A poesia como meditação…

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A poesia como meditação…

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 226 até 240 (de 377 do total)
  • Autor
    Acácia
    Membro

“…Retroceder nunca, render-se jamais”!Retroceder quando necessário e render-se sempre para repor as energias...risos!

"...E conhecereis a Verdade e ela vos libertará".A Deus amigos.Boas palavras. Por isso mesmo Krishnamurti nos diz que esse conhecimento não é exterior, mas sim interior."Conhece-te a ti mesmo" ou "Aquieta-te e sabe... eu sou Deus" ou "Eu e o Pai somos Um"

Krishnamurti??? Jesus Cristo nos ensinou a exercer a fé. Eu não posso conhecer a mim mesmo se eu não sair de dentro de mim...risos!"Aquieta-te e sabe...", depende do meu estágio e de onde me encontro...risos de novo!Brincadeiras a parte, "a salvação é individual". Mas a Verdade, o Caminho e a Vida, é para todos. O Convite é também para os "enfermos": "Vinde a mim todos que estais aflitos e oprimidos e eu vos aliviarei". Em outras palavras: "A fé remove montanhas"!A Deus amigos!

Acácia
    Membro

KRISHNAMURTI: Pergunto-me a mim mesmo por que é que estudais, porque ledes filosofia, porque ledes os ditos dos guias religiosos. Pensais que o saber que tendes adquirido dos instrutores e dos livros, vos levará a alguma parte? Ele poderá ser útil, numa discussão — para “deitardes erudição”, mostrardes quanto sois perspicaz. Mas o saber acumulado — afora no mundo científico pode conduzir um homem, a vós ou a mim, ao descobrimento do que é real, do que é verdadeiro, Deus, o Eterno? — descobrimento sem o qual a nossa vida muito pouco significa? Sem dúvida, para se achar o Eterno, temos de largar todo o nosso saber, não é verdade? Tudo o que disse Buda, Cristo, ou outro qualquer — tudo isso não tem de ser posto de lado? Senão, estareis meramente a perseguir vossas próprias “projeções” ou a “projeção” da vossa igreja; estareis, na verdade, reagindo ao vosso próprio condicionamento.Namasté  :good_mini: :wacko_mini2: :bye_mini:

Por os ensinamentos de Cristo de lado? É mais fácil o mar secar!Que "renovemos a nossa mente", "Que nosso culto seja racional", "que nossa fé não seja cega"!A Deus amigo! :music_mini2: :wink_mini:

ajce1962
    Membro

KRISHNAMURTI: Pergunto-me a mim mesmo por que é que estudais, porque ledes filosofia, porque ledes os ditos dos guias religiosos. Pensais que o saber que tendes adquirido dos instrutores e dos livros, vos levará a alguma parte? Ele poderá ser útil, numa discussão — para “deitardes erudição”, mostrardes quanto sois perspicaz. Mas o saber acumulado — afora no mundo científico pode conduzir um homem, a vós ou a mim, ao descobrimento do que é real, do que é verdadeiro, Deus, o Eterno? — descobrimento sem o qual a nossa vida muito pouco significa? Sem dúvida, para se achar o Eterno, temos de largar todo o nosso saber, não é verdade? Tudo o que disse Buda, Cristo, ou outro qualquer — tudo isso não tem de ser posto de lado? Senão, estareis meramente a perseguir vossas próprias “projeções” ou a “projeção” da vossa igreja; estareis, na verdade, reagindo ao vosso próprio condicionamento.Namasté  :good_mini: :wacko_mini2: :bye_mini:

Por os ensinamentos de Cristo de lado? É mais fácil o mar secar!Que "renovemos a nossa mente", "Que nosso culto seja racional", "que nossa fé não seja cega"!A Deus amigo! :music_mini2: :wink_mini:

Os ensinamentos, de todos os mestres, são postos de lado pela meditação, e para encontrar, interiormente, essa verdade que liberta, como bem disse o Cristo. Ou para acabar com todos os sofrimentos, como bem disse o Buda, pela percepção da verdade... que liberta! Nmasté  :bye_mini: :music_mini2:

Brasil
    Membro

Os ensinamentos, de todos os mestres, são postos de lado pela meditação, e para encontrar, interiormente, essa verdade que liberta, como bem disse o Cristo. Ou para acabar com todos os sofrimentos, como bem disse o Buda, pela percepção da verdade... que liberta! Nmasté  :bye_mini: :music_mini2:

Ou seja, a meditação coloca de lado os ensinamentos dos mestres, para que possamos encontrar nela aquilo que é ensinado pelos mestres?Mas se alguém colocasse de lado os ensinamentos de todos os mestres, como ele iria saber disso? (que a meditação coloca os ensinamentos de lado) E por que ele faria isso? (meditar)

Acácia
    Membro

Acho tão natural que não se pense Que me ponho a rir às vezes, sozinho,Não sei bem de quê, mas é de qualquer coisaQue tem que ver com haver gente que pensa... Que pensará o meu muro da minha sombra?Pergunto-me às vezes isto até dar por mimA perguntar-me coisas...E então desagrado-me, e incomodo-meComo se desse por mim com um pé dormente... Que pensará isto de aquilo?Nada pensa nada.Terá a terra consciência das pedras e plantas que tem?Se ela a tiver, que a tenha...Que me importa isso a mim?Se eu pensasse nessas coisas,Deixaria de ver as árvores e as plantasE deixava de ver a Terra,Para ver só os meus pensamentos...Entristecia e ficava às escuras.E assim, sem pensar, tenho a Terra e o Céu. Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)Nemasté

Acácia
    Membro

Ou seja, a meditação coloca de lado os ensinamentos dos mestres, para que possamos encontrar nela aquilo que é ensinado pelos mestres?

Sinto que é muito difícil meditar se estivermos pensando... Não, penso que é muito difícil sentirmos se estivermos meditando, quer dizer, já está mais certo... No entanto, tenho certeza que se estivermos pensando dificilmente sentiremos aquilo que precisamos meditar...Ai meu Deus, que confusão!!!"Passem-se dias, meses e anosamadureçam-se as ilusões da vidaprossiga ela sempre divididaentre compensações e desenganos"Esta é mórbida. Melhor esta:"Que sorte para os ditadores que os homens não pensem."Adolf Hitler

ajce1962
    Membro

Ou seja, a meditação coloca de lado os ensinamentos dos mestres, para que possamos encontrar nela aquilo que é ensinado pelos mestres?

Se se pensar que os mestres ensinam a meditação como uma maneira de se entrar no 'vazio', sem raciocínios ou pensamentos, sim.

Mas se alguém colocasse de lado os ensinamentos de todos os mestres, como ele iria saber disso? (que a meditação coloca os ensinamentos de lado) E por que ele faria isso? (meditar)

Por esse estdo de ser, vazio, descobre a verdadeira realidade, o que 'é'."Porque ele faria isso? (meditar)" Para o "Conhece-te a ti próprio).Namasté

mirtes
    Membro

Boas palavras. Por isso mesmo Krishnamurti nos diz que esse conhecimento não é exterior, mas sim interior."Conhece-te a ti mesmo" ou "Aquieta-te e sabe... eu sou Deus" ou "Eu e o Pai somos Um"Namasté 

Não podemos assumir posição alguma sem o conhecimento. Porém devemos ter em mente que "viver é afinar o instrumento...de dentro pra fora e de fora pra dentro". Há além da verdade em si a Verdade a ser perseguida além de nós! A mesma Verdade em diferentes realidades.

Acácia
    Membro

“Todo o nosso saber começa nos sentimentos.”(Leonardo da Vinci)"Quem discute alegando autoridade não usa a inteligência, mas a memória".(Leonardo da Vinci)"A pintura é poesia muda; A poesia, é pintura cega".(Leonardo da Vinci)

ajce1962
    Membro

Passamos pelas coisas sem as ver,gastos, como animais envelhecidos:se alguém chama por nós não respondemos,se alguém nos pede amor não estremecemos,como frutos de sombra sem sabor,vamos caindo ao chão, apodrecidos.(Eugénio de Andrade)A todo mundo!!

Acácia
    Membro

É ofuscante o brilho dos muitos sábios iluminadosno entanto, o brilho maior pertence ao Único que é capaz de gerar e iluminar o mundo com sua própria Luz: O Mestre em toda sua Majestade!A todo mundo!!!

ajce1962
    Membro

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8,32).E não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma.Temei antes aquele que pode destruir a alma e o corpo (Mt 10,28).Alguém pagou alto pelo nosso resgate; não vos torneis escravos dos homens (1Cor 7,23).  :music_mini2:A todo mundo!! Felicidades!!

Acácia
    Membro

“O amor é o calor que aquece a alma O amor tem sabor pra quem bebe sua água"."Neste mundo de fracassos repleto de fantasiasAlguns são pobres palhaços no palco do dia-a-dia"

Acácia
    Membro

O caráter do homem forte é aquele que, mesmo tendo plena convicção de estar com a razão,de forma racional, tende a dividir seu espaço e subtrair seu tempo para acolher com amor e responsabilidadeo aprendizado que Deus oferece a cada um de nós e que muitas vezes, coloca apenas nossas ilusões em xeque,fazendo parecer estar em xeque nossas próprias vidas...A todo mundo!!!

ajce1962
    Membro

Prefiro rosas, meu amor, à pátria,E antes magnólias amoQue a glória e a virtude.Logo que a vida me não canse, deixoQue a vida por mim passeLogo que eu fique o mesmo.Que importa àquele a quem já nada importaQue um perca e outro vença,Se a aurora raia sempre,Se cada ano com a PrimaveraAs folhas aparecemE com o Outono cessam?E o resto, as outras coisas que os humanosAcrescentam à vida,Que me aumentam na alma?Nada, salvo o desejo de indiferençaE a confiança moleNa hora fugitiva.(Fernando Pessoa)A todo mundo!!

Visualizando 15 posts - 226 até 240 (de 377 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.