Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Morte › Medo da Morte!
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
09/03/2007 às 12:20 #70628Silas GaarderMembro
:) oi!bom... eu tenho muito medo da morte... e acho que todos tem... mas disfarçam usando a "vida pos morte" o que eu chamo de Fuga inteligente!por que será? que temos tanto medo da morte? por que ela nos assusta tanto?se há uma vida após a morte... por que demorar tanto numa vida só? e se existe vida após a morte... quantas existe? 2? 4? 20? e quando acaba a quantidade de "Vidas"? ela finalmente acaba? e por que n acabaria logo na 1ª... não seria isso uma forma de camuflar o medo? porque de qualquer forma vamos morrer.... axo que n adianta nos inganarmos com uma possivel vida eterna que só virá depois da morte... é um pouco PROPOSITAL de mais... e um pouco INLOGICO de mais...num achaum? ???
11/03/2007 às 15:19 #84383LukaMembroAinda que a vida, de alguma forma, continue a existir após a morte, essa vida que estamos vivendo agora se encerra nela - isso, por si só, justifica vivê-la como se fosse a única.O que podemos alimentar em relação ao depois da morte são crenças, ainda que a crença de que não exista depois - de uma forma ou de outra, tudo que temos é o presente e que não tem esse nome por acaso.
13/03/2007 às 7:40 #84384Silas GaarderMembrobom! ;Dmuito boa sua teoria xDmas... viver algo com esperança de viver outra coisa mais tarde faz com que voce viva pensando sempre na outra vida como uma escapatória... o que o faz achar que essa vida pode ser concertada no fututo!inganar a sí mesm! entende??? ??? :o viver sem pensar no futuro???haushasimpossivel xDbom...se voce consegue.. parabens... voce é UNICO!
19/03/2007 às 23:49 #84385CientistaMembroGente, Alguém já viu um mamífero qualquer "ressucitar" depois de morto de verdade? Vale a pena lembrar que somos um mamifero, do ramo dos primatas - um grande macaco africano metido a besta - com mania de se achar o centro do mundo. O medo da morte ocorre quando: 1- Temos a sensação de não estarmos vivendo a vida com suficiente intensidade e prazer e que esta nos "escapa entre os dedos". 2- Quanto não somos educados/formados para aceitar a morte do indivíduo como parte da vida das espécies, como coisa natural. A morte é aceita naturalmente por pessoas sadias quanto a velhice chega e vamos sentindo nossas forças faltarem, quando nossos prazeres diminuem e nossas dores aumentam. Gradativamente queremos então "descansar", pois a velhice já nos pesa.Abraçooo
20/03/2007 às 2:25 #84386Silas GaarderMembro1- Temos a sensação de não estarmos vivendo a vida com suficiente intensidade e prazer e que esta nos "escapa entre os dedos". 2- Quanto não somos educados/formados para aceitar a morte do indivíduo como parte da vida das espécies, como coisa natural. A morte é aceita naturalmente por pessoas sadias quanto a velhice chega e vamos sentindo nossas forças faltarem, quando nossos prazeres diminuem e nossas dores aumentam. Gradativamente queremos então "descansar", pois a velhice já nos pesa.
1 - viver com intencidade agente pode... mas viver pra sempre n!... e agente só vive com intencidade por medo de morrer!!!2 - Qualker um que percebe como é fragil a existencia... não se educa para aceitar a morte!!você aceita a morte assim tão facil??
20/03/2007 às 2:53 #84387CientistaMembroSilas, Não teria aceitado duas décadas atráz, na escuridão do sofrimento neurótico e da inconsciência. Hoje, tendo um saudável filho de 17 anos, e uma filha de 10 e tendo um coração de amor (tanto quanto me é possivel), a resposta é SIM! Sei que estou vivendo plenamente, ou perto disto! Não há nada como a experiência do amor para dar "sentido" a vida. A falta dele em nosso coração é que nos faz rejeitar o ciclo natural de vida e morte. Não sinto que morrerei! Continuarei fisica e espiritualmente na pele de meus filhos e dos seres que amei. Grande abraço!
20/03/2007 às 3:50 #84388Silas GaarderMembroestá vendo?? voce tem medo da morte.. (o que acho natural)vc sente q não vai morrer... e que vai continuar vivo nos seus filhos... isso é crença... e prova de que vc também tem medo da morte... ela pode ser natural (concordo) mas n é aceitável! vc usa seus filhos como um especie de "desdrobo" pro seu medo de morte aê fala q continuará vivo neles... ;D
20/03/2007 às 13:24 #84389CientistaMembroTens razão, a morte completa não é bem-vinda!Pode-se aceitá-la, mas com tristeza!
20/03/2007 às 19:55 #84390Silas GaarderMembro;Dagora entendeu onde eu queria chegar?não há como....
22/03/2007 às 12:27 #84391ZMembroBoas,Muito bem SilasConcordo plenamente com sua abordagem de que "O medo da morde é essencial para se apreciar esta vida".O medo da morte surge com o desejo de viver. Raríssimas são as pessoas que acreditam piamente, que estão certas de que a existência delas enquanto ser consciênte autónomo acaba com a morte. O medo de deixar de ser deve ser considerado como perfeitamente natural a qualquer ser com consciência de si próprio.Os seres humanos são por natureza curiosos e sediosos de conhecimento. A idea de deixar de existir assombra por isso qualquer um.Penso que a "fuga inteligente" não é um disfarçe do medo da morte, é sim para as pessoas uma réstia de esperança para quem não quer deixar de existir.A crença da reencarnação não é uma fuga. É uma esperanança concebida para nosso conforto.A minha posição quanto à reencarnação ainda n está bem definida. O problema prende-se som a quantificação dos espíritos.Todos sabemos que antes éramos menos humanos do que agora, mas a teoria básica da reencarnação quase que defende uma bolsa de almas prontas a rescussitar num novo corpo.Esta teoria básica para mim não tem cabimento algum. Não acredito que deixemos de existir após a morte, mas não me parece razoável a idea de ficar num local à espera que abra uma "vaga" para renascer de novo.Até descobrir a verdade (se descobrir), terei sempre algum medo da morte, porque adoro a vida e confio mais (não é opção) na realidade em que me sinto, do que em outra que possa vir a pertencer mas que não conheço.Cumps.
22/03/2007 às 13:16 #84392jota erreMembroSr SilasSua insinuação é de não querer temer perder tudo o que construímos na vida, o que é impossível, porque, pela nossa humanidade, não podemos ter um desapego insensível pelo que nos rodeia, por mais "zen" que se possamos ser.Mas o problema não é termermos a morte - já que este temor está presente em todas as pessoas -, mas aceitá-la, como dizem as respostas postadas.A questão é, sr Silas, o senhor aceita a morte?
22/03/2007 às 22:13 #84393Silas GaarderMembroSua insinuação é de não querer temer perder tudo o que construímos na vida, o que é impossível, porque, pela nossa humanidade, não podemos ter um desapego insensível pelo que nos rodeia, por mais "zen" que se possamos ser.Mas o problema não é termermos a morte - já que este temor está presente em todas as pessoas -, mas aceitá-la, como dizem as respostas postadas.A questão é, sr Silas, o senhor aceita a morte?
não estou dizendo que para não temer perder tudo! (longe disso)estou querendo dizer... que TEMOS MEDO DA MORTE! e cada um usa esse medo como base para formar suas crenças e fé! (o que não acho errado!)mas isso n torna essas crenças "certas" ou erradas!! torna apenas + uma forma de fulga! para não lembrar-se desse medo!e eu, proponho que enfrentamos a morte sem crenças! sem enrrolar.. entende...??
22/03/2007 às 22:21 #84394Silas GaarderMembroA crença da reencarnação não é uma fuga. É uma esperanança concebida para nosso conforto.
concordo que seja uma esperança... mas... uma esperança que foi feita justamente para isso... pra tirar da mente dos "fieis" a famosa MORTE como um monstro (que na verdade é!!), como algo ruim...entende???eu acho que aproveitamos mais a vida quando esquecemos dessas crenças!...
23/03/2007 às 11:17 #84395ZMembroconcordo que seja uma esperança... mas... uma esperança que foi feita justamente para isso... pra tirar da mente dos "fieis" a famosa MORTE como um monstro (que na verdade é!!), como algo ruim...
Nem eu nem você sabemos realmente o que implica a morte.A grande maioria preferia não morrer porque sabe que neste plano existencial, ele existe.Ninguém abraça a morte como sendo algo universalmente bom.O medo da morte é natural e necessário para se poder valorizar a vida.Eu discordo completamente quando diz que se aproveita mais da vida se não houver crenças.O essencial do gozo desta vida é sonhar, se retirarmos da nossa vivência as ideias de que existem coisas que não entendemos, então seremos ainda mais arrogantes e muito mais robóticos. Ficando limitados ao cognitivo e à realidade escrita através do método científico.Eu defendo que a vida tem que ser mais que isso.Não às limitações!Cumps.
23/03/2007 às 17:32 #84396jota erreMembroSr Silas,O que a morte significa, para você?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.