Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › A poesia como meditação…
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
12/11/2010 às 18:10 #86913AcáciaMembro
“Quando estamos aqui, é na condição de renunciar a estar acolá: o limite detém-nos, retém-nos, rechaça-nos para o que somos, volta-nos para nós, desvia-nos do outro, faz de nós seres desviados. Ter acesso ao outro lado seria, portanto, entrar na liberdade do que é livre de limites.” (Blanchot)
14/11/2010 às 16:41 #86914AcáciaMembroA liberdade não se conquista por preço e sim, por mérito!
26/11/2010 às 15:44 #86915ajce1962MembroOlá Acima da verdade estão os deuses.A nossa ciência é uma falhada cópiaDa certeza com que elesSabem que há o universo.Tudo é tudo, e mais alto estão os deuses,Não pertence à ciência conhecê-los,Mas adorar devemosSeus vultos como às flores,Porque visíveis à nossa alta vista,São tão reais como reais as floresE no seu calmo OlimpoSão outra naturezaFERNANDO PESSOAAdeus amigos
Boa noite Pessoal !Esse Fernando Pessoa foi um troglodita vivendo no mundo, ainda, feudal. Vivia sempre absorto com sobrenatural , ajudado pela embriaguês de vinho, ou sabe-se lá mais que droga, usada nos rituais dos negros, usava. Tanto é que morreu aos 47 anos de cirrose hepática. É um ilusionista de homens e mulheres sem conhecimento, com o seu romantismo contemplativo e delirante da natureza. Mas na hora de lavarem as “brecadas de pneus de bicicleta” das suas cuecas e meias sujas, eram elas que faziam a faxina. Foi “educado” e viveu tranquilamente na Africa do Sul na época do futuro Apharteid, portanto foi mais um branco Cú-de-Burro daqueles tempos.Tenho quase certeza que foi um plagiador do “brasileiro” Castro Alves. Fernando Pessoa fez-me lembrar de um poema de Castro Alves: Zeus, oh Zeus, onde estás que não me ouves ? Embucetado nos céus ? Há dois mil anos te mandei meu grito. Que dentro de um balde desde então corre o infinito. Onde estás Sr. Meu Zeus ? Diziam que por ele ter nascido na fazenda das cabaceiras, tinha nascido com o cú ralinho. A resposta para essa tapeação romântica(muito eficiente como prelúdio para o sexo), e jogo de palavras que representam as belezas duras e cruas da natureza, vista por um ébrio, é Freud, que nos deixou o legado de que no futuro(devagar mas chegamos lá), com o fim da ilusão religiosa, a humanidade esteja em condições de, com o desenvolvimento da ciência e da razão crítica, construir a harmonia total. Liquidando definitivamente a religião em nome da razão, por ser esta a única detentora a das verdades universais. Nickoss =8)
Acho tão natural que não se pense :clapping_mini:Que me ponho a rir às vezes, sozinho,Não sei bem de quê, mas é de qualquer coisaQue tem que ver com haver gente que pensa... Que pensará o meu muro da minha sombra?Pergunto-me às vezes isto até dar por mimA perguntar-me coisas...E então desagrado-me, e incomodo-meComo se desse por mim com um pé dormente... Que pensará isto de aquilo?Nada pensa nada.Terá a terra consciência das pedras e plantas que tem?Se ela a tiver, que a tenha...Que me importa isso a mim?Se eu pensasse nessas coisas,Deixaria de ver as árvores e as plantasE deixava de ver a Terra,Para ver só os meus pensamentos...Entristecia e ficava às escuras.E assim, sem pensar, tenho a Terra e o Céu. :music_mini:Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)
26/11/2010 às 18:07 #86916AcáciaMembro“Se procurar bem você acaba encontrando.Não a explicação (duvidosa) da vida,Mas a poesia (inexplicável) da vida." :good_mini:Carlos Drummond de Andrade
27/11/2010 às 18:33 #86917AcáciaMembro“Como uma cidade sem muros, assim é o homem que não consegue conter o seu espírito”. :bomb_mini:
28/11/2010 às 1:15 #86918AcáciaMembro“As alegrias que brotam do mundo dos sentidos encerramgermes de futuras tristezas; vêm e vão; por isso, ópríncipe, não é nelas que o sábio busca suafelicidade."Bhagavad Gita
28/11/2010 às 14:04 #86919AcáciaMembroTenho convicção plena de que Deus habita, principalmente, na simplicidade da Vida! Deus! Te amamos! :heart_mini:
29/11/2010 às 18:16 #86920ajce1962MembroA VOZ DO SILÊNCIOHelena Petrovna BlavatskyTraduzido por Fernando Pessoa" Antes que te possas acercar da porta mais próxima tens de aprender a separar o teucorpo do teu espírito, e a viver no eterno. Para isto, tens de viver e respirar em tudo,como tudo que vês respira em ti; sentir-te existir em todas coisas, e todas as coisas emti. "Boa tarde
30/11/2010 às 2:34 #86921AcáciaMembro“Oh Deus! Sendo o mundo ímpar e de uma beleza infinita e sendo o belo também perceptível aos nossos sentidos,Te agradecemos e Te louvamos pela Tua grandeza absoluta se tornar acessível a nossa pequenez tão relativa... e Deus:Obrigada por manifestar o Teu imenso amor na superfície em que nos encontramos ainda que, com o passar do tempo, tenhamos aprendido a Te buscar apenas na imensidão dos Céus ou, por engano talvez, na profundidade dos abismos..." :blush_mini: :rose_mini: :music_mini:A Deus amigos! :)
30/11/2010 às 12:14 #86922BrasilMembro"Oh Deus! Sendo o mundo ímpar e de uma beleza infinita e sendo o belo também perceptível aos nossos sentidos,Te agradecemos e Te louvamos pela Tua grandeza absoluta se tornar acessível a nossa pequenez tão relativa...
A supervalorização do belo ou da beleza estética é fautriz do bullying, das discriminações, do preconceito e de muitas outras injustiças.A sabedoria popular, assim como a própria vivência, ensinam que não se deve julgar um livro pela capa, tampouco uma pessoa, pela cara. A beleza estética é fútil. E fútil é quem a supervaloriza.
30/11/2010 às 14:31 #86923ajce1962MembroClarice LispectorA Perfeição"O que me tranqüilizaé que tudo o que existe,existe com uma precisão absoluta.O que for do tamanho de uma cabeça de alfinetenão transborda nem uma fração de milímetroalém do tamanho de uma cabeça de alfinete.Tudo o que existe é de uma grande exatidão.Pena é que a maior parte do que existecom essa exatidãonos é tecnicamente invisível.O bom é que a verdade chega a nóscomo um sentido secreto das coisas.Nós terminamos adivinhando, confusos,a perfeição."Boa tarde :bye_mini:
30/11/2010 às 15:18 #86924AcáciaMembro“…E que tua eternidade permaneça em nós, também pelo período mortal no qual precisamos fazer refletir nossos próprios juízos… Que não nos percamos nos múltiplos reflexos oriundos de nossa própria existência…”
01/12/2010 às 0:43 #86925AcáciaMembro“Falas de civilização… Falas de civilização, e de não dever ser,Ou de não dever ser assim.Dizes que todos sofrem, ou a maioria de todos,Com as coisas humanas postas desta maneira,Dizes que se fossem diferentes, sofreriam menos.Dizes que se fossem como tu queres, seriam melhor.Escuto sem te ouvir.Para que te quereria eu ouvir?Ouvindo-te nada ficaria sabendo.Se as coisas fossem diferentes, seriam diferentes: eis tudo.Se as coisas fossem como tu queres, seriam só como tu queres.Ai de ti e de todos que levam a vidaA querer inventar a máquina de fazer felicidade!"
01/12/2010 às 1:03 #86926BrasilMembroPalavras soltas e nenhuma refutação… Sinal de confusão.Começou pela apologia ao belo e passou para a salvação da civilização... Ai de quem não se dá à reflexão.E pra coroar de louros a incoerência, como se fosse uma penitência, aconselhas a não ouvir conselhos...
01/12/2010 às 1:33 #86927AcáciaMembroA beleza estética é fútil. E fútil é quem a supervaloriza. BRASILA sabedoria popular carece de conhecimento... quanto a futilidade da beleza estética, apenas quem é sensível ao belo pode ser capaz de avaliá-lo!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.