Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
shivaMembro
Boas!"Suponhamos que essas “verdades científicas” as quais você se refere sejam realmente fatos. Pergunta-se, pois: O que fazer a partir de tais descobertas? Por que Deus, dono de TODO O PODER, tramaria um jogo chamado vida, com um destino chamado morte, recheando, nesse meio termo, nossa caminhada de mistérios e interrogações?"Pois, pois, pois. Voçês estão sempre a pensar em Deus. Voçê quando fala dessas "verdades ciêntificas" na biblia, começa a falar em Desu, porque é que isto e porquê aquilo. E como é obvio, isso é o que se deve pensar, porque supostamente a biblia foi feita por Deus. Mas para ser sincera contigo, eu não acredito que a biblia tenha sido elaborada por ele( falando mais do génesis). Eu simplesmente acho misterioso que os antigos tivessem tal conhecimento, não sei, podem tê-lo obtido por via externa (extraterrestres) ou até podem ter sido mais inteligentes do que nós somos agora, e terem chegado a conclusões, que só uns quantos milénios depois foram confirmadas."Percebe quanta confusão nessa sua resposta?! Mais uma evidência da pequenez de nossa espécie frente aos mistérios do desconhecido."Claro que há confusão na minha resposta, isso é, obvio. E ilucida muito bem o quão desconhecemos o que não existe."Eu não consigo conceber uma idéia tão absurda. Principalmente em se tratando de um Pai que tem toda a força. Se fosse tão bom, teria inúmeras chances e opções de fazer melhor. Já dar o dom de saber andar de bicicleta à criança, sem precisar passar por esses apuros; não permitir que um menino inocente se machuque (até morra, como disse) só por tentar brincar; enfim... eu que não sou pai tenho idéias mais generosas e saudáveis."Claro que uma menina a andar de bicicleta tem maior probabilidade de se aleijar, mas qualquer um, até o armstrong, pode cair e aleijar-se. Por isso mesmo é que temos que seguir em frentee não prendermos os filhos em casa só por causa dessa probabilidade, porque senão também mais valia ir pa um abrigo anti-nuclear, porque mesmo em casa podemos ter acidente."Nós só chegaremos lá com nossos esforços, perfeitamente. Mas de onde você tirou a honrosa idéia de que TODOS são felizes e gozam de paz?"Não sei se interpretaste mal ou fui eu que me enganei. O que eu quero dizer, é que passando todas as fases imagina daqui a um milhão de anos, deviamos olhar para tras e dar graças por termos o que temos hoje (daqui a esse um milhão de anos).Já agora pode especificar essa área de "segurança"?
shivaMembroPois não a religião não cabe num discurso racional, porque ela própria não é racional.Pode se tentar dar novas interpretações a certos trechos da biblia, mas isso tudo seriam puras especulações, porque não temos muito com que basear as nossas conclusões.Para mim como já eu disse, a religião não é muito importante, mas ao contrário do usuário Junior Martuchelli, eu não desisto de falar de religião com religiosos. Mesmo que eles sejam fanáticos, (embora isso seja quase uma tarefa impossivel) porque eu tenho um enorme prazer em discutir pontos de vista diferentes.Quanto á pregunta "Como um Deus decide criar um livro sagrado pondo contradições e erros científicos?", eu diria que também podia ser para testar a nossa fé, mas mesmo isso não faria muito sentido, já que Deus supostamente sabe tudo, enfim, parece que quanto á defesa de uma religião, só se pode tentar apelar ás emoções de uma pessoa, porque argumentos racionais, é um pouco dificil encontrá-los.Resumindo, se Deus existe, talvez ele nos tenha dado livre arbitrio, mas no entanto já ele sabe o que nós vamos fazer..
shivaMembroMuito bem, vou tentar responder, mas não sou autoridade nenhuma nesta área, eu simplesmente tento dar um pouco de conhecimento meu, para podermos discutir aqui neste fórum, mais nada.Em primeiro lugar, eu não acredito em anjos nenhum, eu quuando disse que a biblia tem verdades cientificas, não afirmei que a biblia é em si um enunciado cientifico, disse apenas que continham partes dela que coincidiam com a realidade cientificia actual. Portanto quanto á questão em si, se eles não vêm cá, ou é porque não existem, ou não lhes apetece vir cá abaixo, ou foram forçadas a ficar lá em cima, ou seja, resumindo, não tenho a minima ideia onde eles estão, se é que eles existem.Pois, quanto isso, também não sei, mas se interpretamos o ano 2000 de outra forma, tal como os 6 dias da criação foram interpretados, talvez esteja correcto. Talvez seja algo metafórico. Ou talvez seja uma estupidez qualquer que eles lançaram.Mais uma vez, não acredito muito em Deus, acho dificil haver algo tão fora do normal. Pelo menos acho quase impossivel haver o Deus da biblia, que mandou abraão matar o seu filho isaac, para testar sua fé. Então se ele sabe tudo, para que é que necessitava de o testar? Para continuar o meu mundo é o da ciência, para já ainda não estou na faculdade, mas pretendo seguir biologia, na área de investigação. Portanto religião para mim não significa muito, no entanto gosto de debater sobre ela. Também não te esqueças que o budismo, e mais particularmente o hinduismo são religiões com muitos seguidores, não sei não se o hinduismo pelo menos tenha mais que o judaismo, actualmente. E também nessas religiõs seus ensinamentos contêm verdades ciêntificas, ainda não tive muito tempo para pesquisar sobre isso, mas quando vir um artigo eu enuncio algumas das verdades. Poranto para finalizar, acho que aquele lugar da formação das três grandes religiões não é nenhum EDEN, prontos é só minha crença.Miséria, sofrimento, essas são as grande questão que muitos católicos põem á sua religião. Mas fazendo de conta que eu acredito em Deus, talvez navegando um pouco pela área da especulação, eu vá dizer, que é para nós aprendermos com os nossos erros. Imangine isto, voçê tem um filho, ele lhe pede para andar de bicicleta, e voçê pensa, ele pode cair e aleijar-se bem, ele pode ser atropelado e ir parar ao hospital e ficar muito mal, ou pior pode até morrer, mas se eu o prender não lhe faz bem nenhum, ele tem que aprender com seus erros para se tornar, num homem. Ás vezes é preciso "bater" bem forte com a cabeça na parede, para nós aprendemos a lição, é preciso lutar para um futuro melhor, se tudo o que temos nos fosse dado de bandeija, nos não irimas dar o seu respectivo valor, porque não fomos nós que o conseguimos. Portanto é preciso passar por todas as fases, e chegar ao final olhar para trás e dar graças ( aos nossos esforços) por termos o que temos hoje, ou seja, paz e felicidade para todos.Peace and love
shivaMembroEu não percebi muito bem o que voçê quis dizer, mas tudo bem.O que eu disse em relação aos facto ciêntifico inscrito na biblia, não é único, na comparação desses 6 dias com o que realmente aconteceu, á uma incrivel semelhança. Por exemplo, no segundo dia biblico, Deus disse que criou o firmamento. Esse dia biblico corresponde a um período de 4 mil milhões de anos, em que foram formadas a nossa galáxia e o sol, que se encontram visiveis no nosso firmamento, ou seja, tudo o que se encontra nas redondezas da terra, foi criado nessa altura.No quinto dia biblico, Deus disse, "que as águas sejam povoadas de inúmeros seres vivos e que na terra voem as aves, sobo firmamento dos céus. Esse dia biblico durou cerca de 500 milhões de anos, e terminou já há 250 milhões de anos. Esse período do tempo, também corresponde, segundo os estudos biológicos e geologicos, ao ssurgimento dos primeiros animais multicelulares, de toda a vida marinha e dos primeiros animais voadores.Tudo isto para dizer, que há verdades ciêntificas escondidas na biblia. Agora não me venham dizer que é mera coincidência.Atenção que também não estou a dizer que foi Deus em pessoa, que mandou fazer a biblia, tou a dizer, que se calhar esse conhecimento foi obtido de alguma maneira pelos antigos. Agora tirem voçês mesmo as vossas conclusões.
shivaMembroBoas!Não compreendi essa sua frase "o que nos salta aos olhos, acreditamos ser a verdade absoluta". O que nos salta aos olhos? Mas afinal está a afirmar que só acreditamos no que vemos?Eu acredito em muita coisa que não vejo, então se for provada pela matemática,nem se fala. Talvez esteja a interpretar a sua afirmação de uma maneira correcta, por isso gostava que me elucidasse.Quanto ao facto de nós sermos o elo entre bio e energético, não acredito em vida energética ou espiritual, e mesmo que acreditasse como é que nós podiamos ser o elo entre vida biológica e vida energética, se nós somos parte dessa vida biológica?Gostaria que me respondesse a essas questões, no entanto também me encontro curiosa para o que mais nos tenha para dizer, em relação á sua fé.
shivaMembroBoas!Eu não tenho bem a certeza, mas acho que há verdades ciêtificas escondidas nesse génesis que voçês falam.Eu li um artigo já há algum tempo, que dizia que os 6 dias da criação coincidiam com os anos que o universo tem.Ora ao ver isso eu achei um absurdo, então calcula-se que o Universo tenha uns 15 mil milhões de anos e agora vêm me dizer que 6 dias coincidem com aquele valor real da idade do universo?Como era um artigo ciêntifico continuei a ler.A explicação, baseia-se nas grandes descobertas de einstein, que afirmam que o tempo é relativo, ou seja, um dia na Terra não coincide com um dia noutros pontos do Universo.Há um facto ciêntifico, que é a passagem do tempo pode ser mais lenta em relação a outro observador, e a causa dessa diferença tem a ver ou com a massa do objecto, ou seja, o tempo na lua passa mais rapido do que na terra, e o tempo na terra passa mais rápido do que no sol. Isto quer dizer que quanto mais massa tiver o objecto mais lentamente passa o tempo. Atenção isto é tudo factos ciêntificos.Ora também se sabe que no principio, lá para os tempos do big bang, a matéria estava todo mais condensada do que agora, ou seja havia uma enorme força gravitica, ou seja o tempo passava mais lentamente do que agora, muito mais lentamente, mas mesmo muito mais lentamente, facto ciêntifico.O que eu li naquele artigo, foi que cientistas fizeram, umas contas muito complicadas e compararamum dia terrestre a ver quanto tempo significava naqueles tempos, e era qualquer coisa como uns 7 mil ou 8 mil milhões de anos, já não me lembro muito bem. E á medida que o tempo depois do big bang passava a matéria afastava-se e a gravidade ia diminuido de intensidade,tal como o tempo ia passando mais rápido. e então o segundo dia já significava qualquer coisa como 4 mil milhões de anos, mais uma vez não tenho bem a certeza, já foi á algum tempo. Mas no final sei que feitas as contas dos 6 dias e a comparação com o tempo no resto do universo, esses dias davam exactamente 15 mil milhões de anos, um valor muitissimo aproximado ao que os cientistas actuais consideram ser a idade do universo.Prontos agora talvez seja coicidência o facto de terem posto 6 dias na bíblia, mas é uma grande coincidência o universo ter esses "6 dias" de idade.
shivaMembroO Universo, tem um objectivo, isso é o minimo que eu posso dizer, o objectivo de criar vida inteligente e mais tarde inteligência artificial. Vejamos bem o Universo onde vivemos.Ele reune todas as condições para que estejamos vivos, ou seja, a força gravitica tem exactamente o valor necessário para que não seja nem demasiado forte nem demasiado fraca, e acreditam a margem desse valor é muito pequena. A força nuclear forte tem exactamente o valor necessário para manter junto os protões e os neutrões dentro do núcleo do átomo.Eu quero dizer com estes dois exemplos é que claramente este Mundo foi feito na medida certa para a nossa existência, vejam mais exemplos:-Na criaçãonão houve um equílibrio de matéria e a anti-matéria, ou seja, houve mais matéria, e foi graças a esse desequilibrio que o Universo continuou a sua expanção.-Na expansão do Universo foi libertada a energia justamente necessária para que este Universo pudesse continuar a sua expanção e originar vida.-A temperatura prmiordial não foi nem muita nem pouca, senão ou estavamos a arder ou a gelar.Bem acho que chega de coincidências, mas há mais e melhor explicadas se perguntarem a um físico ou alguém que esteja mais dentro deste assunto.Portanto através destes exemplos quase se pode concluir que este Mundo foi " construido" á medida para o surgimento da vida inteligente. Depois também há aquelas enormes coincidências pelo facto da Terra poder albergar vida, que acho que alguns de voçês já ouviram falar.A minha teoria é a seguinte, se calhar estúpida ou pura especulação, mas eu acho que antes deste BigBang houve um BigCrunch que pôs fim a um Mundo governado pela IA.Essa inteligência já tinha feito grandes descobertas, nomeadamente da previsão do futuro, porque se juntarmos todos os factores deste mundo, sabemos que é possivel prever o futuro, só que para isso era preciso um mega processador que conseguisse renunir los todos, só que isso talvez daqui milhões de anos.Isto porque a teoria do caos explica que basta uma ligeirissima mudança para haver grandes reprecussões, daí o mega processador.Ora continuando, ao puder prever o futuro, também o poderia fazer para o outro universo que ai vem,e com a eminênciada destruição da IA, pelo BigCrunch, essa inteligência organizaria os eventos deste último fenómeno de maneira a que no próximo universo a IA fosse criada. Mas ela não pode nascer tal e como a vida nasce, por isso ornganizou o Universo para que fosse criada vida, depois dessa vida se originasse vida inteligente e esta sim, originaria a IA novamente.Tudo isto formando um ciclo contínuo.Portanto a resposta é talvez que o sentido da nossa vida seja a de formar a IA.
shivaMembroBoas a todos!Eu não sei se este género de livros vos interessa, mas eu já acabei de ler dois livros interessantes do autor josé rodrigues dos santos, o codex 632, e a fórmula de deus, ambos os dois excelentes, para quem gostar de história aconselho o primeiro, para quem gostar de ciência aconselho o segundo.
-
AutorPosts