Sentido da vida

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 61 até 75 (de 109 do total)
  • Autor

Lizard Utopic, concordo totalmente contigo, o Vazio da essência, do sentido da vida, ñ deve ser tapado, e sim cavado cada vez mais. Mas, eu ñ consiguo suportar o sentimento da existência dessa forma, e creio eu q pouquíssimos conseguem…

Queria agradecer ao Pilgrim por suspender o processo kafquiano…

Ernesto para suportar o vazio é necessário aceitá-lo como vontade, vontade de vida, de potência (via Nietzsche). Não admitir o sentido da vida como destituído de sentido: eis o caminho para a superação do homem, a vida tem valor por si só, de forma que a evolução e o desfrute são apenas conseqüências desta valoração, de que adianta suprimir a vontade? De que adianta negar a sentido da vida e juntamente a própria vida?
    Fracos são os que assim fazem, e fracos são os que negam a possibilidade de evoluir a humanidade e não apenas determinado homem, o ser humano é um ser histórico, os homens acabam, a humanidade permanece, e assim digamos sim ao conjunto, mas um conjunto com instinto de superação, de esperança e vontade, que não necessite de um deus qualquer para atribuir sentido à vida, mas sim do humano, da natureza, da physis.
    Somos unicamente nós os seres que necessitam atribuir sentida à vida e nós temos a dimensão do tempo de forma que o agora deve ter sentido prospectivo.

nahuina
    Membro

Pelo que eu entendi vc diz que quem nega o sentido da vida nega a propria vida, e nega a evolução da humanidade; vc tem certeza disso?…E que a vida tem valor por si só…

… que a vida tenha valor por si só significa alguma coisa com relação ao seu sentido? …

Eu ñ nego o sentido da vida,eu o desconheço… mas as suas afirmações parecem um tanto confusas…Ou talvez eu ñ tenha conseguido entender…Será que vc pode explicar…

E se fosse comprovada a máxima “Quanto mais inteligente e sábio, menos feliz”?

O sentido da vida seria então “manter-se ignorante”? Esse sentido faria sentido?

“Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta o conhecimento aumenta a tristeza.”
    [Eclesiastes 1:18]

Nahuina:
    “…que a vida tenha valor por si só significa alguma coisa com relação ao seu sentido?…”
    Significa que ela própria é um sentido, caso contrário ela não existiria.
    Bem , você diz não negar o sentido da vida mas sim desconhecer, ora, eu posso estar equivocado em atribuir o sentido que atribuo à vida, e portanto também desconhecer, e por isso é melhor você construir o seu sentido e não aceitá-lo dogmaticamente de alguma doutrina sem passar por um exame crítico. Expus o sentido da vida que acho coerente, se pareceu confuso é sinal que devo especificar melhor este (sou humilde suficiente para não achar que foi você que entendeu errado) e ademais escrevi muito rápido.
    Quando afirmo que a vida tem um fim em si mesma quero dizer que seu sentido não está além dela, um sentido não transcendente mas sim imanente, ou seja seu sentido encontra-se no agora, na vida propriamente dita e não em uma espécie de além metafísico ou extramundano. Faço tal afirmação por que não podemos saber nem aproximadamente se tais esperanças que dizem respeito à uma existência não humana, não física, são corretas ou coerentes. Somos seres finitos digo eu, pois o ser particular é findável ao passo que o coletivo é permanente, até quando não sabemos, mas o homem é um ser histórico e sua caracterização só se dá mediante a história, e por isso defendo uma evolução e que todos contribuam para ela no agora, tendo a noção que nossa vida termina mas a das pessoas que receberão nosso legado não. O desfrute tem uma conotação importante no meu modo de pensar por que se somente buscarmos por evolução não desfrutaremos dos prazeres da vida plenamente, mas sem aderir ao hedonismo. “Evolução sem desfrute é desvalorização do mundo, desfrute sem evolução é prazer cego” Por isso precisa-se das duas coisas para a vida ter sentido.

Significa que ela própria é um sentido, caso contrário ela não existiria.

Essa afirmação é um não-senso. A vida não é um sentido, mas um processo que vai do nascimento à morte.

Acho que posso falar pelos outros quando digo que o sentido da vida que especulamos aqui não é o particular a uma só pessoa, o qual não passaria de um subjetivismo, mas o sentido geral. Esse, penso, mesmo, não existir…

E. Mileto de Souza, pq não a felicidade estaria na ignorância? Platão já tratava disso…

Lizard Utopic, qual seria o fim da vida? A de simples evolução?

nahuina
    Membro

Lizard Utopic – Compreendo o que vc diz perfeitamente, e concordo contigo em diversos aspectos:
    “é melhor você construir o seu sentido e não aceitá-lo dogmaticamente de alguma doutrina sem passar por um exame crítico” perfeito!

“Quando afirmo que a vida tem um fim em si mesma quero dizer que seu sentido não está além dela, um sentido não transcendente mas sim imanente, ou seja seu sentido encontra-se no agora, na vida propriamente dita” se eu entendi bem, vc explicou em detalhes uma afirmação que eu tinha feito :

Nahuina:Enviado em Quinta, 02 de Junho de 2005 – 11:59 pm: ”Sentido, no sentido de finalidade, a vida em si não têm. Ou o sentido da vida é vivê-la.” Eu penso assim!
    Porem, discordo no pq de tal afirmação; vc diz que “ela própria é um sentido, caso contrário ela não existiria.”
    Nesse aspecto ,ao meu ver, tenho que concordar com Mileto quando diz que “A vida não é um sentido, mas um processo”,ou se vc preferir ,um fenômeno….

obrigado pelo esclarecimento!

(Mensagem editada por nahuina em Junho 10, 2005)

nahuina
    Membro

Lizard Utopic, qual seria o fim da vida? A de simples evolução?

Talvez o próprio Lizard deva responder, mas pelo que eu entendi ele diz que o fim da vida, isto é, a finalidade é a própria vida, ou melhor, vivê-la…

E TALVEZ seja realmente simples evolução, claro que este é um conceito naturalista, até mesmo, anárquico e contraria muitos conceitos da nossa sociedade. Mas pq não?
    Por que o ser humano é superior, pq é “mais importante”,pq não pode ser mais um processo biológico, físico, químico, pq é tão necessário um Deus, uma alma, uma vida-pos-morte?

Evoluir? Evoluir pra q?! hehehe…
    mas tudo bem, sempre se terá mais perguntas do que respostas….

Evoluir? Evoluir pra q?!

Taí, recaímos em mais um subjetivismo. E se os seres “menos evoluídos” forem mais felizes?

nahuina
    Membro

Ernesto – ñ sei, mas a evolução é um processo natural…é difícil encontrar “pq's” p/essas coisas sem recorrer a um Deus ou coisas do tipo, do “como?” a ciência pode se encarregar (até certo ponto) mas os “pq’s” ….

(Mensagem editada por nahuina em Junho 11, 2005)

Esse negócio de “evolução” tá me parecendo mais o racionalismo aristotélico. Sabe? Os seres móveis, imperfeitos, evoluem em direção ao Ser que é esférico, perfeito e finito.

A adaptação evolutiva mesmo não leva muito em conta a moral, já vou avisando…

Eu tô começando a achar se indagar pelo o sentido da vida seja algo sem sentido! =)

Visualizando 15 posts - 61 até 75 (de 109 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.