Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Qual é o sentido da vida? › Sentido da vida
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
08/06/2005 às 11:25 #74754Miguel (admin)Mestre
O vazio não se preenche. Só o que se pode fazer é deslocá-lo de lugar…
Por isso que eu acho que os platônicos e os aristotélicos culminaram num tipo de racionalismo que pretendia tapar mais buracos do que podia realmente.
08/06/2005 às 12:35 #74755Miguel (admin)MestreEu acho que a melhor forma é aceitar alguma coisa como sentido da vida, e acreditar cegamente, nunca duvidar disso e nunca deixar alguém te convencer do contrário.
Como eu ñ consigo fazer isso prefiro simplesmente ignorar o vazio…
Nahuina, e o q vc acha disso tudo? Qual dos 3 caminhos vc segue?
08/06/2005 às 12:54 #74756nahuinaMembroEu ñ consigo ignorar o vazio por muito tempo… Começa a me incomodar.Quando consigo preenchê-lo com alguma coisa, fica td bem até que esse coisa deixa de me convencer.E quando ñ consigo preenchê-lo começo a ficar deprimido, depois surgem os espasmos de loucura…
Eu tb ñ consigo “aceitar alguma coisa como sentido da vida, e acreditar cegamente, nunca duvidar disso e nunca deixar alguém te convencer do contrário”…Isso ñ dá!!Mas acho que dá pra preencher o vazio sim, só que nunca permanecemos satisfeitos com aquilo que usamos p/preenchê-lo por muito tempo e o vazio volta….08/06/2005 às 12:59 #74757Miguel (admin)MestreÉ como eu disse:
O vazio não se preenche. Só o que se pode fazer é deslocá-lo de lugar…
Ou tente preencher um buraco num terreno plano, sem fazer outro ao lado…
08/06/2005 às 13:15 #74758nahuinaMembroñ concordo em que o “terreno” seja plano, pelo menos no meu caso ele é bem esburacado, acho que o terreno torna-se plano nas pessoas que conseguem “aceitar alguma coisa como sentido da vida, e acreditar cegamente, nunca duvidar disso e nunca deixar alguém te convencer do contrário”.
08/06/2005 às 14:19 #74759Miguel (admin)MestreA metáfora do terreno plano foi só pra evidenciar que é impossível preencher o vazio.
No sentido em que você falou, concordo, mas agora que se sabe que a verdade plana é um dogma, quem ousaria tentar esquecer isso e voltar a crer nela??
08/06/2005 às 16:50 #74760nahuinaMembromas porque é “impossível preencher o vazio”? Vc ñ pode preenchê-lo com mentiras? com dogmas? Com ilusões? Acho que é possivel…
08/06/2005 às 17:25 #74761Miguel (admin)MestreE mentiras, dogmas e ilusões não são coisas furadas?
Você acha que tapa o buraco ou que apenas engane, esconda a existência do buraco?
08/06/2005 às 17:45 #74762Miguel (admin)MestreMas o buraco não precisa ser tapado, deve-se sim abrir ele cada vez mais, pois é nele que se faz sentir a existência propriamente dita, o vazio é a essência, mas ele é vazio por que não vemos a vida como um fim em si mesma assim como o saber. O agora constitui a vida, só temos a agora, passado é lembrança, futuro é sonho, a sentido da vida é momento. Mas há de se perguntar: então por que evoluir pretensamente? Por que essa busca é infindável, não se chega a algum lugar, por que o lugar onde se espera chegar é sempre projetado no agora.
É inquietante não atribuir sentido a vida, e é sem sentido dizer que ela não possue sentido.08/06/2005 às 18:02 #74763nahuinaMembro“É inquietante não atribuir sentido a vida, e é sem sentido dizer que ela não possua sentido.”
é isso que eu penso tb!08/06/2005 às 18:14 #74764Miguel (admin)MestrePor que essa busca é infindável, não se chega a algum lugar, por que o lugar onde se espera chegar é sempre projetado no agora.
Por que o lugar onde se espera chegar é sempre projetado adiante no agora.
É inquietante não atribuir sentido a vida, e é sem sentido dizer que ela não possue sentido.
O universo é o que é ou é aquilo que desejo que seja, que deve obrigatoriamente ser algo que me faça sentido?
08/06/2005 às 19:07 #74765nahuinaMembroninguem disse que faz sentido, pelo menos eu ñ ,mas que o sentido seja desconhecido ñ significa que inexista…vc diz que ñ há sentido eu digo que ñ sei qual é o sentido mas ñ tenho pq afirmar que ele inexiste….talvez ele inexista mas como vc pode ter certeza de que ele ñ existe? é isso que eu gostaria de saber…´pq vc afirma que ele ñ existe?
08/06/2005 às 21:13 #74766Miguel (admin)MestreNahuina, o que você falou parece o que Kant falou do fenômeno: podemos intuir os fenômenos e objetos, mas não podemos conhecer a essência destes que seria “a coisa em si”.
Não acho correto afirmar que a vida não tenha sentido, mas antes de tudo para nos compreendermos melhor, é preciso especificarmos o que entendemos como sentido, é ele objetivo? é ele causa? é ele direção?
Sentido pode ser coerência simplesmente…
Perguntar pelo sentido da vida é o mesmo que perguntar pelo sentido do filosofar, pelo sentido de tudo o que sentimos, vemos e pretensamente sabemos. Poderíamos tentar usar um método cartesiano e começar a atribuir (por que talvez não se possa descobrir) sentido às coisas menores e mais fáceis de conhecer, mas ao estabelecer tais distinções corre-se o perigo de grandes equívocos.08/06/2005 às 22:18 #74767Miguel (admin)Mestrepq vc afirma que ele ñ existe?
Por que podemos passar a vida toda nos questionando sobre ele.
Depois da morte, não adianta mais…
08/06/2005 às 22:20 #74768nahuinaMembroObrigado…nunca li Kant,mas sinto que ñ sou merecedor da comparação…com relação a : “o que entendemos como sentido, é ele objetivo? é ele causa? é ele direção?”.Eu ja tinha dado uma resposta possivel:
Enviado em Quinta, 02 de Junho de 2005 – 11:59 pm:
(…) no sentido de razão ou de porque é muito mais difícil de definir, porém não me atrevo a dizer que não o há, simplesmente o desconheço.nela eu falo em razão, vc poderia incluir a razão em seu questionamento…
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.