Início › Fóruns › Outros Tópicos › O ateu e as provas
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
26/06/2008 às 23:50 #80684BrasilMembro
Nunca falei que as pessoas encontrariam a verdade ABSOLUTA.
Nem eu usei a palavra "absoluta"... ??? Quando eu disse: "absolutamente não detêm a verdade", eu não estava dizendo que não detêm a verdade absoluta, eu usei a palavra "absolutamente" para excluir qualquer via de dúvida. Absolutamente = sem dúvida. Sem dúvida, não detêm a verdade. Entendeu agora?
seus representantes são humanos e passiveis de erros, logo eles não teriam a verdade ABSOLUTA, existe charlatanice e enganadores por todas as partes, mas isso não tem nada a ver com a "importância" de uma doutrina
É claro que tem! Se os bem intencionados não detêm a verdade e os mal intencionados são charlatães, então pra quê doutrina?
quem cre em doutrinas e baseia sua fé por elas, não se deixa enganar por meia duzia de charlatões enganadores
Sim, amigo, quem crê e baseia sua fé pelas doutrinas, crê através do raciocínio dos outros e, portanto pode ser facilmente manipulado, como infelizmente constatamos que o é, corriqueiramente.Também fico admirado por você reduzir o número de charlatães a meia dúzia... Eu acho que você não conhece a IURD ou a Renascer...A IURD tem franquias por todo o Brasil, EUA, Europa e África. Aqueles que ficam lá pagando dízimos e fazendo “ofertas” de dinheiro, depositam toda a sua fé naqueles “pastores” picaretas, pervertidos. Eles se baseiam naquela doutrina... E não são meia dúzia.
Os argumentos servem para você pensar e análisar o que é certo ou errado para você. Você se baseia em que para fazer seus julgamentos pessoais? Como você escolhe opção A ou opção B?
Com meus parcos conhecimentos, NUNCA através das palavras de um pastor, padre, rabino, pai de santo, etc. (Nunca trate de crenças com quem sobrevive delas.)
(...)as crianças que nascem no meio de bandidos e traficantes, elas são influenciadas sim(...)
Espere um pouquinho! Eu não me referi à influência de más companhias! Eu me referi a acreditar ou desacreditar de Deus através de convívio. A criança que cresce entre marginais não tem praticamente chances de não se tornar um marginal, pois ela acaba se envolvendo e esse caminho não tem mais volta. Os marginais não permitem a “volta”. Esse envolvimento passa por dívidas de drogas e outros tipos de dívidas. Só sai se sumir da região.Agora, se ele refletiu e considerou que deveria sair dessa, NINGUÉM FICOU SABENDO. Ele pode não sair por vários motivos, mas reconhece que deveria sair. Ele tem a opção de raciocinar para reconhecer que deveria sair, independente de PODER sair ou naõ.Já, no assunto que vínhamos tratando, que é a crença ou descrença em Deus através de convívio com deístas ou ateístas, eu te digo que não determina nada, pois é só raciocinar e optar. Não há envolvimento que o obrigue a acreditar ou não acreditar. Você certamente deve conhecer ateus cujos pais são religiosos, não é mesmo? Eu conheço vários.
Absolutamente ninguém conseguiu desenvolver a " PLENA CAPACIDADE DE RACIOCINIO ", se um dia algum ser humano conseguir tal capacidade será o primeiro, será o gênio "MASTER" da humanidade digamos assim. Você quis dizer plena capacidade dentro das limitações do ser humano não é? Espero que sim também, pois esse trecho seu foi um tanto infeliz.
Você quis dizer plena capacidade dentro das limitações do ser humano não é?
Obviamente!! :DEu não sei qual é a dúvida! ???Você achou que eu estava me referindo à POTENCIAL capacidade de raciocínio dos humanos? Ora, é só analisar o contexto do que eu estava dizendo. Eu me referi a uma criança e disse que quando ela desenvolver a plena capacidade de raciocínio ela terá argumentos para questionar toda e qualquer doutrina.“Desenvolver a plena capacidade de raciocínio” significa nada mais nada menos que; quando a criança atingir a maturidade e tiver conhecimentos suficientes para refletir a respeito... Quando for um adulto.Eu não sei se eu fui infeliz, ou você não está prestando atenção na conversa...
27/06/2008 às 2:31 #80685cdp2xMembroEu aceito que haja uma ORDEM, mas não consigo aceitear que exista um ORGANIZADOR à parte que ordena tudo isso.
Uma "ordem acidental" ? :D hehehe, é mais fácil acreditar em 599 deuses, que acreditar em "ordem acidental" !
Acidental é um conceito usado para definir fatos que fogem do esperado, portanto carregado de pré-conceitos, ou seja, uma abordagem superficial e ilógica.Quem sabe se com uma análise mais pormenorizada não são revelados novos fatos nem tão "acidentais" assim, hein?
Seriam uma meia dúzia de “padrões” de personalidade seguidas de “versões” ? Então seríamos somente alguns milhares de personalidades diferentes ao longo de toda a História da Humanidade? Penso que não...
Sim, e inseridas em infindáveis situações diferentes ao longo de toda história humana, moldadas ainda por incontáveis bagagens de conhecimentos pessoais que ao meu ver geram um número absurdo de atitudes e pensamentos ditos como sendo a "personalidade de cada um".Não acho que seja tão implausível assim essa idéia.
E esta explicação considera o funcionamento de um cérebro DIANTE DE UM FATO, no entanto, há que se discutir também os pensamentos involuntários:Outra coisa relevante e que também não se explica geneticamente é o fato de às vezes você estar fazendo algo e lembrar-se de outra coisa que não tem nada a ver com o que você estava fazendo... Ou então lembranças involuntárias de algum lugar, por exemplo... O que faz lembrar coisas fora de um determinado contexto? Por que existem pensamentos involuntários?Qual o fundamento ou motivo aparente, biológico ou genético dos pensamentos involuntários? ::)
Ora... o cérebro tem infindáveis caminhos e conexões obscuras, que podem fugir à nossa capacidade de percepção, não sendo nós plenamente capazes de flagrar o desenrolar de um pensamento para o outro... e mesmo que não haja mesmo qualquer relação de um pensamento A com um outro B, que grande mistério há no surgimento espontaneo(involúntário) de um pensamento qualquer em um cérebro alerta. Não seria esse o verdadeiro significado de "sonhar acordado"?O coração não pára de bater e reage a diferentes estímulos externos.Pois então: o cérebro não pára de pensar e também reage.Se somos capazes de correlacionar/associar os diferentes pensamentos ou não é outra história. Você não tem pleno controle sobre seus pensamentos assim como não o tem também sobre alguns reflexos corporais.
27/06/2008 às 3:39 #80686BrasilMembroAcidental é um conceito usado para definir fatos que fogem do esperado, portanto carregado de pré-conceitos, ou seja, uma abordagem superficial e ilógica.
Ilógica? Bem, se o que é esperado através de estatísticas não é lógico, então o que é lógico? Os acidentes?Se o que é esperado é ilógico, então acho que o acidente é a lógica... É isso? Ou então não existe lógica...
O coração não pára de bater e reage a diferentes estímulos externos.Pois então: o cérebro não pára de pensar e também reage.
Pois é, mas o coração reage a estímulos... Quais estímulos geram um pensamento involuntário? Se é involuntário é porque não houve estímulo. Concorda?
Quem sabe se com uma análise mais pormenorizada não são revelados novos fatos nem tão "acidentais" assim, hein?
hehehe, isso é que é ter fé na inexistência de Deus! Tudo bem, quem sabe um dia o Homem consiga provar a inexistência de Deus, quem sabe...Me diz uma coisa: Se não são ordenadas acidentalmente e não são organizadas por um “organizador”, são o que afinal?Você reconhece que existe uma ordem, não é mesmo? Em sua opinião, o que determina esta flagrante, evidente e inegável ordem no Universo?Se não é acidental e não é organizada por inteligência alguma, é o que então?
27/06/2008 às 19:57 #80687Miguel (admin)Mestreseus representantes são humanos e passiveis de erros, logo eles não teriam a verdade ABSOLUTA, existe charlatanice e enganadores por todas as partes, mas isso não tem nada a ver com a "importância" de uma doutrina
É claro que tem! Se os bem intencionados não detêm a verdade e os mal intencionados são charlatães, então pra quê doutrina?
Agora você está apelando eu diria, se a verdade fosse alcançada tão facilmente como você transparece parecer ser, eu não estaria comentando nesse tópico e concerteza não existiria tantas questões relacionadas a existência de Deus, as doutrinas não detem a verdade absoluta, mas te mostram caminhos para que você possa chegar até ela, esses caminhos cabe a você decidir trilhar ou não.É justamente isso que eu considero o mais importante, diante dessas trilhas você vai análisar, observar, especular e descobrir o que faz você crer nisso ou naquilo. E assim julgar com sabedoria o que é bom e o que é ruim para a fé que você busca.
quem cre em doutrinas e baseia sua fé por elas, não se deixa enganar por meia duzia de charlatões enganadores
Sim, amigo, quem crê e baseia sua fé pelas doutrinas, crê através do raciocínio dos outros e, portanto pode ser facilmente manipulado, como infelizmente constatamos que o é, corriqueiramente.
Você disse " crer através do raciocinio dos outros ", como assim? Agora eu fiquei intrigado, crer através de um racionicio alheio, afinal, do que estamos falando? Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer definitivamente o que significa a palavra doutrina, você me parece meio obscuro quando falamos dela.Veja:DOUTRINA;do Lat. doctrina conjunto de princípios básicos, fundamentais, de um sistema religioso, político ou filosófico;catequese cristã;opinião de autores;Não concordo que as pessoas crêem através do raciocinio dos outros, um sistema religioso não é feito de 1 + 1 = 2 e ponto! Não é uma aula em que você vai uma vez por semana, as doutrinas vão muito além disso, elas te abrem portas que você nem sabia que existia, ou te mostra coisas que as vezes não podemos ver com apenas o nosso raciocinio lógico, hoje em dia as pessoas estão muito rigorosas a respeito das doutrinas, existem muitos exploradores da fé dos outros, mas também existem pessoas de boa vontade que servem unicamente com intenção de ajudar, esses raciocinios são muito bem aproveitados porque te fazem pensar e conciliar coisas que você talvez não conseguia antes.
Também fico admirado por você reduzir o número de charlatães a meia dúzia... Eu acho que você não conhece a IURD ou a Renascer...A IURD tem franquias por todo o Brasil, EUA, Europa e África. Aqueles que ficam lá pagando dízimos e fazendo “ofertas” de dinheiro, depositam toda a sua fé naqueles “pastores” picaretas, pervertidos. Eles se baseiam naquela doutrina... E não são meia dúzia.
É, quando eu digo meia duzia é uma forma de expressar que a maioria das pessoas são bem intencionadas e que existe um número menor de nojentos vagabundos que querer ferrar com todo mundo.
Os argumentos servem para você pensar e análisar o que é certo ou errado para você. Você se baseia em que para fazer seus julgamentos pessoais? Como você escolhe opção A ou opção B?
Com meus parcos conhecimentos, NUNCA através das palavras de um pastor, padre, rabino, pai de santo, etc. (Nunca trate de crenças com quem sobrevive delas.)
Você escolhe opção A ou B pelos seus conhecimentos, muito bem, essa é a questão primordial o CONHECIMENTO. Antes de tudo vamos esclarecer o que siginifica a palavra CONHECER. Você relutar em me explicar isso sempre.Veja:CONHECER;do Lat. cognoscerev. tr., ter conhecimento; ( conhecimento de algo ) o que?ter a ideia ou a noção de; ( ter noção de algo ) o que?ter relações com alguém; ( quem?? )saber, estar certo de; ( certo do que?? )ser muito versado em; ( versado em que?? )distinguir, apreciar; ( apreciar o que?? distinguir o que?? )julgar, avaliar; ( julgar o que?? avaliar o que?? )reconhecer, admitir; ( reconhecer o que?? admitir o que?? )ter visto ou visitado; ( visto quem?? visitado quem ?? )tomar conhecimento. ( conhecimento do que ou de quem?? )Viu meu amiguinho! O conhecimento não me parece vir do além, ou simplesmente aparecer do nada! Existem critérios para avaliações, questões, perguntas e respostas, a interrogação existe para chegar nas conclusões, você conclui que que vai chover avaliando uma série de fatores, e esses fatores são explicados de alguma forma, isso serve para você entender os fatos, quando você entender porque chove, vai começar a avaliar porque essa chuva é boa para você e para os outros.
(...)as crianças que nascem no meio de bandidos e traficantes, elas são influenciadas sim(...)
Espere um pouquinho! Eu não me referi à influência de más companhias! Eu me referi a acreditar ou desacreditar de Deus através de convívio. A criança que cresce entre marginais não tem praticamente chances de não se tornar um marginal, pois ela acaba se envolvendo e esse caminho não tem mais volta. Os marginais não permitem a “volta”. Esse envolvimento passa por dívidas de drogas e outros tipos de dívidas. Só sai se sumir da região.
Só quis dar um exemplo sobre o que as INFLUENCIAS podem causar. Mas acho que você sabe análisar bem o contexto e vai entender isso.
Você quis dizer plena capacidade dentro das limitações do ser humano não é?
Obviamente!! :DEu não sei qual é a dúvida! ???
Eu só comentei o que você disse, não me culpe por isso. Se você escreve um artigo em um jornal você tem que ser bem claro, ou você vai abrir aspas no fim do texto e escrever " analisem o contexto ".
27/06/2008 às 21:18 #80673BrasilMembroAgora você está apelando eu diria(...)
Sim, estou apelando ao seu bom-senso. Já lhe digo, para que não reste dúvidas: Penso que a verdade não pode ser alcançada facilmente, porém, não vejo outro meio para busca-la, que não seja através do meu próprio raciocínio.
(...)as doutrinas não detem a verdade absoluta, mas te mostram caminhos para que você possa chegar até ela(...)
Você insiste nesse “absoluta”... Eu não sei porque, pois eu já lhe esclareci o uso da palavra “absolutamente”, não foi? Eu usei a palavra “absolutamente” para excluir qualquer via de dúvida: Absolutamente = Sem dúvida. “Sem dúvida não detêm a verdade”. Entendeu agora? Ou ainda não?As doutrinas mostram caminhos para se chegar à verdade? Poderia apontar-me ao menos um?Existem várias doutrinas... Aquela que prega a auto-flagelação, você a considera apropriada? E aquela que instituiu a jihad (guerra santa), o que você acha dela? E sobre aquela outra doutrina que queimou milhares de "infiéis" e "hereges" na fogueira, você tem alguma opinião formada?Esses “caminhos” levam à verdade?
(...)um sistema religioso não é feito de 1 + 1 = 2 e ponto! Não é uma aula em que você vai uma vez por semana, as doutrinas vão muito além disso, elas te abrem portas que você nem sabia que existia, ou te mostra coisas que as vezes não podemos ver com apenas o nosso raciocinio lógico(...)
O que, por exemplo?
Viu meu amiguinho! O conhecimento não me parece vir do além(...)
Bem, esta parece ser a SUA opinião... Pois, você acha que as doutrinas te mostram caminhos para a verdade... E eu te pergunto: Quem faz as doutrinas? Não são humanos como você? Ou será que as informações passadas pelas doutrinas vieram do além?Por que você acha que ELES te mostram caminhos que chegam à VERDADE? Por que você acha que eles são mais aptos para “mostrar o caminho à verdade”, que qualquer outra pessoa?
Existem critérios para avaliações, questões, perguntas e respostas, a interrogação existe para chegar nas conclusões, você conclui que que vai chover avaliando uma série de fatores, e esses fatores são explicados de alguma forma, isso serve para você entender os fatos, quando você entender porque chove, vai começar a avaliar porque essa chuva é boa para você e para os outros.
Mas pra isso existe a Ciência, meu amigo!
Só quis dar um exemplo sobre o que as INFLUENCIAS podem causar. Mas acho que você sabe análisar bem o contexto e vai entender isso.
Não, na verdade achei a sua comparação totalmente esdrúxula, fora do contexto.
Eu só comentei o que você disse, não me culpe por isso.
Não, você não comentou o que eu disse, você comentou o que você entendeu do que eu disse!
Se você escreve um artigo em um jornal você tem que ser bem claro, ou você vai abrir aspas no fim do texto e escrever " analisem o contexto ".
Mas o que eu escrevi está muito claro! Eu pedi pra você analisar o contexto, exatamente porque VOCÊ não havia entendido. Eu não sei de onde você tirou a idéia de que eu estivesse me referindo a uma capacidade de raciocínio ALÉM DOS LIMITES HUMANOS!! :DNão há qualquer dúvida de que eu estava me referindo à plena capacidade de raciocínio que uma criança alcança quando atinge a maturidade. Basta reler o post...
27/06/2008 às 22:27 #80674cdp2xMembroAcidental é um conceito usado para definir fatos que fogem do esperado, portanto carregado de pré-conceitos, ou seja, uma abordagem superficial e ilógica.
Ilógica? Bem, se o que é esperado através de estatísticas não é lógico, então o que é lógico? Os acidentes?
Estatistica é uma ciencia lógica baseada em probabilidades.Em nenhum momento ela propõe a exclusão de "acidentes", viéses, bias, infortúnios...heheheh
Se o que é esperado é ilógico, então acho que o acidente é a lógica... É isso? Ou então não existe lógica...
Pode ser..., quem sabe se o que denominamos de acidente não é mais lógico do que pensamos ?Na minha opinião, eventos sequenciais ordenados estão cada vez mais sugeitos a uma interação diversa e com resultado imprevisível quando expostos á repetição ininterrupta... voce não acha então que a vida possa mesmo ter surgido de uma sequencia de reações químicas "desastrosas", acidentais ? Sem a ajuda de um sopro divino ?
O coração não pára de bater e reage a diferentes estímulos externos.Pois então: o cérebro não pára de pensar e também reage.
Pois é, mas o coração reage a estímulos... Quais estímulos geram um pensamento involuntário? Se é involuntário é porque não houve estímulo. Concorda?
Eu acredito que esses pensamentos involuntários seriam um estado de funcionamento basal do cérebro e que as vezes é surpreendido ao atingir o nível da consciencia. Não há como não pensar em nada, ou seja, o neo-cortéx foi feito para pensar, então se ele está ativo, logo está pensando continuamente, porém num nível como se fosse um pano de fundo(pensamentos involuntários) e sobre esse podemos sobrepor pesamentos voluntários que os suplantam. Na falta de pensamentos voluntários, entra em primeiro plano novamente o "pano de fundo"(pensamentos involuntários).Pra mim é simples assim.Não tem nenhum mistério.Não tem deus nenhum manipulando os meus pensamentos.
Quem sabe se com uma análise mais pormenorizada não são revelados novos fatos nem tão "acidentais" assim, hein?
hehehe, isso é que é ter fé na inexistência de Deus! Tudo bem, quem sabe um dia o Homem consiga provar a inexistência de Deus, quem sabe...Me diz uma coisa: Se não são ordenadas acidentalmente e não são organizadas por um “organizador”, são o que afinal?Você reconhece que existe uma ordem, não é mesmo? Em sua opinião, o que determina esta flagrante, evidente e inegável ordem no Universo?Se não é acidental e não é organizada por inteligência alguma, é o que então?
Não sei.Ninguém sabe.E foi voce amigo Brasil que me ajudou a descobrir isso:Não se sabe.Fico feliz de tudo isso convergir para a dúvida...isso é liberdade, isso é vida. A certeza aprisiona, mata.Abraço.
27/06/2008 às 23:42 #80675PhiliponMembroOutra coisa! Absolutamente ninguém conseguiu desenvolver a " PLENA CAPACIDADE DE RACIOCINIO ", se um dia algum ser humano conseguir tal capacidade será o primeiro, será o gênio "MASTER" da humanidade digamos assim. Você quis dizer plena capacidade dentro das limitações do ser humano não é? Espero que sim também, pois esse trecho seu foi um tanto infeliz.
Amigo Império, Parece-me que o “trecho um tanto infeliz” é o seu pensamento colocado acima. Normalmente este tipo de pensamento se baseia nas doutrinas religiosas (o homem é limitado).Eu penso tudo o contrário, os que estão limitados são os que dirigem suas vidas em base a doutrinas.Primeiramente, o raciocínio é somente uma ferramenta de análise a serviço de sua consciência, não de você. Agora passo a fundamentar o que estou falando:- Quando você tem uma experiência sensorial (através dos sentidos), se ativa sua percepção que por sua vez, ativa sua consciência.- Sua consciência por sua vez ativa uma faculdade sua, o discernimento, e gera um pensamento (pensamento superficial) e logo o guarda na sua memória na forma de informação. - Agora, você ao refletir sobre o pensamento superficial, ativa sua consciência, a qual efetua um trabalho intelectual por meio do raciocínio.- O raciocínio analisa o pensamento superficial e procura possíveis relações com as informações e conhecimentos radicados na sua memória. Uma vez feita a análise, a consciência gera um novo pensamento. Este pensamento possui uma maior validade intelectual.- Para finalizar o processo, sua consciência o guarda na sua memória na forma de conhecimento.Se você analisa o sinalizado poderá deduzir que:- A validade de seu pensamento vai depender de sua experiência sensorial, de sua percepção, de suas informações e de seus conhecimentos.- A quantidade de cada uma das dependências mencionadas, é ilimitada.Com uma simples análise do sinalizado, você poderá concluir que a sua potencialidade para gerar seus pensamentos e adquirir seus conhecimentos é na realidade ILIMITADA! E que seu pensamento colocado acima, é em realidade um “trecho um tanto infeliz”.
27/06/2008 às 23:58 #80676BrasilMembroEstatistica é uma ciencia lógica baseada em probabilidades.Em nenhum momento ela propõe a exclusão de "acidentes", viéses, bias, infortúnios...
Com isso você volta a afirmar que a ordem observada no Universo é acidental! Se não é acidental é qualquer coisa, menos obra de Deus, isso “é óbvio”...
quem sabe se o que denominamos de acidente não é mais lógico do que pensamos ?
Sinceramente eu digo que pode ser. Mas isto absolutamente não eliminaria a necessidade de explicar o primeiro movimento da série causai.
Na minha opinião, eventos sequenciais ordenados estão cada vez mais sugeitos a uma interação diversa e com resultado imprevisível quando expostos á repetição ininterrupta...
Exatamente por isso NÃO deveriam ser perfeitamente estáveis, matematicamente alinhados e cronometricamente precisos, há tantos milênios! ::) Peço-lhe que reflita isto profundamente. ;)
voce não acha então que a vida possa mesmo ter surgido de uma sequencia de reações químicas "desastrosas", acidentais ? Sem a ajuda de um sopro divino ?
Bem, como eu te disse anteriormente, é muita coisa pra ser acidental. É muito acidente para a minha crença!! O Universo, a ordem que o rege, o planeta Terra, a vida, a vida inteligente... É muito acidente pra minha cabeça. Se foi sopro ou peteleco eu não sei, o que eu sei é que atribuir tudo a acidentes é mais inverossímil que uma força superior e, inteligente, obviamente.
Não tem nenhum mistério.Não tem deus nenhum manipulando os meus pensamentos.
Eu não disse que os pensamentos são manipulados por Deus! Por favor! Eu me referi a um inconsciente coletivo, uma memória ancestral, um parâmetro externo. Não disse que os pensamentos são manipulados, disse que há uma consciência inata. Uma consciência portadora de valores universais e parâmetros de perfeição que estão acima e fora de nossa hierarquia de valores.A minha referência aos pensamentos involuntários, longe de insinuar que Deus manipula os nossos pensamentos, foi apenas para lembrar que as coisas não acontecem só de uma maneira mecanicista, existe muito do que é alheio a nós, em nós. Isso é metafísica. Somos mais que matéria física. Abraço
28/06/2008 às 1:17 #80677BrasilMembroVocê escolhe opção A ou B pelos seus conhecimentos, muito bem, essa é a questão primordial o CONHECIMENTO. Antes de tudo vamos esclarecer o que siginifica a palavra CONHECER. Você relutar em me explicar isso sempre.Veja:CONHECER;do Lat. cognoscerev. tr., ter conhecimento; ( conhecimento de algo ) o que?ter a ideia ou a noção de; ( ter noção de algo ) o que?ter relações com alguém; ( quem?? )saber, estar certo de; ( certo do que?? )ser muito versado em; ( versado em que?? )distinguir, apreciar; ( apreciar o que?? distinguir o que?? )julgar, avaliar; ( julgar o que?? avaliar o que?? )reconhecer, admitir; ( reconhecer o que?? admitir o que?? )ter visto ou visitado; ( visto quem?? visitado quem ?? )tomar conhecimento. ( conhecimento do que ou de quem?? )Viu meu amiguinho! O conhecimento não me parece vir do além, ou simplesmente aparecer do nada! Existem critérios para avaliações, questões, perguntas e respostas, a interrogação existe para chegar nas conclusões(...)
Eu sinceramente não sei o que você tentou dizer com isso! Por acaso você acha que isso indica que as doutrinas são confiáveis?O significado da palavra "conhecer" eu sei muito bem, o que eu não sei é de onde você tirou a idéia de que as doutrinas mostram os "caminhos para a verdade absoluta". Aí você forçou a barra!
28/06/2008 às 5:00 #80678Miguel (admin)MestreNão precisa ficar nervoso :D
Agora você está apelando eu diria(...)
Sim, estou apelando ao seu bom-senso. Já lhe digo, para que não reste dúvidas: Penso que a verdade não pode ser alcançada facilmente, porém, não vejo outro meio para busca-la, que não seja através do meu próprio raciocínio.
Você acha que o único meio de buscar a verdade é através do raciocínio não é? Tudo bem, já que você não me apresentou nenhum argumento só me resta dizer que é a SUA opinião e tenho que respeitar.
(...)as doutrinas não detem a verdade absoluta, mas te mostram caminhos para que você possa chegar até ela(...)
Você insiste nesse “absoluta”... Eu não sei porque, pois eu já lhe esclareci o uso da palavra “absolutamente”, não foi? Eu usei a palavra “absolutamente” para excluir qualquer via de dúvida: Absolutamente = Sem dúvida. “Sem dúvida não detêm a verdade”. Entendeu agora? Ou ainda não?
Eu entendi meu caro, dessa vez eu disse a palavra "absoluta" sem qualquer referência a você, tenho o direito de usa-lá quando achar necessário não? Pois é, acho que sim também.
Existem várias doutrinas... Aquela que prega a auto-flagelação, você a considera apropriada? E aquela que instituiu a jihad (guerra santa), o que você acha dela? E sobre aquela outra doutrina que queimou milhares de "infiéis" e "ereges" na fogueira, você tem alguma opinião formada?Esses “caminhos” levam à verdade?
Quando foi que eu disse que TODAS as doutrinas te levam a verdade? Ou que todas são boas?Eu disse que existem várias doutrinas e caminhos, e cabe a você decidir o que é bom ou não, essas doutrinas que você citou, para mim não servem. Fogueiras e auto-flagelação, para mim isso não leva a nada! Essa é a opinião que tenho sobre elas, são doutrinas que não lavam a NADA.Você entendeu agora? Depois sou eu quem não esta prestando a atenção na conversa.
(...)um sistema religioso não é feito de 1 + 1 = 2 e ponto! Não é uma aula em que você vai uma vez por semana, as doutrinas vão muito além disso, elas te abrem portas que você nem sabia que existia, ou te mostra coisas que as vezes não podemos ver com apenas o nosso raciocinio lógico(...)
O que, por exemplo?
Você teria primeiro que entender o significado de uma doutrina, me parece (me corrija se estou enganado), parece que você ve as doutrinas como quem manda e quem obedece, uma pessoa que manda na sua fé e diz "faça isso" e "não faça aquilo", e não é assim Brasil, as doutrinas te levam a despertar o raciocinio para as coisas de deus, não me venha APELAR para auto-flagelação novamente ou então FOGUEIRAS, isso é muito pequeno para esse diálogo, a relação que envolve o fiél com a sua doutrina é muito maior que isso.
E eu te pergunto: Quem faz as doutrinas? Não são humanos como você? Ou será que as informações passadas pelas doutrinas vieram do além?Por que você acha que ELES te mostram caminhos que chegam à VERDADE? Por que você acha que eles são mais aptos para “mostrar o caminho à verdade”, que qualquer outra pessoa?
Agora me parece que está questão sua com doutrinas é meio que pessoal.Eu senti um pré-conceito neste trecho, primeiro que eu nunca disse que doutrinadores são melhores que as pessoas que não seguem doutrinas, isso é VOCÊ quem está dizendo, eu não fiz essa diferenciação em momento algum, você está equivocado, fique atento.Agora eu te falo, quem faz as doutrinas são seres humanos sim! Esses tem informações que passam por gerações, não acredito que venha do além tais informações, porém são informações que se justificam por acontecimentos ou situações.
Existem critérios para avaliações, questões, perguntas e respostas, a interrogação existe para chegar nas conclusões, você conclui que que vai chover avaliando uma série de fatores, e esses fatores são explicados de alguma forma, isso serve para você entender os fatos, quando você entender porque chove, vai começar a avaliar porque essa chuva é boa para você e para os outros.
Mas pra isso existe a Ciência, meu amigo!
Não estou analisando os fenômenos naturais meu amigo, é só um exemplo! ???Quer que eu explique dinovo?
Não, na verdade achei a sua comparação totalmente esdrúxula, fora do contexto.
Meu caro, quando falamos de um tema assim não há ponto de chegada ou ponto de partida, se não gostou da comparação basta desconsiderar.
28/06/2008 às 12:15 #80679Miguel (admin)MestreVocê escolhe opção A ou B pelos seus conhecimentos, muito bem, essa é a questão primordial o CONHECIMENTO. Antes de tudo vamos esclarecer o que siginifica a palavra CONHECER. Você relutar em me explicar isso sempre.Veja:CONHECER;do Lat. cognoscerev. tr., ter conhecimento; ( conhecimento de algo ) o que?ter a ideia ou a noção de; ( ter noção de algo ) o que?ter relações com alguém; ( quem?? )saber, estar certo de; ( certo do que?? )ser muito versado em; ( versado em que?? )distinguir, apreciar; ( apreciar o que?? distinguir o que?? )julgar, avaliar; ( julgar o que?? avaliar o que?? )reconhecer, admitir; ( reconhecer o que?? admitir o que?? )ter visto ou visitado; ( visto quem?? visitado quem ?? )tomar conhecimento. ( conhecimento do que ou de quem?? )Viu meu amiguinho! O conhecimento não me parece vir do além, ou simplesmente aparecer do nada! Existem critérios para avaliações, questões, perguntas e respostas, a interrogação existe para chegar nas conclusões(...)
Eu sinceramente não sei o que você tentou dizer com isso! Por acaso você acha que isso indica que as doutrinas são confiáveis?O significado da palavra "conhecer" eu sei muito bem, o que eu não sei é de onde você tirou a idéia de que as doutrinas mostram os "caminhos para a verdade absoluta". Aí você forçou a barra!
Bom, se você acredita que o conhecimento vem exclusivamente de nós mesmos é uma opinião sua, eu creio que para falarmos de algo temos que ter no minimo alguns principios básicos do que são ou do que é, eu creio que você saiba o que significa a palavra conhecer, mas me parece que você não entende o seu real significado, fiz aquela demostração para você entender que tudo o que fazemos tem um conhecimento anterior, você é contra as doutrinas não é mesmo? Tudo bem, mas até para isso você tem motivos para descordar, você descorda por algum motivo, esse motivo você conhece, esse conhecimento foi obtido.Quanto a verdade absoluta, eu já deixei bem claro e vou repetir para que não restem dúvidas, " A verdade absoluta não pode ser alcançada neste mundo " , essa é a minha opinião sobre ela, ok!O que eu disse é que as doutrinas tem embasamentos religiosos e que os mesmos te mostram caminhos e alternativas, esses caminhos você opta por seguir ou não, seguindo ou não esses caminhos vem o fator principal que é a fé que você deposita nessa questão, diante disso você pode sim alcançar a verdade das coisas, MAS NÃO NESTE MUNDO! o que é mais seguro do que a fé?Não sei aonde está o forçamento da barra!
28/06/2008 às 13:10 #80688Miguel (admin)MestreOlá Philipon! é um prazer tremendo!Vamos ver, eu fui infeliz mesmo? Bom, as vezes acontece com todo mundo não é verdade? Apesar de isso ser uma opinião sua, vamos dizer que realmente eu fui infeliz nesse meu pensamento. Isso tudo para pensarmos melhor sobre isso.Esses fundamentos que você está explicando são baseados em quais estudos exatamente? Não estou duvidando que você saiba dar razão a esses estudos, é que fiquei curioso sobre eles, podes me indicar?
Outra coisa! Absolutamente ninguém conseguiu desenvolver a " PLENA CAPACIDADE DE RACIOCINIO ", se um dia algum ser humano conseguir tal capacidade será o primeiro, será o gênio "MASTER" da humanidade digamos assim. Você quis dizer plena capacidade dentro das limitações do ser humano não é? Espero que sim também, pois esse trecho seu foi um tanto infeliz.
Amigo Império, Parece-me que o “trecho um tanto infeliz” é o seu pensamento colocado acima. Normalmente este tipo de pensamento se baseia nas doutrinas religiosas (o homem é limitado).Eu penso tudo o contrário, os que estão limitados são os que dirigem suas vidas em base a doutrinas.
Eu estava falando sobre o potencial existente na capacidade atual dos seres humanos, porque esse pensamento se baseia nas doutrinas religiosas? e porque o homem é limitado ao pensar assim?
Primeiramente, o raciocínio é somente uma ferramenta de análise a serviço de sua consciência, não de você.
Sim, mas o que ativa essa ferramenta do raciocinio? Vendo por esse lado existiria algo antes disso não é verdade?
- Quando você tem uma experiência sensorial (através dos sentidos), se ativa sua percepção que por sua vez, ativa sua consciência.
Eu não estou conseguindo entender esse ponto, ele se confronta com o que você disse sobre a ferramenta do raciocinio e entram em conflito.Deixe eu ver uma coisa, você diz que a percepção ativa a conciência, e que o raciocinio também ativa a consciência! Ou seja, percepção é igual a raciocinio!! Isso que não entendo amigo Philipon.Olhe, me parece mais lógico a consciência ser ativada pelo raciocinio e não pela percepção, acredito que a percepção venha antes do raciocinio e após isso se ative a consciência. De toda forma, peço que me explique melhor.
- A validade de seu pensamento vai depender de sua experiência sensorial, de sua percepção, de suas informações e de seus conhecimentos.- A quantidade de cada uma das dependências mencionadas, é ilimitada.Com uma simples análise do sinalizado, você poderá concluir que a sua potencialidade para gerar seus pensamentos e adquirir seus conhecimentos é na realidade ILIMITADA!
Não tenho tanto conhecimento sobre esse assunto para fazer afirmações precisas, essa teoria me parece correta, mas não é tão simples assim, bom...........O fato é que não posso refutar amigo, vou procurar saber mais sobre isso para que eu possa confrontar nossos pensamentos, e para que meu trecho se torne menos infeliz.Um grande abraço.
28/06/2008 às 13:59 #80690BrasilMembroQuanto a verdade absoluta, eu já deixei bem claro e vou repetir para que não restem dúvidas, " A verdade absoluta não pode ser alcançada neste mundo " , essa é a minha opinião sobre ela, ok!
Não é o que parece dizer a frase abaixo, ela é sua, não é?
Você definitivamente não está prestando atenção na conversa.
Quer que eu explique dinovo?
Não precisa explicar nada “dinovo”, estou satisfeito. O que você "explicou" até agora, já é o bastante.
28/06/2008 às 16:33 #80689Miguel (admin)MestreQuanto a verdade absoluta, eu já deixei bem claro e vou repetir para que não restem dúvidas, " A verdade absoluta não pode ser alcançada neste mundo " , essa é a minha opinião sobre ela, ok!
Não é o que parece dizer a frase abaixo, ela é sua, não é?
Você definitivamente não está prestando atenção na conversa.
Não estou entendendo você meu amigo, me parece um tanto confuso...O que eu disse foi o seguinte, vou repetir pela quinta vez eu acho:O que eu disse é que as doutrinas tem embasamentos religiosos e que os mesmos te mostram caminhos e alternativas, esses caminhos você opta por seguir ou não, seguindo ou não esses caminhos vem o fator principal que é a fé que você deposita nessa questão, diante disso você pode sim alcançar a verdade das coisas, MAS NÃO NESTE MUNDO! o que é mais seguro do que a fé?MAS NÃO NESTE MUNDO!! Eu estou prestando a atenção na conversa, mas você está confuso... É só você reler o post, pode ver lá eu não fiz nenhuma modificação, está exatamente dessa maneira.
28/06/2008 às 17:36 #80691BrasilMembroOlha, meu amigo, o que você disse a princípio é o que está aí embaixo. Depois de questionado, você adicionou esse negócio de “no outro mundo”.Portanto essa sua fuga para "outro mundo" nada mais é que uma muleta colocada POSTERIORMENTE para escorar uma teoria aleijada desde o seu nascimento.
Agora você está apelando eu diria, se a verdade fosse alcançada tão facilmente como você transparece parecer ser, eu não estaria comentando nesse tópico e concerteza não existiria tantas questões relacionadas a existência de Deus, as doutrinas não detem a verdade absoluta, mas te mostram caminhos para que você possa chegar até ela, esses caminhos cabe a você decidir trilhar ou não.É justamente isso que eu considero o mais importante, diante dessas trilhas você vai análisar, observar, especular e descobrir o que faz você crer nisso ou naquilo. E assim julgar com sabedoria o que é bom e o que é ruim para a fé que você busca.
Mesmo com essa muleta de “MAS NÃO NESTE MUNDO”, adicionada POSTERIORMENTE, sua teoria não deixa de ser aleijada.
Quando foi que eu disse que TODAS as doutrinas te levam a verdade? Ou que todas são boas?
Bem, então se a doutrina da auto-flagelação, a doutrina da jihad e a doutrina da fogueira santa não são boas, faltou você nos informar QUAL é a “boa”.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.