Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › A poesia como meditação…
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
23/02/2011 às 22:40 #87003AcáciaMembro
Não buscam os intelectuais manifestações racionais? Então percebam a junção da gnose, da racionalidade, do espiritismo, do cristianismo enfim, percebam o que se pode e deve se fazer pela humanidade:"Nos tempos antigos, a educação era destinada ao centro intelectual, motor e emocional das pessoas.Como na antiga Babilônia, onde se ensinava através do preceito, da arte, da dança, do teatro, da música...Buscando uma CONSCIENTIZAÇÃO.Atualmente, o sistema educacional é voltado somente ao intelecto de forma rígida.Onde se deve aceitar os preceitos como uma verdade pouco discutível ou indiscutível, ou senão não se passa de ano.E a maioria do que se aprende, não serve para nada na vida prática e é esquecido com o tempo.A infiél memória é exigida em nossos tempos.Assim, aqueles que dominam as massas, podem continuar dominando e as pessoas continuam adormecidas...Nesses tempos de crises econômicas e desemprego, a educação oculpa um lugar de meio de sustento.Os estudantes continuam como autômatos, sem terem Consciência do que se está aprendendo.Vão para as escolas, fazem exames, mas não tem Consciência do que aprendeu e porque vão para a escola.Existiram muitos sábios, mestres da vida, que não tiveram estudos acadêmicos.O sábio aprende na escola da vida. O Saber e o Ser se equilibram, quando conhece e expressa a Consciência.Quando sabe ganhar a vida, mas sem ser escravo.A busca da individualidade dá como resultado homens e mulheres geniais.A massa é a soma de individuos. Se cada indivíduo não muda, a massa não muda.Mas o indivíduo mudando a si mesmo, será referência para a massa...O sistema educacional não pode fazer nada pela CONSCIÊNCIA das pessoas. Logged "VISITA INTERIORA TERRAE RECTIFICANDO INVENIES OCCULTUM LAPIDEM"""(De Mistério, participante deste fórum)Se estamos na Era de Aquárius (da razão), então não devemos nos deixar manipular por falsas consciências sob pena de extermínio de massas em detrimento das transformações das mesmas. Uma sociedade injusta com o indivíduo que precisa crescer e nela busca apoio a partir de seu núcleo familiar e nesta não encontra estrutura moral e ética sadias, será este indivíduo apenas mais um fazer parte do mercado das massas cerebrais falidas do nosso sistema que, na atualidade se chama, Mercado dos Memes Consumidor (MMC) para memorizarmos com esta sigla, a referência da origem de todos os memes (Mínimo Múltiplo Comum), que se reproduzem em grande escala,não por culpa do indivíduo em si, mas principalmente pela barreira de memes que ele encontra já formada para impedir o seu progresso individual e,consequentemente, a evolução do coletivo. Continuemos pois a apoiar os filhos da desordem para a manutenção da ordem e vejamos onde esta Zorra vai parar. Plim Plim!P.S.: Não prego represálias coletivas mas almejo Consciências individuais atuantes. Façamos nossa parte no território que nos foi destinado por porção (nossas próprias consciências) para que os humanos não sejam substituídos por extra-terrestres... Corremos um sério risco!!!
24/03/2011 às 16:34 #87004mariahmMembro“Não há problema senão o da realidade, e esse é insolúvel e vivo. Que sei eu da diferença entre uma árvore e um sonho? Posso tocar na árvore; sei que tenho o sonho. Que é isso, na sua verdade?”
A Verdade é única, igual para todos os que a atingem.Sonhos somos nós, a maior realização de cada um é descobrir quem é o sonhador.Namasté
A Verdade é o que se consegue transpor para a realidade e a realidade nada mais é que a demonstração a todos compreensível do que chamamos de Verdade.
26/03/2011 às 15:54 #87005AcáciaMembro:rose_mini:"Nada ameaça mais matar a democracia que o excesso de democracia". Será?
18/04/2011 às 18:14 #87006renan_m_ferreiraMembroBlog sobre poesia, música, cotidiano, filosofia etc. Segue o link:http://interludico.blogspot.com/Deixo aqui um poema para a reflexão:http://interludico.blogspot.com/2011/04/estrangeiro-no-mundo.htmlTema do poema: a alma imortal (baseado em Platão e em Dante Alighieri)
21/04/2011 às 13:28 #86891AcáciaMembroNo mundo globalizado “O silêncio pode ou não funcionar como resposta para aquele que não captou o sentido da pergunta”. Vou passar a conversar comigo nas minhas próprias entrelinhas...
04/05/2011 às 18:01 #87007AcáciaMembro:rose_mini:Mãos dadas (Poema da obra Sentimento do mundo), de Carlos Drummond de AndradeNão serei o poeta de um mundo caduco.Também não cantarei o mundo futuro. Estou preso à vida e olho meus companheiros.Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças. Entre eles, considero a enorme realidade. O presente é tão grande, não nos afastemos.Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas. Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida, não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins. O tempo é a minha matéria, do tempo presente, os homens presentes, a vida presente. :rose_mini: :rose_mini: :rose_mini: :rose_mini: :rose_mini: :rose_mini: :rose_mini:
17/05/2011 às 16:28 #87008AcáciaMembro:rose_mini:Horizonte (Fernando Pessoa)O mar anterior a nós, teus medos Tinham coral e praias e arvoredos. Desvendadas a noite e a cerração, As tormentas passadas e o mistério, Abria em flor o Longe, e o Sul sidério 'Splendia sobre as naus da iniciação. Linha severa da longínqua costa — Quando a nau se aproxima ergue-se a encosta Em árvores onde o Longe nada tinha; Mais perto, abre-se a terra em sons e cores: E, no desembarcar, há aves, flores, Onde era só, de longe a abstrata linha O sonho é ver as formas invisíveis Da distância imprecisa, e, com sensíveis Movimentos da esp'rança e da vontade, Buscar na linha fria do horizonte A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte — Os beijos merecidos da Verdade.
17/05/2011 às 16:45 #87009AcáciaMembroA liberdade é algo maravilhoso,mas não quando o preço que se paga por ela tem de ser a solidão.( Bertrand Russell )A maioria das pessoas preferiria morrer à pensar - de fato, muitas o fazem.( Bertrand Russell )A religião cristã sempre foi e ainda é a principal inimiga do progresso moral da humanidade.( Bertrand Russell )* Discordo do último pensamento citado. Não é a religião cristã inimiga e sim, os pseudo cristãos que usam em vão o Evangelho de Cristo.
19/05/2011 às 20:56 #87010AcáciaMembroAventura no TempoTurma da MônicaOlhe o tempo,pegue o tempo,vire o tempo,mude o tempo,faça o tempo bom pra viver,toda hora,todo o dia,toda a vida,toda a história,tem o tempo quetem que ter[2 vezes]A vida é um relógio,que faz um seguindo otempo do coração,e a sua vida não para,é vento,é brisa as vezes um furacão.[repete refrão].Olhe o tempo que vai,olhe o tempoque vem,a nossa aventura no tempo chegou.Olhe o tempo que vai,olhe o tempoque vem,é nessa aventura no tempo éque eu vou![2 vezes]
24/05/2011 às 19:10 #87011AcáciaMembro:rose_mini:"Uma alma nobre é sempre uma das recompensas visíveis da virtude".
25/05/2011 às 23:37 #87012SuzanaMembroJesus Em Tua PresençaIgreja Cristã MaranataComposição : Asaph Borba Jesus em tua presençaReunimos - nos aqui, comtemplamos tua faceE rendemos nos a ti.Pois um dia a tua morte, trouxe vida a todos nósE nos deu ocmpleto acesso ao coração do pai.Jesus em tua presençaReunimos - nos aqui, comtemplamos tua faceE rendemos nos a ti.Pois um dia a tua morte, trouxe vida a todos nósE nos deu ocmpleto acesso ao coração do pai.O véu que separava, já não separa mais!A luz que autrora apagava, agora brilha e cada dia brilha mais!Só pra te adorar, e fazer teu nome grande!E te dar o louvor que é devido...estamos nós aqui...Só pra te adorar, e fazer teu nome grande!E te dar o louvor que é devido...estamos nós aqui... :rose_mini: Sigamos pois a Cristo. Não como ovelhas que caminham para o matadouro e sim,como pessoas apaixonadas que seguem o Caminho da verdadeira liberdade!Abraços sinceros.
02/06/2011 às 12:36 #87013SuzanaMembroQuando eu perder a capacidade de indignar-me ante a hipocrisia e as injustiças deste mundo, enterre-me: por certo que já estou morto.Augusto BrancoÉ uma hipocrisia esforçarmo-nos para ser bons; temos de nascer bons ou então não vale a pena metermo-nos nisso.Jules RenardJaz aí um raciocínio carente de vida em plenitude!
02/06/2011 às 15:41 #87014c_denani_MembroAdoro William Blake:"Ver um Mundo num Grão de AreiaE um Céu numa Flor Silvestre,Ter o infinito na palma da sua mãoE a Eternidade numa hora." *********************************************************************"Se as portas da percepção estivessem abertas...tudo se mostraria ao homem como é: Infinito" *********************************************************************"O Amor não busca agradar a si mesmo Nem destina qualquer cuidado a si próprio Mas se dá facilmente ao outro, E constrói um Paraíso no desespero do Inferno."**********************************************************************"Há coisas que são conhecidas e coisas que são desconhecidas e entre elas, há portas."*********************************************************************
08/06/2011 às 1:28 #87015SuzanaMembro“Usamos os espelhos para ver o rosto e a arte para ver a alma.” (George Bernard Shaw) :nea_mini:
08/06/2011 às 11:47 #87016SuzanaMembroSe alguém te perguntar o que quiseste dizer com um poema, pergunta-lhe o que Deus quis dizer com este mundo…Mário Quintana
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.