Qual o significado da metafora deus(bom) e diabo(mal)?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? Qual o significado da metafora deus(bom) e diabo(mal)?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 11 posts - 106 até 116 (de 116 do total)
  • Autor
    umamart
    Membro

Brasil, somente quem sonha pode voar!! Quem não sonha se torna amargurado, ressentido, ríspido.É através dos sonhos que se abrem as portas de um mundo infinitamente maior, mais amplo. São os sonhos que avançam a humanidade. Segundo Einstein, a imaginação é mais importante que o conhecimento. Vivemos hoje em um mundo em que o homem sonhou em ir à lua, sonhou em voar pelos céus através dos continentes, sonhou em navegar sob os oceanos... Quantos sonhos de visionários de suas épocas, que ousaram sonhar com coisas tão improváveis e inverossímeis.Improvável...improvável para quem crê na improbabilidade. Improvável para a religião dos que crêem no nada. Em nosso mundo, o espaço se curva na presença da matéria, o tempo desacelera quanto mais rápido avançamos, a matéria se transfoma em energia... Nada mais é como parecia ser. Não há imutabilidade, tudo é mutável. Até o inverossímel se tornou verdade...Acredita mesmo que deveríamos preservar a existência dos criminosos para assim preservar os empregos dos policiais, juízes e da indústria de armas? Ou preservar a existência dos doentes para poder preservar a indústria farmacêutica? Por favor, isso foi ironia, não foi? Mas de qualquer forma eu não me preocuparia com isso, se por acaso Jesus voltasse não seria para acabar com a fome, com os criminosos ou com as doenças...Ele viria para curar o homem de sua ignorância, ele viria para acabar com os indiferentes à fome, com os arrogantes que geram criminosos e com os hipócritas que exploram os doentes. Ele atuaria nas causas, e não nas consequencias.Mas Brasil, confesso que fiquei surpreso com a bela citação de Jacques Rousseau. Realmente, esta sociedade é baseada em posses, no ter. Imagine uma sociedade onde todos estivessem conscientes de que tudo é de todos. A terra e seus frutos são de todos ! Uma sociedade global onde tudo o que um produzir entregará ao outro para ser consumido, sem pedir nada em troca...Uma sociedade onde as pessoas irão ao trabalho não pelo que poderão ganhar em troca para si, não por um salário, mas trabalharão por terem consciência de sua responsabilidade e da importância do seu trabalho para a sociedade. Imagine uma sociedade baseada no ser... Claro, chame de sonho, de utopia, de improvável. Mas sonhos, às vezes, tornam-se realidade. E se houver pelo menos uma possiblidade desse mundo ser real, então, vale a pena acreditar nele.Um mundo bem melhor só deixará de ser uma possibilidade quando não houver mais ninguém acreditando nele.

Acácia
    Membro

Um mundo melhor onde a sociedade também esteja a trabalhar pelo homem. “Um por todos e todos por um”.

Brasil
    Membro

confesso que fiquei surpreso com a bela citação de Jacques Rousseau. Realmente, esta sociedade é baseada em posses, no ter. Imagine uma sociedade onde todos estivessem conscientes de que tudo é de todos.

Pois então, meu querido, era esta a mensagem que Jesus deveria ter passado! Ou seja, uma mensagem com esta conotação, e não: “dai a César o que é de César”. Ele deveria ter dito que César tinha tantos direitos quanto qualquer leproso amaldiçoado.Deveria alertar as pessoas que o que é de César, também é de todos!E que a terra é de Deus e não dos imperadores!

Acredita mesmo que deveríamos preservar a existência dos criminosos para assim preservar os empregos dos policiais, juízes e da indústria de armas?

Eu não escrevi nada que pudesse fazer você entender que eu acredito que deveríamos preservar a existência de crimes, armas, doenças, etc. Reflita um pouquinho mais, não fique na superficialidade do entendimento. O que eu escrevi está bem claro!Aponto a impossibilidade lógica de se fazer milagres, caso estes fossem possíveis, dentro destes parâmetros colocados por ele mesmo: Dar a César o que é de César.Se o trigo, bem como a usina, assim como também a panificadora têm lá os seus donos, então os milagres provocariam mais problemas ainda.Sonhar é bom... Mas refletir os sonhos é melhor!Amigo umamart, você é um cara super educado e eu não gosto de maltratar quem não me maltrata. Por isso encerro aqui a minha participação neste debate. Você está sonhando (divagando) demais pro meu gosto.Um abraço.

Brasil
    Membro

Um mundo melhor onde a sociedade também esteja a trabalhar pelo homem. "Um por todos e todos por um".

É isso aí Acácia! Mais objetividade e menos misticismo.Esta foi uma das poucas frases suas que não trouxeram a palavra “Jesus”.

umamart
    Membro

Ok, Brasil, se realmente está encerrando, agradeço a oportunidade de novamente ter me dado a chance de participar com idéias de bondade, justiça e liberdade.Mas, devo fazer as minhas considerações sobre suas últimas observações.Não deve ter ficado bem claro o significado da metáfora "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". A amiga Acácia tentou colocar seu ponto de vista, mas também foi ridicularizada com uma imagem de mau gosto."César", na metáfora, significava o reino material, as propriedades, o poder dominante da Terra. Ao dizer para dar a César o que é de César, Cristo simplesmente dizia que não devemos dar importância ao material, não devemos valorizar a matéria, e, da mesma forma, não tem nenhum valor lutar e se contrapor a quem tem o poder sobre a matéria. Ao invés disso, Cristo ensinava a valorizar o que é do espírito ("a Deus o que é de Deus"), Ele ensinava valores como Temperança, Modéstia, Prudência e Humildade. Ele ensinava a bondade, sendo o exemplo da bondade.Como disse, Cristo não veio para atuar na consequencia, Ele veio para atuar na causa. Não era objetivo dele derrubar o império romano, como queriam alguns de seus seguidores, o objetivo dele era dar à humanidade novas idéias que pudessem gerar um conflito que tiraria o homem de um patamar evolutivo. Ele queria curar o homem, o espírito humano. De nada adiantaria se contrapor à César, porque sempre haveriam novos Césares, enquanto o ser humano for apenas humano.Não é por revolução que se cria mundos melhores. Revoluções apenas substituem um tirano por outro. Um mundo mais justo se cria por evolução. Quando Cristo disse "a César o que é de César", Ele disse NÃO à revolução, e quando disse "a Deus o que é de Deus", Ele disse SIM à evolução.Cristo queria dizer que só tem poder sobre você, quem tem o poder sobre aquilo que você deseja. Se é matéria o que quer César, dê sua matéria pra ele, não valorize a matéria, e então César terá perdido todo o poder de influência sobre você.Cristo sempre defendeu um mundo sem posses. Ele mesmo se destituiu de todas as posses. Ele sempre defendeu o Ser, e não o Ter. Esta foi a mensagem que Ele passou, pra quem o ouviu.Em um mundo justo, não haverá Césares, mas até lá, aquele que mesmo no meio da injustiça, quiser se manter justo, deve dar a César o que é de César.Abraço.

Brasil
    Membro

"César", na metáfora, significava o reino material, as propriedades, o poder dominante da Terra. Ao dizer para dar a César o que é de César, Cristo simplesmente dizia que não devemos dar importância ao material, não devemos valorizar a matéria, e, da mesma forma, não tem nenhum valor lutar e se contrapor a quem tem o poder sobre a matéria.

Pois é, meu amigo, e com isso ele conseguiu o que aí está! Uma legião de pessoas exploradas e esperançosas pelo dia do juízo final.Crimes, guerra, destruição... Só porque se deve dar a César o que é de César. Ou seja, o dinheiro não vale nada, mas devemos trabalhar muito para ganha-lo e dá-lo ao imperador.O Homem "é o cordeiro"... Logo o cordeiro, a mais submissa e servil espécie do reino animal.O dinheiro não deve valer nada para o cordeiro, mas é importante dá-lo ao imperador.  Que o dinheiro não vale nada eu concordo, mas que devemos dá-lo ao imperador, não. Eu sinceramente não sei por que o senhor falou em “revolução”. Ora, se o os bens materiais não têm valor algum, então deveriam parar de usar dinheiro e não, dá-lo ao imperador! Se ele estava lá para ensinar, deveria ensinar direito. Pois, dizer aos humildes para serem mais humildes ainda e servir ao imperador, antes de servirem a si mesmos, só poderia dar no que deu.Quem deveria ser convencido e convertido eram os imperadores e não os cordeiros. E pra quem fazia milagres, isso até que não seria tão difícil.

Acácia
    Membro

Jesus é a pedra angular. Na Bíblia estão seus ensinamentos. Sinto que quase me afastei dele querendo fazer das palavras dele as minhas. O que lá está escrito serve para toda a humanidade mas as palavras de Cristo se aplica a cada um de forma individual portanto, o que é dito para minha consciencia pode não ser necessário para a sua e vice-versa. Eu falo no nome de Jesus porque amo os seus ensinamentos. Muitos foram os discípulos que saíram a pregar o Evangelho para aqueles que dele necessitavam. Porém, muitos foram aqueles que se intitularam discípulos ou representantes de Cristo aqui na Terra com o objetivo único de garantir o poder sobre os fracos e oprimidos.  E assim, “o que os olhos não vêem o coração nõa sente” mas, o que os olhos vêem de tantas injustiças a serem praticadas em nome de Cristo ´dói, mas dói mesmo. Porém, quanto a ser justo, acho muito difícil ter alguém justo hoje em dia mas, se houver, dar a “César o que é de César”, é somente devolver os seus pertences e não permitir que “César” venha a usurpar aquilo que me pertence por direito. A Deus amigos (e se alguém disser ser meu inimigo, A Deus também)!

Brasil
    Membro

Muitos que se tivessem as "consciências de César" a lhes ensinarem o amor de Deus contido nos ensinamentos de Jesus não estariam a mendigar, a roubar, a matar, a se tornarem promíscuos por falta de um abraço, uma palavra de conforto, de esperança.

Então você ignora a informação de que a maioria dos presidiários crêem em Jesus. Não é novidade pra ninguém os cultos e pregações que acontecem nos presídios, promovidos principalmente pelos evangélicos.Penso que pretendem esperar o inevitável momento da morte para aí então se arrependerem de seus erros. Pois o que Jesus ensinou é que: Assim que nos arrependermos estaremos perdoados. Como num passe de mágica. Vapt-vupt!Com esta facilidade divina, esperam até o último momento para "se arrepender".

Jesus é a pedra angular. Na Bíblia estão seus ensinamentos.

E é na Bíblia que está escrito que Jesus fundou uma igreja para levar sua palavra adiante, não é mesmo? Veja, Acácia, você sabe todas estas coisas da história de Jesus, porque a Igreja manteve viva a sua história ao longo desses 2.000 anos. Manteve viva a sua história e sustentou “testemunhando” por todo esse tempo a sua santidade.Esta Igreja já compactuou com os nazistas, promoveu as Cruzadas, as Santas Inquisições e acobertou muitos casos de pedofilia entre seus membros. Se Jesus fosse alguma santidade JAMAIS permitiria que tal Igreja se declarasse sua representante.Os papas e bispos inquisidores aproveitaram as representações do Inferno de Dante - que de maneira espetacular em sua obra A comédia humana, descreveu “os métodos de tortura utilizados pelo diabo” -, para usarem na tortura de supostos hereges, infiéis, bruxas, judeus, etc. Queimaram milhares e milhares de inocentes nas suas “santas fogueiras”... Onde andava Cristo e todo o seu poder que não fez nada para corrigir e punir a igreja que sustentava seu nome e sua santidade? Foram séculos de opressão e barbáries conta inocentes!Esta dita igreja prega que os que não conheceram a palavra de Jesus não são filhos de Deus e sim, simples criação. Ocorre que metade do mundo não conheceu a palavra e os ensinamentos de Jesus. Então, nesse sentido, os cristãos são prepotentes, pois recebem e concordam com este tipo de ensinamento discriminatório e preconceituoso.

Bem-aventurados os que choram porque serão consolados.

Não Acácia! Bem aventurados os que duvidam, porque não serão enganados.A fé, na verdade só serve pra fazer fechar os olhos pra todas essas coisas que acabei de dizer.A filosofia repudia palavras de ordem e fanatismos cegos.

umamart
    Membro

Eu sinceramente não sei por que o senhor falou em “revolução”. Ora, se o os bens materiais não têm valor algum, então deveriam parar de usar dinheiro e não, dá-lo ao imperador!

Concordo, deveríamos parar de usar dinheiro. Mas isso não é possível ainda, não no nível atual de evolução, e tão pouco era possível a 2000 anos. As pessoas ainda gostam e querem ter seus pertences. O direito à propriedade é a base fundamental da sociedade, criado pelo homem para satisfazer seus desejos egoístas. Neste mundo, onde a sociedade é egoísta, se não houver dinheiro, ou qualquer forma de escambo, ninguém produz. Neste mundo, quem não tem dinheiro, morre de fome ou vive de forma indescente.Não basta dizer as pessoas: "Vivam sem dinheiro...". Tem primeiro que ensiná-las como é que se vive em uma sociedade sem dinheiro. Tem que ensinar o altruísmo.Para construir uma sociedade onde não existem posses, primeiro, tem que mudar o homem. Porque o meio é fruto do homem. O homem é a causa da existência de uma sociedade corrupta.Para quem quiser mudar o mundo, pouco deverá importar os imperadores e seu dinheiro. O deus de César é o deus dinheiro, o deus matéria. Se você disser a César que todo o seu poder não vale nada, que o seu poder sobre a matéria não tem absolutamente valor algum, que tudo que ele sempre acreditou e que é a fonte do poder dele é tudo falso, e pior, que as pessoas não vão mais lhe prestar nenhum tributo, então você deverá recorrer à luta armada para tentar sustentar sua convicção ou será logo preso e silenciado. De qualquer forma, o objetivo não será alcançado. Você irá gastar todas as suas energias tentando converter o maior díscipulo do deus matéria e dificilmente terá êxito. Como Ele disse, é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que o rico entrar no reino dos céus...Não, o caminho deve ser o inverso. O poder da matéria só existe porque existem as pessoas que reverenciam a matéria. César só tem poder, porque as pessoas lhe dão esse poder, ao atribuírem valor à matéria. Quem quiser realmente tirar o poder de César, deve, primeiro, deixar de estar sob domínio da matéria. Aí sim, se você estiver livre! Livre de qualquer dependência, ninguém mais te pega, ninguém te domina! César irá cair, e então poderá ser convertido.Sabe, é o pensamento inverso do comum. Quanto mais você lutar contra o seu opositor, mais força você lhe dará. Quando você parar de lutar, ele cai. Enquanto houver ação, haverá sempre uma reação. Cesse a ação e cessará a reação. Porque a energia da reação advém diretamente da sua ação.Se quiser vencer o seu opressor, pare de lhe alimentar com a sua energia. A sua energia, use-a para alimentar o teu espírito. A matéria, dê pra quem precisa de matéria. Somente quando esta lição for aprendida, poderemos viver em um mundo sem dinheiro.P.S: Quanto às questões sobre cristianismo e igrejas, há bastante discussão sobre isso no tópico abaixo:http://www.consciencia.org/forum/index.php/topic,2417.msg16959.html#msg16959

Brasil
    Membro

Mas isso não é possível ainda, não no nível atual de evolução, e tão pouco era possível a 2000 anos.

Por isso é difícil acreditar nos milagres, amigo. Multiplicar pães, peixes, ressuscitar mortos, curar aleijados foi possível, já, convencer os imperadores foi impossível.Veja, amigo, não lhe parecem contraditórias as duas afirmações abaixo?:

Neste mundo, quem não tem dinheiro, morre de fome ou vive de forma indescente.

Quem quiser realmente tirar o poder de César, deve, primeiro, deixar de estar sob domínio da matéria

Quem tem que deixar de estar sob o domínio da matéria são os poderosos! E pra isso, um milagrezinho cairia bem...  É óbvio que todos devem estar livres do domínio da matéria, mas o povo apenas dança a música dos poderosos, apenas cumpre ou tenta cumprir o que lhe é imposto. Apenas age de acordo com as leis e costumes. Quem dita as regras são os poderosos, e estes não foram procurados por Jesus e nem puderam presenciar seus “milagres”...Então, pede-se aos humildes para serem mais humildes ainda e aos poderosos não se pede nada? Você não acha isso muito conveniente aos poderosos? Será que não foi por isso que Roma “converteu-se”?

Se você disser a César que todo o seu poder não vale nada, que o seu poder sobre a matéria não tem absolutamente valor algum, que tudo que ele sempre acreditou e que é a fonte do poder dele é tudo falso, e pior, que as pessoas não vão mais lhe prestar nenhum tributo, então você deverá recorrer à luta armada para tentar sustentar sua convicção(...)

Sim, eu e você não podemos dizer isso aos imperadores, mas Jesus poderia tê-lo feito. Por que não o fez? Ao invés de dizer para dar a César o que “é” de César deveria dizer a César, e provar, que os bens materiais nada significavam.

ou será logo preso e silenciado.

E não foi exatamente isso o que aconteceu com Jesus?Por isso digo que quem deveria ter sido convencido e convertido eram os imperadores e não o rebanho de cordeiros.

Tem que ensinar o altruísmo

O altruísmo é muito bom, mas não é imprescindível para uma sociedade viver em paz e com conforto, sem usar dinheiro.A palavra chave não é altruísmo e sim responsabilidade. Cada um fazer sua parte: Algo de útil, seja lá o que for. Um gari tem tanta importância quanto um engenheiro. Sem engenheiro não haveria construções e sem gari viveríamos no meio do lixo.

P.S: Quanto às questões sobre cristianismo e igrejas, há bastante discussão sobre isso no tópico abaixo:http://www.consciencia.org/forum/index.php/topic,2417.msg16959.html#msg16959

Sim, e a minha última mensagem  no referido tópico ficou lá sem resposta.http://www.consciencia.org/forum/index.php/topic,2417.msg17554.html#msg17554

umamart
    Membro

Mas isso não é possível ainda, não no nível atual de evolução, e tão pouco era possível a 2000 anos.

Por isso é difícil acreditar nos milagres, amigo. Multiplicar pães, peixes, ressuscitar mortos, curar aleijados foi possível, já, convencer os imperadores foi impossível.

Existe o livre-arbítrio... Existe a necessidade...Existe a Justiça...A humanidade está em um processo evolutivo na Terra. O processo da evolução do homem é por conscientização obtida pelos resultados emotivos de experiências vividas, ou por meditação. Não há milagre que promova por si só a reformulação do indivíduo, a não ser pelo milagre de sua própria conscientização. Isso leva a outra questão, que pode ser assunto de outro tópico: Por que Deus já não nos criou perfeitos? Se fossemos perfeitos não haveria necessidade de tanto sofrimento, nem Jesus precisaria ter sido crucificado, aliás, nem precisaríamos de mestres. Nem a Terra seria necessária...

Veja, amigo, não lhe parecem contraditórias as duas afirmações abaixo?:

Neste mundo, quem não tem dinheiro, morre de fome ou vive de forma indescente.

Quem quiser realmente tirar o poder de César, deve, primeiro, deixar de estar sob domínio da matéria

Quem tem que deixar de estar sob o domínio da matéria são os poderosos! E pra isso, um milagrezinho cairia bem...  É óbvio que todos devem estar livres do domínio da matéria, mas o povo apenas dança a música dos poderosos, apenas cumpre ou tenta cumprir o que lhe é imposto. Apenas age de acordo com as leis e costumes. Quem dita as regras são os poderosos, e estes não foram procurados por Jesus e nem puderam presenciar seus “milagres”...Então, pede-se aos humildes para serem mais humildes ainda e aos poderosos não se pede nada? Você não acha isso muito conveniente aos poderosos? Será que não foi por isso que Roma “converteu-se”?

Não há contradição. Neste mundo precisamos do dinheiro para sobreviver, mas uma coisa é usar o dinheiro para viver, outra é viver pelo dinheiro.Não devemos confundir humildade com miséria e ignorância. Humildade é propriedade de fortes, miséria e ignorância é propriedade de fracos. A dança dos poderosos é o ter, enquanto o povo pretender o ter, estará dançando a dança deles. Só será possível mudar os poderosos, quando eles perderem o poder que os encanta. Porque o poder da matéria é encantador, é como um feitiço que alimenta seus instintos egoístas. Porque iriam eles tomar consciência do outro como seu semelhante, enquanto a experiência que vivem os satisfazem? Só se for pela meditação, mas aí é mais difícil, mais fácil passar o camelo na agulha...

Se você disser a César que todo o seu poder não vale nada, que o seu poder sobre a matéria não tem absolutamente valor algum, que tudo que ele sempre acreditou e que é a fonte do poder dele é tudo falso, e pior, que as pessoas não vão mais lhe prestar nenhum tributo, então você deverá recorrer à luta armada para tentar sustentar sua convicção(...)

Sim, eu e você não podemos dizer isso aos imperadores, mas Jesus poderia tê-lo feito. Por que não o fez? Ao invés de dizer para dar a César o que “é” de César deveria dizer a César, e provar, que os bens materiais nada significavam.

Acredito estar respondido.

ou será logo preso e silenciado.

E não foi exatamente isso o que aconteceu com Jesus?Por isso digo que quem deveria ter sido convencido e convertido eram os imperadores e não o rebanho de cordeiros.

Não, Cristo não foi silenciado, pelo contrário. Sua voz ressoa pelos tempos, e até hoje permanece. Ainda hoje, Cristo, Suas palavras e as consequencias de sua passagem na Terra são mais fortes do que nunca. Estamos aqui falando Dele, justamente por que suas idéias permanecem vivas. Uns concordam, outros não, alguns entenderam um pouco, outros um pouco mais, mas o conflito está presente, mais presente do que nunca. As idéias Dele estão em movimento, de mente em mente. Alguns tentam lutar contra, outros lutam a favor, outros apenas aceitam. Existe uma guerra dentro de nós. Alguns conhecem os ideais crísticos através de Cristo, outros conhecem os mesmos ideais através de Buda, ou de qualquer outro mestre. Mas a humanidade está em guerra ! As vezes, é guerra mesmo, com arma de fogo, outras vezes, é uma guerra interna, silenciosa. Quem poderia dizer que Cristo falhou, se essa história ainda não acabou? Estamos só começando, afinal, o que são 2000 anos perante o Todo? Se o próprio tempo é relativo.

Tem que ensinar o altruísmo

O altruísmo é muito bom, mas não é imprescindível para uma sociedade viver em paz e com conforto, sem usar dinheiro.A palavra chave não é altruísmo e sim responsabilidade. Cada um fazer sua parte: Algo de útil, seja lá o que for. Um gari tem tanta importância quanto um engenheiro. Sem engenheiro não haveria construções e sem gari viveríamos no meio do lixo.

Sim! Ter a consciência necessária para ser responsável e ser útil na sua função, seja de engenheiro ou de gari. Dar ao outro sem pedir em troca, pelo bem da sociedade. É inteligência. Consciência adquirida pela inteligência. Isto é ser altruísta.

P.S: Quanto às questões sobre cristianismo e igrejas, há bastante discussão sobre isso no tópico abaixo:http://www.consciencia.org/forum/index.php/topic,2417.msg16959.html#msg16959

Sim, e a minha última mensagem  no referido tópico ficou lá sem resposta.http://www.consciencia.org/forum/index.php/topic,2417.msg17554.html#msg17554

Está respondido.

Visualizando 11 posts - 106 até 116 (de 116 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.