Que razoes para existir Deus ?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 127 do total)
  • Autor

Bela mensagem meu amigo alex quem sabe num futuro que com certeza não está nem um pouquinho distante os cientistas dirão eu acredito em deus pois sou um cientista, e é bom frisar que nem todos os cientistas são ateus muitos deles já tem consciencia de que o universo não poderia surgir do nada simplismente de uma hora para outra e que esta teoria é um completo absurdo.

A única razão para que nós seres humanos necessitemos de algo maior que nós mesmos é NOSSA imaturidade. Quando crescermos TODA ESSA BABOZEIRA será, ou melhor deverá, ser esquecida. Por enquanto ele foi criado na mente humana como anemizador de nossas dores medíocres, miseráveis, egoístas e o que é pior: é uma dor contagiosa. Também como mecanismo estético: nosso intelecto confunde o conceito de belo com a de perfeição até chegarmos a ele (nada a ver…)

carlos
    Membro

Muito menos deus, vdj, poderia ter surgido do nada, se vc usar sua própria lógica verá que é impossível.

Muito pelo contrário meu caro carlos o que parece ser mais absurdo que a matéria que já conhecemos bastante de suas propriedades tenha de repente de uma hora para outra surgido do nada, como se explicaria este fato , ou que um coisa superior da qual não conhecemos absolutamente nada e por este motivo somos obrigados a definila com atributos humanas pois são estas as únicas que conhecemos, coisa essa que nem sabemos se está sujeita a condicionamentos fisicos e temporais, pois a nossa física já é capaz de vislumbrar que o tempo em si é uma coisa extremamente relativa, o que seria mais lógico para vc , é certo que o mundo material que conhecemos seja obrigado a ter tido um começo e que sejamos até capazes de datálo,mas será que esse algo que nos acustumamos a chamar de deus tenha nescessáriamente que ter tido um começo, não estamos mais falando de matéria e sim de algo que ainda não conhecemos,e digo ainda pois com o tempo e com estudos sérios sem assumir como verdades aquilo que ainda não o são possamos chegar a definição dessa coisa formadora de tudo

carlos
    Membro

Matéria = energia visível
    Einstein
    Ah…deus sempre existiu…e ele tirou a matéria da onde, se eu faço uma casa, eu uso matéria para fazê-la, mas deus não, ele num passe de mágica fez tudo, e o pior, nao tem pai nem mae, nasceu do nada, ah sempre existiu, e de repente…fez o mundo e criaturas más, outras boas para povoa-lo e dizer para as más que caminho seguir… e isso vc chama de ser racional e logico..

robledo
    Membro

A questão da existência de Deus, no meu pensar, deveria começar a ser discutida com a seguinte pergunta: “O Universo, como o conhecemos, é fruto da aleatoriedade ou de um princípio inteligente?”.
    Calcar a refutação da existência de Deus em um molde de crítica ao modelo judaico-cristão tradicional e à forma vulgar de sua antropomorfização é reduzir o pensamento religioso humano ao papel Teocrático que a Igreja Romana desempenhou na Europa Medieval, principalmente se considerarmos que, nesse contexto, o povo europeu não possuía o maior refinamento cultural, técnico e religioso do planeta.

carlos
    Membro

“A ciência tem provas sem certeza. Os criacionistas tem certeza sem qualquer prova.”
    Ashley Montagu

Intrigante a discussão entre o Alex e Jocax. Alguns insights do Alex surpreendem e desafiam.

Mas o que quero deixar mesmo para o leitor é a tradução de uma página que visitei recentemente, http://snapshotsofgod.com/chamber.htm , que achei deveras interessante e é pertinente ao tópico em discussão.

“No laboratório, cientistas prontamente aceitam trilhas numa câmara de bolha como clara e inegável evidência de partículas e das forças que mudam sua direção, mesmo que não possam ver nem as partículas e nem as forças.

Algumas pessoas declaram que não há nenhuma evidência de Deus, mas qual é a força invisível que muda a direção de uma vida direcionando esta vida para a fé?
    Certamente há muitas pessoas que acreditam em Deus só porque foram criadas numa família ou cultura que acredita em Deus. Mas como explicamos o descrente que cresceu sem nenhum contato com a religiosidade e pode apontar um dia específico em que a direção de sua vida foi mudada de tal maneira que ele só pode atribuir a Deus?
    Deveria esta evidência ser menos convincente do que as forças invisíveis em ação numa câmara de bolha?

Muitas pessoas “acreditam” em Deus, mas acreditar em possibilidades não é fé verdadeira, é somente uma filosofia. Crença é uma verdade guardada na mente, mas fé vai muito além da mudança de curso de vidas e mesmo da mudança de curso da história humana.
    Pela fé, nós encontramos pessoas ao longo da história que foram atraídas, muito além da atração da razão, a uma força invisível de maneira tão evidente como o ferro é atraído pelo magnetismo e a matéria é atraída pela gravidade. A fé por si só é uma evidência incrível de Deus, já que não há outra razão prática para que ela exista sem Ele.

Se você pudesse ver sua vida de cima, sua trajetória seria reta e não influenciada por Deus, ou teria passado perto o suficiente de Deus a ponto de ter sido transformada completamente pela experiência?”

(Nota do forense: Câmara de bolha foi inventada por Donald Glaser e muito usada nas décadas de 50 e 60 produzindo imagens de grande nitidez quando partículas carregadas induziam a formação de bolhas em um líquido. Não são mais usadas como aceleradores de alta energia.)

[ ]'s

A primeira regra, na realidade uma condição virtualmente suficiente parao bom estilo, é ter o que dizer… Se Deus está morto, e se perdemos a estrutura metafísico-moral tradicional que nos caoacitava a dar sentido, significado e propósito à existência, como nos é possível, agora, interpretar o mundo e dar significado a nossas vidas???

márcio
    Membro

Ana, sao pontos interessantes. Sem questionar se Deus esta vivo ou morto, mas:
    – qual o sentido da vida, num contexto sem a presença de Deus ? (eu entendo que seja Manter).

Apenas a titulo de organizacao, nao seria mais razoavel trocar ideias sobre esse tema no topico do sentido da vida (se houver interesse) ?

-Ana-

“(…)como nos é possível, agora, interpretar o mundo e dar significado a nossas vidas???”

Não seria interessante ter o Significado na própria vida, na experiência(Usar), e sempre aplicar este “significado” em nossa eterna busca de respostas??…enquanto não chegamos ao fim e conhecemos(?) o segredo, este já tem um sentido no próprio caminho.

Abraços

1- Contradicao com os FATOS ( Por Hume ) :

Deus Bom ==> Deus quer bondade = ausencia de sofrimento
    Deus poderoso ==> Deus pode tudo
    Logica ==> Deus que pode tudo e nao quer sofrimento pode
    impedir o sofrimento.
    Fato ==> Crianca morrendo de fome = sofrendo ateh a morte

Conclusao ==> As hipoteses nao podem ser verdadeiras pois
    contradiz o fato

2- Contradicao interna ( INCONSISTENCIA ) ( Por SARTRE ) :

Deus eh ONISCIENTE -> Sabe tudo que acontece e vai acontecer
    Deus deu liberdade ao homem -> O homem eh livre
    Contradicao -> Se Deus sabe tudo que o homem vai fazer
    (conhecimento fatual ) entao o homem NAO tem a
    liberdade de escolha.
    (Tudo esta previsto na mente de Deus e o homem nao
    pode mudar.)

3-Pela navalha de OCAM ( Jocax? )
    ( Por hora sou o 'pai' da ideia mas nao tenho certeza ) :

-Nao existe evidencias de que Deus exista
    -Um universo que contenha Deus seria mais complexo do que
    o mesmo universo sem Deus ( Pois um universo sem Deus
    eh mais simples do que um com Deus )
    -Pela navalha de occam ( da simplicidade ) devemos entao
    descartar a hipotese de um universo com Deus.

4- Deus, se existisse, seria um AUTOMATO ( Andre Sanchez & Jocax ) :

– Deus eh onisciente e onipotente e sabe tudo o que vai acontecer
    – Sabe inclusive *todas* as suas proprias acoes futuras
    – Entao ele devera seguir todas as suas acoes ja previstas exatamente
    como um automato segue sua programacao (sem poder altera-la).
    Ou seja Deus nao tem Livre-Arbitrio

5- Deus,se existisse, nao haveria ImPerfeicao (Por Francisco Brito(?))
    Se Deus eh perfeito entao tudo Ele que cria eh perfeito
    O homem, sendo sua criacao, teria sido criado perfeito.
    Como um ser criado perfeito pode se corromper e se tornar imperfeito??
    Se o homem se corrompeu entao nao era perfeito, era corruptivel !!!!

Se a existência do mundo prova a existência de Deus, não prova, contudo, de modo algum a existência de um Deus dos Judeus e dos cristãos e nem de outro qualquer deus particular, o nosso deista é ao mesmo tempo agnóstico. Então, qual é a natureza de Deus? É corporal ou espiritual?

Olá! Ana. Se não podemos realmente ver a Deus á não ser que ele permitisse então sua natureza e essencialmente espiritual, mas não fica somente neste fato descrito por mim; mas o próprio Deus teve sua fase de natureza humana e corpórea em Jesus Cristo, para se fazer verbo em ação descrita pelos profetas. Mas tb faço e lanço a minha indagação quando Deus estava no jardim do Éden que tipo de natureza tinha? corporal ou espiritual? ambas? como vc mesmo perguntou!
    Ou outro tipo de manifestação no qual não temos conhecimento…

carlos
    Membro

Caro Paulo, já leu a bíblia? Sabe que Deus foi visto cara-a-cara por moisés? Como se fosse amigo com amigo, sabe que deus quando na costrução da torre de babel veio andar aqui na terra para observar tamanha ofensa aos céus? Está tudo nos livros que dizem que jesus nasceu de uma virgem, que no sétimo dia subiu aos céus etc. Dizer que deus não pode ser percebido, visto, entendido etc Não o faz existir!! Leia sobre o texto “um dragão em minha garagem” de Carl Sagan e vc terá algumas novas inferências sobre os mitos religiosos. Faço uma pergunta para vc, imagine-se vivendo 200 anos AC e um pessoa como eu dizendo para vc que Zeus, afrodite etc eram pura invenção humana, nunca existiram… o que vc me diria? Que sou louco? Daí vc volta para os dias de hj e me diz: Ora, Carlos, concordo plenamente com vc, eles são pura mitologia. Bom, é isso aí, o medo é a gênese desses deuses, na própria bíblia temos praticamente dois deuses, um no velho e outro no novo…Como um carinha chamado Ferris disse, eles vão ficando obsoleto. Na verdade Deus e a crença em um destes não passa de um meme a multiplicar-se e aperfeiçoar-se através do tempo…

Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 127 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.