo”, penso que o amigo umamart está certo. As pessoas nascem egoístas e isto é uma questão biológica, instintiva,  e, durante o crescimento e aprendizado desenvolve mais ainda ou retrai, reprime

Amigo Brasil, eu discordo com você devido a que tenho certeza absoluta que não é assim. "Egoísta" e quem trata só de seus interesses e que demonstra falta de sentimentos altruístas Toda minha formação escolar foi através de internatos onde teve convivência com mais de 5.000 crianças e garanto que a maioria delas não era egoísta.Por outra parte, a palavra “egoísta” é derivada da palavra latina“ego” e o "ego" é uma personalidade transformada distinta da própria. E esta transformação pode ocorrer somente depois que a pessoa forme sua própria personalidade (bastante após de seu nascimento).

A Psicologia Pediátrica também afirma que as crianças têm alto grau de egoísmo. Algumas crianças chegam a ser “ditadores”, fazendo os pais incautos  passarem por sérios problemas

Os discernimentos dos psicólogos são feito tendo como base dados estatísticos obtidos de pessoas que apresentam distúrbios de comportamento pelo tanto, não se deve considerar como uma generalização.

Brasil
    Membro

Amigo Brasil, eu discordo com você devido a que tenho certeza absoluta que não é assim.

É preciso estar sempre revendo os conceitos, amigo:(e.go.ís.mo) sm.1. Dedicação excessiva que uma pessoa tem por si própria, esquecendo-se de considerar as necessidades e o bem dos outros.2. Exclusivismo de quem toma a si próprio como referência para tudo; EGOCENTRISMO3. Fil. Tendência presente nos seres humanos de levar em conta exclusivamente os próprios interesses em detrimento do cumprimento dos deveres morais para com os outros.http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=egoismoEgoísmo (ego + ísmo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste sentido, é o antônimo de altruísmo.http://pt.wikipedia.org/wiki/Ego%C3%ADsmos.m. Sentimento ou maneira de ser dos indivíduos que só se preocupam com o interesse próprio, com o que lhes diz respeito.http://www.dicio.com.br/egoismo/Pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Zurique avaliou 229 crianças entre 3 e 8 anos de idade. Eles entregaram doces para cada uma delas e observaram como as guloseimas seriam divididas. O resultado mostrou que a maioria das mais novas, entre 3 e 4 anos, não compartilhou o doce com o parceiro.http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI12108-15151,00-CRIANCA+EGOISTA+COMO+LIDAR.htmlCrianças são naturalmente egoístas antes dos sete anos de idadeEstudo revela que só depois dessa idade elas aprendem a dividir.Pesquisa indica que generosidade é ‘inata’ ao ser humanoUma pesquisa científica comprovou o que toda mãe já sabe: antes dos sete anos, toda criança é um monstrinho egoísta. Só depois dessa idade é que os pequenos aprendem a importância de dividir e passam a levar em consideração os sentimentos dos outroshttp://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL739772-5603,00-CRIANCAS+SAO+NATURALMENTE+EGOISTAS+ANTES+DOS+SETE+ANOS+DE+IDADE.htmlFreud Ferraz destaca que o egoísmo é traço característico da criança assim como a maldade e narcisismo, conotados como energia psíquica primitiva. Tais atributos compõem a essência humana e são controlados pelo despertar da moralidade, de acordo com o grau de desenvolvimento.http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:TQqvulvkrLEJ:www.jovensmedicos.org.br/index.php/revista_bioetica/article/viewFile/164/169+o+ego%C3%ADsmo+%C3%A9+caracter%C3%ADstico+das+crian%C3%A7as&hl=pt-BR&gl=br&sig=AHIEtbTdvwtqMtUll-Uphk58NYLnj7sv6w"Fique advertido que se você desejar, como eu o desejo, construir uma sociedade na qual os indivíduos cooperem generosa e desinteressadamente para um bem comum, você poderá esperar pouca ajuda da natureza biológica. Tentemos ensinar generosidade e altruísmo, porque nascemos egoístas. Compreendamos o que nossos próprios genes egoístas tramam, porque assim, pelo menos, poderemos ter a chance de frustrar seus intentos, uma coisa que nenhuma outra espécie jamais aspirou fazer."(Richard Dawkins - Biólogo, zoólogo, etólogo e professor da Universidade de Oxford.)

Os discernimentos dos psicólogos são feito tendo como base dados estatísticos obtidos de pessoas que apresentam distúrbios de comportamento pelo tanto, não se deve considerar como uma generalização.

A Psicologia trata das patologias da mente a partir da observação de pessoas normais.

umamart
    Membro

Brasil, obrigado por sua pesquisa. Muito útil. Vejam quantas definições para egoísmo, quantas formas diferentes de ver o mesmo objeto.Caro Philipon,Mas o que aconteceu com seu elefante, e as conclusões que tirou de sua própria metáfora?

1º. As verdades são obtidas através do conhecimento ou contato com a realidade.2° As verdades são obtidas de forma individual pelo tanto são subjetivas.3° Todas as verdades mesmo que diferentes estão relacionadas com a mesma realidade.4º Existirão tantas verdades como pessoas tenham contato com a realidade.5º Quanto maior seja a quantidade de verdades maior será a compreensão da realidade.                                  6º As pessoas que compreendam estes fatos e os complementem entre si, utilizando o raciocínio e aplicando a dedução, poderão ampliar seu conhecimento sobre a realidade.

Serão conclusões válidas somente quando são convenientes?Então enquanto certas afirmações estão de acordo com as suas, tudo bem. Se alguém afirma algo que está em desacordo com o que você acredita, então são bobagens e tagarelice... Então, se pra você está bom, está certo. Se está bom pro outro, o outro é um bobo tagarela. Não seria esta uma manifestação egoísta?Quando usamos adjetivos pejorativos, não estamos faltando com o respeito, faltando com a humildade e com a modéstia? Falta de respeito, humildade e modéstia não são manifestações egoístas?Ora, se eu acredito que tenho uma verdade, da qual eu tenho "certeza absoluta", não deveria eu ter também a compreensão para com aquele cujo limite o impede de ver a verdade que eu vejo? Não seria este um sinal de sabedoria que comprovaria que eu tenho uma verdade? Afinal, se eu não compreendo o outro, é sinal de que eu não tenho consciência das necessidades do outro, não tenho consciência dos valores do outro, não tenho consciência da minha influência perante à sociedade, e nem de como será a retribuição da sociedade para com as minhas atitudes.Como mostram as pesquisas do amigo Brasil, levamos algum tempo, desde que nascemos, para começar a adquirir consciência do meio e das consequencias das nossas atitudes, o suficiente para adquirir um comportamento social aceitável. Mas, aceitável não é o suficiente. O aceitável apenas cria a sociedade em que vivemos hoje, cheia de miséria, corrupção, desigualdades, discórdias, crimes e guerras.A evolução da humanidade, terá de nos fazer almejar objetivos maiores.Eu, de minha parte, acho prudente nunca afirmar que tenho certeza absoluta de algo. Como poderia eu ter certeza absoluta de algo, se reconheço que estou muito distante de reconhecer o absoluto ?Como parafraseou o amigo lincolnpsi: "Só sei que nada sei".

Philipon
    Membro

Amigo Brasil, eu discordo com você devido a que tenho certeza absoluta que não é assim.

É preciso estar sempre revendo os conceitos, amigo:

Amigo Brasil, a que conceitos se refere!? Gostaria que me explica-se.Eu lhe sugiro que reveja a minha mensagem. Eu coloquei:"Egoísta" e quem trata só de seus interesses e que demonstra falta de sentimentos altruístas.Eu não vejo nenhuma discrepância com sua postura de forma tão extensa para a definição de egoísmo. 

Pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Zurique avaliou 229 crianças entre 3 e 8 anos de idade. Eles entregaram doces para cada uma delas e observaram como as guloseimas seriam divididas. O resultado mostrou que a maioria das mais novas, entre 3 e 4 anos, não compartilhou o doce com o parceiro.

Se as crianças nascem egoístas nenhuma teria compartilhado o doce!

A Psicologia trata das patologias da mente a partir da observação de pessoas normais.

Eu mudaria a frase para:“A Psicologia trata das patologias da mente tendo como padrão a observação de pessoas normais”

Brasil
    Membro

Amigo Brasil, a que conceitos se refere!? Gostaria que me explica-se.

Ao conceito de que não nascemos egoístas.

A Ciência dá seu parecer que é evidentemente embasado nos índices de ocorrências, o que torna as mesmas uma regra. As exceções são igualmente passíveis de estudo, não tendo por isso menor importância, contudo, são consideradas ocorrências anômalas. Quando alguém diz: “Os quenianos são negros”, é óbvio que não se está considerando os poucos brancos que lá nasceram. Nem por isso eles devem ser ignorados... Porém a afirmação de que os quenianos são negros ainda assim está correta.Também, o fato de algumas crianças terem dividido o seu doce, pode indicar um menor grau de egoísmo especificamente naquelas crianças. Não necessariamente a inexistência de egoísmo.

Eu mudaria a frase para:“A Psicologia trata das patologias da mente tendo como padrão a observação de pessoas normais”

“A partir da observação”  e “tendo como padrão a observação”  tem o mesmo significado! Qual é a diferença?

Philipon
    Membro

Brasil, obrigado por sua pesquisa. Muito útil. Vejam quantas definições para egoísmo, quantas formas diferentes de ver o mesmo objeto.Caro Philipon,Mas o que aconteceu com seu elefante, e as conclusões que tirou de sua própria metáfora?

1º. As verdades são obtidas através do conhecimento ou contato com a realidade.2° As verdades são obtidas de forma individual pelo tanto são subjetivas.3° Todas as verdades mesmo que diferentes estão relacionadas com a mesma realidade.4º Existirão tantas verdades como pessoas tenham contato com a realidade.5º Quanto maior seja a quantidade de verdades maior será a compreensão da realidade.                                  6º As pessoas que compreendam estes fatos e os complementem entre si, utilizando o raciocínio e aplicando a dedução, poderão ampliar seu conhecimento sobre a realidade.

Serão conclusões válidas somente quando são convenientes?Então enquanto certas afirmações estão de acordo com as suas, tudo bem. Se alguém afirma algo que está em desacordo com o que você acredita, então são bobagens e tagarelice... Então, se pra você está bom, está certo. Se está bom pro outro, o outro é um bobo tagarela. Não seria esta uma manifestação egoísta?

Amigo umamart me desculpe se o ofendi com a frase tagarela é que a mim me parece que você esta batendo sempre na mesma tecla.Eu estou em desacordo somente com as pessoas que apresentam verdades sem demonstrar que estas formam parte de uma realidade.Quando eu coloquei que tinha certeza absoluta apresentei a realidade que deu origem à certeza mencionada. Não vejo incoerência nenhuma na minha postura.Você que critica o comportamento dos outros, porque até agora não tem mostrado a suficiente educação de colocar uma resposta às perguntas que eu lhe fiz:

Gostaria que me explica-se, que é uma verdade para você? Gostaria também saber, qual é a base concreta (realidade) em que se apóiam a suas verdades expostas (o homem nasce egoísta, toda criança é egoísta, todo ser humano é egoísta). Que é para você um ser humano?

Amigo umamart preciso saber as respostas para continuar nosso debate.

Philipon
    Membro

Amigo Brasil, a que conceitos se refere!? Gostaria que me explica-se.

Ao conceito de que não nascemos egoístas.

Quando alguém diz: “Os quenianos são negros”, é óbvio que não se está considerando os poucos brancos que lá nasceram. Nem por isso eles devem ser ignorados... Porém a afirmação de que os quenianos são negros ainda assim está correta.Também, o fato de algumas crianças terem dividido o seu doce, pode indicar um menor grau de egoísmo, especificamente naquelas crianças. Não necessariamente a inexistência de egoísmo.

Aqui se estão referindo à raça negra já que, todos os povos da África Subsaariana são considerados da raça negra.. As pessoas brancas que nasceram lá não devem ser consideradas mesmo.

“A partir da observação”  e “tendo como padrão a observação”  tem o mesmo significado! Qual é a diferença?

Você colocou a frase:“A Psicologia trata das patologias da mente a partir da observação de pessoas normais” e eu coloquei:“A psicologia trata das patologias da mente tendo como padrão a observação de pessoas normais”.  Para você e para mim pode não existir grande diferencia, mais para pessoas não acostumadas com o tema, acredito que sim exista uma diferencia na compreensão da mesma.

Brasil
    Membro

Aqui se estão referindo à raça negra já que, todos os povos da África Subsaariana são considerados da raça negra.. As pessoas brancas que nasceram lá não devem ser consideradas mesmo.

E no entanto, elas existem, não é verdade?Assim como as crianças que compartilharam seus doces.

umamart
    Membro

Philipon,Não se preocupe pois não me ofendi de forma alguma, porém, ao observar uma tentativa de agressão aproveitei a oportunidade de utilizá-la como evidência para minha argumentação.Na maioria das vezes, a agressão é uma atitude inconsciente de defesa. As pessoas agridem numa atitude de auto-preservação, ou, como no caso, de preservação das próprias convicções. Uma atitude egoísta, portanto. Na medida que se adquire consciência, também aumenta a capacidade de argumentação, assim como diminui o nível de agressividade.Eu sempre bato na mesma tecla, realmente, mas de formas diferentes. Quantos assuntos já abordamos aqui, tudo de forma interligada?As suas perguntas eu respondi, segundo meu ponto de vista, ao menos parcialmente, por um ou dois aspectos, no contexto de tudo o que já foi colocado. Sem dúvida suas perguntas, cada uma delas poderia dar origem a um tópico separado, com um divertido debate sobre cada uma.Mas vamos lá, vamos resumir um pouco e explorar um ou dois aspectos:

Gostaria que me explica-se, que é uma verdade para você?

A verdade é relativa ao conjunto de convicções de um indivíduo. Estas convicções podem ser resultado da observação de fatos ou experiências vivenciadas, ou conclusões obtidas por encadeamento lógico de idéias, ou ainda por fé. A verdade, portanto, é relativa ao observador. A verdade absoluta é aquela que abrange todos os possíveis relativos. Somente aquele que for capaz de reconhecer todas as possiblidades possíveis sobre o objeto observado poderá conhecer a verdade total sobre ele.Portanto, a verdade de cada um será menos relativa quanto maior for a consciência do indivíduo sobre o todo.Dessa forma, como cada um tem um nível diferente de consciência sobre o todo, e, considerando que por "todo", entende-se como sendo a realidade total daquilo que se observa, posso dizer que a percepção da realidade varia de acordo com o observador. Ou seja, cada um enxerga a realidade de uma maneira diferente. O que pra um é realidade, pro outro é ilusão.Se o que é real, é relativo, a verdade que faz parte dessa realidade, também é.Veja, se você segura um objeto vermelho nas suas mãos, você pode realmente afirmar  que o objeto é vermelho? Em determinado nível de consciência, isto é verdade e é real. Mas na realidade mesmo, a cor vermelha existe somente no seu cérebro, pois o que os seus olhos captam é, na realidade, uma determinada frequencia de energia eletro-magnética, que seus olhos decodificam em impulsos elétricos e transmitem ao cérebro. No cérebro é criada a ilusão do vermelho.Se toda verdade deve ser baseada na realidade, então para que se possa ampliar o conhecimento da verdade, deve-se também ampliar a percepção da realidade.

Gostaria também saber, qual é a base concreta (realidade) em que se apóiam a suas verdades expostas (o homem nasce egoísta, toda criança é egoísta, todo ser humano é egoísta).

Parte desta pergunta, respondi acima. Bases concretas podem se revelar não tão concretas. A realidade é relativa. Mas, para ser um pouco mais "concreto":- Sou pai de 3 filhos. Os 3 maravilhosos, que me dão muitas alegrias. E neles também posso observar coisas como a pureza e o egoísmo.- Observação da humanidade em geral. São fontes de observação a família, o ambiente de trabalho, os vizinhos, os tele-jornais e noticiários de qualquer tipo.- Pesquisas e conclusões de especialistas, como as citadas pelo Brasil.- Minha própria capacidade de encadear idéias.

Que é para você um ser humano?

Esta é complexa... Por quantos aspectos diferentes poderia abordar esta resposta?Poderia abordar um aspecto biológico, físico, meta-físico, psicológico, mental...Vou me limitar a dizer então que o ser humano é um conjunto de idéias.

Visualizando 15 posts - 76 até 90 (de 116 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.