Seria possível, nos dias atuais, existir uma sociedade que não usasse dinheiro?

Início Fóruns Questões do mundo atual A crise das teorias políticas de esquerda Seria possível, nos dias atuais, existir uma sociedade que não usasse dinheiro?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 239 do total)
  • Autor

Seria possível, nos dias atuais, existir uma sociedade que não usasse dinheiro? Ou seja: Se todos ou cada um vivesse em benefício do outro. Por exemplo: O dono da farmácia não precisa de dinheiro para  comprar ou pagar o remédio que “venderia”, pois as “empresas” que lhe entregaram o remédio para ser distribuído não querem dinheiro, pois não precisam.Não precisam,  porque o dono da “empresa” que produz o remédio, quando  precisa de alguma coisa vai até aonde tem o que ele precisa e pega o quanto precisar, sem ter que pagar.Os “empregados” do fabricante de remédios, não recebem nada do seu “patrão”, pois também não precisam de dinheiro, pegam tudo e quanto precisam, sem ter que pagar aos demais membros da sociedade, que por sua vez, fazem o mesmo.O médico não cobra pra atender, pois está inserido na mesma sociedade que os outros e portanto terá direito a tudo e quanto  precisar.O médico,  o cientista, o empresário, o motorista, o estivador e o gari, poderiam ter um bela piscina em casa, pois o fabricante ou construtor de piscinas estaria na mesma sociedade que os outros e portanto não precisa de dinheiro. Ou seja: Cada um em seu lugar, exercendo a função que escolheu exercer, feliz por não ter preocupações com problemas financeiros, com exceção de problemas naturais como doença e morte, não teríamos outros tantos problemas que temos na “vida real” como: Seqüestros, assaltos, golpes financeiros, a criminalidade em geral.As drogas não acabariam, mas os traficantes sim.Os policiais iriam ter trabalho só com garotos arruaceiros.Não poderíamos (a princípio) possuir objetos importados,  pois os outros paises ou sociedades exportadoras não compartilhariam desse sistema.Porém,  como nossa “hipotética” sociedade,  por sorte,  está localizada numa região abençoada por Deus, onde se plantando tudo dá, e com um território de dimensões continentais, não teria problemas para comercializar em posição de vantagem, na forma de permuta, seus produtos e serviços.O País ou a Sociedade seria defendida ou representada por pessoas que realmente têm aptidão para isso e não por políticos corruptos, pois não existiria dinheiro para corrompe-los. Não poderiam também ser corrompidos com objetos, pois objetos eles já teriam o quanto e o que precisassem.Seria isso possível de ser realizado nos dias atuais?

junior.1387
    Membro

penso q esta sociedade eh muito possivel…e na verdade existe, soq não eh desta maneira q vc representou, com empresas cientistas e laboratorios, eh mais ao natural... so na plantação msmo...existe uma sociedade chamada Christiania na dinamarca ... em Copenhague,, não tem policia , nem estado nem leis...tudo na base do cooperativismo, cada um trabalha o quanto quise e quando quize,,,, quem trabalha + tem uma vida um pouco melhor,, qem trabalha menos um pouco mais rustica.... (mutualismo de proundhon)não sei quantos vivem la... mas ja teve milhares de habitantes...o governo dinamarques tenta boicotar christiania de todas as formas,,, pois eh uma sociedade anarquista no meio dum estado europeu..http://www.christiania.org/  esse eh o site deles..

Brasil
    Membro

.Muito interessante cara! Eu confesso que não conhecia.Mas não era bem esse o espírito... plantar e colher na acepção de palavra.Seria uma sociedade desenvolvida e avançada com tecnologia própria e importada também, porque não?Os alimentos teriam que ser plantados e colhidos, portanto existiria a figura do agricultor, mas ele produziria não para trocar os alimentos, mas para distribui-los (numa espécie de troca em alta escala).Com esse princípio aplicado aos demais segmentos da sociedade(indústria, prestação de serviços, ciências, medicina, mão de obra geral etc.), teríamos o progresso e não uma idéia de acomodação, ou seja: “eu só vou produzir somente o que EU precisar”, esse pensamento teria que ser  substituído pelo seguinte pensamento: “eu vou produzir o quanto puder trabalhando o tempo determinado pela lei, ou seja o tempo justo, porque também tenho direito ao laser e conforto que desejar, nos momentos em que estiver de folga”.Acho que Cristiania seria um protótipo dessa sociedade imaginária.Haveria de ter leis, autoridades policiais e juizes, para coibir os abusos e desvios de conduta, mas com justiça. Sem dinheiro para corromper ou motivar a ganância em quem quer que seja. Achei muito interessante de qualquer forma..

junior.1387
    Membro

bom,se vc tem como visão o povo pensando de outra maneira, esta de "vou produzir o maximo possivel" , não iria precisar ter leis,, nem juizes..coibir abusos ,,, seria a auto-defesa anarquista, a propria sociedade tenq "expelir" aqueles que quiserem prejudica-la, (isto somente se a visão da maioria for o mutualismo...)o trabalho sendo imposto por leis é uma negação da vida, negação da liberdade.penso que a sociedade positivada, burocratica, com tecnologias avançadas, não é o tipo que propicia o bem comun....bom temos duas visões um tanto diferentes, prefiro a calmaria(anti-burocracia), o não a tecnologia, o não as imposições....

Brasil
    Membro

Concordo com o princípio de que a sociedade teria que “expelir” os maus membros, mas haveria de ter um ou vários órgãos executores pois as decisões da sociedade teriam que ser registradas e cumpridas até para evitar injustiças.Entendo que o uso do dinheiro acarreta injustiças, pois todos querem “levar vantagem”, já sem o dinheiro, ninguém TERIA como tirar vantagem de nada, nem membros, nem autoridades policiais, nem judiciais, nem funcionários da sociedade, que seriam na verdade,  literalmente “funcionários públicos”.As autoridades teriam apenas que cumprir as determinações pré-estabelecidas pela sociedade.Já, da tecnologia, entendo que aproveita-se muito, quase tudo, visto que, a mesma, é resultado do aprendizado tirado de nossa longa jornada pelo planeta Terra.A tecnologia usada na cura de doenças, nos estudos científicos com uso consciente e benéfico, SEM interesses financeiros e obscuros movendo tudo, desde a liberação de verbas até a execução das pesquisas e depois a patente para poder comercializar com garantia que os outros não poderão copiar e terão que pagar ao detentor da patente.E a tecnologia que gera conforto PARA TODOS, maquinas, equipamentos e objetos que facilitam e agradam nossas vidas, também seria necessária.Quanto a burocracia, eu diria que ela é fruto dos interesses de pessoas que manipulam os que  trabalham nos  serviços públicos. Manipuladores como sindicatos, associações, políticos, etc., tudo por dinheiro.Visto também que, os governos não contratam pessoal suficiente para executar os serviços públicos, por motivos econômicos.Com certeza uma sociedade como esta imaginária, geraria muito serviço burocrático, mas não a burocracia pejorativamente falando.Quanto as imposições, eu entendo que elas seriam inevitáveis, pois todos teriam um serviço a ser prestado para a sociedade, sem interesse algum que não fosse o de fazer jus aos seu direitos, mas em contra partida, os seus direitos seriam BONS direitos, não teríamos injustiça, todos teriam direto a boa e igual educação, bom e igual lazer, boa e igual saúde, ninguém teria de pagar impostos ou tributos, e a criminalidade estaria praticamente extinta.Coisa pra daqui uns 300 ou 400 anos, se a humanidade chegar até lá. . ::)

junior.1387
    Membro

penso q não existe justo e injusto.ter orgãos responsaveis pela "justiça" tira autonomia do cada um...  a tecnologia não "salva vidas", a não ser q a pessoa tenha adquirido um cancer devido a propria tecnologia,  medicamentos, curas, podem ser feitos a partir da ciencia, da botanica... desfazendo o uso da tecnologia, q na verdade so destroi o planeta.........to com sono, ta dificil raciocina... tens msn ?

Brasil
    Membro

Não tenho msn.Acredito que uma sociedade “autônoma” não existiria nunca pois pessoas de má índole é coisa comum, e sem regras a serem seguidas a coisa ficaria muito feia.Minha idéia é voltada para os malefícios causados pelo dinheiro, e entendo que a liberdade a que todos têm direito seria mais facilmente alcançada sem o uso do mesmo.Porém haveria de ter regras, pois os homens não são iguais em seus comportamentos apesar de que deveriam ser... assim como a gente encontra quem nos estenda a mão, também encontramos aqueles que põem o pé no caminho.A visão de que os homens deveriam agir com consciência e liberdade é correta, porem não são todos que seguem, e ao meu ver o dinheiro é um agente extremamente forte para corromper a moral e a honra.A idéia de ter que cumprir a lei ou regulamentos causa uma repulsa automática porque estamos acostumados a ver e viver injustiças, porem os regulamentos quando são criteriosos, reguladores e principalmente justos, são a melhor solução para os conflitos.O problema ao meu ver não são os regulamentos e sim os favorecimentos, propinas, venda de sentenças, e a corrupção em geral.E isso quem faz é o dinheiro e não o regulamento.

Brasil
    Membro

Caro JuniorÉ um erro afirmar que a tecnologia não salva vidas, há uns 50 anos atrás, uma fratura exposta era motivo de amputação do membro, pessoas morriam de tuberculose, sarampo, tétano, varíola, hoje isso é coisa muito rara, pois temos a penicilina. A penicilina foi um dos medicamentos mais importantes desenvolvidos no século passado, graças a tecnologia. Cirurgias ortopédicas utilizam o auxilio de pinos e parafusos, coisa impensável há 50 anos, uma perna quebrada na canela, muitas vezes acabava em amputação, isso quando não Gangrenava e lavava a morte, coisa hoje evitável com o uso da penicilina.Uma pessoa com parada respiratória, não teria a menor chance de sobreviver, hoje temos respirador automático.Há 30 anos era muito comum a paralisia infantil, hoje é praticamente extinta, graças a tecnologia que desenvolveu a vacina.Temos a Medicina Nuclear que está se mostrando em certos casos “milagrosa”, a tomografia computadorizada é capaz de detectar doenças gravíssimas a tempo de cura-las, bem como a ressonância magnética.E o câncer não é uma doença que as pessoas adquirem por causa da própria tecnologia, é  uma doença hereditária.Pessoas que tem casos de câncer entre seus ancestrais, têm muito mais pré-disposição para desenvolver câncer. Cirurgias do coração não existiam há 30 anos atrás, muito menos exames em que uma câmera é introduzida na veia do paciente e é possível detectar o local do entupimento e com uma simples incisão é possível curar doenças do coração.Transplantes de órgãos então, só começamos a ter de uns 30 anos para cá, e inclusive as técnicas de enxerto e técnicas de anti-rejeição estão cada vez mais avançadas.A hemodialise é um tratamento feito por máquinas, e tem salvado muitas vidas, coisa que não tinhamos antigamente.Temos implantes dentários, procedimento também impensável há 30 anos.A homeopatia não consegue detectar doenças, exames de chapa dos pulmões por exemplo é uma coisa que a homeopatia não pode proporcionar e é corriqueiramente exigido em qualquer exame médico, devido a sua capacidade de detectar problemas gravíssimos, que se detectados a tempo podem ser resolvidos ou curados.  Os  problemas que a tecnologia nos traz acontecem quando ela é empregada visando somente INTERESSES FINANCEIROS, (o que ocorre quase sempre) seja na fabricação qualquer objeto sem os cuidados necessários para a não agressão ao meio ambiente, na fabricação e utilização de armas como também no desenvolvimento da cura de doenças.Pessoas sem escrúpulos como Hitler usaram  a tecnologia que dispunham na época, para a guerra e para experimentos desumanos, fazendo experiências grotescas com seres humanos vivos, e com isso conseguiram um incomparável avanço em suas técnicas, pois os outros faziam experimentos em cadáveres.Outros monstros também fizeram e fazem isso, mas comprovadamente são poucos os casos  conhecidos.Vou reproduzir uma pequena nota publicada na revista Época de dezembro de 2005: Titulo - Cobaias Brasileiras.  "A comissão de Direitos Humanos no Senado e o Ministério Público estão investigando um caso em que pelo menos 10 pessoas foram usadas como cobaias em pesquisa irregular sobre a malária. Ribeirinhos da uma comunidade do Amapá recebiam apenas R$12,00 para ficar com braços e pernas expostos, atraindo os mosquitos. A pesquisa é financiada pela Universidade da Flórida e pela ONG Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos."Outra matéria publicada também na revista Época em sua edição de junho de 2005, essa sim com várias paginas, de título: A Guerra do DNA Indígena,  dá conta de que o Antropólogo americano Napoleão Chagnon guiou uma equipe do geneticista James Neel na coleta de sangue dos ianomâmis a partir dos anos 60, eles colheram a abusada quantia de mais de 12.000 amostras do sangue ianomâmi, essas amostras de sangue encontram-se nos freezers dos   departamentos de Genética das universidade dos US.O Procurador da Republica Marcos Marcelus Gonzaga Goulart está tentando “repatriar”, ( e esse é o termo usado), o sangue ianomâmi. Tudo no mundo e na vida tem que ter limites, o ser humano tem de saber aonde parar, pois a ganância tenta acelerar processos que deveriam seguir naturalmente, somente com o estudo consciente, ético, e nunca desumano.A tecnologia que polui e a tecnologia usada nas guerras só existem por causa do dinheiro.Existem meios de conter a poluição, mas os interesses financeiros falam sempre mais alto e o homem fica em segundo plano em relação ao dinheiro que pela visão gananciosa dos próprios homens é  colocado sempre em primeiro lugar.As guerras só acontecem por causa do poder da grana, os políticos e intelectualoides de plantão, tentão desvincular as guerras do dinheiro, mas isso é tarefa difícil, visto que tentativas de ligar religião ao tema “guerra” é constantemente usado pelos podres poderes. Portanto, entendo  que  nocivo é o DINHEIRO e não a tecnologia, o dinheiro compra objetos mas, compra também consciências. Tenho a “infantil” convicção  de que é mais difícil “consertar” o homem, do que tirar-lhe das mãos algo extremamente nocivo.

junior.1387
    Membro

me diga uq é justo e uq é injusto.. vc fala muito nisto mas não me especifica oq são.me especifique tmb INdole... e  coisa "feia" ...o que é um ser malefico ? aquele que afirma a vida ou o que a nega ?"A visão de que os homens deveriam agir com consciência e liberdade é correta, porem não são todos que seguem, e ao meu ver o dinheiro é um agente extremamente forte para corromper a moral e a honra."->ou o homen age afirmando sua liberdade, ou afirmando sua vontade de poder, ou é um manipulado(tentando afirmar sua vontade de poder).a tecnologia se distingue  muito da medicina...muito msmo.e aquele que precisar de um transplante de cérebro a laser,,,,,, que MORRA  o infeliz..

Brasil
    Membro

Você quer que eu diga o que é justo e o que é  injusto. Bem, essa pergunta é difícil, principalmente pra quem nunca passou perto da cadeira da faculdade de Direito como eu.Mas vou tentar, afinal, isso aqui é uma simples conversa de amigos, penso q o q vc considerar bom para vc, perante o seu conceito, é justo e o que vc considerar ruim para você,  perante o seu conceito é injusto, ou seja, não fazer a ninguém, aquilo que vc não quer para si próprio.Depois de responder a essa pergunta eu entrei no google e pedi a definição para a palavra justiça e o resultado foi o seguinte:· O termo justiça, de maneira simples, diz respeito à igualdade de todos os cidadãos. É o principio básico de um acordo que objetiva manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal (constitucionalidade das leis) ou na sua aplicação a casos específicos (litígio). pt.wikipedia.org/wiki/Justiça · No sentido restrito, é a constante e perpétua vontade de conceder o direito a si próprio e aos outros, segundo a igualdade; no sentido moral, significa o respeito que há em cada um de dar a cada um o que é seu.http://www.ceismael.com.br/oratoria/oratoria028.htmVocê pediu para eu especificar o que é índole, bem, índole significa: a tendência de caráter de uma pessoa.Eu procurei no site  http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx , que é um dicionário da língua portuguesa e a definição para a palavra índole foi: propensão natural; caráter; temperamento; gênio; feitio.Vc pediu também para eu especificar a metáfora “coisa feia”, eu vou tentar explicar essa metáfora com um exemplo: Se a gente vive numa sociedade que tem leis até para passear com cachorro na rua, leis de comércio, leis trabalhistas, leis criminais, todas com previsão de punição com a perda de liberdade, ou seja, prisão.Nem com tudo isso, podemos andar tranqüilos pelas ruas, não podemos sair de casa e deixar as portas destrancadas, não podemos deixar o carro aberto, não podemos deixar as crianças brincando na porta de casa. Ladrões, estupradores, seqüestradores, golpistas, assassinos e tudo que não presta está nas ruas, mesmo correndo o RISCO DE SEREM PRESOS, pela lei. Imagine se não tivermos mais leis, imagine se esses bandidos e quantos outros aspirantes de bandido agindo impunes, seria coisa bonita? Se a resposta é não, então seria COISA FEIA.Quanto ao que vc comentou a respeito de “afirmar a liberdade” e “afirmar a vontade de poder”, o que eu posso te dizer é que  ninguém responde por ninguém, se você afirma sua liberdade, não quer dizer que o seu visinho também fará isso, portanto não adianta deixar as consciências dos homens agirem com total liberdade e sem leis, porque o resultado será “coisa feia”, aqueles que acham que devem afirmar a vontade de poder assim o farão. Precisamos de leis para regular, porque a liberdade de um termina aonde começa o direito do outro.Você não pode confiar que o sujeito que está na esquina conversando com sua filha ou irmã, irá agir com “afirmação de liberdade”, talvez ele queira “afirmar  a sua vontade de poder” e aí a coisa "fica feia".Se não existir leis, qualquer um vai poder TUDO, e quando se trata de família, direito individual e direito a propriedade(propriedade no sentido de privacidade no lar, soberania sobre sua residência, não no sentido comercial), a gente não pode brincar, a gente não pode dar chance de algum espertinho querer “afirmar sua vontade de poder”.Não concordo com a afirmação de que a tecnologia se distingue muito da medicina, para mim elas caminham lado a lado, elas não são a mesma coisa mas uma se beneficia da outra.A medicina aliada a tecnologia tem feito “milagres”.Se a tecnologia for usada beneficamente ela não é nociva, só é nociva quando trabalha em nome do dinheiro.E sua frase final, me desculpe, mas foi infeliz quando vc diz:   “e aquele que precisar de transplante de cérebro a laser... que MORRA o infeliz.”.Bem, eu te digo que sentiria muito em saber que alguém foi condenado à morte para não ter que usar uma tecnologia inofensiva  e que também não polui o meio ambiente, quando usada com consciência e respeitando-se as determinações específicas de segurança.E termino minha resposta com duas perguntas: O que vc tem contra a tecnologia?Será que a sua revolta não é com os humanos, digo com a maneira de ser (ganância, fome de poder, falta de caráter etc.) dos homens?Abraço..

junior.1387
    Membro

-> não fazer para os outros oque não querem que faça com vc, bom , analisando esta frase posso perceber que um ser que gosta de brigar sairia por ai distrubuindo socos e ponta-pés, adoraria ser agredido por outrem tmb, aqueles que adoram criticar e ser criticados, seriam vistos como criminosos para a moral do "não julgar outros"...e o ser nunca levaria esta frase para si, o ser tem vontade de poder, acontece oque acontece hoje, hipocresia por todos os ladostodos são bondosos, todos Lucram em cima de todos em nossa sociedade, porem ninguem gosta de levar preju..esta frase nunca caira bem para min, sobre "nunk frequentei uma faculdade de direito" ,,, eu fiz 1 semestre, e lhe aconselho a nunca jamais entrar numa sala destas,foi la, enquanto os "professores" tentavam nos manipular, que vi realmente a "justiça", lá eu ainda afirmava o capitalismo, a lei, o bom, o justo, mas porem depois de tanta hipocresia concentrada em um espaço tão pequeno, penso ter mudado minha maneira dever as coisas,,,como disse aristoteles,,, "a lei é a razão sem emoção" , visando que o justo é baseado na lei, e que este tipo de razão é diferentede ser para ser, a lei é pura repressão, Você pediu para eu especificar o que é índole, bem, índole significa: a tendência de caráter de uma pessoa.Eu procurei no site  http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx , que é um dicionário da língua portuguesa e a definição para a palavra índole foi: propensão natural; caráter; temperamento; gênio; feitio.então a má índole seria aquele que tem Temperamento Ruim, genio Ruim(mau) , feitio Ruim, mass porem !! não existe pessoa má!!o ser age por interesse, age pela sua vontade de sobreviver e de poder,consenso "não estuprar" , suponhamos que exista tal em nossa sociedade, o ser estupra e  continua a viver em nossa sociedade, na verdade é aprisionado ainda mais nela, so piora as coisas, suponhamos,,, ele quer estuprar, porem não quer viver nesta sociedade, não tem opção, logo estupra nesta sociedade.bom, os controladores do estado , da sociedade não negam sua natureza, controlam exploram e estupram o mundo...... a liberdade completa é quando o ser se livra da ganancia do querer,,,,,,, pois hoje como podemos ver claramentetodos estão escravizados por sua vontade de poder, e negam a sua liberdade, Mundo falso, a anarquia so eh possivel com a libertação completa, e nossa sociedade não manifesta tal libertaçãoapenas afirma a competição, Fódeu ! so me resta o CAOS , destruição de toda forma de poder... pior doque esta não fica.afirmou afirmou, azar! morreu, foi, ja era.TU afirma a sua vontade de poder, a sua ganancia de propriedade privada, de "segurança familiar", vc so não ve que oque vc afirma é o poderio que você quer, o controle que vc quer sobre as coisas, a liberdade completa é se livrar da escravidão mental do poder!!A medicina aliada a tecnologia tem feito “milagres”.-> sim, 20-30 mil mortos de fome diariamente no mundo. MILAGRE !por favor, vamos parar de discutir tecnologia, é muito complexo, tem pontos autos e baixos, e no meu ponto de vista é prefirivel Sem ela.e aquele que precisar de um transplante de cérebro a uranio enriquecido com bario , esse realmente não é muito apto a viver , que morra,,, a natureza continua sua seleção..

Brasil
    Membro

Percebo que compartilhamos alguns pontos de vista.Para o que eu disse sobre: o que tem que ser consertado (ou mudar), ser a nossa sociedade e não o sistema de governo, veja o que você tb diz: “a anarquia so eh possivel com a libertação completa, e nossa sociedade não manifesta tal libertaçãoapenas afirma a competição”Para o que eu digo quanto aos malefícios do dinheiro: “... a liberdade completa é quando o ser se livra da ganancia do querer,,,,,,, pois hoje como podemos ver claramentetodos estão escravizados por sua vontade de poder, e negam a sua liberdade, Mundo falso”O que tem que ser consertado somos nós mesmos, não há sistema de governo que funcione onde existe ganância, desonestidade, e vontade do poder.Temos que pensar a política, dentro do contexto, e qual é o contexto?Resposta: Somos gananciosos, desonestos e queremos ter poder. Assim não há capitalismo, comunismo, anarquismo, socialismo etc. que resolva.Eu prego o não ao dinheiro, mas nem por isso eu rasgo dinheiro, porque estou neste contexto, tenho que pensar e agir de acordo com o contexto, porem minha consciência não está contaminada, não posso agir como eu acho que seria o “certo”, porque vivo neste contexto, mas posso raciocinar. Vc disse: “TU afirma a sua vontade de poder, a sua ganancia de propriedade privada, de "segurança familiar", vc so não ve que oque vc afirma é o poderio que você quer, o controle que vc quer sobre as coisas, a liberdade completa é se livrar da escravidão mental do poder!!” Não vejo o conforto como vontade de poder, todos têm direito a conforto.Ganância é coisa muito diferente que querer conforto ou fazer um pé de meia para seus filhos não se ferrarem tanto na vida, ou deixar uma casa para eles, “ganância de propriedade privada” é outra coisa muito diferente, coisa de latifundiário, não de um pai de família que quer deixar uma casa para seus filhos.Ganância gera golpes que deixam pessoas arrasadas, falidas, gera seqüestros que muitas vezes acabam com a morte da vitima, geram exploração dos humanos em trabalho escravo, gera seqüestro de crianças para trafico de órgãos, gera trafico de pessoas (escravos), guerras, terrorismo, etc.Discordo quando vc diz: “não existe pessoa má!! o ser age por interesse, age pela sua vontade de sobreviver e de poder”Vontade de sobreviver não tem nada a ver com vontade de poder, seria “necessidade de sobrevier”, o termo correto. Não existe pessoa má? Suzane Richtofen não é má? Fernandinho Beira Mar não é mau? Ildebrando Pascoal não é mau? Em que eles se parecem conosco? Devemos nos igualar a eles? Somos tão gananciosos assim?Vc diz: “bom, os controladores do estado , da sociedade não negam sua natureza, controlam exploram e estupram o mundo...”E eu te digo que eles têm que CAIR e é nossa obrigação derruba-los e colocar no lugar deles pessoas melhores, assim como a anarquia tb teria que ser implantada entre pessoas honestas senão não prosperaria.Com corrupção e desonestidade não há sistema que prospere e como nós sabemos que aonde tem dinheiro tem essas duas coisas, é que eu penso que o dinheiro deve se extinto, assim como se extrai um câncer que coroe o organismo, devemos extrair o câncer que coroe os homens.“A medicina aliada a tecnologia tem feito “milagres”.-> sim, 20-30 mil mortos de fome diariamente no mundo. MILAGRE !”Vc tem que levar em conta que a população aumenta dia a dia, em 1970 éramos 90 milhões de brasileiros, hoje somos mais de 170 milhões e o mesmo está acontecendo no mundo.Essas pessoas que morrem de fome são vitimas do poder da grana e dá ganância de outros.Os remédios e as tecnologias existem e funcionam respectivamente em função da GRANA e NÃO deveria ser assim. NÃO TEM que ser assim.Não concordo com: “pior do que esta não fica”Olhe para Serra Leoa, olhe para Etiópia, Timor Leste, Haiti, Congo, Zaire, Iraque, Palestina, olhe para o nosso nordeste com a maldita seca que é tão útil aos coronéis ricos e políticos.No nosso nordeste existem políticos como o Sr Inocêncio Oliveira que já foi acusado de conseguir verbas governamentais para furar centenas de poços artesianos em sua região e os furou somente em suas terras, também está sendo acusado atualmente por manter trabalhadores escravos em suas fazendas, e ninguém sequer cogita de cassar seu mandato. Não podemos deixar ficar pior do que está. O povo tem que se politizar mais, mesmo as duras penas como: levando borrachada da policia, boicotando certos produtos e marcas, exigindo que as leis sejam cumpridas.Se o povo exigisse mesmo o Sr Inocêncio estaria na cadeia ou pelo menos não seria mais político a muito tempo e não estaria hoje escravizando pessoas. Entendo que se homens honestos e íntegros estiverem trabalhando com urânio enriquecido ou bário, não temos muito a temer, a não ser acidentes, porém se o dinheiro falar mais alto, e essa é a regra e não a exceção, aí sim é extremamente nocivo, pois a tecnologia é inevitavelmente usada como arma e como ferramenta de poder.É tão lamentável saber que a tecnologia que é criada para fazer armas também poderia ser usada para salvar vidas e não o é, quanto saber que invenção tão maravilhosa como o avião, poucos anos depois de sua criação estava sendo fabricado aos milhares para serem usados como armas poderosíssimas, motivo do suicídio de Alberto Santos Dumont.Pra finalizar quero congratular-me com você por compartilhar-mos a mesma opinião de que:   “... a liberdade completa é quando o ser se livra da ganancia do querer,,,,,,, pois hoje como podemos ver claramentetodos estão escravizados por sua vontade de poder, e negam a sua liberdade, Mundo falso”Saudações libertárias.

Brasil
    Membro

Caro Junior1387Você me pediu para não discutirmos tecnologia e eu não quero também discutir tecnologia, mas diante do que vc diz:“... desfazendo o uso da tecnologia, q na verdade so destroi o planeta...”tenho que fazer algumas observações. A tecnologia só é destruidora quando usada maléficamente e irresponsavelmente.Não é só no que diz respeito à cura de doenças o que também ela o faz, mas me refiro a muitos outros aspectos positivos como a internet, que foi criada para comunicação de inteligências bélicas com o objetivo de manter a comunicação mesmo sob e após um ataque inimigo.Veja como a internet é construtiva, não tem assunto que vc queira pesquisar e conhecer em detalhes, que vc não encontre na internet a disposição, na grande maioria das vezes gratuitamente.É possível a comunicação e envio de arquivos em geral, (foto,som, vídeo,documentos, etc.) coisa extremamente útil e facilitadora para que os homens se tornem mais cultos, tolerantes, racionais e até mesmo mais humanos. Ao mesmo tempo, quando ela é usada deturpadamente e irresponsavelmente, passa a ser extremamente nociva e repugnante.Veja o caso da pedofilia na internet, o comércio e o culto de drogas, os golpes financeiros, os vírus e malware’s, os cultos ao racismo e ao satanismo e todas as outras aberrações que podemos ver que as pessoas praticam por se sentirem anônimas, inidentificáveis e impunes. A culpa é da tecnologia que criou a internet? Ou a culpa é dos humanos PODRES que estão vivendo entre nós?As autoridades poderiam caçar com mais afinco esses criminosos, mas os crimes referentes aos casos que envolvem  muita grana são mais importantes para eles perderem o tempo deles, isso seria resolvido se houve-se mais investimentos nessa área...olha o dinheiro aí de novo...Como é possível algum arquivo estar hospedado em algum servidor a disposição para ser baixado depois de comprado sem ser identificado?É só ver para onde foi o dinheiro pago pela aquisição do arquivo ilegal!Tem ou não tem grana suja rolando? O deturpador da estória toda é o maldito dinheiro. Senão cada um estaria no seu lugar, as pessoas de bem se comunicando na internet e os safados e covardes na cadeia.machu_picchu.jpgExistiram outras sociedades....

Brasil
    Membro

Há 100 anos atrás, voar era uma utopia. No entanto, vocês já viram como é simples a estrutura de uma asa delta?O que eu quero dizer com isso:1º  O que hoje é uma utopia, não necessariamente será amanhã.2º Com um pouco de boa vontade, com humildade para ouvir opiniões de quem quer que seja, muita conversa com intenção de encontrar o melhor jeito e a maneira mais justa de se fazer as coisas, o homem já teria voado muito antes disso. Esse tópico é um tanto utópico... desculpem o trocadilho. Acho que quando coloquei o tópico, eu usei uma exposição muito simplificada, é obvio que uma sociedade como essa demandaria grandes cabeças a pensar, (meu medo é que essas grandes cabeças já estejam muito ricas ou determinadas a enriquecer a qualquer preço, mas acredito que não, afinal, enriquecer não tem nada a ver com inteligência, e eu não quero dizer aqui, cultura, porque são coisas muito diferentes).Na minha maneira simples de entender as coisas, porém, por muito tempo pensadas e repensadas vezes, continuo entendendo que uma sociedade que não usasse dinheiro seria uma sociedade fadada a ser feliz. Nessa sociedade não cabe enquadramentos como, esquerda, direita ou nada parecido.Alias, ela deveria ter um nome, poderia ser: Sociedade Mutuamente Beneficiada, ou Sistema de Convivência Próspera, acho que esse nome é muito marketero...,  Sociedade Avançada das Pessoas Livres dos Malefícios Causados pelo Dinheiro, esse é muito comprido, mas acho que é o que mais lhe faz jus.A hipótese dessa sociedade vir a ser realidade é muito mais questionada e muitas vezes sem qualquer argumento, pois é de difícil assimilação, do que qualquer outro tipo de sociedade ou sistema de governo que se pretenda propor ou defender.Entendo que é uma mistura de avanço tecnológico, industrial e humano, com anarquismo, porém com leis, um pouco de comunismo, porém com fartura e um pouco das coisas tão buscadas, mas pouco alcançadas no capitalismo como conforto por exemplo.  A segurança desta sociedade mudaria drasticamente para melhor, só não teria efeitos sobre crimes banais e passionais, porém na grande maioria dos crimes, que são os de ordem financeira, como assassinatos, seqüestros, seqüestros seguidos de morte, latrocínio, extorsão, crimes referentes ao tráfico de drogas, assaltos, arrastões, furtos, fraude ou desvio de dinheiro público, etc., ela simplesmente os eliminaria.Abaixo relaciono várias frases e trechos de textos que encontrei neste fórum, que me ajudariam expressar melhor as causas e razões para pensarmos melhor sobre a hipótese da existência, mesmo que num plano futuro, desta sociedade ser debatida agora. Afinal, nossos filhos e netos merecem:O ponto central é que eu acho que deveria haver mais opções na vida. Por que escolher sempre somente entre duas opções? Será que uma pessoa que discorda do capitalismo tem que necessariamente escolher virar hippie solitário, índio ou coisa desse tipo? Será que a única forma de sair do sistema é se tornar um eremita? (Trecho do texto escrito por: Renan Mendonça Ferreira, no sub-tópico: Verdades e Mentiras do Capitalismo/Comunismo/Anarquismo, que está no tópico: Outros TópicosE a minha proposta é: "...pensarmos numa síntese, numa fusão que aproveite as melhores idéias de cada teoria. O objetivo é fazer uma sociedade mais justa."  (Frase de  Renan Mendonça Ferreira, escrita no sub-tópico: Verdades e Mentiras do Capitalismo/Comunismo/Anarquismo, que está no tópico: Outros TópicosAcho que o que tínhamos que criticar, já foi criticado. Agora é hora de mudar, de pensar novo.  (Frase de  Renan Mendonça Ferreira, escrita no sub-tópico: Verdades e Mentiras do Capitalismo/Comunismo/Anarquismo, que está no tópico: Outros TópicosO problema de toda ideologia, seja qual ela for, é apenas um: NÃO SÃO IMUNES À MÁ-FÉ E À VONTADE DE PODER DOS HOMENS! (Frase de  E. Mileto de Souza, escrita no sub-tópico: Verdades e Mentiras do Capitalismo/Comunismo/Anarquismo, que está no tópico: Outros TópicosObs.: Dá pra ter vontade de poder, sem a existência ou o uso de dinheiro?O que estou querendo dizer é que, na prática, não há brilhante ideologia que não possa ser deformada, é isso. A miséria começa pelo fato de que as ideologias não são específicas, não descrevem os pormenores. Dizem, mais ou menos, o que deve ser, mas não especificam "como vai ser" exatamente... ...daí a vontade de poder se apropria desse espaço, dessas brechas, de instruções a serem especificadas, e a utopia idealista acaba cedendo seu lugar a mais uma decepcionante realidade. A vontade de poder sempre consegue transformar sonhos em pesadelos... (Frase de  E. Mileto de Souza, escrita no sub-tópico: Verdades e Mentiras do Capitalismo/Comunismo/Anarquismo, que está no tópico: Outros TópicosVocê acredita realmente nas coisas que diz aos seus filhos (ou que os seus pais lhe contaram)? Se acredita nesses princípios.... "Não importa quem começou." "Dois males não fazem um bem." "Limpa tu mesmo/a o chiqueiro que fizeste" "Faz, pensando nos outros..."  "Não sejas mesquinho/a com as pessoas porque te parecem diferentes." ....Você já é 90% anarquista.  (Trecho do texto postado por: Renan Mendonça Ferreira, escrita no sub-tópico: Verdades e Mentiras do Capitalismo/Comunismo/Anarquismo, que está no tópico: Outros TópicosOs seres humanos podem comportar-se de modo razoável, sem terem que ser coagidos a isso, tanto quanto podem NÃO comportar-se de modo razoável, TENDO que ser coagidos a isso... (Frase de  E. Mileto de Souza, escrita no sub-tópico: Verdades e Mentiras do Capitalismo/Comunismo/Anarquismo, que está no tópico: Outros TópicosObs.: Esse é o motivo de eu entender que a referida sociedade teria que ter leis e autoridades constituídas, para fazer as mesmas valerem, porém sem o perigo da corrupção.Na verdade o povo pensa hoje, que o filosofo  se comporta como elitista. O filosofo continua o que sempre foi. O elitismo, afastando o povo da cultura, promoveu isso com sucesso. (Frase de Tulia S.A.Coelho Pinto , escrita no sub-tópico: Outros Tópicos, que está no tópico: Qual a importância dos filósofos modernos para o estado democrático...)Creio que não compartilhar das minhas convicções não faz de ninguém um idiota, mas não se indignar com toda a podridão do sistema é no mínimo muito conformismo, que eu só aceito e entendo de pessoas muito religiosas que só esperam uma existência digna depois que morrerem.  (Frase de Sidney Barbosa Couto, escrita no sub-tópico: SOLUÇÃO, que está no tópico: Corrupção)Vamos informar, vamos investigar, vamos acusar e jogar a luz da verdade todas as informação necessárias para que a massa possa julgar por si mesma que rumo devemos dar a este país. (Frase de Sidney Barbosa Couto, escrita no sub-tópico: SOLUÇÃO, que está no tópico: Corrupção)Alienação é uma espécie de cegueira que nos deixa desorientados e desprovidos que qualquer meio para avaliar o mundo a nossa volta. Podemos constatar isso quando observamos como a massa se preocupa e discute fervorosamente questões menores, deixando de lado assuntos que realmente afetam suas vidas. Essa alienação está impregnada em nosso cotidiano, abafando nossa verdadeira cultura e sobrepondo a esta a cultura do consumismo, do egoísmo e da inferiorização como povo e como nação. Um povo alienado é um povo manipulado. (Frase de Sidney Barbosa Couto, escrita no sub-tópico: SOLUÇÃO, que está no tópico: Corrupção)Por que existe esta diferença entre trabalhador e patrão?? Será que Deus na magnitude dos seus poderes ordenou que fosse assim? (Frase de 105 Torre Norte, escrita no sub-tópico: Esquerda ou direita? que está no tópico: A crise das teorias políticas de esquerda)Tudo o que existe, não é estável, se modifica, se transforma. As condições sejam climáticas, econômicas e por conseqüências as sociais estão sempre a transformar-se. Só os conservadores acham que as coisas, como o capitalismo, a democracia, que eles só entendem como a burguesa, são eternas, imutáveis. (Frase de Fernando, escrita no sub-tópico: Esquerda ou direita? que está no tópico: A crise das teorias políticas de esquerda)Não existe fraternidade sem igualdade. Pode existir um certo exotismo. Ou seja, vc trata bem um cãozinho,e isso é fraternidade, mas poderia trata-lo mal, afinal ele não é seu igual.Assim a igualdade precede a fraternidade como valor a ser perseguido.A igualdade, "prática" é possível, desde que não haja diferenças de classes. (Frase de Fernando, escrita no sub-tópico: Esquerda ou direita? que está no tópico: A crise das teorias políticas de esquerda)O que é mais justo, ajudar uma senhora nordestina desempregada ou um garoto da periferia de São Paulo que esteja tentando entrar no mercado de trabalho? Isso é irrespondível, esse exemplo simples já demonstra como é complicado o conceito de justiça social. Qualquer resposta que o burocrata ou o político der a esse tipo de questão, será subjetiva e autoritária. (Frase de Gallagher, ecrita no sub-tópico: O triunfo do néoliberalismo, que está no tópico: Corrupção)devemos estar atentos para perceber que, no modelo mundial vigente, todos os esforços estão voltados para o capital e não para o ser humano. (Frase de robledo, escrita no sub-tópico: Avanços culturais devido a globalização, que está no tópico Corrupção)Eu ouço sempre que o mercado tem um poder que é capaz de subjugar o Estado. Isso é ridículo, as empresas (com exceção do setor bancário) estão em situação falimentar, morrendo sufocadas pelos impostos asfixiantes do governo. O mercado não tem nem força política pra fazer baixar o juros, o que dirá pra ditar regras para o Estado. (Frase de Gallagher, escrita no sub-tópico: O triunfo do neoliberalismo, que está no tópico: Corrupção)Temos que parar com esta visão pseudointelectual dos nossos pensadores do Direito que acreditam que os Direitos individuais são mais importantes que a coletividade. . (Frase de Alex Haydin, escrita no sub-tópico: SOLUÇÃO, que está no tópico: Corrupção)acho q muitas, ou todas as vezes, abrimos mão de discutir e estudar algo q nos dá responsabilidades ou de algo q nos tira direitos em nome dos demais, ainda digo mais, enquanto eu não estiver aberto a esse tipo de idéia nada serei no mundo, apenas um obstáculo ao barco da vida, e ser for apenas um peso a ele, ou me jogarei ou serei jogado ao mar...eu sou otimista mesmo  (Frase de Ricardo Realista, escrita no sub-tópico: SOLUÇÃO, que está no tópico: Corrupção)...a universidade vai te ensinar, mas não vai te ensinar a contestar o que ela te ensinou como paradigma da verdade! Como fica, o dia em que for preciso contestar o saber universitário para ir mais além? Como fica, o dia em que for preciso opor-se às políticas acadêmicas? (Frase de E. Mileto de Souza, escrita no sub-tópico: SOLUÇÃO, que está no tópico: Corrupção)  O Brasil não tem solução, dizer o contrário, é puro clichê de marketing, ou propaganda eleitoral gratuita. .  (Frase de Armando P.S.,escrita no sub-tópico: SOLUÇÃO, que está no tópico: Corrupção)Vejo aqui as palavras de um sujeito derrotado, ou então ele está se dando muito bem! deve ser filho de político...Em nossa sociedade existem milhões de pessoas assim, como o cidadão identificado logo acima e eu pergunto a todos: Qual é o resultado que isso traz? Será que ele é sincero, ou tem interesses obscuros embutidos na sua opinião?Opinem...

Seria muito bom, se…as pessoas tivessem consciência de seus atos e realmente fizessem o necessário para conservar tal coisa. Mas….acho impossível isso acontecer hoje, imaginem só, com a quantidade de pessoas que existem de má índole, estarem por aí “soltas”, sem ter que prestar conta de nenhum de seus atos, sem ter ninguém que cobre justiça…Imaginem…rs Não, sinceramente não, com dinheiro as coisas estão desse jeito, imaginem sem…

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 239 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.