A poesia como meditação…

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A poesia como meditação…

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 61 até 75 (de 377 do total)
  • Autor
    Acácia
    Membro

Cá nesta Babilónia Cá nesta Babilónia, donde mana Matéria a quanto mal o mundo cria; Cá, onde o puro Amor não tem valia, Que a Mãe, que manda mais, tudo profana; Cá, onde o mal se afina, o bem se dana, E pode mais que a honra a tirania; Cá, onde a errada e cega Monarquia Cuida que um nome vão a Deus engana; Cá, neste labirinto, onde a Nobreza, O Valor e o Saber pedindo vão Às portas da Cobiça e da Vileza; Cá, neste escuro caos de confusão, Cumprindo o curso estou da natureza. Vê se me esquecerei de ti, Sião! Luís Vaz de Camões, in "Sonetos"

Acácia
    Membro

O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você.Mário Quintana

Acácia
    Membro

FERNANDOPESSOA

PRECE       Senhor, que és o céu e a terra, que és a vida e a morte! O sol és tu e a lua és tu e o vento és tu! Tu és os nossos corpos e as nossas almas e o nosso amor és tu também. Onde nada está tu habitas e onde tudo está - (o teu templo) - eis o teu corpo.       Dá-me alma para te servir e alma para te amar. Dá-me vista para te ver sempre no céu e na terra, ouvidos para te ouvir no vento e no mar, e mãos para trabalhar em teu nome.       Torna-me puro como a água e alto como o céu. Que não haja lama nas estradas dos meus pensamentos nem folhas mortas nas lagoas dos meus propósitos. Faze com que eu saiba amar os outros como irmãos e servir-te como a um pai.       [...]       Minha vida seja digna da tua presença. Meu corpo seja digno da terra, tua cama. Minha alma possa aparecer diante de ti como um filho que volta ao lar.       Torna-me grande como o Sol, para que eu te possa adorar em mim; e torna-me puro como a lua, para que eu te possa rezar em mim; e torna-me claro como o dia para que eu te possa ver sempre em mim e rezar-te e adorar-te.       Senhor, protege-me e ampara-me. Dá-me que eu me sinta teu. Senhor, livra-me de mim. Fernando Pessoa em "O Eu Profundo".1912(?)

Acácia
    Membro

'' … O mundo está nas mãos daqueles que tem a coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos … '' (Meme)

erick
    Membro

amar é libertar-se é agradecer perderé libertar o que amae assim conter-seviver para morteé morrer para a vidaé admitir a corte de te governarsorrir é alegremas será feliz?chorar pode ser tristemas será infeliz? :wacko_mini2:

ajce1962
    Membro

Olá!" Ramacharaca - RajaYoga "Mantram (afirmação)Eu Sou um Ser muito maior e mais alto do que as concepções que de mim até agora tenho feito. Estou-me desenvolvendo gradualmente, porém com segurança, para entrar em mais altos planos de consciência.Constantemente estou a progredir e a subir.O meu alvo é o pleno conhecimento do verdadeiro «Eu» e saúdo, animado, todo o grau que me conduz ao objectivo.« Eu Sou uma manifestação da REALIDADE ». Eu SOU.

«Eu» sou uma entidade— a minha mente é meu instrumento de expressão.«Eu» existo independente, da minha mente e não dependo dela na minha existência ou no meu ser.«Eu» sou senhor da minha mente e não seu escravo.«Eu» posso pôr de lado minhas sensações, emoções, paixões; meus desejos, minhas faculdades intelectuais e todo o resto da minha colecção mental de instrumentos, como coisas pertencentes ao «Não-Eu» — e ainda permanece alguma coisa: — é o «Eu» que não pode ser pôsto de lado, porque é a minha verdadeira personalidade, a minha única consciência, o meu ser real — «Eu». Aquilo que resta depois de ser posto de lado, tudo que se pode pôr de lado, é o «Eu» — sou Eu mesmo — eterno, constante, imutável.«EU» SOU

«Eu» sou um centro. Em tomo de mim gira o meu mundo.«Eu» sou um centro de influência e poder.«Eu» sou um centro de pensamento e consciência. «Eu» sou independente do corpo.«Eu» sou imortal e não posso ser destruído. «Eu» sou invencível e nada me pode fazer mal.«EU»Namasté

ajce1962
    Membro

Olá!A vivência espiritual é convergente e harmonizadora — a análise intelectual é divergente e desarmonizadora.A natureza está em perfeita harmonia com o Creador, embora essa harmonia seja automática, instintiva, por falta de um ego consciente. Ora, o que a natureza possui desde o início, por obra e mercê de Deus, isto pode e deve o homem conseguir por iniciativa própria, estabelecendo entre si e Deus uma paz e harmonia consciente ou superconsciente.Para que, pois, todos esses cuidados supérfluos, engendrados pelo ego consciente do intelecto, da personalidade?Quando o ego consciente se opôs ao Eu super-consciente — que é o Deus oniconsciente no homem — a natureza subconsciente declarou guerra ao homem. E até hoje o homem profano está entre dois fogos, hostilizando o mundo divino acima dele e o mundo natural abaixo dele. Nem fará as pazes com este enquanto não fizer o tratado de paz com aquele.H.RohdenNamasté

Acácia
    Membro

Que Deus continue nos iluminando…Glória a Deus nas alturas e Paz na Terra aos homens de boa vontade!

Brasil
    Membro

Que Deus continue nos iluminando...Glória a Deus nas alturas e Paz na Terra aos homens de boa vontade!

Boas festas, Acácia!   ;)  Que Deus nos dê bastante discernimento na compreensão!! Esta vida não é fácil de compreender!!

ajce1962
    Membro

Olá!" Tao "O Tao Te King é um livro de sabedoria, mas ao mesmo tempo, um livro de guerra. Uma guerra sem armas. Uma versão filosófica e espiritualista do A Arte da Guerra. Sua oitava superior.É preciso ter isso em mente, para compreender o Tao, sem julgamentos da resignação passiva de religiões espiritualistas ocidentais.Se um evangelho manda dar a outra face para demonstrar humildade, aqui ele daria a outra face sabendo que isso enfraqueceria o agressor. Buscando a energia do mesmo. Não se opondo para na não resistência para não encontrar atrito, e até por isso, poder agir. No fundo, é a mesma coisa, pois no oriente ou ocidente, o brando e pacífico é quem é o verdadeiramente mais forte, pois é muito covarde e fácil ser agressivo e gratuito.Porém, nos livros orientais, isso é mais claro, explícito, energético.Namasté

Brasil
    Membro

Olá ajce1962

Uma guerra sem armas. (...)Se um evangelho manda dar a outra face para demonstrar humildade, aqui ele daria a outra face sabendo que isso enfraqueceria o agressor. Buscando a energia do mesmo. Não se opondo para na não resistência para não encontrar atrito, e até por isso, poder agir.

Em minha opinião, sem sombra de dúvidas isto está absolutamente correto.E como bem observaste:  até para poder agir... Ou seja, em última análise, sempre deve haver ação. Não é verdade?

ajce1962
    Membro

Olá!É verdade amigo Brasil

" Swami Vivekananda "Sois os verdadeiros Deuses do universo. Não, não há dois, só há um. É um engano dizer "vós" e "eu". Sou eu quem está comendo através de milhões de bocas. Portanto, como posso ter fome? Sou eu quem trabalha através de um número infinito de mãos. Como posso estar inativo? Sou eu quem vive a vida de todo o universo. Onde está a morte para mim? Eu estou acolá da vida, acolá de toda a morte. Onde procurarei a liberdade, se sou livre por minha natureza? Quem pode constranger-me, a mim, o Deus do universo? As escrituras do mundo não passam de pequenos mapas, desejando delinear a minha glória, pois sou a única existência do universo. Então, que representam esses livros para mim? Assim fala o advaitista .Namasté

True3
    Membro

Deus leva o mérito, Deus leva a culpa, se realmente eleexistisse e vivera em terra um dia, provavelmenteja estaria ao lado do seu oposto.True3

ajce1962
    Membro

Olá!citarDeus leva o mérito, Deus leva a culpa, se realmente eleexistisse e vivera em terra um dia, provavelmenteja estaria ao lado do seu oposto.True3

Se quisermos chamar ao pensamento, Deus, pois está por todo lado!Namasté

Acácia
    Membro

“No Centro de um planalto vaziocomo se fosse em qualquer lugarcomo se a vida fosse um perigocomo se houvesse faca no ar......Como se não fosse tão longe Brasília de Belém do ParáComo os Castelos nascem dos sonhosPra no Real achar seu lugar...Como se faz com todo cuidadoA pipa que precisa voarCUIDAR DE AMOR EXIGE MESTRIAe Léo e Bia souberam amar..."Oswaldo Montenegro

Visualizando 15 posts - 61 até 75 (de 377 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.