Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › A poesia como meditação…
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
04/12/2010 às 17:10 #86943ajce1962Membro
” Bhagavad Gita “"As alegrias que brotam do mundo dos sentidos encerram germes de futuras tristezas; vêm e vão; por isso, ó príncipe, não é nelas que o sábio busca sua felicidade."[hr]"Quando se alcança o estado supra-consciente, se manifesta a verdadeira natureza do conhecedor ou Espírito (Atman em sânscrito). Em outros estados o conhecedor se identifica com as modificações da substância mental. Às vezes o conhecedor se identifica com os impulsos, bons ou maus; outras vezes se identifica com as emoções, com as sensações agradáveis ou desagradáveis ou com as mudanças do corpo e suas enfermidades. Esta identificação do Espírito ou Atman com as mudanças da mente e do corpo é a causa de nossa escravidão, sofrimento e infelicidade. Quando o conhecedor do sofrimento e da pena se identifica com as qualidades se torna triste e infeliz; mas na realidade o conhecedor é sempre distinto e está separado do objeto que conhece." (S. Abhedananda) :bye_mini:
05/12/2010 às 12:31 #86944BrasilMembroAcácia, você precisa ser menos incoerente no uso das palavras!!Veja só isto aqui:
o belo já não pode mais ser avaliado apenas pelo sensível pois, havendo percepção de belo e feio, o parâmetro de avaliação é também o conhecimento.
Agora veja isto:
Não entendo de belo "por parâmetro". O belo é o que me sensibiliza e pronto.
Qual afirmação você irá manter, pois uma está em total contrariedade com a outra! E a segunda afirmação foi colocada apenas alguns minutos após a primeira...Veja também o que você disse no outro tópico:
já podemos concordar com umamart sobre os diversos níveis de consciência como parâmetro para elegermos o Belo
Usas parâmetros para eleger o belo, ou o belo é apenas o que te sensibiliza e pronto?Você decide!! :biggrin_mini2:Eu particularmente acho que o belo é o que sensibiliza positivamente o indivíduo e pronto. E o feio é o que sensibiliza negativamente e pronto. Portanto, penso que na sua trajetória reflexiva você passou pela conclusão “correta”, mas, como você gosta de viajar naquilo que mais te agrada, acabou pegando carona na teoria dos “níveis de beleza e níveis de consciência para avaliar a beleza”.
05/12/2010 às 14:38 #86945AcáciaMembro:heart_mini:"Porque na verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar, e nada vos será impossível. (Mateus, XVII: 14-19)".Fé humana e fé divina
05/12/2010 às 15:51 #86946AcáciaMembro" Bhagavad Gita ""As alegrias que brotam do mundo dos sentidos encerram germes de futuras tristezas; vêm e vão; por isso, ó príncipe, não é nelas que o sábio busca sua felicidade."[hr]"Quando se alcança o estado supra-consciente, se manifesta a verdadeira natureza do conhecedor ou Espírito (Atman em sânscrito). Em outros estados o conhecedor se identifica com as modificações da substância mental. Às vezes o conhecedor se identifica com os impulsos, bons ou maus; outras vezes se identifica com as emoções, com as sensações agradáveis ou desagradáveis ou com as mudanças do corpo e suas enfermidades. Esta identificação do Espírito ou Atman com as mudanças da mente e do corpo é a causa de nossa escravidão, sofrimento e infelicidade. Quando o conhecedor do sofrimento e da pena se identifica com as qualidades se torna triste e infeliz; mas na realidade o conhecedor é sempre distinto e está separado do objeto que conhece." (S. Abhedananda) :bye_mini:
Amor é um fogo que arde sem se ver;É ferida que dói e não se sente;É um contentamento descontente;É dor que desatina sem doer. É um não querer mais que bem querer;É um andar solitário entre a gente;É nunca contentar-se de contente;É um cuidar que ganha em se perder. É querer estar preso por vontade;É servir a quem vence o vencedor;É ter com quem nos mata lealdade...Tão contrário a si, é mesmo o amor...
05/12/2010 às 16:10 #86947AcáciaMembroCom todo amor,Para gregos e troianos...risosMini Sermão Padre ZezinhoAinda hoje ao cair da tardesem muito alarde é favor dizerque vou pregar o meu sermãozinhopelo caminho que eu percorrer.Se alguém quiser escutar meu canto,procure um canto pra se ajeitar,que eu vou passar ao cair da tarde,sem muito alarde a cantarolar.Favor dizer que ando muito roucode tanto e tanto que ando a pregar,que me preparem um microfonee um violão pra me acompanhar.O meu recado será pequeno,mas bem sereno eu irei lembrar,que ainda é tempo de esperançae que tudo alcança quem sabe amar.Vou explicar porque às vezes canto,querendo ver meu irmão feliz,porque razão acredito tantona juventude do meu país.E vou gritar que por mais difícilou impossível acreditaré mais difícil e impossívelviver a vida sem esperar.Eu vou brincar com meu povo jovemque se comove ao me ouvir falare nas escadas de alguma igrejano meio deles vou me sentar.E vou falar-lhes do Nazarenoque tão sereno ensinou a paze ao escutar meus irmãos mais novoseu partirei sem olhar pra traz.Tenho certeza de que a sementeque displicente deixar cairvai encontrar solo pra morrerpra depois nascer e depois florir.E quando enfim se tornar em frutoque eu hei de dar a quem não o temsó vou pedir a semente delepara eu plantar outra vez, amém. http://www.vagalume.com.br/padre-zezinho/mini-sermao.html#ixzz17FnnPBvf (Bem-aventurados, nós, também cientistas, que sem inteligência, não proporcionaríamos mais uma diversidade de gosto para usurfuirmos pela Vida)!Nota: Hoje estou inspirada...Abraços a todos... continuemos com Deus!
05/12/2010 às 16:25 #86948BrasilMembroAbraços a todos... continuemos com Deus!
Sim Acácia, e não devemos nos esquecer que todos os que admitem a possibilidade de uma inteligência criadora do Universo, assim como eu, entendem que essa inteligência chama-se entre outros nomes Deus e, que ele deve ser acima de tudo, a verdade. O raciocínio teleológico absolutamente não se encaixa no conceito avaliador de beleza que vocês estão propondo!!!!
05/12/2010 às 17:31 #86949AcáciaMembroAbraços a todos... continuemos com Deus!
Sim Acácia, e não devemos nos esquecer que todos os que admitem a possibilidade de uma inteligência criadora do Universo, assim como eu, entendem que essa inteligência chama-se entre outros nomes Deus e, que ele deve ser acima de tudo, a verdade. O raciocínio teleológico absolutamente não se encaixa no conceito avaliador de beleza que vocês estão propondo!!!!
Eu não sei se Deus deve ser a Verdade acima de tudo. Para mim Deus é o que Ele quer ser e, me julgando limitada por Ele, eu O reconheço apenas da forma que Ele se me apresenta. Eu não admito Deus como possibilidade. Eu admito Deus como certeza!Quanto a raciocínio teleológico, o que é isto? Não entendo ainda a linguagem científica...risos!!!
05/12/2010 às 20:11 #86950AcáciaMembroAcácia, você precisa ser menos incoerente no uso das palavras!!Veja só isto aqui:
o belo já não pode mais ser avaliado apenas pelo sensível pois, havendo percepção de belo e feio, o parâmetro de avaliação é também o conhecimento.
Agora veja isto:
Não entendo de belo "por parâmetro". O belo é o que me sensibiliza e pronto.
Qual afirmação você irá manter, pois uma está em total contrariedade com a outra! E a segunda afirmação foi colocada apenas alguns minutos após a primeira...Veja também o que você disse no outro tópico:
já podemos concordar com umamart sobre os diversos níveis de consciência como parâmetro para elegermos o Belo
Usas parâmetros para eleger o belo, ou o belo é apenas o que te sensibiliza e pronto?Você decide!! :biggrin_mini2:Eu particularmente acho que o belo é o que sensibiliza positivamente o indivíduo e pronto. E o feio é o que sensibiliza negativamente e pronto. Portanto, penso que na sua trajetória reflexiva você passou pela conclusão “correta”, mas, como você gosta de viajar naquilo que mais te agrada, acabou pegando carona na teoria dos “níveis de beleza e níveis de consciência para avaliar a beleza”.
E onde estaria o parâmetro para o positivo e o negativo na sensibilidade. No choque térmico? risos... responda, por favor!
06/12/2010 às 0:53 #86951BrasilMembroE onde estaria o parâmetro para o positivo e o negativo na sensibilidade.
Dentro da sua cabeça. Você tem algum parâmetro preestabelecido para gostar da cor azul ou verde? Ou para gostar de banana ou laranja?Gosto é gosto e não se discute, tampouco se explica.Não se pergunta por que alguém gosta do verde ou do vermelho. Simplesmente se gosta ou não gosta.
Eu não sei se Deus deve ser a Verdade acima de tudo.
Então deveria parar de pregar a crença em Deus... Pois senão, admites estar correndo o risco de pregar uma mentira.
Quanto a raciocínio teleológico, o que é isto?
Raciocínio teleológico é o raciocínio que parte do princípio de que tudo tem uma finalidade, inclusive achar isso ou aquilo belo ou feio.
06/12/2010 às 3:35 #86952AcáciaMembroRaciocínio teleológico? Eu não sei por que o homem insiste no determinismo. Somos limitados no tempo mas não no espaço… Ou o contrário…talvez!
06/12/2010 às 3:58 #86953BrasilMembroRaciocínio teleológico? Eu não sei por que o homem insiste no determinismo.
Não é bem um determinismo... O raciocínio teleológico entende que todos os fenômenos, como gostar ou não gostar de algo, por exemplo, tem um fim necessário. Penso que isso é um engano, pois não há finalidade alguma, por exemplo, em achar um rosto belo ou feio, ou achar o verde belo e o vermelho feio.Isso é simples preferência abstrata. Não há intencionalidade muito menos finalidade nisso.
06/12/2010 às 15:12 #86954AcáciaMembroEu não sei se Deus deve ser a Verdade acima de tudo. "Então deveria parar de pregar a crença em Deus... Pois senão, admites estar correndo o risco de pregar uma mentira." BRASILEu não prego a crença em Deus. Eu creio em Deus. Há diferença. Para pregação da crença em Deus, temos a Bíblia.Quanto a Verdade, a Verdade Bíblica é Jesus e Jesus não está apenas acima de tudo. Caminha com a gente...
07/12/2010 às 3:49 #86955AcáciaMembro:bomb_mini:"A letra da música é inversamente proporcional a intensidade do som".Adeus amigos!
07/12/2010 às 15:12 #86956BrasilMembroEu não prego a crença em Deus. Eu creio em Deus.
Ora! Faça-me o favor Acácia!!! Você não escreve duas linhas sem citar Deus, Jesus, a Bíblia, etc.Se isso não é pregação é o que então? Filosofia é que não é!Ademais, se você não sabe se Deus é a verdade, então acreditas numa mentira ou numa dúvida?
07/12/2010 às 18:10 #86957AcáciaMembroEu não prego a crença em Deus. Eu creio em Deus.
Ora! Faça-me o favor Acácia!!! Você não escreve duas linhas sem citar Deus, Jesus, a Bíblia, etc.Se isso não é pregação é o que então? Filosofia é que não é!Ademais, se você não sabe se Deus é a verdade, então acreditas numa mentira ou numa dúvida?
Deus é Soberano, Sublime, Verdade... Deus é tudo! Quando se vê as coisas de forma relativa, não significa dizer que Deus deixou de ser Absoluto! Ele é Absoluto!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.