Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Qual é o sentido da vida? › Qual é o sentido da vida (cont.) ?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
13/12/2001 às 23:56 #75519Miguel (admin)Mestre
rs… carlos eu não estou bravo…rs…vou propor uma idéia… todos nós teimosos que participamos deste site devemos nos dar a oportunidade de dizer que nada sabemos, e partindo desta premissa chegarmos a algum lugar….
a)temos os que acreditam em deus
b)temos os que não acreditam em deus
c)temos os que sentem que deus existe, mas não podem provar a sua existência, contudo, além da sensação de Deus buscam Deus com a ciência…
d)temos os que sentem que deus não existe, mas não podem provar a sua não existência, e utilizam a ciência para demonstrar que deus não existe….
o ideal é o discurso sem certeza.. pq sabemos(falo por mim) “que a dúvida é o preço da pureza”
eu sou letra (c) até que provem o contrário.
um abraço.
14/12/2001 às 0:00 #75520Miguel (admin)Mestrecomo não há provas….
14/12/2001 às 0:08 #75521Miguel (admin)Mestremárcio.. vc não elencou a hipótese de que o seu princípio inteligente queira/ou já determinou a re-codificação. E pq necessariamente estamos fazendo o que ele não quer, não seria possível a hipótese de estarmos fazendo exatamente o que ele deseja???
abs.
14/12/2001 às 0:11 #75522Miguel (admin)Mestreerrata…digo, “..quer/ou já determinou..”
14/12/2001 às 14:04 #75523mceusMembroEnquanto tivermos dúvida estaremos no caminho certo. Por isso ponho em dúvida as nossas necessidades. Por isso que tento demonstrar o perigo dos nossos desejos.
abs.14/12/2001 às 17:21 #75524robledoMembroMceus
Fazendo uso de sua excelente colocação, creio que podemos reconduzir o debate, primeiramente, respondendo à pergunta:
Como definiríamos “necessidades” para nós, humanos?Até mais.
16/12/2001 às 11:27 #75525márcioMembroAlex, ate que voce foi legal. Quando escrevi aquilo, por um momento tive que me imaginar como sendo Deus, analisando a “minha” criacao.
Alguns poderiam dizer, como ouso sequer por um momento me imaginar como Deus ? Eles diriam (100% corretos) que eu nao tenho a menor ideia do que Deus possa estar imaginando e que a proposito, Deus nao imagina, Deus é.O termo “principio inteligente”, foi introduzido pelo Robledo e eu estou apenas usando esse termo numa tentativa de continuidade de raciocinio, mas entendo que esse termo se refere a Deus, ou melhor, a personificacao de Deus, que entre outras coisas, possui inteligencia. Dai eu tentar fazer essa “inferencia”, mas como voce mesmo apontou, certamente nao ia dar certo, pois tudo, simplesmente tudo que existiu, existe e existira ja foi planejado (por Ele) e esta 100% correto. Xeque mate.
(nao razoavel, para mim)
Abracos,
16/12/2001 às 11:50 #75526márcioMembroAlex, me permita pegar sua itemizacao e olhar sob uma outra otica:
FÉ = acreditar com ou sem provas e nao se preocupar nem por um segundo com isso.
Eu dividiria em 2 grandes grupos:
1. Aqueles que tem a FÉ.
2. Aqueles que nao tem a FÉ.No grupo 1. nao existe nenhuma subdivisao.
Já no grupo 2., temos:
2.1 – Os que “sentem” que Deus existe … MAS buscam PROVAS na ciência.
2.2 – Os que nao acreditam em Deus … e QUEREM demonstrar isso.
2.3 – Os que não acreditam em Deus.Desse grupo 2. deve haver inumeras possibilidades.
Abracos,
16/12/2001 às 11:59 #75527márcioMembroAlex, por essa outra otica, entendo que nos dois estamos no grupo 2: Nao temos FÉ em Deus.
Porem, eu diria que voce esta em uma situacao mais complicada, pois procurar provas na ciencia vai ser bem dificil (boa sorte).
Quanto a mim, eu colocaria mais um sub-item no grupo 2:
2.4 – Os que nao acreditam em Deus … nao estao procurando nenhuma prova E nao querem abalar a FÉ dos demais.
Abracos,
16/12/2001 às 12:11 #75528márcioMembro“nossas necessidades”. minha opiniao voces ja sabem, mas nao custa relembrar, adicionando algo.
Posso visualizar “nossas necessidades” como sendo uma cebola, com camadas e mais camadas de necessidades. Porem, a necessidade basica, que esta la no centro da cebola é … MANTER A VIDA.
Abracos
16/12/2001 às 21:09 #75529Miguel (admin)Mestreestou com pressa…
a ciência ensina que no mundo subatómico não existem fronteiras… nem espaços.. eperiências realizadas com eletrons gêmeos colocados em diferentes lugares demonstram a ausência de espaço, funciona mais ou menos assim:
eu estou observando um fóton no brasil
o márcio esta observando o fóton gêmeo na itália ou na lua
quando um dos fótons se mover o outro se deslocará da mesma forma e no mesmo instante, apesar de separados….
e jesus disse:
“amai ao Próximo como a ti mesmo”abs
amanhã respondo mais adequadamente.
17/12/2001 às 14:28 #75530márcioMembroHumm, o “mistico” principio da nao localidade no campo quantico … e Jesus (e Deus). Interessante.
obs: hehe, o Robledo vai vicar bravo “… pois você (Marcio) lança uma série de frases que poderiam gerar novos debates (por serem interessantes), sem se aprofundar em nenhuma.”
Abracos,
17/12/2001 às 22:43 #75531Miguel (admin)Mestreops…. eu tenho fé, mas já que vc “lança uma série de frases que poderiam gerar novos debates…”
defina fé…
para falar a verdade eu uso esta palavra em um sentido figurado, prefiro a palavra compreenssão…
fé dá margem para o carlos me chamar de beato ou crente, é dogmático/religioso ou coisa parecida.
é contigo
abs.
18/12/2001 às 1:03 #75532márcioMembroFÉ = acreditar com ou sem provas e nao se preocupar nem por um segundo com isso.
(é o meu entendimento. nao procurei em nenhuma enciclopedia … se alguem tiver definicao melhor, sem duvida é bem vinda)
18/12/2001 às 1:15 #75533márcioMembroNuma boa, deixa eu re-escrever o que voce escreveu, colocando a palavra “eu”.
c)eu sinto que deus existe, mas eu não posso provar a sua existência, contudo, além da sensação de Deus eu busco Deus com a ciência…
Nao sinto muita fé em Deus nessa frase …
Abracos,
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.