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  • em resposta a: Fim da Moral e futuro do homem #73353
    jocax
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    META-ETICA-CIENTIFICA



    By Joao Carlos Holland de Barcellos Nov/2000

    Gostaria de fazer alguns comentarios sobre uma parte do
    excelente artigo do R. Dawkins…

    >
    > QUANDO A RELIGIÃO PISA NO GRAMADO
    > DA CIÊNCIA: A ALEGADA SEPARAÇÃO
    > ENTRE OS DOIS NÃO É TÃO ORDENADA
    >
    >
    >
    > por Richard Dawkins
    >
    > Um afrouxamento covarde do intelecto aflige de outra
    > maneira pessoas racionais confrontadas com as
    > religiões longamente estabelecidas (se bem que,
    > significativamente, não na face de tradições mais novas
    > como Cientologia ou os Moonies). S. J. Gould,
    > comentando
    > em sua coluna História Natural sobre a atitude
    > do papa para com a evolução, é representante de um
    > esforço dominante de pensamento conciliatório,
    > igualmente entre crentes e descrentes: “A ciência e a
    > religião não estão em conflito, por seus ensinamentos
    > ocuparem domínios distintamente diferentes … Eu
    > acredito, com todo o meu coração, em uma respeitosa,
    > até mesmo amorosa concordata (ênfase minha) …”
    >
    > Bem, o que são esses dois domínios distintamente
    > diferentes, esses “Magistérios Não-sobrepostos” que
    > deveriam se aconchegar em uma concordata respeitosa e
    > amorosa? Gould novamente: “A rede da ciência
    > cobre o universo empírico: de que é feito (fato) e
    > porque ele funciona dessa maneira (teoria). A rede da
    > religião se estende sobre questões de significado
    > moral
    > e valor.”
    >
    > Quem Possui A Moral?
    >
    > Seria assim se fosse tão ordenado. Em um momento eu
    > vou
    > olhar para o que o papa realmente diz sobre
    > evolução, e então às outras afirmações de sua igreja,
    > para ver se elas realmente são tão ordenadamente
    > distintas do domínio da ciência. Primeiro entretanto,
    > um
    > breve parênteses na afirmação que a religião têm
    > alguma perícia especial para nos oferecer em questões
    > morais. Isso é freqüentemente aceito alegremente
    > mesmo pelos não religiosos, presumivelmente no curso
    > de
    > uma civilizada “curvada sobre as costas” para
    > conceder o melhor ponto que seu oponente tem a
    > oferecer
    > – não importa quão fraco esse melhor ponto
    > possa ser.
    >
    > A pergunta “O que é certo e o que é errado?” é uma
    > pergunta genuinamente difícil que a ciência certamente
    > não pode responder.



    Por certo Dawkins se refere aqui a atitudes de cunho moral.
    Se analisarmos a origem da moral e uma de suas fontes, as religioes,
    poderemos destacar um fator e um objetivo comum : Ordenar os individuos
    a um convivio harmonico e feliz. A harmonia significa um consenso e
    aceitacao, por parte de todos, com vistas a maximizar a felicidade
    do grupo.

    Entao, o que parece buscar todo codigo etico, eh compatibilizar as
    aspiracoes de cada a individuo de modo a maximizar a felicidade do
    grupo.

    Se entendermos a felicidade momentanea como um estado mental
    de prazer e, a feliciade, de modo geral, como um somatorio destes
    estados,
    ponderados pelo tempo, poderemos, a priori, quantificar a felicidade
    desde que possamos medir o estado mental de prazer num dado instante.

    Ou seja, se pegarmos o amago da etica, como uma norma que visa a
    maximizar
    a felicidade do individuo dentro do grupo, o problema estara bem
    definido,
    e assim a pergunta : “Que relacao tem, uma determinada acao, no computo
    da felicidade do grupo?” que eh a traducao da pergunta moral :
    “O que eh certo / ou errado ?”
    Tal questao poderia entao ser tratada quantitativa e cientificamente.
    E a moral cairia para o dominio cientifico !


    Roberto Mitsuo Takata wrote:
    >
    > > Note a felicidade, segundo jocax, deve ser dada sob a somatoria
    > > de prazer ao longo de toda a vida ( o tempo de vida entra na formula
    > !
    >
    > se sempre havera' uma variavel oculta na sua formula, ela nao serve
    > pra
    > nada: 'ah! mas isso nao pode, porq. *pode* ocorrer issoutro e
    > aquiloutro'… se nao ha' determinacao das consequencias, nao temos
    > previsao — adeus objetividade…

    Vc esta enganado.
    Veja por exemplo a formula relativistica-quantica de Dirac.
    EH complexa e podemos apenas “soluciona-la” para um simples atomo de
    hidrogenio !. O que diriamos entao quando aplicada em um sistema
    complexo como uma molecula de DNA ou mesmo um corpo humano?
    Sem utilidade nenhuma?

    As formulas encerram conceitos importantes. Pode-se atraves delas
    se fazer analises qualitativas de cunho abrangente mesmo sem calculos
    quantitativos minuciosos. Veja o principio da conservacao da energia
    ou mesmo o do aumento da entropia. Pode-se deduzir muito da evolucao de
    sistemas complexos, com estes conceitos, fazendo-se apenas analises
    qualitativas com eles.

    A formula da felicidade tambem :

    Felicidade = Integral[ prazer(t) ] dt ( jocax ,27/12/1999)

    Onde Prazer = Medida quantitativa do nivel de prazer(+) ou de Dor(-) do
    cerebro.

    A felicidade portanto eh o somatorio destes estados de prazer ponderados
    pelo tempo q eles duram. Simples e importante.

    Eh bastante objetiva tambem.
    Analisando-a, poderemos ateh saber em que direcao seguir na busca da
    felicidade:

    Para maximizar a Felicidade vemos que o tempo de vida eh importante
    pois a integral se estende pela vida do individuo.
    Portanto devemos maximizar nosso tempo de vida.
    Mas nao eh soh isso : A felicidade
    depende de nosso estado de prazer : Portanto devemos buscar o maior
    prazer. E essa eh uma solucao de compromisso pois, muitas vezes, ao
    maximizarmos o prazer diminuimos o tempo de vida !!!

    Ponderar estas duas variaveis esta o segredo de uma vida feliz.

    >
    > e nao se tera' nenhuma vantagem sobre as hipoteses ad hoc das
    > 'teorias' de cunho religioso sobre a moral.
    >
    > segundo: vc baseia em uma teoria previa do utilitarismo moral — moral
    > eh
    > o q. nos faz felizes. primeiro tem q. provar essa teoria… ah! mas
    > nao se
    > pode 'provar' isso no sentido cientifico… por q. nao? por q. ela
    > mesma
    > eh uma 'teoria' moral. de novo, adeus objetividade.
    >
    > dados alguns parametros, podemos em funcao desses parametros dizer se
    > algo
    > eh ou nao valido. se esses parametros sao eticos, entao poderemos
    > dizer se
    > algo esta' ou nao de acordo com esses parametros eticos. objetividade
    > acaba aqui… nao teremos nada q. nos diga se esses parametros por sua
    > vez
    > sao ou nao validos.
    >
    > dizer q. algo eh bom porq. esse algo eh natural, implica primeiro em
    > aceitar q. 'se algo eh natural eh bom' — soh q. aceitar ou rejeitar
    > nao
    > tem conotacao objetiva.

    Veja bem, voce nao entendeu quando disse que todo codigo de etica
    visa um OBJETIVO NAO CONFESSO que eh maximizar ( harmonizar ) a
    felicidade
    do grupo.

    Porque nao confesso?

    Pq, antes do jocax :-), ninguem sabia definir felicidade com precisao
    matematica !!

    Os principios eticos portanto, nada mais sao do que regras de bolso,
    para este objetivo simples !! Esta eh sua verdadeira origem. Seu
    amago.

    Agora que sabemos sua origem e podemos, em principio, quantifica-la
    ( desde q tenhamos uma medida para o nivel de prazer instantaneo ),
    poderemos tratar a etica do ponto de vista de um problema cientifico
    de MAXIMIZACAO.

    >
    > dizer q. seguimos nossa 'programacao genetica' eh uma afirmacao
    > testavel,
    > mas nao tem nenhum carater valorativo. isso eh bom ou ruim? nao
    > importa,
    > isso eh ou nao eh. ou as pedras caem ao chao ao serem abandonadas no
    > ar ou
    > nao caem, nao importa se isso eh 'bom' ou 'ruim'.
    >
    > da mesma forma dizer 'ajudar as pessoas eh bom' nao tem nenhum carater
    > testavel. dizer assim: ah! mas podemos verificar se ajudar as outras
    > pessoas traz algum beneficio — seja material, seja 'psicologico',
    > seja de
    > sobrevida genetica — eh nao entender o q. o 'bom' significa em
    > 'ajudar as
    > pessoas eh bom'. isso eh tao somente uma manifestacao de valoracao
    > moral.

    Apartir de agora, ( marque a data por favor :) ) dizer se eh bom ou
    ruim
    deixa de ser simplesmente um problema de valoracao moral. Desde que
    assumamos
    que a valoracao moral esta vinculada ao principio de maximizacao de
    felicidade.

    Mas vc tem razao quando diz q as pessoas nao precisam aceitar esta nova
    ETICA-CIENTIFICA ! Mas, nao o fazendo elas corem o risco de cairem
    num perigoso ostracismo.

    SIM !, estou deduzindo e propondo uma nova meta-etica cientifica e
    conclamando a todos a engajarem-se neste NOVO PARADIGMA META-ETICO.



    Assim, em teoria, poderiamos descobrir as melhores atitudes eticas
    simplesmene medindo o nivel de felicidade do cerebro. Claro q para isso
    precisariamos de um grupo humano de cobaia o q tornaria isto
    impraticavel.

    Contudo, eh bem sabido o que causa prazer e sofrimento sem recorrer a
    tais
    experimentos maquiavelicos. Sabemos, por exemplo, que ser roubado traz
    sofrimento e ser elogiado eh prazeiroso. Ou seja, temos um conjunto
    grande de acoes e sabemos avaliar, de algum modo, o prazer ou
    sofrimento que
    elas provocam.

    Mas, infelizmente, nao temos medidas NUMERICAS para tais e as vezes fica
    dificil
    comparar duas atitudes. Isso poderia ser feito se tivessemos uma tabela
    numerica
    do nivel de prazer e dor relativo aas acoes humanas.

    E esta tabela poderia ser feita se tivessemos esta medida instantanea
    do grau de felicidade.

    A tabela serviria para compararmos o grau de felicidade em diferentes
    grupos de normas eticas possiveis, selecionando aquelas que maximizariam
    a felicidade.

    >
    > > Nesse caso, a somatoria dos niveis de excitacao cerebral ou dos
    > > neurotransmissores envolvidos, deverao mostrar qual sera a
    > felicidade
    > > total deste masoquista dando um valor numerico ao seus estado de
    > > felicidade.
    > > Bem objetivo.
    >
    > ta' mas o q. isso diz a respeito da etica? tudo o q. vc esta' propondo
    > eh
    > uma previsao de comportamento. mas vc queira q. isso fornecesse um
    > guia
    > etico…

    Aqui surge uma importante BIFURCACAO desta teoria toda.
    Vejo dois niveis de codigo etico:
    TIPO 1- As regras de bolso, estaticas, imutaveis, rigidas :
    as de oredem Pratica.

    TIPO 2- As regras dinamicas dependentes do tempo, das circunstancias, da
    situacao
    de contorno particular.

    As primeiras, Tipo 1, sao as convencionais as q estamos acostumados
    regras simples e praticas q por serem fixas MUITAS VEZES NAO MAXIMIZAM
    a felicidade !! Eh aquela historia q vc colocou do bandido que pergunta
    a
    vitima onde esta o refem: Se a vitima MENTE o bandido leva o refem e
    infringe
    a norma se ele nao mente e segue a norma ( nao mentiras ) o refem eh
    capturado.
    Percebe q estas normas eticas rigidas , Tipo 1, deixam a desejar ?

    As do Tipo-2 soh possiveis com a etica dinamica que AVALIA o grau de
    felicidade da ACAO NO CONTEXTO EM QUE ELA OCORRE e isto poderia ser
    feito considerando o PRINCIPIO DE MAXIMA FELICIDADE DO GRUPO ou seja
    maximizar a equacao de felicidade.

    SIM, claro q esta avaliacao NEM SEMPRE eh facil de se fazer
    mas, assumindo q pocamos avalia-la com algum grau de precisao ja teremos
    alguma coisa. As discussoes eticas passariam a ser mais objetivas.

    Eh o principio da politica : Qual acao politica trara o maior retorno
    de felicidade para a populacao?


    >
    > a) Por que a sociedade humana não é como a sociedade das
    > formigas, ou
    > seja, uma sociedade cujas relações entre os indivíduos são
    > geneticamente programadas? Ou, dito em outros termos, por que as
    > normas que regem as sociedades humanas são, em larga medida,
    > normas
    > que podem ser “violadas” pelos indivíduos?

    Basicamente porque estas 2 especies seguiram caminhos evolutivos
    diferentes ocupando nichos distintos.

    As formigas, diferente dos humanos, nao desenvolveram um cerebro
    grande e/ou complexo o suficiente para permitir a propagacao memetica.

    Assim, a programacao genetica das formigas nao sao conflitadas com
    memes de especie alguma e, uma vez que todas herdem a mesma programacao
    genetica, todas agirao da mesma forma.

    No homem, alem dos genes existem os memes : Forma de instrucoes
    culturais
    que induzem o ser humano a agir ou se comportar segundo estas
    instrucoes.

    Como os memes podem ser muito volateis e tambem muito mutaveis :
    UMA DAS RAZOES DESTA MUTABILIDADE EH O FATO DE QUE, DIFERENTEMENTE DOS
    GENES,
    OS MEMES SAO TRANSMITIDOS ANALOGICAMENTE. ( Este insight me ocorreu
    agora
    e eh preciso verificar com rigor esta assercao )

    Esta mutablidade permite q seres sigam camimhos muito discrepantes entre
    si. Outro fator q se deve levar em conta eh o conflito intra-comunidade
    Como a maioria da formigas (as operararias ) sao estereis um grande foco
    de conflito genetico eh eliminado.

    >
    > b) O que explica essa distinção entre norma jurídica, garantida
    > coercitivamente por uma autoridade externa, o Estado, e norma moral,
    > sancionada por uma autoridade interna, a “consciência”? Qual a
    > razão
    > desse duplo grau de sanção?

    Note q ambas as normas , a juridica e a moral, atuam muitas vezes no
    mesmo objeto ( Por exemplo : nao roubaras, nao mataras.. etc.. )

    Acredito q a sancao juridica decorra do pacto social humano que eh
    organizado atraves de normas sociais escritas que devem servir de fonte
    da moral grupal.

    A sancao interna eh uma forma de adequacao cultural social para
    que a juventude seja doutrinada ao convivio grupal e ACEITE as normas
    sociais com mais naturalidade.

    >
    > c) Existe uma norma ou um conjunto de normas deontológicas
    > universais, isto é, válidas para a todas as épocas da
    > história e para
    > todos os homens, que estabeleçam um bem e, por conseguinte, um mal
    > absoluto? (absoluto não no sentido de “cósmico”, transcendente
    > à
    > espécie humana, mas no sentido de que todos os homens possam
    > discernir como um mal.)

    Acho q sim. Veja por exemplo estas :
    -Nao se deve tomar o filho dos outros.
    -Nao se deve roubar pertences alheios.
    -etc..

    Acho poderia ser compilada uma grande lista destas regras eticas basicas
    que serviriam como moldes para as normas jutidicas modernas.



    [email protected] wrote:
    > porem mesmo pra falar bobagens soh por falar eh melhor ter um certo
    > conheci=
    > mento de terreno. eu sei q. vc nao fala essas coisas a serio, porem
    > mesmo pr=
    > a ser
    > poha louca eh preciso saber o q. se esta' a combater. uma imagem
    > bastante =

    Nao eh a primeira vez , nem sera a ultima, que para nao levarem em conta
    o que digo, as pessoas, como voce, dizem que eu nao estou falando serio.

    Eh um modo de fugir do novo paradigma e nao encarar a teoria de frente.

    Ao mesmo tempo, busca afugentar qualquer outras pessoas que tentam
    perceber algum indicio de verdade no novo paradigma.

    “Eu sei que o q vc diz nao eh para se levar a serio!”, Eh um modo de
    tentar
    desacreditar totalmente, perante os outros, o autor revolucionario e
    sair da discussao, quem sabe, com uma desculpa para si mesmo.

    Existem pessoas que PRECISAM de DOGMAS sejam religiosos sejam eticos.
    Eh uma maneira delas se sentirem seguras, uma ilha num oceano memetico
    mutante e perigoso : “Onde estas revoltas aguas nos levarao ?”.

    O Dogma faz o papel desta ilha, deste porto-seguro.
    Nada de mais se esta ilha-dogmatica nao evitasse que estas aguas
    turbulentas
    nos levassem, quem sabe, a alguma praia paradisiaca !!

    Quando eu propus um criterio cientifico para a verificacao e mesmo
    construcao da etica, eu estava propondo uma REVISAO dos dogmas eticos
    atuais atraves de uma nova luz : Uma analise cientifica tendo por base
    o criterio comparativo de felicidade.

    Verificar se isso ja existe? Nao me importo. O importante eh ter a a
    base
    teorica construida e, se eu perder a paternidade da ideia, o prejuizo eh
    soh meu. Caso contrario ganharemos todos.

    Sim, Claro q para a construcao da meta-etica-cienifica ( que deveria
    originar todas as eticas ) eu assumi, como principio, que se deve
    buscar
    a maximizacao da felicidade do grupo. Pode-se argumentar q este eh um
    princio etico tambem… Que seja, mas eh o unico, assim como a partir do
    principio da conservacao da energia toda(?) a fisica classica pode ser
    levantada assim sera tambem para as novas eticas.

    A meta-etica-cientifica poe em cheque toda dogmatizacao etica atual
    e propoe uma revisao dela com base em criterios objetivos e cientificos.

    Claro que nem tudo esta feito. Mas a base ja esta definida, resumindo:

    Toda etica deve ter como objetivo maximizar a felicidade do grupo.

    A felicidade de cada individuo eh dada pela formula :

    Felicidade = Integral( Prazer(t) ) dt

    Onde Prazer(t) eh um valor numerioco associado ao bem estar do individuo
    no instante t ( que pode ser um mal estar ).

    O prazer(t) poderia ser medido atraves do nivel de excitacao neuronal
    nas
    areas do cerebro responsaveis pelas sensacoes, dores e prazeres.

    A medida do bem estar instantaneo eh um topico ainda em aberto.

    Podemos observar, pela formula acima, que a felicidade maxima do
    individuo, eh dada quando se maximiza o tempo de vida dele e
    tambem do seu prazer.

    Nem sempre, contudo, maximizando-se o prazer aumenta-se o tempo de vida
    e
    por vezes ocorre o inverso. Portanto a maximizacao da felicidade esta em
    uma solucao de compromisso entre o prazer instantaneo e o tempo de
    vida.

    O problema principal da maximizacao do prazer do grupo surge da
    constatacao
    de que nem sempre o que traz mais felicidade para o individuo tambem
    traz
    para o grupo e, muitas vezes, ocorre o inverso.

    O codigo de etica deveria entao procurar maximizar a felicidade do grupo
    em
    detrimento da felicidade de um individuo particular de modo q todos
    possam,
    sob esta nova perspectiva restritiva, ter sua felicidade maximizada.

    Para q se possa comparar numericamente os efeitos que diversas acoes
    causam na felicidade das pessoas, propus um tabelamento destes efeitos
    no que chamei de “tabela da felicidade”. Esta tabela, construida a
    partir
    de medicoes quantitativas da funcao prazer(t) serviria para comparar
    e mesmo construir uma escala de valores de acoes ou mesmo servir
    de base para a construcao de um novo sistema etico.



    Ver Discussao em :
    http://groups.yahoo.com/group/Genismo

    em resposta a: Determinismo ou livre-arbitrio? #73540
    jocax
    Membro

    O Livre-Arbitrio segundo Jocax
    ================================
    Joao Carlos Holland de Barcellos Marco/2001

    -Introducao

    O Livre Arbitrio (LA) eh um conceito abstrato e interessante.
    A importancia do LA relaciona-se nao somente aa etica, via
    responsabilidade, mas tambem ao nosso proprio sentimento de
    que estamos no controle de nossas acoes ( seriam estes
    sentimentos simples alucinacoes? ).

    Costuma se dizer que se temos o LA somos responsaveis pelos
    nossos atos e, portanto, passiveis de sermos julgados e punidos
    por eles. Eh pre-requisito do LA a liberdade de escolha ou de
    acao pois, sem esta liberdade, nao existe possibilidade de
    escolha e portanto o LA nao poderia se manifestar.

    O LA costuma estar associado aa consciencia, e a ausencia
    da ultima implicaria a falta da primeira.

    Como o conceito de LA esta intrinsecamente relacionado aa
    liberdade, como condicao necessaria, entao o estudo da
    liberdade seria uma possivel forma de delimitar ou
    mesmo refutar a existencia do LA.

    O Filosofo David Hume dizia sobre o LA :
    “Ou nossas acaoes sao predeterminadas, caso em que nao
    somos responsaveis por elas, ou bem resultam de eventos
    aleatorios, caso em que tambem nao somos responsaveis
    por elas”.

    E como consequencia estariamos livres das penas que nos
    sao impostas pelo julgamento de nossos atos ?

    Nao necessariamente, pois poderiamos arguir que nossa
    sociedade, ou o tribunal, tambem estaria predeterminado
    a fazer o julgamento e a condenacao ou, da mesma forma,
    que fenomenos aleatorios poderiam levar a cabo o julgamento
    e a pena.

    Quero dizer que a inexistencia do LA nao absolvera o reu
    de sua pena, pois as razoes que levaram o reu a praticar o
    ato poderiam ser as mesmas que levariam a sociedade a
    imputar-lhe a pena.

    -O Universo

    Antes do advento da mecanica quantica pensava-se que de posse
    das leis fisicas e do estado inicial do universo poderia se
    predizer todo o comportamento futuro do universo. Isto eh
    o universo era intrinsecamente determinista : o Universo
    Laplaciano.

    Devemos observar que neste modelo tudo ja estaria previamente
    determinado a acontecer pois as leis fisicas, que acreditava-se
    vedadeiras na epoca, eram deterministas e bastaria um hipotetico
    super-computador para que pudessemos prever o futuro de tudo,
    e ateh mesmo o que cada ser humano estaria pensando em qualquer
    instante. Como disse o Joao Miranda neste contexto :”As coisas
    sao como sao porque nao poderiam ser diferentes”.

    Este determinismo implicaria na existencia do destino.
    O destino seria entao a predeterminacao total, nao soh da vida
    das pessoas mas tambem de todo o universo.

    Eh importante notar que mesmo que nao dispusessemos de uma
    maquina capaz de realizar tais operacoes, esta impossibilidade
    pratica nao significaria a existencia da liberdade e sim
    que esta, filosoficamente, nao existiria.

    Isto quer dizer que no modelo de Universo Laplaciano a
    liberdade eh uma ilusao e o LA definitivamente nao poderia
    existir.

    – Indeterminismo

    Com o advento da mecanica quantica (MQ) e o Principio da
    Incerteza ( Heisemberg-1926), que estabelece a impossibilidade
    da determinacao da posicao e velocidade de uma particula num dado instante com precisao arbitraria, todo o modelo do Universo
    determinista cai por terra e o universo volta a nao ser
    determinista. Poderiamos pensar que a propria MQ poderia
    ser refutada no futuro e o universo pudesse voltar a ser
    determinista mas jocax mostrou ( 2001) , usando o teorema
    da incompletude de godel, que, independente das leis
    fisicas vigentes, o universo sempre sera nao determinista.

    Se o LA nao pode mais ser refutado pela impossibilidade do
    determinismo universal, isso nao significa que ele exista.

    Se eh impossivel determinar o estado futuro do universo
    nao significa que nao possamos predeterminar a orbita da
    lua. Embora as leis fisicas nao sejam 'perfeitas' no sentido classico, isso nao significa que nao sejam uteis ou
    que nao se viabilize previsoes sobre o estado futuro de
    pequenos sistemas com precisao suficiente.

    O LA esta associado a mente e a consciencia que sao
    produtos do processamento cerebral. Mas como o cerebro eh
    um sistema fisico poderemos razoar que pelo menos parte de
    nosso LA possa ser predeterminado por certas condicoes de
    contorno ou condicoes iniciais de modo que nao poderiamos
    escapar de certas escolhas.

    E aqui entra um ponto importante : Embora sentimos e pensamos
    que temos LA para uma livre escolha de opcoes isso na verdade
    pode nao passar de uma ilusao : “a ilusao do livre arbitrio”.

    Se tivessemos o conhecimento do funcionamento do cerebro
    e o que nele esta armazenado nele, poderiamos prever quais reacoes seriam tomadas (outputs) para um dado estimulo (input).
    Mas estas previsoes estariam limitadas pela precisao teorica
    de nossas leis fisicas e, quanto mais dependente de fenomenos
    quanticos fossem os processos cerebrais menor seria nossa
    certeza na previsibilidade do comportamento.

    Uma pergunta poderia surgir naturalmente : Se o determinismo
    implica nao refutacao do LA, seu inverso, a aleatoriedade,
    deveria implicar da sua existencia?

    Embora o determinismo total implique na refutacao do LA,
    seu oposto, a aleatoriedade, nao implica necessariamente
    na existencia dele. A aleatoriedade deveria sim implicar
    na falta de controle sobre nossas escolhas.

    – Conclusoes

    E finalmente chegamos num ponto importante: A capacidade
    do cerebro de escolher pode ser decomposta em duas partes:
    Uma parte determinada pela sucessao de causas e efeitos
    governadas em ultima instancia pelas leis da fisica.
    Outra parte, de menor peso, seria devido a aleatoriedade
    inerente aos processos eletroquimicos ou quanticos da
    maquinaria cerebral.

    Como parte macroscopica do processo determinista do processamento cerebral podemos citar as conexoes neuronais predeterminadas geneticamente que por sua vez sintetizam nossos impulsos instintivos e as regras epigeneticas.

    As informacoes aleatorias que impressionam nossos orgaos
    sensoriais nao podem ser creditados aa parte aleatoria do
    processo cerebral uma vez que esta nao faz parte de nosso ser.

    Podemos concluir entao que o livre arbitrio nao eh uma entidade
    real e sim um pseudo-conceito. Uma revisao deste conceito
    deveria propor que devemos encarar nossa capacidade de escolha como fruto da complexidade neurologica cerebral, em grande parte pre-determinada geneticamente, como dos dados nele armazenados no decorrer da vida.

    Se o LA nao existe no sentido estrito do termo isso nao significa que nao somos responsaveis pelos nossos atos.
    Se o cerebro pode aprender e armazenar conceitos ele pode ser programado para usa-los, entende-los, e saber que pode existir
    uma punicao para determinadas escolhas e recompensa para outras.

    Fazer estimativas de recompensa com base nas possibilidades
    existentes eh possuir o mesmo LA que um computador enxadrista
    tem para escolher entre um lance e outro.

    []s
    jocax

    em resposta a: Genismo #73506
    jocax
    Membro

    Memes X Genes : Perpetuacao e Felicidade
    ========================================
    By : Joao Carlos H. Barcellos jan/2001

    O tema deste ensaio eh um estudo sobre a felicidade e sua
    relacao com os memes e genes.

    Prazer memetico



    Considerando-se a felicidade como a soma das sensacoes ponderadas
    pelo tempo de sua duracao, podemos dizer q a felicidade esta
    relacionada diretamente com o prazer e o sofrimento do individuo
    durante sua vida.

    Toda sensacao que o individuo sente eh atraves de impulsos
    eletro-quimicos que ocorrem em seu sistema neurologico.
    Portanto, as sensacoes sao patrocinadas pelos genes.

    Para efeito de estudos, podemos dividir em tres etapas os niveis
    de desenvolvimento evolutivo neurologico animal e seu comportamento.

    – Primeira etapa : Puro instinto.
    Neste estagio os animais seriam teleguiados pelos genes unicamente
    atraves dos instintos que geram impulsos de acao que, satisfeitos
    (ou nao) gerariam sensacoes de prazer (ou dor). Neste estagio
    evolutivo nao existe aprendizagem. Todo comportamento esta previamente
    armazenado no cerebro.

    – Segunda etapa : A aprendizagem.
    A recompensa pelo prazer (ou a inibicao pela dor) geram reforcos
    no padrao do comportamento animal que funciona como um estimulo
    (ou desestimulo) para a repeticao da acao. Nesta etapa, a presenca
    de um cerebro capaz de armazenar algum conhecimento eh necessaria.

    Comportamentos, sinais, trilhas e outras informacoes q geraram
    sucesso sao armazenados para poderem ser usados futuramente.

    A aprendizagem foi entao o primeiro avanco que permitiu a obtencao
    do prazer recompensatorio (ou a inibicao da dor ) sem a necessidade
    da intervencao direta dos instintos na acao comportamental animal.

    – A terceira etapa : O controle dos instintos.
    O advento do cerebro memetico, isto eh, um cerebro capaz de
    armazenar informacoes e, principalmente, com base nestas informacoes,
    tambem controlar os impulsos instintivos do organismo, tomando o
    controle das acoes sobre o corpo, soh foi possivel atraves do surgimento
    de uma nova forma de recompensa: O prazer antecipatorio.

    O prazer antecipatorio, ou prazer memetico, surgiu como um prazer
    relacionado com a esperanca de prazer futuro.

    Era uma forma de prazer que permitia ao organismo inibir seus
    impulsos instantaneos, que geraria prazer imediato, para permitir
    um aumento de sobrevivencia ou mesmo um prazer maior
    que recompensasse, com vantagens, a inibicao do prazer imediato.

    O prazer memetico gera um prazer real de outro nivel :
    O prazer de se saber que havera uma recompensa futura. Eh o
    prazer de saber que havera mais prazer.

    Importante observar que a sobrevivencia fisica do organismo sempre foi
    umas das metas fundamentais da vida. ( A primeira eh a perpetuacao
    genetica ). Desde a origem da vida, ateh nossos dias, a luta e a
    preocupacao para garantir a vida foi eh e sera fundamental em todos
    os seres vivos.

    Eh natural entao supor que uma das formas de prazer memetico
    estaria relacionado a sobrevivencia : Todas as formas de prazeres,
    instintivos e imediatos, poderiam esperar se os memes apontassem
    um caminho de maior sobrevivencia ao cerebro. Mesmo q este
    caminho requeresse grande sacrificio e sofrimento.

    Existe uma relacao direta entre memes e prazer:
    Considere, por exemplo, um faminto que ao pensar em uma suculenta
    refeicao, ativa diretamente centros neurologicos que respondem
    com a salivacao, ou, que ao saber da iminente chegada de viagem
    de um parente distante se alegra imediatamente. Diversos exemplos
    mostram a relacao direta do que pensamos e acreditamos com nossos
    sentimentos. O mesmo acontece quando pensamos que uma determinada
    norma de conduta, acao, ou mesmo pensamento podera garantir nossa
    sobrevivencia no futuro. Este prazer antecipatorio eh real e nao
    podera ser desprezado se quisermos entender nosso proprio e
    intrigante comportamento.

    Imortalidade



    A imortalidade eh a nossa perpetua sobrevivencia.
    O prazer da imortalidade, portanto, deveria ser o maximo que
    poderiamos almejar em termos de prazer antecipatorio uma vez que
    este tipo de prazer representaria uma das maiores recompensas que
    o cerebro poderia sentir.

    Mitos e Lendas diversas por todo o mundo comprovam esta busca
    incessante pela imortalidade que justificaria todos os sacrificios.

    Mesmo atualmente qualquer dieta, exercicio ou comportamento
    que aumente nossa vida em pelo menos alguns anos sempre foi
    procurado.

    Eh natural que as religioes se valham deste anseio e deste grande
    prazer memetico, oferecendo a imortalidade aos seus seguidores,
    como uma forma eficaz de arrebanhar adeptos e contribuintes.

    Eh compreensivel tambem pq pessoas que realmente acreditam nessa
    imortalidade possam fazer qualquer coisa (ateh mesmo cometer o
    suicidio) para conseguir tal dadiva.

    Um seguidor de uma religiao ou doutrina, que acredite q esta o levara
    a imortalidade, obtera um prazer memetico que podera deixa-la
    realmente mais feliz do que se ela nao acreditasse nisso.
    Isso significa que uma pessoa seguidora desta crenca poderia ter um
    nivel de satisfacao na vida, ou seja, de felicidade, superior a uma
    outra pessoa sem esta perspectiva imortal.

    Dessa conclusao surge uma pergunta fundamental :
    Seria a constatacao que um aumento de felicidade devido a crenca na
    imortalidade um motivo de indicacao para uma prescricao doutrinaria?

    Dentro de uma etica comprometida com a verdade, a resposta eh
    positiva se esta doutrina ou religiao satisfizer alguns quesitos:
    1- Nao prometer coisas que vao contra evidencias ou a ciencia aceita.
    2- Sua etica deve ser compativel com alguma base natural ou previa
    de moral humana.

    Genes e Memes



    Uma vez explicado o prazer memetico, que tem na luta pela sobrevivencia
    do organismo sua origem mais antiga, e na imortalidade seu prazer maior,
    podemos agora entender e tambem buscar alguma doutrina que satisfaca
    os quesitos eticos acima e, ao mesmo tempo, sirva como uma forma
    de obtencao do prazer da imortalidade.

    Doutrinas ou religioes Deistas nao sao uma solucao pois nao satisfazem
    o item 1 acima.
    Se temos que ter uma forma de imortalidade isso significa preservar
    alguma coisa ou o todo do que somos. E o que somos?
    Somos um corpo que armazena genes e memes ( complexo gemetico ).

    Como a imortalidade do corpo, com seu complexo gemetico, de fato
    ainda nao pode mesmo ser conseguida, entao deveremos escolher
    entre uma das duas formas basicas ou mesmo uma mistura destas
    entidades.

    Analisemos a perpetuacao memetica.

    O que significaria preservarmos nossos memes?
    Significa que nossas ideias, principios , valores , memorias
    conhecimento e toda sorte de informacao que o cerebro armazena,
    seriam passados para outros individuos ou mesmo para algum
    meio material de maneira q pudessem ser conhecidos no futuro
    e desta forma serem preservados nestes novos cerebros.

    Mas isto eh utopico uma vez que poucas pessoas interessar-se-iam
    pelo que sabemos se o que sabemos sao informacoes de uma pessoa
    normal ( a quem uma biografia, por exemplo, nunca seria comprada)

    Se somos pessoas normais, sem nenhum conhecimento privilegiado
    ou nenhuma ideia realmente nova ou revolucionaria, entao a perpetuacao
    memetica eh muito dificil de acontecer, e dificilmente se preservara
    por mais do que duas geracoes.

    Analisemos a perpetuacao genetica.

    A preservacao de nossos genes pode se dar atraves de muitas formas
    mas a mais comum eh atraves de nossos descendentes.

    Mas nao eh apenas atraves de nossos descendentes q perpetuacao genetica
    pode se fazer. Como todos os seres de uma especie compartilham muitos
    genes, talvez mais do que 90%, entao a preservacao da especie como
    um todo tambem eh uma forma validade de perpetuacao genetica.

    Desta maneira, todo tipo de auxilio que se de aa especie como um todo,
    ou a grupos em particular, seriam formas validas de auxiliar nossos
    proprio genes a sobreviver.

    Os genes sao passados atraves das geracoes de forma digital, isto
    eh os genes, por possuirem em sua estrutura apenas 4 tipos de letras que sao componentes discretos e nao analogicos, torna sua copia,
    quando nao sofrem mutacoes, perfeitas.

    Mas os genes nao sao apenas partes fisicas do que somos,
    se assim fosse, poderiamos dizer que os atomos tambem seriam formas
    de perpetuacao. O que acontece eh que os genes sao receitas vivas
    de nosso ser (corpo ) e por essa razao poderemos sentir que sua
    perpetuacao eh uma forma de preservar grande parte do que somos.

    Claro que nossas experiencias pessoais e memorias nao sao preservadas
    pelos genes mas, se retrocedermos e vermos a origem do prazer
    memetico e as razoes primitivas que nos levaram a busca da
    imortalidade encontraremos a preservacao dos genes como a fonte
    deste foco extra de felicidade.

    em resposta a: Que razoes para existir Deus ? #73397
    jocax
    Membro

    Caro Haydin, vc esta enganado a respeito do teorema de Heisemberg. Nao eh necessario um observador para que a coisa observada exista. O que acontece eh que o observador INFLUENCIA no fato observado alterando-o. Nao eh necessario o homem ou qqr ser dotado de percepcao para que o universo exista. Alias os seres dotados de percepcao se originaram por evolucao de um universo sem vida. Quano a origem das causas veja um mail q escrevi a respeito :


    >
    > Manuel – E deste arrebatamento não escapou nem mesmo aquela pergunta
    que
    > representa o questionamento e o ceticismo levado às últimas
    conseqüências e
    > que, segundo Heidegger, é a questão fundamental da filosofia: “por
    que o ser
    > existe ao invés de nada?”.
    >

    Uma resposta tentadora , mas nao satisfatoria seria :
    “Porque se fosse de outro modo nao estariamos fazendo esta pergunta”.

    Mas uma analise mais apurada mostra que esta questao nao tem resposta:

    Seja X1 as razoes ou motivos da questao :
    “Pq existe o ser e nao o nada?”

    Entao, poderiamos com base na resposta X1 formular uma nova questao
    fundamental :

    “Por que razao X1 ao inves do nada (ou de Y1)?”

    E se tivermos como resposta X2. A pergunta pode continuar
    ad infinituumm… ( Pq X2 ao inves do nada? )

    Ou seja , nunca teremos uma resposta satisfatoria para a origem
    de todas as causas.



    Extraido de :
    http://groups.yahoo.com/group/ciencialist/message/8871

    em resposta a: Que razoes para existir Deus ? #73395
    jocax
    Membro

    Caro Haydin,
    Apesar de eu insistentemente mostrar a voce que
    um universo COM Deus eh muito mais dificil de acreditar e de existir do que um SEM Deus, vc continua a insistir neste ponto. Outra vez, veja bem, podemos escolher 2 estados para nosso
    universo:

    1- Universo atual com Deus
    2- Universo atual sem Deus

    A opcao 1 implica um universo mais complexo e com
    mais problemas a resolver que a segunda opcao :
    Qual a origem de Deus? Quem criou Deus?
    Qual as provas de Deus? Quem precisa de Deus?

    Ja a opcao 2 SEM Deus nao existe esta problematica
    e eh portanto mais simples e por isso, segundo a
    navalha de ocam, deve ser a opcao preferida.

    Existe uma teoria fisica que expica a criacao do Universo a partir do Vacuo como a uma flutuacao
    quantica… Mas isso nao importa, o que realmente
    importa eh que nao temos NENHUM motivo para precisar de deus como causa do universo.

    []s
    jocax

    em resposta a: Determinismo ou livre-arbitrio? #73538
    jocax
    Membro

    …..São todas questões reais. Mas uma verdade filosófica maior passa
    despercebida. O genoma é um acréscimo de conhecimento sem precedentes
    para a humanidade, e as suas implicações vão bem além da medicina. Ele
    nos promete informações novas sobre o nosso passado como espécie, e
    novas percepções sobre dilemas filosóficos, o maior dos quais é o enigma
    do livre-arbítrio……

    …… Isso soa como uma questão tediosa de encanamento molecular. Mas, na
    verdade, é algo revolucionário para a filosofia. Ao tentar responder à
    questão sobre o livre arbítrio no homem, o filósofo David Hume se
    emaranhou no seguinte dilema: ou bem nossas ações são predeterminadas,
    caso em que não somos responsáveis por elas, ou bem resultam de eventos
    aleatórios, caso em que também não somos responsáveis por elas.



    Ver artigo completo do Matt Ridley em :
    http://groups.yahoo.com/group/Genismo/message/208

    em resposta a: Que razoes para existir Deus ? #73393
    jocax
    Membro

    “Eu era ortodoxo na época em que estive a bordo do Beagle. Lembro-me de provocar gargalhadas em vários oficiais por citar a Bíblia como uma autori-dade incontestável (…). Nesse período, entretanto, percebi pouco a pouco que o Velho Testamento (…) não merecia mais confiança do que os livros sagra-dos dos hindus ou as crenças de qualquer bárbaro. (…) Eu não estava disposto a desistir de minha crença com facilidade, lembro-me das inúmeras vezes em que inventei devaneios com a descoberta de antigas cartas entre romanos ilustres e de antigos manuscritos em Pompéia, ou em algum outro lugar, que confirmassem de maneira admirável tudo o que estava escrito nos Evangelhos. Mas eu tinha uma dificu1dade cada vez maior, soltando as rédeas de minha imaginação, de inventar provas suficientes para me convencer Fui tomado lentamente pela descrença, que acabou sendo completa. A lentidão foi tamanha que não senti nenhuma aflição, e desde então nunca duvidei de que minha conclusão foi correta. Aliás, mal comigo entender como alguém possa desejar que o cristianismo seja verdadeiro.”

    Do livro: Autobiografia 1809 – 1882. Charles Darwin

    1
    .1

    em resposta a: Que razoes para existir Deus ? #73391
    jocax
    Membro

    Nao fui eu que escrrevi este e-mail mas achei-o
    interessante :


    From: “Peterson L. S. M.”
    Date: Tue Dec 5, 2000 4:23pm
    Subject: Ceticismo e Bíblia?

    Deoliveira:

    >> O que você quer dizer com “nós céticos” ??
    >> Céticos da Bíblia, do Apocalipso, ou do que??
    >> Se for isso eu não me incluo nisto, eu acredito na Bíblia
    >> e no Apocalipse, mesmo admitindo que eles possam ter
    >> sido modificados ou má interpretados.

    É possível se dizer cético e acreditar em fábulas? Me pareceu que
    você não cético de nenhuma forma. Posso estar equivocado, e estou

    apenas querendo saber o que você quis dizer. Você acredita na
    bíblia,
    como disse. E quando acredita na bíblia, rejeita automaticamente (se
    a
    considera válida) as outras religiões. Você então não deveria
    acreditar em vacas podendo conter a alma de sua avó ou de
    qualquer
    ancestral seu, ou que se banhando no Ganges estaria ajudando a
    compensar seu “Karma” (Hinduísmo). Você não deveria acreditar que
    Siddartha Gautama representa o máximo nível de iluminação cósmica
    (Budismo). Você não acreditaria que a Meca dos islâmicos é mais
    sagrada que outros lugares. Você não acreditaria nos duendes,
    gnomos
    cristais e outras coisas da Nova Era. Então você acredita em coisas
    assim:

    Ao descrever as curas de Jesus, o Novo Testamento afirma que os
    seguintes fatos teriam sido produzidos por demônios: cegos (Mateus
    12:22), mudos (Mateus 9:32-33), aleijado (Lucas 13:11,16), epilepsia

    (Mateus 17:14-18) e insanidade (Marcos 5:1-13).
    Na Bíblia, há histórias fabulosas de cobras falantes (Gênesis
    3:4-5); uma árvore com frutos que quando comidos proporcionam o
    conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:17;3:5-7); outra árvore
    cujos
    frutos dão a imortalidade (Gênesis 3:22); uma voz vinda de um
    arbusto
    em chamas (Êxodos 3:4); um jumento falante (Números 22:28);
    rodas que
    se transformam em serpentes (Êxodos 7:10-12); água se
    transformando em
    sangue (Êxodos 7:19-22); água nascendo da pedra (Números 20:11);
    um
    defunto que renasce quando seu corpo toca os ossos de um profeta
    (Reis
    II 13:21); pessoas ressuscitando dos mortos (Reis I 17:21-22; Reis II

    4:32-35; Atos 9:37-40). Há também relatos do Sol parando (Jó
    10:13); a
    divisão do mar (Êxodos 14:21-22); ferro flutuando (Reis II 6:5-6); a
    sombra retrocedendo dez degraus (Reis II 20:9-11); uma bruxa
    trazendo
    a alma de Samuel de volta do mundo dos mortos (Samuel I 28:3-15);

    dedos sem um corpo escrevendo num muro (Daniel 5:5); um homem
    que
    viveu por três dias e três noites no estômago de um peixe (Jonas
    1:17); pessoas andando sobre as águas (Mateus 14:26-29); uma
    virgem
    fecundada por Deus (Mateus 1:20); a cegueira curada por cuspe
    (Marcos
    8:23-25); uma piscina que curava os que nela mergulhassem (João
    5:2-4)
    e anjos e demônios interferindo nos assuntos terrestres (Atos
    5:17-20;
    Lucas 11:24-26).
    A Bíblia também diz que o morcego é um pássaro [e não um
    mamífero]
    (Levítico 11:13,19), que o coelho e a lebre ruminam (Levítico
    11:5-6),
    e que a semente de mostarda “é a menor de todas as
    sementes”(Mateus
    13:32).

    SE você acredita na bíblia

    >> Se for isso eu não me incluo nisto, eu acredito na Bíblia
    >> e no Apocalipse, mesmo admitindo que eles possam ter
    >> sido modificados ou má interpretados.

    Então você deveria ter um método “científico” (???) para dizer que
    o MOTIVO pelo todas essas coisas da bíblia deveriam ser acreditados
    e
    porque as outras religiões não. Ah, não seria um motivo ou método
    científico? Seria o quê? Fé? Claro.
    Leia bem tudo o que a bíblia fala e que está no grande bloco
    acima. Há muito mais coisas nesse sentido, mas que iria precisar
    muito
    para escrever. Acho que o exemplo deve ter bastado. Por isso não
    compreendi como pode haver alguém cético e acreditar em tudo isso.

    Epistemológicamente não existe um ceticismo assim.
    Veja, a Ciência mostra que o sudário é falso. Diz que os 29
    historiadores que viveram no tempo de “jesus” nada falaram sobre
    tudo
    o que aconteceu na época. Menos sobre “ele”
    (http://www.infidels.org/library/historical/robert_ingersoll/) As
    datações de C14 mostram que “joão” escreveu seus livretos 110 anos

    APÓS a morte de “jesus” (que idade ele teria quando “jesus” era
    vivo?). As versões em Grego Koiné estão na P2002 (pra você ter uma

    idéia, na P156 sequer havia a menção das palavras “pai”, “filho” e
    “espirito santo”). “marcos”, “mateus”, “joão”, “lucas” jamais teriam
    qualquer autoridade histórica para falar sobre alguém. Aliás, eles só
    existem na referência desse livro conhecido como bíblia.
    (http://www.coluna3.hpg.com.br/jesusnaoexistiu.zip) Assim como
    Osíres
    e Toth existem no Livro dos Mortos do Egito, e assim como Krishna
    existiu “comprovadamente” no Bagavad Gitã. Ou como Mitra “existiu”
    nos
    mistérios de Elêusis.
    (http://www.coluna3.hpg.com.br/omitodojesushistorico.zip) . Então,
    seu
    cetismo seria contra a ciência (não acreditar no que a ciência diz
    sobre esses assuntos)?
    Infelizmente temos que nos deparar todos os dias com
    pseudociência. São pessoas que dizem que “cientistas comprovaram
    que a
    terra é oca”, ou que “o movimento do mundo está atrazado 24
    horas”, ou
    ainda que “a ciência comprovou a existência de gnomos, fadas e
    duendes”, ou “a ciência comprovou o espiritismo” ou “a bíblia” ou
    ainda “o diabo”. Porém, quando examinamos quem são esses
    cientistas,
    verificamos que eles não existem ou não tem formação científica, ou
    suas pesquisas não demonstram nada. Veja que não estou lhe
    criticando,
    apenas fazendo um diálogo que pode ser importante se você tem a
    mente
    aberta para considerar isso. Estamos sob um enxurrada de
    “conspiracionistas” e pseudocientistas, e isso me preocupa muito. O
    mundo tem mistérios realmente maravilhosos, e nos tornamos
    cientistas
    por que isso nos admira e nos atrai. Mas não podemos ser
    desonestos
    dizendo que é uma verdade científica aquilo que apenas gostaríamos
    que
    fosse verdade.
    Eu apenas estou mostrando algumas coisas, não estou dizendo que
    você está errado em acreditar nisso. Nem que os hindús, nem
    islâmicos,
    satanistas, espíritas, ou qualquer forma de teístas. As religiões tem
    seus “gurus”, “mestres”, “salvadores” próprios de cada uma. O diálogo

    e ônus da prova deveria ser, primeiramente, entre elas.
    Cada um tem um motivo para acreditar em discos voadores,
    maçonarias, saint germains, animais fabulosos, projeciologias,
    triângulo das bermudas, saint germains, exús, eguns, caboclos, zeus,

    cristos, virgens, vestais, nova era, homeopatias, lobisomens,
    arquivo-X, fraternidades brancas, cristais, duendes verdes,
    pseudo-ciência, alás, devaneios, sonhos acordados, fadas,
    papais-noéis, astrologias, bíblias, auras, passes, chupacabras,
    chamas
    violetas, mestres ascensos, mulas-sem-cabeça, jeovás, iemanjás,
    orixás, jesus, sereias, sacis-pererês e outras coisas. Se são ou não
    verdadeiras é outro assunto. Na verdade, isso seria um assunto para
    os
    TEÍSTAS resolverem ENTRE ELES. Quem está ou não com a razão, o
    que é
    ou não verdade sobre tudo isso.
    Só que há um ponto, ACIMA de tudo isso que escrevi. Eu considero
    assim. Este ponto é que tentamos reformar a vida e a compreensão
    das
    pessoas segundo o modelo que acreditamos ser melhor. Muitos de
    nós
    tentam quase que de forma autoritária lhes dizer o que é e o que não
    é
    melhor para suas próprias vidas. E quando fazemos isso, acabamos
    por
    nos tornar um instrumento de perseguição ideológica e de egoísmo.
    Portanto, não veja isso como uma tentativa de querer lhe convencer
    de algo. Na verdade, como você mesmo disse, já está convencido.
    Eu tenho um pensamento que é o seguinte: SE “pedro” acredita que
    uma pedra lhe trará sorte, e é feliz com isso, então eu não tenho
    realmente nada a acrescentar na natureza de sua felicidade que
    esteja
    relacionado à sua crença.
    Por último, e apenas reiterando o que eu já disse… se a “pedra”
    é verdadeira ou não, é um assunto para ser resolvido pelos (e entre)
    os teístas (os outros “pedros” que acreditam em outras pedras
    diferentes). Enfim, todos devem ser respeitados, e a minha crítica
    não
    está na sua crença ou na forma dela, como já mostrei. Isso é uma
    liberdade unilateral, pessoal, sua. Porém, se está ou não no escopo
    desta lista, não me agride, mas não sei como os outros verão.
    Um sincero e fraterno abraço.

    Peterson.

    em resposta a: Que razoes para existir Deus ? #73390
    jocax
    Membro

    vc jocax é um evolucionista fervoroso, mas o que eu não
    entendo no seu Universo, e gostaria que vc me explicasse
    melhor é o seguinte:

    No início havia uma vazio absoluto

    JOCAX-> Nao tenho certeza disso, mas pode ser que sim.

    , e houve então uma
    grande explosão, dessa explosão foram formados os planetas que
    eram
    inicialmente imensas bolas de fogo que evoluíram para o
    estado
    atual, contudo as suas leis da física não evoluíram, elas
    sempre
    foram o que são hoje(?)

    JOCAX -> Acrdita-se que sim.

    pois se todo o Universo evolui pq
    as leis da natureza não evoluem com a natureza(?)

    JOCAX -> Pq se elas evoluissem nao seriam leis da natureza !
    Leis FIsicas sao normas rigidas e imutaveis que
    sao seguidas. Se estas leis mudassem os fisicos
    tentariam descobrir as causas e formariam novas.

    .. são elas
    constantes absolutas, ou seja, sempre foram o que são(?)..

    JOCAX -> COmo disse especula-se q sim.

    ..da
    mesma forma me intriga o fato de certas constante como a
    velocidade da luz apenas ter sido medida nesta parte do
    Universo, mas sabemos que o Universo é imenso, será que em
    regiões remotas do Universo a velocidade da luz não
    oscila(?)…

    JOCAX -> Se oscilar as leis fisicas q temos hoje terao que
    ser revistas e mudadas.

    e finalmente será que não existem outras leis naturais que
    oscilem com o caos, daí a dificuldade de obter as suas
    medições(?)……

    JOCAX -> Se oscilarem tanto nao serao leis…

    e se essas leis já existiam antes, qual
    a diferença entre a sua idéia e a idéia de Platão de uma
    verdade
    absoluta que sempre existiu(?)

    JOCAX -> A diferenca esta em q as leis sao regras
    de transformacoes . elas NAO tem vontade nem consciencia.

    talvez eu saiba a resposta!
    !!!! a
    idéia de Platão é mais bonita!!!!!

    JOCAX –> Beleza nao eh razao logica.

    Quanto, novamente a sua pergunta de quem teve vontade de
    criar Deus???? Só me diga uma coisa… o seu raciocínio
    matemático para saber quem teve vontade de criar Deus não
    é
    o mesmo quando vc explica o seu Universo Platônico, ou
    seja,
    que sempre existiu, pois do contrário vc tb se
    perguntaria quem
    teve vontade de criar o meu Universo que sempre existiu???

    JOCAX –> Ninguem teve vontade. Especula-se q o universo
    surgiu de uma FLUTUACAO QUANTICA do vacuo.
    De qqr modo um universo simples q tenha sempre existido
    eh sempre mais razoavel que um mais complexo (deus ) nas
    mesmas condicoes.

    ??
    ou o que existia antes do meu Universo(?) e antes(?), e
    antes(?), e antes(?)… vc é capaz de ver o paradoxo(?)…
    eu
    sou!!!!!!! se vc responder que ele sempre existiu eu tb
    lhe
    respondo que deus sempre existiu e vamos ficar nessa até
    quando(?)…..

    JOCAX –> Nao eh a mesna coisa pois a existencia de um
    universo simples como um VACUO eh mais factivel
    de ter sempre existido do que um com DEUS que
    tem vontade e consciencia.

    em resposta a: Filosofia e Teoria da evolução #73527
    jocax
    Membro

    ALGUMAS CONSEQUENCIAS DA TEORIA DA EVOLUCAO NAO EXPLORADAS DEVIDAMENTE PELA FILOSOFIA
    ==================================================

    Aqui vai , sinteticamente, o que eu descobri sobre o amor :

    O amor segundo jocax
    ====================

    “O amor é um instinto, programado em nós pelos genes, para fazer o
    CONTROLE DE QUALIDADE da pessoa que poderá ser o pai /mãe de nosso filho

    Daqui podemos entao concluir que :

    1-O amor eh um instinto.

    Isso significa que nao eh diretamente controlado por nossa vontade
    consciente.
    Devo enfatizar que instinto, do modo que aqui me refiro, significa
    desejos, impulsos, reflexos ou acoes que sao moldados em nossos
    cerebros pela acao direta dos genes.
    Esses instintos a que me refiro tambem sao conhecidos
    como regras epigeneticas.

    Isso quer dizer que o instinto do amor eh hereditario.
    Devemos notar que, sendo o amor um instinto, nao significa que
    o objeto do amor seja determinado exclusivamente pela genetica,
    do mesmo modo que o instinto da fome nos impulciona aa uma refeicao,
    o prato predileto pode variar de pessoa a pessoa.

    Acredito tambem que alguns tracos preferenciais do objeto do amor, sao
    determinados geneticamente, dessa maneira, uma pessoa sempre
    tera uma preferencia por determinados tipos humanos que a outros.

    2-O amor eh um instinto para o controle de qualidade.

    Muitos se enganam que o objetivo dos seres vivos eh perpetuar a especie. Nao eh.

    O objetivo de todo ser vivo eh perpetuar os genes, seus proprios genes.

    Perpetuar significa sobreviver ao tempo, atravessar as geracoes….
    Isso significa que a qualidade eh essencial. Pouco adianta termos muitos descendentes se estes nao sobreviverao nem uma unica geracao.

    Existe um compromisso entre qualidade e quantidade. Quanto maior a
    quantidade, em geral, menor eh a qualidade de cada um.
    O inverso, em geral,tambem eh, verdadeiro :
    Quanto menos filhos maior os cuidados e maior o investimento “per-capita” e, portanto, maior a qualidade de cada um, aumentando
    a possibilidade de nossos genes atravessarem as geracoes.

    Outro modo de buscar a qualidade eh fazer uma boa escolha do parceiro
    que ira misturar seus genes aos nossos. Eh aqui que entra o instinto
    do amor : para selecionar parceiro/as.

    3- O objetivo do amor eh gerar filhos.

    Isso explica a razao direta entre o amor e a sexualidade, entre o amor
    e o querer a pessoa sempre perto, explica tambem o ciumes.

    Esta tambem eh a razao de a velhice ser tao temida pelas mulheres :
    Os homens instintivamente preferirao as mais jovens , em idade
    reprodutiva, e isso eh percebido pelas mulheres que desesperadamente
    lutam “contra” a velhice.

    E eh por este motivo tambem que a velhice nos homens nao eh tao
    tragica quanto o eh ,psicologicamente, para a mulher :
    Os homens tem quase o dobro do periodo fertil que a mulher tem,
    por isso nao sofreram a mesma selecao natural como as mulheres
    sofreram.

    Surge uma questao relevante: e os homossexuais ?
    Isso tambem pode ser explicado darwinianamente ver em :
    http://groups.yahoo.com/group/Genismo/message/170

    =====================================

    A paixao segundo o jocax


    A paixao eh uma forma de amor.

    A paixao eh o sentimento amoroso em um grau extremo e quase sempre
    mesclado com imaginacao.

    A paixao se caracteriza por desejar obcessivamente o ente amado, esta
    obcessao muitas vezes se da pelo fato de, nao conhecendo todas os
    aspectos da pessoa amada, estes aspectos sao preenchidos com a propria
    imaginacao da pessoa apaixonada.

    Por isso, muitas vezes, a paixao esvai-se tao repentinamente quanto
    chegou :
    Os apectos imaginados sao substituidos pelos reais, nem sempre
    correspondentes aos anteriormente imaginados, a medida que a pessoa
    vai conhecendo, de fato, seu objeto de amor.

    Pode acontecer o inverso, quando as caracteristicas inicialmente
    imaginadas, sao confirmadas pelo tempo: a paixao consolida-se como
    um amor duradouro.

    Como o amor, a paixao tambem visa a perpetuacao genetica e por isso
    ela eh um sentimento ligado ao desejo sexual.
    Assim como o amor, a paixao mede a qualidade do ser amado.

    E, por isso, nao pode ser impossivel que uma paixao possa ser
    substituida por outra uma vez q este outro ser pode ter mais
    qualidades que o primeiro e, portanto, o alvo da paixao pode
    mudar de destino.

    A paixao eh perigosa pois, trazendo junto com ela aspectos imaginarios,
    corre-se o risco de se tomar decisoes equivocadas.
    Por outro lado, talvez seja o unico modo de pessoas excessivamente
    timidas poderem ter filhos. Entao acredito que a paixao sera tanto
    maior quanto mais timida for a pessoa. Isso se deve ao fato
    de que se a timidez tem origem genetica, a unica maneira da pessoa
    se libertar, e se envolver, seria por um atraves de um sentimento
    mais poderoso.

    =====================================
    Teoria evolutiva sobre o homossexualismo



    By : joao carlos H. Barcellos 30/mar/2000

    Eu tenho uma nova teoria sobre a origem dos Gays ( nada contra eles ).

    Pelo fato de ser uma taxa grande da populacao, se nao me engano de
    cerca de 10%, isso sugere que, se for uma tendencia genetica, como
    acredito, deve ser explicada evolutivamente.

    Ou seja, se os homossexuais tem origem (ao menos parcialmente)
    genetica, entao, o o alto indice de homossexuais na populacao tem
    q ser explicado por um mecanismo darwiniano.

    A explicacao que achei eh semelhante ao q eu li certa vez a respeito
    de que eles poderiam ajudar “em casa” de algum modo aumentando
    as chances de sobrevivencia de seus irmaos e ou sobrinhos
    (que possuem grande parte de seus genes).

    Acredito q em um ambiente muito competitivo, onde o homem tem q se
    preocupar muito com detalhes corriqueiros da familia, nao sobra
    tempo suficiente para q ele proprio desenvolva aptidoes e/ou
    alcance posicoes de destaque politico dentro de seu ambiente social
    ou de trabalho.
    Assim, se na familia houver um homossexual, ele podera galgar estes
    degraus socio-economicos com + facilidade que um homem com familia e,
    como uma “ponta de lança”, abrir caminho para que seus parentes
    proximos tambem ascendam socio-economicamente.

    Isto poderia ser, do ponto de vista evolutivo, vantajoso para os genes
    da familia como um todo. E um modo seguro de seus genes ( em seus
    parentes proximos) possam ampliar a capacidade de sobrevivencia por
    mais geracoes.
    ====================================

    Joao Carlos Holland de Barcellos wrote:

    HomoUtopismo ( 04/03/2001)



    No mundo existem muitos tipos de doutrinas (nao eh um texto sobre
    Genismo!), ideologias, regimes politicos, religioes etc..para todos
    os gostos e temperamentos.

    Eh natural que as pessoas se distribuam entre estas escolhas e
    defendam seus ponto de vistas, as vezes excedendo-se e usando mais
    a adrenalina que a razao.

    Talvez haja um dia em que se prove que, dentre todas estas opcoes
    de escolha, apenas uma delas seja a verdadeira ou, ao menos,
    conduza aa uma felicidade maior que as outras.

    Enquanto este dia nao chega, e nenhuma das partes consiga provar
    suas razoes, as discussoes continuarao atraves dos tempos.

    Entre estas escolhas ideologicas algumas sao bastante
    comuns, entre elas podemos destacar as dicotomias classicas:

    Politica : Esquerda X Direita
    Religiosa: Crentes X Ceticos-ateus

    Alem destas classicas, existem algumas outras. Uma delas, a que me
    incomoda mais, por falta de nomenclatura, chamarei de HomoUtopica.

    Esta “doutrina” tem na especie humana um ser misterioso, do mais
    puro livre arbitrio possivel, e no qual todos sao iguais em todos
    os sentidos possiveis. Nesta doutrina toda diferenca entre
    os seres humanos esta por conta do ambiente e os genes sao meros
    colares de bases a enfeitarem nossas celulas. Faz parte tambem do
    HomoUtopismo a crenca que o ser humano nao evoluira para outra
    especie, que racas nao existem e que o ser humano nao pode ser
    comparado ( em direitos ) aa outras especies animais.

    Acredito que o HomoUtopismo possa ser resquicios de doutrinas
    religiosas que veem o Homem aa semelhanca de deus etc…

    Sempre que lemos um texto q contrarie nossa ideologia eh natural que
    alguma forma de reacao seja ao menos esbocada , e esta pode ir desde
    uma indignacao, seguida de uma violenta resposta ( sujeita aa
    treplica )
    ateh uma resignada e silenciosa racionalizacao( “eles nao sabem mesmo
    o q estao falando e nao vale a pena perder tempo” ).

    O e-mail q recebi, abaixo , causou-me esta indignacao e por isso
    resolvi escrever a respeito, talvez mais para me desabafar do
    que para realmente provar meus pontos de vista (impossivel nesta
    altura do recem-sequenciado genoma).

    Sou um anti-HomoUtopico e por isso gostaria de expor minhas razoes
    para rejeitar muitas das ideias desta doutrina (que permeia o e-mail
    abaixo).

    1-Diferencas geneticas.

    A diferenca de DNA entre os homens eh “insignificante” de cerca de
    menos de 0,1% do DNA.
    Devemos lembrar q a diferenca entre homem e chipanze tambem eh
    pequena de cerca de 2% do DNA. Mas o que significa isso? Isso
    significa
    q se tomarmos a sequencia das bases do DNA verificaremos alteracoes
    dos pares de base em cerca de 0,1% delas no homem e cerca de 2% nos
    chipanzes. Mas isso *nao* quer dizer que a diferenca no fenotipo ( o
    produto final dos genes ) seja proporcional aa essa diferenca no
    material genetico.

    Um exemplo. Considere esta sequencia de “numeros-genes” :
    ( Os digitos correspondem as bases e os numeros aos genes )

    S1=( 1000, 0222, 9888 )
    S2=( 0000, 2222, 1888 )
    S3=( 0999, 1111, 9999 )

    Embora S1 e S2 difiram de apenas 1 digito em cada gene, a diferenca
    no fenotipo ( valor numerico ) eh muito maior do que entre S1 e S3
    que diferem em todos os seus digitos ( bases ).

    A diferenca de apenas um digito (base) pode ocasionar uma enorme
    variacao no valor associado (fenotipo ). Isto quer dizer que
    dependendo onde estas diferencas se situem, uma diferenca de 1%
    pode acarretar uma variacao *muito* maior do que outra de 50% por
    exemplo. Isto significa que nao podemos tirar muitas conclusoes
    em relacao aa diferencas de bases no DNA.

    Poderiamos tambem ter um unico gene controlador de leitura
    que controlaria totalmente como os outros genes vao se comportar.
    Ou seja a difenrenca num unico gene seria maior do que uma
    diferenca em todos os outros genes.

    2- O papel do ambiente.
    Para realcar a liberdade fenotipica do “Homos utopicus” ( como o
    Homo sapiens eh visto pela doutrina HomoUtopista), relega-se
    totalmente
    ao meio ambiente aas caracteristicas humanas.

    Primeiro, devemos lembrar que o ambiente inicial do DNA, o ovulo,
    tambem eh produto deste DNA e nao poderiamos ter um ovulo de Homo
    sapiens
    muito diferente do padrao sem que o proprio DNA da pessoa que gerou
    o ovulo tambem nao fosse diferente.

    Mas o mais importante sao as caracteristicas tipicas humanas. O homem
    parece-se com um homem e nao um macaco pq seu DNA eh diferente do DNA
    de um macaco. Por mais que se ensine um macaco a ler e escrever ele
    nunca sera capaz disso, seu DNA nao lhe conferiu esta potencialidade.

    Assim nos tambem nunca iremos sintetizar clorifila pq nosso DNA
    eh muito diferente de uma samanbaia, e a mesma razao se aplica
    para explicar pq nossa inteligencia nunca podera alcancar
    um QI de 1500 pontos por exemplo.

    Quero dizer que somos humanos pq nosso DNA eh humano e nao pq
    o ambiente nos permitiu sermos assim. Por mais que se mude o ambiente
    nunca um feto humano deixara de ser um ser humano.

    Mesmo sabendo q a inteligencia EH determinada pelos genes
    (se nao fosse assim um chipanze poderia lecionar filosofia),
    o HomoUtopismo parece querer negar isso, ele nao nega que outros
    atributos visiveis como ter 5 dedos nas maos seja devido aos genes
    mas nega que outras caracteristicas ditas psicologicas tambem
    o sejam. Claro q a variacao da inteligencia humana tambem depende do
    ambiente mas esta variacao eh minima em relacao aa determinacao
    genetica, se nao fosse assim ninguem acharia Anormal que pessoas
    nascessem retardadas ( com QI < 30 ) por exemplo. Assim, dizer que os genes nao determinam, por exemplo , a aptidao
    matematica ou a tendencia homossexual, eh mais precipitado
    do que dizer que determinam, afinal porque os macacos nao
    apresentam esta aptidao matematica se ela nao eh conferida
    pelos genes?

    []s
    jocax
    Ps: Claro que o anti-HomoUtopismo tambem pode ser visto como uma
    “doutrina” se nenhum dos lados tem provas de seus pontos de vista.

    em resposta a: Que razoes para existir Deus ? #73387
    jocax
    Membro

    Acredito que embora a Fé possa as vezes ser psicologicamente benefica
    aa saude, nao acredito que a crenca em Deus o seja para a sociedade
    em geral.
    Do meu ponto de vista acreditar em um Deus ( Cristao ) traz maleficios
    a longo prazo :

    1-O ponto principal eh que posterga a JUSTIÇA , relegando-a a um Ente
    que nao existe.
    Isto leva as pessoas aa nao procurar justica em vida acreditando q
    esta sera feita apos a morte.
    Como consequencia, deixa as pessoas quase completamente inertes,
    amorfas, inoperantes, inofensicas diante dos “predadores” da
    sociedade que, por sua vez, explorarao at nauseum esta crenca.
    Uma sociedade REALMENTE ateia buscaria a justica em vida com +
    empenho e rigor.

    2- A crenca q apos a morte a “alma” vai para o “Ceu” , outra dimensao,
    etc…
    faz as pessoas nao valorizarem , como deveriam, o planeta e seus
    escassos recursos naturais.
    Isso poderia levar a um pensamento do tipo :
    “Para que ? se apos esta vida eu irei para melhor ??
    Que se lixem os q ficarem” .
    Com este pensamento o planeta fica relegado a um plano perigosamente
    secundario.

    3- Quais as consequencias de acreditar em uma mentira ????
    As contradicoes intrinsecas de uma crenca em Deus, acredito, leva a
    uma continua aceitacao das contradicoes dos fatos que podera
    contaminar a propria logica humana na observacao de outras
    evidencias da vida. Isto eh :
    Viver na mentira prejudica a percepcao da realidade que devera
    certamente influenciar a vida da pessoa.

    4- Claro q eh sempre bom para as classes dominantes que o povo seja
    “refem de Deus” e aceite as agruras que lhe sao impostas em vida
    como um “bilhete para o Ceu”, mantendo o povo como cordeirinhos
    sempre “dando a outra face para bater” e pensando se vingando
    em pensamento *somente* :

    “-eles nao passarao pelo buraco da agulha !”.

    5- Claro q nao vejo a crenca Deus apenas como um remedio
    que traria beneficios e maleficios e onde deveriamos crer ou nao
    olhando apenas estas consequencias.
    Acredito que a busca pela verdade eh o principal motivo,
    ao menos para mim, em ser ateu:
    Alguem gostaria de viver na mentira apenas para se sentir melhor ?

    Basicamente eh isso.

    []s
    jocax

    em resposta a: Filosofia e Teoria da evolução #73525
    jocax
    Membro

    teorias evolucionistas existiram muitas ANTES
    de Darwin, como as de Lamarck por exemplo.

    Mas a *unica* que realmente sintetizou a evolucao como a conhecemos hoje em dia foi a de Darwin/Wallace que explicou a origem das especies atraves da *selecao natural*.

    []s
    jocax

    em resposta a: Que razoes para existir Deus ? #73385
    jocax
    Membro

    > independentes, então é desse modo que a sua mente tende a
    ver o mundo e a interagir com o mundo, mas se vc vê o todo de
    uma maneira harmoniosa e coerente…

    JOCAX –> Vc nao pode atribuir como falso o que eu digo
    simplesmente argumentado que eu nao vejo o mundo como vc ve.
    Se vc quiser recriminar o meu modo de ver vc deve apontar
    onde ha erros nela e nao dizer q seu modo eh mais correto
    pq eh mais bonito.

    > simplesmente não existe…. mas Graças a Deus sempre existiram
    homens capazes de mudar a forma de ver o mundo através de
    conceitos revolucionários e totalmente novos… sem estes
    heróis ainda estariamos com uma vara de bambu na mão e
    vestidos com peles de animais.

    JOCAX –> Os homens que mudaram o mundo foram os que deixaram a
    religiao de lado , em segundo plano, e puseram a pensar o
    mundo de maneira cientifica. Se fossem as religioes ainda
    estariamos com a vara de bambu nas maos.

    >.. da mesma forma existe no Universo uma Ordem não explícita
    que governa a Ordem explícita… e esta Ordem não explícita
    regida por uma vontade é o que o homem(ou o micróbio)
    convencionou chamar de Deus… entendeu?????????

    JOCAX –> A ordem que vc fala nada mais eh que o conjunto
    de leis fisicas que regem o universo. As leis fisicas sao
    simples leis nao tem bondade, onisciencia, onipotencia ,
    nada disso….

    > Agora caro jocax, quanto ao Deus do Deus do Deus do Deus…
    pergunte para a sua matemática, que ela irá lhe explicar
    direitinho, ou a sua matemática é finita?

    JOCAX –> A matematica nao precisa do conceito de Deus
    em seus axiomas para que funcione.

    >… expandir a formação básica… mas espera aí!!!!!! Como assim
    Deus(?)…. vc ainda não disse o que é Deus… isto é uma
    grande verdade caro jocax, pq acredito que Deus é
    vontade(olha o meu nobel aí!!), vontade de unir as coisas,

    JOCAX –> Entao quem teve a “vontade” de criar Deus?

    “Segundo, a navalha de ocam eh utilizada SIM pôr todos os
    cientistas mesmo sem que o saibam de suas origens. Pq razão
    vc acha q a ciência busca a simplicidade e a generalização?

    O fato de ser antiga não significa q seja falsa !!. A logica e a
    matematica sao muito + antigas q a navalha e sao utilizadas
    ateh hoje.”(vc)

    > Além do mais a medicina busca caminhos alternativos(placebos)
    de terapia que obtém verdadeiros milagres(cura de câncer, hiv
    e outros) que a medicina cartesiana(occam) não consegue
    resolver… todos os anos investimos milhões em pesquisas nos
    laboratórios, e o que conseguimos quanto ao câncer o hiv o
    herpes e outras doenças(?)… nada!!! sem cura por enquanto, é
    o que dizem!!!!…

    JOCAX –> Agora vc quer q eu aponte os avancos da medicina?
    Eh necessario ? Nao eh pq a medicina AINDA nao achou a cura
    de todas as enfermidades que ela eh uma ciencia MA.
    Alguma religiao cura o HIV ou Cancer ?
    Se fosse assim as pessoas iam aa igreja e nao a hospitais.

    []s
    jocax

    em resposta a: Filosofia e Teoria da evolução #73523
    jocax
    Membro

    Nao creio , se fosse assim os historiadores teriam registrado.
    Note q existem varios tipos de evolucao propostas
    mas a unica que se sustenta ateh hoje eh a de Darwin ( da selecao natural )

    Veja em :
    http://ourworld.compuserve.com/homepages/KVC/home.htm

    em resposta a: Que razoes para existir Deus ? #73383
    jocax
    Membro

    Caro Haydin,
    Nao eh preciso nenhum nobel para explicar que o
    universo nao eh fruto de Deus pois se assim fosse
    deveria existir outro Deus para explicar a existencia do primeiro, e assim sucessivamente.

    Segundo, a navalha de ocam eh utilizada SIM por todos os cientistas mesmo sem que o saibam de suas origens. Pq razao vc acha q a ciencia busca a simplicidade e a generalizacao?

    O fato de ser antiga nao significa q seja falsa !!. A logica e a matematica sao muito + antigas q a navalha e sao utilizadas ateh hoje.

    Agora, o q tem a ver anti-materia com Deus ?

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