Início › Fóruns › Outros Tópicos › O ateu e as provas
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
17/06/2008 às 16:18 #80662Miguel (admin)Mestre
O tópico tomou um rumo diferente não? Muito bom isso! Olá Brasil.Perdi meu antigo perfil no forúm, fiquei ausente por bastante tempo, espero que possamos retomar o nosso debate.abraço.
17/06/2008 às 19:31 #80663onaiabMembroBem, ficamos na mesma, ou seja, sem saber exatamente o que leva a estrutura morfológica e funcional do cérebro humano ser tão privilegiada. A superficial ( superficial porque é incompleta em vários aspectos ) observação da estrutura morfológica e funcional dos seres explica o que eles são, mas não explica porque o são. Quer dizer; chegou-se à conclusão de que a estrutura morfológica dos humanos explica suas potencialidades, mas não explica-se porque desenvolveram essa tal estrutura ÚNICA, a não ser supondo que foi por um acidente.
Pois é, Brasil. São as investigações desta natureza, como sobre as potencialidades do ser humano, as pesquisas sobre o cérebro humano, etc etc é que me fazem cada vez mais crer que existe sim, uma inteligência por trás de toda essa realidade (des)conhecida por nós. Prá mim, não faz nenhum sentido (e estranho muitíssimo que possa fazer prá alguém) considerar que toda a obra que é fruto da inteligência humana ao longo desses milênios e milênios de evolução, passa por uma estrutura criada, eu diria, a partir de um acontecimento fortuito. Essa é muito boa. Prefiro mil vezes acreditar em Deus do que aceitar uma besteira dessas.Um simples palito de fósforo é um produto da inteligência humana. Mas a própria inteligência seria uma eventualidade. Definitivamente, para mim isso é de uma insanidade sem tamanho, me desculpem a franqueza.
17/06/2008 às 22:43 #80664BrasilMembroO tópico tomou um rumo diferente não? Muito bom isso! Olá Brasil.Perdi meu antigo perfil no forúm, fiquei ausente por bastante tempo, espero que possamos retomar o nosso debate.abraço.
Ok, amigo, continuemos de onde paramos... :)
17/06/2008 às 22:45 #80665BrasilMembroOlá onaiabComo disse o pensador:“O mundo me intriga, e não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro ”(Voltaire)
18/06/2008 às 22:18 #80666Miguel (admin)MestreO que faz uma pessoa ser o que ela é? A personalidade? As influências? Ou a capacidade de ter um comportamento independente?
19/06/2008 às 2:30 #80667cdp2xMembroBrasil, muito obrigado pelas referencias.Ainda não li.
Eu achava que essa comparação entre ratos/humanos/baleias era com relação ao tamanho dos testículos hehehehhehe
Não entendi.
Bem, eu sabia que entre os mamíferos os testículos dos ratos são os maiores ,proporcionalmente e os das baleias, absolutamente.Com relação aos cérebros, aprendi com voce.
Não vejo nada de tão extra-ordinário assim.
Mas é exatamente por isso que você não acredita na hipótese de uma ORDEM no Universo. A partir do momento em que se aceita que tudo; o Universo, a Terra e a própria vida são só acidentes, não existe mais qualquer tipo de espanto, pois não se aceita a ordem.
Quase acertou. Eu aceito que haja uma ORDEM, mas não consigo aceitear que exista um ORGANIZADOR à parte que ordena tudo isso.
Para mim é só mais uma religião disfarçada por véus de ciência.
Psicologia = religião ?? Você não pode estar falando sério...
Eu estava me referindo a essa quarta corrente da Psicologia(a transpessoal) que voce mencionou.Foi o que me pareceu, uma psicologia por atacado.
Também faço isso.Mas vamos esquecer disso durante as nossas conversas, senão vai ser difícil debater, beleza?
Também não entendi.
Eu estava me referindo a essa passagem citada abaixo:Citação de: Brasil em Junho 14, 2008, 02:50:52 Quando eu levanto essas questões que você afirma serem “respostas”, eu não estou tentando RESPONDER NADA. Eu apenas levanto as questões... Eu apenas promovo uma deliberada masturbação mental... Também faço isso.Mas vamos esquecer disso durante as nossas conversas, senão vai ser difícil debater, beleza?
Se o neurônio dispara ou não, vai depender da personalidade da pessoa. E a personalidade da pessoa nem ela mesma sabe explicar. Niguém sabe porque gosta de determinada cor ou de determinado som... A personalidade tem muito do inconsciente coletivo. “Gostar de cor ou som” é só um exemplo simplório de como as personalidades moldam o mundo.
Tudo bem, mas há um numero limitado de padrões de personalidades determinadas geneticamente e que se desdobram em milhares de outras variantes sutis durante a interação com outras infindáveis situações cotidianas e que por fim acabam moldando o comportamento do humano por toda sua vida, mas o cerne da personalidade já vem do berço.Então quero dizer que penso que é o contrário : a personalidade da pessoa vai depender se o neuronio dispara ou não, e isso por sua vez depende da carga genética, que são moléculas. Portanto a base do pensamento é molecular.Um pensamento surge em resposta a um estímulo externo e o seu conteúdo sempre é recheado de conceitos aprendidos no dia-a-dia.Imagine se um humano nasce cego-surdo, será que algum dia ele poderá ter uma idéia do que seja "cor ou som" por exemplo ? Como essa história de inconsciente coletivo poderá ajudá-lo ? Se ele é um humano, então deveria saber... E não consigo imaginá-lo sabendo de coisas que façam parte do inconsciente coletivo, como o medo da morte por exemplo.
Em que exatamente não se desperdiça tempo?
Em sobreviver.
A Compaixão você colocou entre aspas, você acha que ela não existe ou você é contra ela?
Existe. E não sou contra. Apenas acho que é só mais um dos mecanismos selecionados pela natureza para a preservação da espécie e não tem nada de divino nisso.Um abraço.
20/06/2008 às 2:45 #80668BrasilMembroO que faz uma pessoa ser o que ela é? A personalidade? As influências? Ou a capacidade de ter um comportamento independente?
Em minha opinião, a personalidade é inata, já compreende a capacidade maior ou menor de comportamento independente, vai ganhando corpo (detalhes) com a vivência e, qualquer personalidade é influenciada pelo meio em que vive, em maior ou menor grau e também pelo que se interessa ou tem oportunidade de conhecer para se interessar. É influenciada, é alterada, mas não totalmente construída.Caro amigo, quando nossa conversa se interrompeu eu havia lhe perguntado: Por que você acha uma hipocrisia não seguir uma doutrina?
20/06/2008 às 2:56 #80669BrasilMembroEu aceito que haja uma ORDEM, mas não consigo aceitear que exista um ORGANIZADOR à parte que ordena tudo isso.
Uma "ordem acidental" ? :D hehehe, é mais fácil acreditar em 599 deuses, que acreditar em "ordem acidental" !
(...)há um numero limitado de padrões de personalidades determinadas geneticamente e que se desdobram em milhares de outras variantes sutis durante a interação com outras infindáveis situações cotidianas(...)
Seriam uma meia dúzia de “padrões” de personalidade seguidas de “versões” ?Então seríamos somente alguns milhares de personalidades diferentes ao longo de toda a História da Humanidade? Penso que não...
(...)a personalidade da pessoa vai depender se o neuronio dispara ou não(...)
Olha, o que está dizendo naquela citação técnica é que os neurônios recebem CONTINUAMENTE impulsos... Os impulsos geram ondas EXITATÓRIAS E INIBITÓRIAS... E é aí que a DIFERENÇA de voltagem que se forma na membrana dispara ou não o neurônio...O neurônio dispara ou não, de acordo com a personalidade. Esta é a DIFERENÇA citada. Será que não? Essa diferença de voltagem que se forma na membrana respondendo a um estímulo exitador OU inibidor é o que? O que determina isso? E esta explicação considera o funcionamento de um cérebro DIANTE DE UM FATO, no entanto, há que se discutir também os pensamentos involuntários:Outra coisa relevante e que também não se explica geneticamente é o fato de às vezes você estar fazendo algo e lembrar-se de outra coisa que não tem nada a ver com o que você estava fazendo... Ou então lembranças involuntárias de algum lugar, por exemplo... O que faz lembrar coisas fora de um determinado contexto? Por que existem pensamentos involuntários?Qual o fundamento ou motivo aparente, biológico ou genético dos pensamentos involuntários? ::)
Eu estava me referindo a essa quarta corrente da Psicologia(a transpessoal) que voce mencionou.Foi o que me pareceu, uma psicologia por atacado.
De qualquer forma, eu acho que você não conheceu suficientemente estes estudos para rotular dessa maneira...Abraço
20/06/2008 às 15:44 #80670Miguel (admin)MestreCaro amigo, quando nossa conversa se interrompeu eu havia lhe perguntado: Por que você acha uma hipocrisia não seguir uma doutrina?
Não é hipócrita não seguir uma doutrina, é hipócrita você dizer que acredita em deus sem ter conhecimento algum sobre ele, afinal, que deus é esse? Que meios essa pessoa usa para aproximar dele espiritualmente? São baseados em que? As doutrinas te levam a conhecê-lo melhor, não que alguma doutrina te mostre a certeza sobre Deus, e é nesse ponto que entra a fé nele, você segue os princípios dessa doutrina e crê nela baseada na sua fé, a sua fé te faz crer nisso. É muito fácil dizer que acredita em Deus, e não ter o mínimo de interesse em buscar saber mais sobre ele, e analisar os caminhos que podem ser tomados para chegar a ele, como também não adianta nada você ir a igreja aos sábados e domingos e ao sair se esquecer porque esteve lá. Para mim, muitas pessoas usam Deus como uma forma de se sentirem confortadas pelo fato de acontecer um dia o “juízo final”, elas negam que tem esse “juízo final”, negam publicamente a existência de Deus, não tem o mínimo de interesse de saber sobre ele, mas lá no interior dessa pessoa ela tem Deus como um porto seguro, e pensam “ Ah!! Se acontecer o que diz a bíblia eu estou tranqüilo “ mas se não acontecer também tudo bem. Mas se essas pessoas buscassem doutrinas, elas saberiam que não é bem assim, que esse caminho é errado, essa pessoa pode até não seguir essa doutrina, mas pelo menos ele terá a coragem e a vergonha na cara de dizer “ Eu não creio em nada sobre Deus “ ou então passar a respeitá-lo, tentar melhorar e dizer “ Deus existi, mas sei que sou pecador e não faço nada para melhorar “
21/06/2008 às 3:46 #80671BrasilMembroé hipócrita você dizer que acredita em deus sem ter conhecimento algum sobre ele(...)
Ninguém o conhece de fato!
afinal, que deus é esse?
É aquele em quem você acredita ou não.
Que meios essa pessoa usa para aproximar dele espiritualmente?
Refletindo em seu íntimo o quão considera seus atos e objetivos, aptos, ou dignos de aproximar-se dele espiritualmente, ou considerar-se próximo.
São baseados em que?
Nos princípios universais inerentes a TODOS os humanos, valores essenciais e incontestáveis: verdade, justiça, sabedoria e compaixão.
As doutrinas te levam a conhecê-lo melhor(...)
Não creio... Não existe ponte mais próxima de Deus, que a tua própria consciência.Há doutrinas e doutrinadores bem intencionados, mas absolutamente não detêm a verdade. Por outro lado, há muita charlatanice, política, dominação e picaretagens de todos os tipos entre TODAS elas. Pois antes de serem um todo elas são partes de seus representantes, e estes, são humanos e passíveis de erros como qualquer outro.
21/06/2008 às 18:05 #80680Miguel (admin)Mestreé hipócrita você dizer que acredita em deus sem ter conhecimento algum sobre ele(...)
Ninguém o conhece de fato!
Sim, isso é óbvio, mas me responda uma coisa, como você ficou sabendo de “deus”, através de quem? Afinal, alguma pessoa um dia lhe falou algo sobre deus ou então você escutou sobre ele e começou a fazer perguntas e especular, não é?Todas essas primeiras informações que você recebeu ou descobriu vieram de algum lugar, não? O mito de um “deus” vem de muitos séculos atrás, muito antes de Cristo Jesus nascer, todas essas informações que com o tempo se alteram e se transformam vem de crenças meu caro, de grupos religiosos, de organizações desse tipo. Analisando esse ponto, eu penso que a crença ou doutrina é importante para a descoberta de deus, é importante para o conhecimento que você terá dele, e sobretudo para que você tenha uma base do que acredita ser certo e errado. Tendo essa “base”, que é dada pelas DOUTRINAS, ai sim você poderá falar de deus e expressar com clareza e conhecimento se você acredita ou não.
afinal, que deus é esse?
É aquele em quem você acredita ou não.
Tudo bem, isso também me parece muito óbvio, mas você acredita baseado em quais argumentos, ou então você não crê baseado em quais argumentos? É a DOUTRINA que vai te dar a BASE para você dizer com segurança o porque de você acreditar ou não.
Que meios essa pessoa usa para aproximar dele espiritualmente?
Refletindo em seu íntimo o quão considera seus atos e objetivos, aptos, ou dignos de aproximar-se dele espiritualmente, ou considerar-se próximo.
Volto a dizer, se um dia não tivesse existido uma crença ou DOUTRINA, você faria que tipo de reflexão com deus? Ou melhor, será mesmo que você pensaria que existi um deus e iria segui-lo por quais caminhos?
As doutrinas te levam a conhecê-lo melhor(...)
Não creio... Não existe ponte mais próxima de Deus, que a tua própria consciência.
Idéias inatas?Bom, eu acredito que algo passe antes pelos sentidos antes de chegar a consciência.
Há doutrinas e doutrinadores bem intencionados, mas absolutamente não detêm a verdade. Por outro lado, há muita charlatanice, política, dominação e picaretagens de todos os tipos entre TODAS elas. Pois antes de serem um todo elas são partes de seus representantes, e estes, são humanos e passíveis de erros como qualquer outro.
Isso está correto, de fato é assim mesmo.
23/06/2008 às 14:13 #80672BrasilMembroCaro amigo, eu acho que está tudo muito confuso em sua mente…Veja:
Há doutrinas e doutrinadores bem intencionados, mas absolutamente não detêm a verdade. Por outro lado, há muita charlatanice, política, dominação e picaretagens de todos os tipos entre TODAS elas. Pois antes de serem um todo elas são partes de seus representantes, e estes, são humanos e passíveis de erros como qualquer outro.
Isso está correto, de fato é assim mesmo.
Se você concorda que de fato é assim mesmo, então não deveria estar afirmando a “importância” das doutrinas!Isso que você perguntou sobre “como saber de Deus”, ou “acreditar sob quais argumentos”, você nunca saberá, com certeza, através de doutrina alguma! Se você reconhece isso, então pra quê doutrina? Uma criança recebe as influências de sua família, esta família pode ser teísta ou ateísta, essa influência não determina absolutamente NADA, pois, quando desenvolver sua plena capacidade de raciocínio, terá argumentos para questionar TODA E QUALQUER doutrina: deísta e ateísta.
25/06/2008 às 2:18 #80681BrasilMembroOlá Philipon
(...)se a consciência é externa ao corpo então, o que é esta consciência? A resposta será obtida em base a um principio elementar da física “todo potencial que pode ser transformado em trabalho, chama-se energia”, e como a consciência gera o trabalho intelectual que comanda as atividades do corpo, sua essência é uma energia.
Gostei muito desta definição! Definir a Consciência sempre foi algo meio confuso. Ao mesmo tempo em que a sentimos e a imaginamos como algo intrínseco à individualidade da pessoa, ao Si mesmo, também percebemos que ela é algo universal. Basta notar o unânime senso de justiça, o senso de beleza moral e estética, a Compaixão... São valores inatos! Não são adquiridos. Os parâmetros que norteiam estes valores estão acima e fora de nossa hierarquia de valores. São valores perfeitos. Simplesmente os buscamos... Aos trancos e barrancos, mas, os buscamos... Às vezes, ou muitas vezes, de modo totalmente errado, em lugar errado e na hora errada, mas, os buscamos.Abraço
25/06/2008 às 11:16 #80682PhiliponMembroOla amigo BrasilMuito obrigado pela sua apreciação...Um abraço
26/06/2008 às 19:28 #80683Miguel (admin)MestreCaro amigo, eu acho que está tudo muito confuso em sua mente...
Você acha mesmo? Estou me esforçando...
Há doutrinas e doutrinadores bem intencionados, mas absolutamente não detêm a verdade.
Nunca falei que as pessoas encontrariam a verdade ABSOLUTA. Acho que está verdade não cabe neste mundo.
Por outro lado, há muita charlatanice, política, dominação e picaretagens de todos os tipos entre TODAS elas.
Claro amigo, como você mesmo diz, seus representantes são humanos e passiveis de erros, logo eles não teriam a verdade ABSOLUTA, existe charlatanice e enganadores por todas as partes, mas isso não tem nada a ver com a "importância" de uma doutrina, quem cre em doutrinas e baseia sua fé por elas, não se deixa enganar por meia duzia de charlatões enganadores, essa minoria não detem o minimo da verdade.
Isso que você perguntou sobre “como saber de Deus”, ou “acreditar sob quais argumentos”, você nunca saberá, com certeza, através de doutrina alguma!
Os argumentos servem para você pensar e análisar o que é certo ou errado para você. Você se baseia em que para fazer seus julgamentos pessoais? Como você escolhe opção A ou opção B?
Uma criança recebe as influências de sua família, esta família pode ser teísta ou ateísta, essa influência não determina absolutamente NADA, pois, quando desenvolver sua plena capacidade de raciocínio, terá argumentos para questionar TODA E QUALQUER doutrina: deísta e ateísta.
Isso está errado!Agora penso que é você que está confuso ... Como você pode afirmar que as influências não determinam absolutamente NADA? Isso é totalmente ilógico meu caro, você se enganou ao dizer isso né? Tomara que tenha sido só um engano...Um exemplo são as crianças que nascem no meio de bandidos e traficantes, elas são influenciadas sim, a maioria morre aos 21 anos de idade, talvez algum se salve! Mas não será por capacidade independente, esse individuo que se salva concerteza teve influencia e apoio de alguém.Outra coisa! Absolutamente ninguém conseguiu desenvolver a " PLENA CAPACIDADE DE RACIOCINIO ", se um dia algum ser humano conseguir tal capacidade será o primeiro, será o gênio "MASTER" da humanidade digamos assim. Você quis dizer plena capacidade dentro das limitações do ser humano não é? Espero que sim também, pois esse trecho seu foi um tanto infeliz.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.