Aristoteles

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 18 do total)
  • Autor
    Posts
  • Aristoteles
    Membro

    Cara Acácia,O “raciocínio” é uma ferramenta da consciência e sua função é o discernimento cujo resultado o podemos expressar por meio de outra ferramenta da consciência que é a “dedução”. Quando o raciocínio e aplicado sobre crenças obviamente o resultado (dedução) é também uma crença. Quando o raciocínio é aplicado sobre conhecimento o resultado (dedução) é uma verdade, isto é, uma realidade obtida intelectualmente.Todos os seres humanos possuem autoconsciência, dada por uma consciência superior, para encontrar verdades, eliminar as crenças (buscai a verdade e esta os libertará) e sobre tudo tomar consciência de sua potencialidade divina (vocês são Deuses).Amiga Acácia, sua crença da existência de um Deus com características antropomorfas (pai amoroso preocupado dos filhos) é uma idéia materialista que foi criada por mentes materialistas 1700 anos atrás, para criar dependência nos homens impedindo que tomassem consciência de sua verdadeira identidade e desta forma exercer controle dos mesmos. Esta crença continua até os dias de hoje graças a que bilhões de pessoas iguais a você além de acreditar, pregam esta falsidade. Acácia as crenças se combatem com conhecimento. Em outras palavras a possibilidade de aceitar uma crença é proporcional ao grau de conhecimento.Na época foi aceita esta crença porque o único que se conhecia do céu, era a existência do sistema solar. Hoje temos certeza que o sistema solar pertence a uma galáxia chamada Via Láctea que está composta por 200.000.000.000 de estrelas e que esta galáxia é a mais pequena de um grupo de mais de 200.000.000.000 de galáxias.Amiga Acácia, insisto, você tem um potencial intelectual dado por uma consciência superior ocupe-lo em descobrir verdades adquirindo conhecimento ao invés de continuar escrevendo abobrinhas em base a crenças.  Um abraço...

    em resposta a: O que é consciencia ? #74624
    Aristoteles
    Membro

    Cara mirtes,A “consciência do ser” é a auto-consciência que define ao homem como ser humano e com a potencialidade de um Deus. Lembremos que essa verdade nos foi dita pelo mestre espiritual Jesus: “vocês são Deuses”.Esta auto-consciência somente pode ser adquirida através do conhecimento adquirido pela percepção, discernimento e raciocínio.

    em resposta a: O que é consciencia ? #74622
    Aristoteles
    Membro

    Senhores, Precisamos com urgência tomar consciência do que é “consciência”.Consciência é a essência de tudo o que possui vida e forma.Vamos agora explicar isto, de uma forma mais compreensível.Segundo a física convencional todas as coisas estão formadas de matéria e esta por sua ves de átomos. A origem desta idéia é que o átomo era considerado indivisível.Posteriormente foi demonstrado intelectualmente por Einstein e empiricamente por Max Planck que o átomo era divisível e estava formado de energia condensada (ex.bomba atômica).Agora vamos a obter certas verdades a partir da análise desta realidade. A célula é a unidade elementar de vida. A origem do homem é obtida através da multiplicação de uma célula denominada zigoto e por tanto, o homem na realidade é um organismo formado por vários trilhões de células realizando funções variadas e não uma unidade (corpo) como nós estamos acostumados a referir. Então que é o homem?O Dr. Bruce Lipton um científico especializado em células-troncos fiz experiências usando culturas de células- tronco clonadas. Nesses estudos, células geneticamente idênticas foram inoculadas em três placas de cultura, cada qual com um diferente meio de crescimento. Em uma placa, as células-tronco se tornaram músculo; em outra, células ósseas; na terceira, células de gordura. Os resultados, publicados em 1977, revelam que o ambiente controlou a atividade genética das células.Desta experiência podemos deduzir que a célula para perceber o ambiente possui consciência. Agora se consideramos que o componente essencial da célula é a proteína e a proteína é formada por ligações peptídeas de aminoácidos e estes por sua vez estão formados por moléculas que em sua estrutura química estão formadas por ligações de quatro átomos (hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio) e como foi mencionado que a origem do átomo é a energia podemos concluir que a origem do nosso organismo é a energia e sua essência é a consciência.Então qué o homem?A essência do homem é a "consciência" que administra o organismo, cria coisas e define o ser. Lembrem-se que nos fomos criados a imagem de uma "consciência superior", por tanto, temos a mesma potencialidade. Chegou a hora de tomar consciência desta realidade e deixar de comportarmos como alienados materialistas comandados por doutrinas religiosas e pelo consumismo. O homem foi criado com auto-consciência para atuar de forma individual, conhecer-se e tomar "consciência" de sua potencialidade (buscai a verdade e verdade os fará livre) evoluir e comportarse como ser humano (preocupado com a humanidade) . Até agora, nós temos comportado como simples animais ególatras administrados por uma conciência coletiva. Chegou a hora de utilizar a "consciência do ser" e não a "consciência do ter"

    Aristoteles
    Membro

    :dance_mini:...Saibamos pois, com discernimento, adentrar nos Mistérios de Deus para que não nos "afoguemos no Mar Vermelho", possamos "Caminhar sobre as águas" e, "remover as montanhas" pela nossa fé, cultuando ao Deus Soberano , com um "culto racional". Amém Irmãos? Não esqueçam: Deus é...Amor acima de Tudo!

    Cara Acácia,Você não se cansa de escrever tanta abobrinha produto de uma mente alienada com a “crença” da existência de um Deus com características antropomórficas que foi inventado por homens para criar o controle das pessoas por méio do medo e ainda nos pede um culto racional?É lamentável que uma pessoa inteligente como você se apresente em todos os tópicos e se comporte como um papagaio religioso chato e cansativo sem nenhum aporte útil para o fórum. Lhe garanto que si você empregara o raciocínio ao invés de sua emoções sairia de seu enclaustramento materialista e com certeza encontraria as provas da existencia da energia consciente que criou o universo e a nós a sua imagem e não o contrário.Amiga Acácia procure conhecerse a si mesma e tomar consciência de seu verdadeiro potencial, você foi criada com tudo o necesário para adquirir o conhecimento da razão de sua existência.

    Aristoteles
    Membro

    Caro mass,Ao colocar “... qualquer verdade depende de opiniões pessoais” demonstra que continua sem entender o que uma verdade.Uma “Verdade” não é uma abstração é um termo (nome) filosófico dado a uma “dedução” obtida através de um processo intelectual que pode ser demonstrada como sendo uma realidade. Agora toda verdade para ser reconhecida como uma realidade deve ser uma “verdade absoluta” isto é, aceita por todos.Amigo mass, o “Penso logo existo” que eu coloquei, corresponde a uma “verdade absoluta” obtida por o filósofo Descarte. É uma “verdade” porque é uma dedução que pode ser demonstrada como uma realidade e é “absoluta” porque pode ser reconhecida por todos como uma realidade. No “existo” de “Penso logo existo” Descartes se estava referendo a sua existência como “ser consciente”.

    Aristoteles
    Membro

    Amigo ppaulo,Toda “verdade” para ser considerada verdade deve ser “verdade absoluta” isto é, sua realidade comprovada. O que ocorre é que a verdade por ser o resultado de um processo intelectual no qual a etapa de inicio é a “percepção” e esta na maioria das vezes pode não ser a mesma para todas as pessoas, em determinados casos de análises, se podem obter diferentes “verdades absolutas” sobre o mesmo objeto de análises e todas elas estarem certas.Concordo com você, como todo processo intelectual pertence à área da metafísica o resultado tambem pertence à area da metafísica.Um exemplo de verdade absoluta é “Penso logo existo”.

    Aristoteles
    Membro

    Aristoteles, entendi, e o que eu quis dizer foi isso mesmo, mas referente à verdade histórica, não à verdade total.Sobre a verdade total, científica, da mesma forma, toda a verdade de hoje será uma mentira amanha, como já foram os conceitos de elementos, os conceitos gravitacionais de Newton, a teoria da Relatividade de Einstein. São verdades até o momento de descoberta de novas verdades, mais precisas e abrangentes. Logo, toda a verdade é mentira, ou foi ou será, mas novamente, justamente por verdade e mentira serem uma definição humana. Qualquer dedução será falsa num momento passado ou futuro.Isso, a meu ver, impossibilita existir uma total verdade, mas é difícil discutir isso sem entrar na opinião. Verdade total é algo abstrato para mim, como o conceito de Deus. O que seria uma verdade total, uma lei total? Uma razão total?

    Caro amigo mass,Parece-me que ainda não tem muito claro o que é “verdade”. Verdade não é uma abstração é um conceito e conceito é a definição de algo indefinido. Quando o conceito está referido a uma realidade a definição é objetiva e passa a ser uma realidade por si mesma e quando está referido a uma abstração (idéias) a definição é subjetiva (pessoal) e sua realidade deve ser comprovada. Por tanto, podemos dizer que “verdade” é o nome dado ao resultado de um processo intelectual depois de ter demonstrado que este resultado é uma realidade.

    ... sendo a verdade um consenso de verdade entre determinados observadores-julgadores num determinado espaço-tempo, não passa de um juízo de verdade ratificado por todos ou pela maioria geral.Sob este aspecto, "total verdade" soa como metafísica.

    Caro ppaulo,A “verdade” obtida por consenso é “crença” isto é, opinião sobre uma verdade. Devemos lembrar que a verdade é um termo filosófico para assinalar uma realidade implícita obtida de uma realidade explicita por meio do intelecto.

    Aristoteles
    Membro

    ...Apenas o ser humano pode se posicionar acerca de verdade-mentira. Se a raça humana for extinta, o que é verdade e o que é mentira

    Caro ppaulo,A verdade e a mentira são conceitos de idéias abstratas definidas (criados) por o ser humano para complementar a linguagem. Eu não vejo o sentido de sua pergunta, me poderia explicar qual é?

    Aristoteles
    Membro

    Amigo mass,Parece-me que você não entendeu o que eu coloquei. Agora lhe explico.   Uma verdade é uma dedução e por tanto, é parte de um processo intelectual. As partes essenciais de um processo intelectual são percepção, discernimento, raciocínio e dedução. A base do raciocínio é o conhecimento. Se o conhecimento é superficial o raciocínio é superficial e a dedução (verdade) se “transforma” em “opinião sobre a verdade”. Se o conhecimento é profundo em base a pesquisa sobre realidades o raciocínio tem valor intelectual e a dedução (verdade) pode ser considerada como real.  Até agora neste debate só se tem demonstrado retórica dialética (opinião sobre a verdade) sendo que a pergunta do tópico é sobre a “TOTAL VERDADE” isto é, sobre uma verdade real e por tanto, o debate deveria ser filosófico  tendo como base conhecimento real e não somente opinião sobre idéias.

    Aristoteles
    Membro

    A verdade não é uma realidade é uma dedução (juízo) e por tanto é subjetiva (opinião pessoal). Para ser considerada realidade sua objetividade deve ser demonstrada.Se a verdade é comprovadamente que é uma realidade o tópico não tem sentido. Agora se a objetividade da verdade não pode ser demonstrada, então não passa de uma opinião e em esse caso a mentira seria simplesmente uma opinião contrária.

    .....Sei lá, e agora me vem uma formulação tão possível quanto qualquer outra: A verdade é a medida de nossa ignorância.hmmm... esta me faz algum sentido.

    A verdade não è a medida de nossa ignorância é a solução de nossa ignorância!

    em resposta a: Pensamento genuíno – Reflectir antes de ler #88471
    Aristoteles
    Membro

    O que realmente questiono sei que não encontrarei resposta ainda pois ingressei recentemente nos estudos filosóficos....

    A filosofia não se estuda se pratica. Toda vez que você analisa uma realidade na procura de conhecimento, você está filosofando.Filosofar é pensar tendo como base a realidade obtida por meio de nossos sentidos físicos. O verdadeiro filósofo é a pessoa que procura a realidade implícita (verdade deduzida) na realidade explícita (ex. Pitágoras, Aristóteles...). Quando a base do pensamento são as idéias o pensamento é uma abstração, uma opinião sobre uma verdade e os pensadores são dialéticos (praticam a dialética).Existe uma grande diferencia entre um debate dialético e um debate filosófico. No debate dialético (sobre idéias) a base é a retórica e na maioria dos casos os debatedores demonstram ter pouco conhecimento sobre o tema em questão. O resultado não é uma verdade é uma opinião sobre uma verdade. No debate filosófico (sobre realidades) a base é o conhecimento sobre o tema e por tanto a participação dos debatedores está limitada a aqueles que o possuem. O resultado é uma verdade que pode ser demonstrada. É lamentável que neste fórum esta condição não seja respeitada. Existem participantes que por falta de aporte intelectual desmotivam e até paralisam o debate (morre com sua participação).

    A dúvida quanto a pergunta é apenas para manter meu pensamento genuíno em relação aos diversos conhecimentos que irei adquirir e ter a condição de selecionar aqueles que complementarão no que desejo me aprofundar.

    Você não adquire conhecimento o que você adquire é informação que posteriormente deverá ser transformada em conhecimento por você através da experiência ou trabalho intelectual.

    Seria possível perceber na Obra dos diversos autores o pensamento que surge puro e simplesmente do empirismo? Poderia citar dois filósofos nesta condição?

    Na realidade todos os pensamentos surgem do empirismo a diferença está que a experiência ao invés de ser externa é interna (através do trabalho intelectual).

    em resposta a: Pensamento genuíno – Reflectir antes de ler #88469
    Aristoteles
    Membro

    "Penso, logo existo".A dedução é lógica ou racional?

    Se A = B e B = C então A = CIsso é lógica. Para pensar devo perceber, para perceber devo tomar consciência, para tomar consciência devo existir. Isso é raciocínio.Por tanto, “Penso logo existo”.Isso é dedução.

    em resposta a: Pensamento genuíno – Reflectir antes de ler #88467
    Aristoteles
    Membro

    E onde ficaria a lógica no "processo de pensar"? A dedução através do raciocínio não é a mesma dedução que se obtém através da lógica;

    A dedução é o resultado da análise do raciocínio é um juízo. A lógica é utilizada para conferir a coerência utilizada na análise dos fatos.

    Toda informação é objetiva visto ter sido gerada pelo pensamento. O pensamento é acionado tendo como dados a imaginação.Aquele que é incapaz de imaginar e formular dúvidas pode não ser capaz de deduzir, por raciocínio ou lógica, de conceber o pensamento. A dialética e a filosofia se complementam neste processo.

    Toda informação é subjetiva porque todo pensamento é subjetivo é uma dedução individual. Sua objetividade (validez) deve ser demonstrada de forma prática ou através de formulas matemáticas (Einstein).

    em resposta a: Pensamento genuíno – Reflectir antes de ler #88465
    Aristoteles
    Membro

    Olá amigo Ihering,Primeiramente o felicito pela sua inquietude de pensar por se mesmo, já que, “pensar por se mesmo” é a única forma de tomar consciência que uno existe. Lembre-se da primeira verdade deduzida por Descartes “Penso logo existo”.

    Quero saber da maneira pura de filosofar, quando ainda os primeiros grandes pensadores dispunham apenas de um mundo diante dos sentidos e suas cabeças para pensarem, quando não tinham à mão mais de três mil anos de pensamentos alheios escritos em livros, como faziam? Como chegaram a extraordinarias conclusões?

    Não existe a maneira pura de filosofar. Filosofar é simplesmente refletir sobre a realidade explicita na procura da realidade implícita. Filosofar é pensar e pensar é um processo que “pode e deve” ser efetuado por todas as pessoas que desejam evoluir que é a única razão da existência do ser humano.

    Hoje dispomos de uma quantidade imensa de informação, e se eu decidir, por exemplo, saber o que é o pensamento, não procuro simplesmente reflectir antes de ler o que têm a dizer os quantos pensadores e estudiosos que escreveram acerca do assunto. Só então, ao coligir os diversos pontos de vista é que formarei uma opinião "própria", (que aliás, de própria não tem nada).

    Aqui você coloca duas questões muito interessantes que merecem ser analisadas, “quantidade de informação” e “saber o que é o pensamento”. Vamos analisar primeiramente, o que é o pensamento?O pensamento é o resultado de "o processo pensar". O processo pensar consta das seguintes etapas: Perceber, discernir, refletir, raciocinar e deduzir. Estas faculdades são inatas em todos os seres humanos o que significa que potencialmente “todos os seres humanos” têm a mesma capacidade de pensar (fazer perguntas e obter respostas) e a única diferença que existe entre “eles”, radica no maior desenvolvimento de cada uma destas faculdades pelo uso delas.Agora analisemos a questão “quantidade de informação”. O problema com respeito a esta questão é que a maioria das pessoas está iludida e confunde “informação” com “conhecimento” o que não é verdade. A informação é somente o “que” da questão o conhecimento é obtido de forma individual por meio da procura das respostas às perguntas “por quê?” “para que?” “como?” “onde?” “quando?” da questão. Por este motivo, dificilmente encontramos nos fóruns pessoas que possuam um real conhecimento das matérias que se discutem, só possuem informação superficial ou opinião própria sendo a maioria das vezes sem base sobre o tema em questão e os debates se transformam em dialéticos ao invés de filosóficos.  Como conclusão final temos que, toda pessoa deve ter em mente que toda “informação” é subjetiva, por tanto, ela pode ser verdadeira, falsa, parcial ou imparcial entre outras várias qualidades e a conclusão final deve ser pessoal e para isto, deve ativar o “processo pensar” seguindo as etapas mencionadas.

    em resposta a: Aborto #88454
    Aristoteles
    Membro

    O conceito de belo não pode ser absoluto, o belo é uma idéia, uma abstração, por tanto, para ser utilizada como conceito deve ser definida. Como toda idéia é subjetiva o belo também é subjetivo e por tanto cada pessoa tem seu próprio conceito de beleza.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 18 do total)