Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Que razoes para existir Deus ?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
11/05/2002 às 20:05 #73424carlosMembro
“Onde estão os filhos dos deuses que amaram as filhas dos homens?
Onde estão as ninfas, as deusas dos ventos e das águas?
Onde estão os duendes que costumavam pregar peças nos mortais?
Onde estão as fadas que podiam gorar ou abençoar o coração humano?
Onde estão os fantasmas que assombravam esse globo?
Onde estão as bruxas que voavam pelos lares dos homens?
Onde está o diabo que uma vez errou pela terra?
Onde estão eles? Se foram junto com a ignorância que acreditou neles.”
Lamuel K. Washburn, “Vale A Pena Ler A Bíblia E Outros Ensaios”, 1911“O inferno é para onde os covardes enviaram os heróis.”
Lemuel K. Washburn, Vale A Pena Ler A Bíblia E Outros Ensaios24/05/2002 às 7:40 #73425Miguel (admin)MestreCreio que tentar comprovar a não existência, seria proporcional a provar a existência.
Logo, se existe, que se prove, se não existe, que se prove também.
Me desculpem se vou ser grossa, ou incoveniente, mas é a unica maneira(eu acho), de expressar o que quero dizer.
Acho estúpido todos áqueles que difamam os que não acreditam, como áqueles que difamam os que acreditam.
Acho ignorância taxar pessoas que são guiadas pela fé, de estúpidas, pois assim também estaríamos sendo estúpidos.
O pior mal que o homem pode fazer ao outro, é o julgamento, pois muitas vezes ele é silencioso, mas cretino.2-NADA justifica o sofrimento e morte de MILHÕES
de crianças TODOS os anos no mundo inteiro de fome
SENDO que existe um Deus BOM e todo poderoso e que
a tudo vê !
Os fatos GRITAM ( junto com os gritos das crianças)
que tal ser magnífico NÃO existe !
Se existisse ele não permitiria este tipo
de bárbarie sem NADA fazer !!!Copiei este texto, dos varios ai citados, pois para ele, existe uma explicação espírita.
Acredita-se no espiritismo, que pessoas que sofrem hoje no mundo atual, estão passando por um processo de cura, para que em uma outra vida, possam viver e não mais carregar este fardo.Bom, mas isto, claro, que também seria uma tentativa(valida ou não, é a tentativa de outra pessoa), de amenizar nossas fraquezas, nossas duvidas.
Circulando por entre as perguntas intermináveis da existência ou não de Deus, mergulhamos num universo de perguntas infinitas…hummm…o que seria pois o infinito?…o universo é infinito…a existencia de Deus é infinita?…
25/05/2002 às 19:57 #73426Miguel (admin)MestreEstava tentando me lembrar de uma citaçao, era algo mais ou menos assim:
“Nosso mundo já se cansou desse ateismo de aldeia. Houve época que era mostra de cultura apresentar-se como ateu, hoje, nao mais. Aquele que desejar aparentar algo, devia escolher outro modo. Ateismo é coisa séria. Tem seu preço, e nao é baixo.” [“O vermelho e o negro” ?, ???]
Kierkegaard também disse algo parecido, mas com relaçao ao cristianismo.
Alguns aportes:1) Antes de discutir a existencia ou nao de Deus, ficaria bem definir o que se quer dizer com existencia nesse contexto. Tomas de Aquino já diferenciava SER como essencia e SER como existencia. Está a se falar de que?
2) Citaram a navalha de Occam… Acho que se esqueceram que Occam era um frade franciscano, e que toda a sua filosofia buscava justamente salvaguardar a onipotencia de Deus. A navalha estava no contexto da questao dos universais, e sua formulaçao era algo do tipo: “Nao se devem multiplicar os entes além do necessario”. Mas, em disputa com tomistas e escotistas, Occam já tinha aceitado que Deus nao era um ente.
3) Citaram Hume… mas ele defendia um tipo de ceticismo. Defendia que era impossivel provar algo nessa questao, já que nao se podia afirmar nada sobre Deus, que pertencia a outra ordem. Nao há nenhuma relaçao dada entre causa e efeito, ainda mais qd a causa e os efeitos sao de ordens diferentes.
4) noutra lista, citei Kant e Fichte: Nao é possivel teorizar sobre Deus.
[]´s.
23/02/2003 às 19:31 #73427Miguel (admin)Mestre“Não procures nem creias, tudo é oculto” – Fernando Pessoa
Acho que esta frase vem bem de acordo com a ocasião. Gostei muito do site e voltarei…
24/02/2003 às 0:38 #73428Miguel (admin)MestreSe Deus existe, porque não aparece? Vcs dirão…não se vê a eletricidade as ondas de rádio e tv, mas elas existem. Ora, vêm-se seus efeitos…mas e o efeitos de Deus…onde estão? O outro alí cita Hume, Kant, Fitche…e porque não os filósofos ateus? Marx, Sartre..por sinal, parece que os filósofos mais modernos, tendem a ser ateus…ou não? Um outro disse que já foi moda ser ateu. Moda? A questão não é estar na moda..Repito a questão…onde está este Deus? Não seria mais lógico, como fazemos, por exemplo , na física e outras ciências, dita exatas,desconsiderar algumas incógnitas que desconhecemos? E se existe Deus,porque há tanta crueldade associada a ele? Quase todos os povos , inclusive aquele do velho testamento que nos legou o cristianismo e o islamismo,praticavam sacrifícios…Ora, se existe esse Deus sanguinário, melhor aboli-lo.Ha…mas há o Deus, do Poverello de Assissi…cheio de amor.Então, esse Deus é , no mínimo, controverso.Não é mais plausível, como dizia Bakunin, aceitarmos que o Homem criou Deus?
03/03/2003 às 0:02 #73429Miguel (admin)Mestrevisão AD (mix)
analizando a fundo o relativismo das coisas, podemos manipular os dados a ponto de afirmar o que quiser e conseguir provar racionalmente.
Ou então dar infinitas voltas sem chegar em lugar nenhum (já que estão procurando a verdade(que é relativa) e não vão desconsiderar os argumentos contrarios, a ponto de criar seus argumentos e seus proprios contra argumentos, e porisso, os inteligentes são aqueles incapazes de concluir algo)visão B
Lendo o texto de João Lins do Nascimento, gostaria de dizer q discordo completamente quando ele diz no final de seu texto:
“Afinal ou Deus existe ou não existe!Não pode ser tanto um como o outro,nem meio termo!Não há lugar para duas verdades antagônicas.Assim como dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço,duas convicções opostas não ocupam o mesmo lugar na mente!”
as vezes a verdade é dificil de ser explicada e/ou aceita, mas a teoria do “sim e não” diz exatamente o contrario. (não querendo dizer q essa teoria é uma verdade absoluta, mas abrindo mas a nossa mente o q nos impede de aceitar duas ou mais verdades antagonicas)03/03/2003 às 0:04 #73430Miguel (admin)MestreÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ MACHONHA BOA
HEHEHE
(brincadeirinha)
15/03/2003 às 2:42 #73431Miguel (admin)MestreOnde está a Perfeição de Deus?
No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem por toda a vida escolar, enquanto outras podem ser encaminhadas a escolas comuns. Em um jantar beneficente de Chush, o pai de uma criança fez um discurso que nunca mais seria esquecido pelos que ali estavam presentes. Depois de elogiar a escola e seu dedicado pessoal, perguntou ele:
– Onde está a perfeição em meu filho Shaya? Tudo o que DEUS faz, é feito com perfeição. Mas meu filho não pode entender as coisas como outras crianças entendem. Meu filho não pode se lembrar de fatos e números como as outras crianças. Onde está a perfeição de Deus?
Todos ficaram chocados com a pergunta e com o sofrimento daquele pai. Mas ele continuou:
– Acredito que quando Deus traz uma criança especial ao mundo, a perfeição que Ele busca está no modo como as pessoas reagem diante desta criança. Então ele contou a seguinte história sobre o seu filho Shaya:
– Uma tarde Shaya e eu caminhávamos pelo parque onde alguns meninos que Shaya conhecia, estavam jogando beisebol. Shaya perguntou-me, você acha que eles me deixariam jogar?
Eu sabia das limitações do meu filho e que a maioria dos meninos não o queria no time. Mas entendi que se Shaya pudesse jogar com eles, isto lhe daria uma confortável sensação de participação. Aproximei-me em um dos meninos no campo e perguntei se Shaya poderia jogar. O menino deu uma olhada ao redor buscando a aprovação de seus companheiros de time. Mas, mesmo não conseguindo nenhuma aprovação, ele assumiu a responsabilidade e disse:
– Nós estamos perdendo por seis rodadas e o jogo está na oitava. Acho que ele pode entrar em nosso time e tentaremos colocá-lo para bater até a nona rodada. Fiquei admirado quando Shaya abriu um grande sorriso ao ouvir a resposta do menino. Pediram então que ele calçasse a luva e fosse para o campo jogar. No final da oitava rodada, o time de Shaya marcou alguns pontos, mas ainda estava perdendo por três. No final da nona rodada, o time de Shaya marcou novamente e agora com dois fora e as bases com potencial para a rodada decisiva, Shaya foi escalado para continuar. O time deixaria Shaya de fato rebater nesta circunstância e jogar fora a chance de ganhar o jogo? Surpreendentemente, foi dado o bastão a Shaya. Todo o mundo sabia que isto seria quase impossível, porque ele nem mesmo sabia segurar o bastão. Porém quando Shaya tomou posição, o lançador se moveu alguns passos para arremessar a bola de maneira que Shaya pudesse ao menos rebater. Foi feito o primeiro arremesso e Shaya balançou desajeitadamente e o perdeu. Um dos companheiros do time de Shaya foi até ele e juntos seguraram o bastão e encararam o lançador. O lançador deu novamente alguns passos para lançar a bola suavemente para Shaya. Quando veio o lance, Shaya e o seu companheiro de time balançaram o bastão e juntos rebateram a lenta bola do lançador. O lançador apanhou a suave bola e poderia tê-la lançado facilmente ao primeiro homem da base, Shaya estaria fora e isso teria terminado o jogo. Ao invés disso, lançador pegou a bola e lançou-a em uma curva, longa e alta para o campo, distante do alcance do primeiro homem da base. Então todo o mundo começou a gritar: – Shaya, corra para a primeira base. Corra para a primeira. Nunca em sua vida ele tinha corrido… Mas saiu em disparada para a linha de base, com os olhos arregalados e assustado. Até que ele alcançasse a primeira base, o jogador da direita teve a posse da bola. Ele poderia ter lançado a bola ao segundo homem da base o que colocaria Shaya para fora, pois ele ainda estava correndo. Mas o jogador entendeu quais eram as intenções do lançador, assim, lançou a bola alta e distante, acima da cabeça do terceiro homem da base. Todo o mundo gritou: “Corra para a segunda, corra para a segunda base”. Shaya correu para a segunda base, enquanto os jogadores à frente dele circulavam deliberadamente para a base principal. Quando Shaya alcançou a segunda base, a curta parada adversária, colocou-o na direção de terceira base e todos gritaram: “Corra para a terceira”. Quando Shaya contornou a terceira base, os meninos de ambos os times correram atrás dele gritando: “Shaya, corra para a base principal”. Shaya correu para a base principal, pisou nela e todos os 18 meninos o ergueram nos ombros fazendo dele o herói, como se ele tivesse vencido o campeonato e ganho o jogo para o time dele. “Naquele dia,” disse o pai com lágrimas caindo sobre face, “aqueles 18 meninos alcançaram a Perfeição de Deus”. Eu nunca tinha visto um sorriso tão lindo no rosto do meu filho!”11/07/2004 às 20:36 #73432Miguel (admin)Mestreprimeiramento eu acredito que existe sim um Deus..o q podem existir são diferentes conceitos sobre Deus..eu não acredito que Deus seja uma pessoa..um ser humano..vejo Deus como uma força maior q “reina” sobre nós..concordo com muitos quando dizem que é uma questão de fé..se vc tem fé tudo vai encaminhar de um jeito que Deus existe..se vc num tem fé tudu encaminhará de um jeito q Deus não existe..Nietzsche no livro O Anticristo mostra sua opinião dizendo q Deus é o reflexo do desejo do homem..desejo de perfeiçao de um ser humano..talvez…diz também que por nós, seres humanos, sermos “fracos” precisamos acreditar em um ser q mostre o conceito de perfeição..q seja o exemplo para o resto..porém esta nao é minha visao..não tenho Deus como um ser que nunca errou, que nunca pecou..como já disse..Deus pa mim nao é um ser humano..alguns tem Deus como um ” ditador” ..é uma questão de fé e crença..
06/11/2009 às 6:10 #73434EmersuxMembroEspero que alguém consiga compreender o raciocínio a seguir, mas adianto que não será adequado àquele que estiver desanimado para o raciocínio e análise.A palavra existência tem o antônimo inexistência, logo se algo estiver presente desde o princípio dos tempos não teríamos o registro de seu início.Um argumento muito usado por ateistas desinformados é de que o que não se toca, vê ou sente não estaria presente (existir é um termo inadequado conforme já expliquei acima); Quem consegue tocar a gravidade ?Descobrimos a gravidade observando fenômenos, creio que este seria este o caminho
06/11/2009 às 14:42 #73435BrasilMembroEspero que alguém consiga compreender o raciocínio a seguir, mas adianto que não será adequado àquele que estiver desanimado para o raciocínio e análise.
Eu acho que quem está desanimado para o raciocínio e análise é você mesmo!Você disse que divide e multiplica nada... Eu lhe questionei quanto a isso e você não respondeu.Você disse que o nada tem valor... Eu lhe questionei quanto a isso e você não respondeu.Você disse que o nada é capaz de resolver o que vai além da "lógica humana"... Eu lhe disse que "nada" é uma convenção de nomenclatura para designar “coisa nenhuma” e que uma convenção de nomenclatura, que foi obviamente cunhada sob a lógica, não pode ultrapassá-la, nem estar além ou fora dela. Você também não respondeu. Que análise e raciocínio são esses que não dão conta nem de TENTAR explicar o que você diz?Aqui você se embanana novamente com as palavras:
A palavra existência tem o antônimo inexistência, logo se algo estiver presente desde o princípio dos tempos não teríamos o registro de seu início.Um argumento muito usado por ateistas desinformados é de que o que não se toca, vê ou sente não estaria presente (existir é um termo inadequado conforme já expliquei acima); Quem consegue tocar a gravidade ?
Por que a palavra "existir" é inadequada? A gravidade não é tocada, não é vista e não é sentida, mas os fenômenos que a comprovam são observados, portanto ela existe.Se você tiver aí um termo melhor... Fique à vontade para nos ensinar.
06/11/2009 às 21:44 #73436EmersuxMembroEu acho que quem está desanimado para o raciocínio e análise é você mesmo!Você disse que divide e multiplica nada... Eu lhe questionei quanto a isso e você não respondeu.
Ok, eu ensino novamente estas contas :0 x 10000...... = 0 0 / 10000...... = 0 10000...... / 0 = ?
Você disse que o nada tem valor... Eu lhe questionei quanto a isso e você não respondeu.
Talvez você tenha alguma dificuldade para compreender o que seriam os números e para isto separei este link : http://lacito.vjf.cnrs.fr/expos/descorbata/que_o_numero.htmNuma razoável definição poderíamos associar um conjunto de números a uma sequencia escalonável onde cada elemento informa sua posição (valor)Como 0(Zero) está presente desde o conjunto N creio que também represente alguma posição nesta escala. Logo pouca sinapse é necessária para perceber que o verbete Nada é um sinônimo do numeral.
Você disse que o nada é capaz de resolver o que vai além da "lógica humana"... Eu lhe disse que "nada" é uma convenção de nomenclatura para designar “coisa nenhuma” e que uma convenção de nomenclatura, que foi obviamente cunhada sob a lógica, não pode ultrapassá-la, nem estar além ou fora dela. Você também não respondeu. Que análise e raciocínio são esses que não dão conta nem de TENTAR explicar o que você diz?
Pensamentos profundos nunca trarão sabedoria para quem àqueles que só compreende o que é superficial.
Aqui você se embanana novamente com as palavras:A palavra existência tem o antônimo inexistência, logo se algo estiver presente desde o princípio dos tempos não teríamos o registro de seu início.
Eu realmente parto do princípio que ja escrevo muito, tento resumir e deixar que os interlocutores continuem as idéias por si, mas isto tem o problema de depender de alguma vontade de avaliar o que está tentando ser transmitido.Como não sou dono de nenhuma verdade além da minha posso estar enganado, então vamos lá!Se algo está presente em sua vida desde quando vc nasceu, nunca sofreu mudança que pudessemos perceber, e também jamais deixou existir; seria inegavelmente muito difícil de ser entendido.Tal qual a lei da gravidade que demorou XVII séculos até cair uma maçã na cabeça dum gênio para que a humanidade se desse conta que ela estaria presente em nossa vida !
Um argumento muito usado por ateistas desinformados é de que o que não se toca, vê ou sente não estaria presente (existir é um termo inadequado conforme já expliquei acima); Quem consegue tocar a gravidade ?Por que a palavra "existir" é inadequada? A gravidade não é tocada, não é vista e não é sentida, mas os fenômenos que a comprovam são observados, portanto ela existe.Se você tiver aí um termo melhor... Fique à vontade para nos ensinar.
Creio que o verbo "to be" representaria melhor aquilo que seria indestrutível e logo não pode passar a inexistir na natureza.A frase abaixo tenta mostrar exemplo de conformidade entre o termo Nada e onipotenteNada É e sempre continuará Sendo a mesma coisa sem que ninguém consiga ver formas disto não ser verdade!
06/11/2009 às 22:21 #73438BrasilMembroOk, eu ensino novamente estas contas :0 x 10000...... = 0 0 / 10000...... = 0 10000...... / 0 = ?
hahahaha :laugh_mini: Que contas? O que foi multiplicado e o que foi dividido aí? :unknw_mini:
06/11/2009 às 22:28 #73437EmersuxMembro0 x 10000...... = 0 0 / 10000...... = 0 10000...... / 0 = ?Que contas? O que foi multiplicado e o que foi dividido aí ?
Preciso de ajuda de algum educador.Alguém teria melhor didática para ensinar estas contas de tamanha complexidade ?
06/11/2009 às 22:53 #73440BrasilMembro0 x 10000...... = 0 0 / 10000...... = 0 10000...... / 0 = ?Que contas? O que foi multiplicado e o que foi dividido aí ?
Preciso de ajuda de algum educador.Alguém teria melhor didática para ensinar estas contas de tamanha complexidade ?
:laugh_mini: Preciso da ajuda de um psiquiatra. Alguém teria melhor didática para diagnosticar clinicamente tamanha manifestação de esquizofrenia?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.