O que quer dizer Deus para a filosofia ?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? O que quer dizer Deus para a filosofia ?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 11 posts - 106 até 116 (de 116 do total)
  • Autor
    Eu creio!!!!
    Membro

Existe um Deus dentro de cada um de nós? Isso significa que: a) Deus é uma criação subjetiva (logo, não existe) . b) Cada pessoa é uma espécie de divindade .  dependerá de nossas ações que este ser seja bom ou ruim para nós mesmos. ? Se o critérios somos nós mesmos, como determinar o que é bom ou mau? Pois o que é bom para um, pode não ser para outros, etc. Como pode um ser independente de nós habitar nós mesmos ? Como podemos pensar que Deus pode ser ruim?

:'(A teoria da relatividade, aplicada com relação aos sentidos humanos, é a mais absurda das análises ou teses. Se o que é bom para mim, pode ser ruim para o outro, isto significa afirmar que, não devo julgar o crominoso, pois para mim ele está praticando algo ruim, mas para ele é algo bom. Faça-me um favor.....!!!!Outro absurdo de igual tamanho, Deus está dentro de cada u de nós, Deus está em todas as coisas. Faça-me outro favor...!!!! a propósito Deus È! No sentido de existir po si mesmo, independente de crer-mos ou não, conseguir-mos 'prova-lo ou não' Ôh, bendita filosófia, pobres filósofos!!!!!!!!!!!!!!

admin
    Membro

Notificação pública da moderação para usuário “Eu Creio”:Mensagens neste tom são desapreciadas. Depreciação da filosofia, num fórum de filosofia, também pode ser motivo de uma ação da moderação. É bom ressaltar isso: o Fórum é de filosofia, o tratamento da religião tem que ser dado nesse prisma. Aqui não é um espaço de pregação. Obrigado.

Eu creio!!!!
    Membro

Resposta à moderação.Desculpe pelo zelo. Mas, se é o caso sobre 'teoria da relatividade, não vejo ai pregação.Entretanto, que dizer dos pontos colocados por sr. Marcos Mena Irigoyen? São pregações autenticamente Espiritas Kardecistas. Contudo, não fiz depreciação á Filosofia, e sim à posição filosofal dos opinantes, sobre o assunto :”O que quer dizer Deus para o filosofos”. Se é que isso é depreciar! De qualquer forma, peço minhas desculpas.

Brasil
    Membro

Deus é uma criação subjetiva (logo, não existe).

Bravo!!! Um chinês chamado Shang e que tem orelha furada é uma criação subjetiva que acabei de criar, logo, não existe. Não é mesmo?  ;D   

Alano
    Membro

Sobre divindade e religião, penso que há uma forma de abordagem que todos podemos aceitar :A palavra "Deus" existe; o sentimento do divino existe. Destes não podemos duvidar, são históricos e virtualmente universais. Quanto a uma existência "de fato" (empiricamente demonstrável) de um ser ou entidade com as características que emprestamos a Deus (e ao incontáveis deuses que já inventamos) me parece um assunto não muito adequado à discussão filosófica (Tão sensado como discutir a existência "de fato" do Coelhinho da Páscoa ou do Papai Noel).Para mim, as perguntas corretas sobre o tema me parecem ser:- Em termos psíquicos, o que são efetivamente estes deuses que criamos?- Por que as pessoas buscam conforto em seres imaginários?- Por que, mesmo depois de crescidos, seguimos necessitando de proteção parental (divina)?- Qual a função social e psíquica da religião? (O que ela fornece ao homem?)Penso que neste terreno teremos muitas coisas a aprender.Abraço,Alano

Alano
    Membro

RELIGIÃO= RELIGAÇÃO PATOLÓGICA COM O PAI, AGORA ENTRONIZADO COMO MITO.   DE NOVO, DE NOSSA SUBMISSÃO À ELE DEPENDE NOSSA SOBREVIVÊNCIA.   DE NOVO, DE SEU PROVIMENTO DEPENDE NOSSA SOBREVIVÊNCIA. DEUS= PAI QUE, SOB A ÓTICA INFANTIL, TUDO PODE, A TUDO VÊ E É "PERFEITO", JUSTO E BOM. RELIGIÃO= RE-INFANTILIZAÇÃO RELIGIÃO= CULTO DE DOMINAÇÃO (DA CASTA DOMINANTE) SOBRE AS MASSAS; MANTIDAS IGNORANTES E COM MENTALIDADE ESCRAVO-INFANTIL. RELIGIÃO= FORMA DE MANTER UM POVO CONTINUAMENTE INFANTIL E SUBMISSO (À SEU MEDO ORIGINAL DA MORTE, INANIÇÃO E ABANDONO). VIDA / LIBERDADE= MORTE A TODO TIPO DE MITO!VIDA / LIBERDADE= MORTE À TODAS AS RELIGIÕES!VIDA / LIBERDADE= CAÇA À TIROS* DE TODO PADRE, PASTOR, RABINO, CURA,(A COMPLACÊNCIA COM ELES SIGNIFICA A SUA DESTRUIÇÃO; E DE SEUS DESCENDENTES!!) *PEDRADA, FACADA, PAULADA, ESTRANGULAÇÃO - O MEIO QUE ESTIVER A SEU ALCANÇE!!  RÁPIDO! E SEM DEMORA! DESTA EXECUÇÃO DEPENDE O FUTURO DA HUMANIDADE!!!    É SEU PAPEL FAZÊ-LO! AJA AGORA! O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL! MATE-OS! EXTERMINE-OS!   SEM A MENOR PIEDADE! De sua atitude pronta e eficiente depende o futuro de seus filhos, netos e todos seus descendentes! Aja agora! Aja rápido! Aja sem demora! AJA! A HISTÓRIA DA HUMANIDADE O ABSOLVERÁ, mesmo que a (hahaha) "justiça" dos homens o condene! EU SOU O ANTICRISTO! BENVINDA MINHA CHEGADA A TERRA! (Mesmo que eu esteja morto na semana seguinte). VIDA LONGA À NOBRE HUMANIDADE! VIDA LONGA À RACIONALIDADE, À ÉTICA E AO AMOR!! MEU PAPEL ERA COLOCAR O HOMEM A NÚ! DESTRUIR TODOS SEUS MITOS E MENTIRAS! TRAZER O HOMEM A SEU VERDADEIRO DESTINO: A FELICIDADE! O PRAZER! O AMOR! A COOPERAÇÃO! A VIDA PLENA E SEM RESERVAS! E O FIM - EMFIM - DAS GUERRAS. COMO? PELO DIÁLOGO CONSTANTE ENTRE AS PARTES! PELO NÃO ABANDONO DO TABLADO DAS DISCUSSÕES E QUEIXAS; PELO RECONHECIMENTO DA HUMANIDADE DO OUTRO E DE SEUS JUSTOS (OU NÃO) PLEITOS!! Adeus! Minha vida (sobre a Terra é curta!) Meu querido filho Guilherme e sua mãe Cristina (Vítima de Abuso Sexual pelo próprio Pai), ao qual devo meu aprendizado - ainda que imperfeito - do AMOR;meu mais rendido AGRADECIMENTO! Vocês ambos, sem saberem, me deram a VIDA (AMOR), mesmo que eu não exista amanhã, morto num presídio imundo, de um pais igual! Queridos! Eu os deixo, mas deixo também meu legado de profunda humanidade e afeto pela vida e pela INFÂNCIA! À ela todos os esforços devem ser dedicados!!!!!!!!!! Minha vida é curta! Serei morto em breve! Não me tolerarão; pois não me calarão a não ser pela morte e pelo assassinato! Mas, minha vida não terá sido em vão! Terei alavancado o doce futuro da NOBRE HUMANIDADE! Não chorem NUNCA a minha perda! Pois, ao invés de "perda", foi um "ACHADO" para nós! Assim como a humanidade teve de econtrar um "DEUS DOS ESCRAVOS - YESHUA" - um maluco-beleza "filho-da-puta" (de verdade - sua mãe era uma prostituta vagabunda e barata). Teve de encontrar a mim - UM "LOUCO" CONSCIENTE! hehe! hehe!hehe! hehe! UM "DEUS" DA RACIONALIDADE E DA ÉTICA-AMOR! À TUDO E A TODOS VEJO TRANSPARENTES! SOB MEUS OLHOS NÃO HÁ SEGREDOS! Como se diz no sul dos Pampas: "Reconheço o cego dormindo e o rengo deitado." EU SOU O PRÓPRIO DEUS! O HOMEM-ABUSADO QUE VEIO TRAZER A SALVAÇÃO DA ESCRAVIDÃO! PELO CULTO DA VERDADE E DA TRANSPARÊNCIA! A todos meus "irmãozinhos", castrados pelos vís ensinamentos religiosos de toda uma história, meu mais profundo desejo de um FUTURO FELIZ! Cultuem, não a mim, mas a meus ensinamentos! Bye, gente! Wilton Luiz Cardoso Alano - Nascido na localidade de Sanga Funda, em 18 de novembro de 1955, às 16h, no município de Osório (hoje Terra de Areia)O PRÓPRIO "DEUS" (hahaha) VIVO! SEJAM FELIZES! ATÉ O ÚLTIMO DOS DIAZ (hehehe!)

Brasil
    Membro

Realmente em certas pessoas a religião chega a ser uma patologia, mas a anti-religião também o é!Odiar as religiões  é tão patológico quanto odiar os não religiosos. Ou não?Aquele pastor ou padre fanático que diz que quem não acredita em Deus sofrerá, é tão fanático e doente quanto os que dizem que quem acredita em Deus, sofre.  ;D

YESHUA" - um maluco-beleza "filho-da-puta" (de verdade - sua mãe era uma prostituta vagabunda e barata). Teve de encontrar a mim - UM "LOUCO" CONSCIENTE! hehe! hehe!hehe! hehe!

Esse cientista não desiste mesmo! Tá loko!!   :D

Variable
    Membro

“Deus” é um palavrinha mágica que significa ESTUPIDEZ! Nada mais define esta Crença Infantilóide! :D

Brasil
    Membro

"Deus" é um palavrinha mágica que significa ESTUPIDEZ! Nada mais define esta Crença Infantilóide! :D

0032.gif

Vabuni
    Membro

Ola,Observo as pessoas (que não acreditam em DEUS) quando falam nELE... elas  ficam tão irritadas... Não será um discurso ofensivo q irá "desfazer" uma crença. A escolha  de crer é tão pessoal quanto a de não crer. Se a irritação é em relação ao "uso" dELE, então concordo, pois isso é uma agressão a todo conjunto, (DEUS, pessoas). Qto o que quer dizer DEUS para filosofia. Bem, DEUS é o Ser Divino, Supremo o que move e que esta em todas as coisas, inclusive dentro de cada um.  Desde a evolução, o homem, mesmo com uma razão não esculpida, digamos assim, ja buscava o Divino (DEUS) nos astros, nos fenômenos meterológicos, essa busca deu impulso à evolução, a formação de pensamentos, idéias, conceitos, filosofia.   Aceitar q não temos capacidade pra entender DEUS, é aceitar q somos inertes à evolução, engessados à dimensão que DEUS colocou em nós. A razão. TRECHO DE UM DISCURSO DE DESCARTES:"Descartes ficou sabendo, assim, que era "uma substância cuja essência, ou natureza, consiste em pensar" e que "para ser, não precisa de lugar algum, nem depende de coisa alguma material". Em conseqüência, o eu, a alma, que permite ao filósofo ser o que é, um pensador, é inteiramente distinta do corpo, cujo conhecimento é mais fácil que o do corpo, pois mesmo que deixasse de existir, a alma não deixaria de ser o que é.Conclui, então, que, assim como o mais perfeito não pode ser conseqüência do menos perfeito, e, nada poder provir, tal idéia, do ser perfeito, ou da perfeição do ser, só pode ter sido posta em nós por uma natureza mais perfeita do que a nossa, e que inclui todas as perfeições, quer dizer, Deus. Em conseqüência, conclui: "...é para mim tão certo que Deus, que é esse ser perfeito, é ou existe, quão certa poderia ser qualquer demonstração da geometria."DESCARTES. Discurso do MétodoAbs, espero ter contribuido  :)

Emersux
    Membro

Sugiro que esqueça esta dúvida, mas se não conseguir leia este tópico e descubra, azar o seu por ter a curiosidade!http://www.consciencia.org/forum/index.php/topic,2598.msg17194.html#msg17194

Visualizando 11 posts - 106 até 116 (de 116 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.