Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › A poesia como meditação…
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
27/12/2009 às 15:51 #86822AcáciaMembro
“difícil viver entre a falsa inteligência alheia. Antes ser absolutamente ininteligível perante uma ininteligência senhora de si do que ser devorado pelas partes que os outros escolhem, em puro abuso, para satisfação da própria inteligibilidade, deles, estrangeiros.”Herberto Helder
27/12/2009 às 17:30 #86823AcáciaMembroConclusões de AninhaEstavam ali parados. Marido e mulher.Esperavam o carro. E foi que veio aquela da roçatímida, humilde, sofrida.Contou que o fogo, lá longe, tinha queimado seu rancho,e tudo que tinha dentro.Estava ali no comércio pedindo um auxílio para levantar novo rancho e comprar suas pobrezinhas. O homem ouviu. Abriu a carteira tirou uma cédula, entregou sem palavra.A mulher ouviu. Perguntou, indagou, especulou, aconselhou,se comoveu e disse que Nossa Senhora havia de ajudarE não abriu a bolsa.Qual dos dois ajudou mais?Donde se infere que o homem ajuda sem participar e a mulher participa sem ajudar.Da mesma forma aquela sentença:"A quem te pedir um peixe, dá uma vara de pescar."Pensando bem, não só a vara de pescar, também a linhada,o anzol, a chumbada, a isca, apontar um poço piscosoe ensinar a paciência do pescador.Você faria isso, Leitor?Antes que tudo isso se fizesseo desvalido não morreria de fome?Conclusão:Na prática, a teoria é outra.Cora Coralina
28/12/2009 às 5:40 #86824ajce1962MembroOla!Imitação de Cristo" Bom é passarmos algumas vezes por aflições e contrariedades, porque freqüentemente fazem o homem refletir, lembrando-lhe que vive no desterro e, portanto, não deve pôr sua esperança em coisas alguma do mundo. Bom é econtrarmos às vezes contradições, e que de nós façam conceito mau ou pouco favorável, ainda quando nossas obras e intenções sejam boas. Isto ordinariamente nos conduz à humildade e nos preserva da vanglória. Porque, então, mais depressa recorremos ao testemunho interior de Deus, quando de fora somos vilipendiados e desacreditados pelos homens.Por isso, devia o homem firmar-se de tal modo em Deus, que lhe não fosse mais necessário mendigar consolações às criaturas. Assim que o homem de boa vontade está atribulado ou tentado, ou molestado por maus pensamentos, sente logo melhor a necessidade que tem de Deus, sem o qual não pode fazer bem algum. Então se entristece, geme e chora pelas misérias que padece. Então causa-lhe tédio viver mais tempo, e deseja que venha a morte livrá-lo do corpo e unilo a Cristo. Então compreende também que neste mundo não pode haver perfeita segurança nem paz completa. "Namasté
30/12/2009 às 8:33 #86825ajce1962MembroOlá!Miguel TorgaGuerra CivilÉ contra mim que luto Não tenho outro inimigo. O que penso O que sinto O que digo E o que faço E que pede castigo E desespera a lança no meu braço. Absurda aliança De criança E de adulto. O que sou é um insulto Ao que não sou E combato esse vulto Que à traição me invadiu e me ocupou. Infeliz com loucura e sem loucura, Peço à vida outra vida, outra aventura, Outro incerto destino. Não me dou por vencido Nem convencido E agrido em mim o homem e o menino. Namasté
12/01/2010 às 15:18 #86826AcáciaMembroSaudações 2010, "Quase tudo velho no front"Chico Buarque a seguir para meditar"Nada se cria, tudo se transforma" (ou se copia?)...Meu caro amigo eu não pretendo provocarNem atiçar suas saudadesMas acontece que não posso me furtarA lhe contar as novidadesAqui na terra 'tão jogando futebolTem muito samba, muito choro e rock'n' rollUns dias chove, noutros dias bate solMas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá pretaÉ pirueta pra cavar o ganha-pãoQue a gente vai cavando só de birra, só de sarroE a gente vai fumando que, também, sem um cigarroNinguém segura esse rojãoOlá?
18/01/2010 às 21:13 #86865AcáciaMembro“Era uma vez…Um lugarzinho no meio do nada, com sabor de chocolate, cheiro de terra molhada…Era uma vez... A riqueza contra a simplicidade...uma falando pra outra...quem gera mais felicidade...Pra gente ser feliz, devemos cultivar as nossas amizades, os amigos de verdade...Pra gente ser feliz, temos que cultivar as nossas amizades... A nossa Liberdade... uma história de amor...de aventuras e de magias...só tem a ver...quem já foi criança um dia... Era uma vez..."Lutemos pelos verdadeiros direitos humanos!
19/01/2010 às 11:26 #86866ajce1962MembroOlá!Cristo, "Conhecereis a verdade e a verdade vos 'libertará" Buda, "A iluminação é o 'fim' de todo o sofrimento"Krishnamurti - A Verdade:A verdade não é uma coisa contínua que se possa manter mediante prática ou disciplina, mas algo que se percebe num lampejo. A percepção da verdade não surge através de qualquer forma do pensamento condicionado, razão pela qual o pensamento não pode imaginar, conceber nem formular o que seja a verdade.Para se entender, plenamente, o que é a verdade, tem de haver liberdade. Para a maioria de nós, liberdade é apenas uma palavra, uma reação ou uma idéia que serve de fuga à nossa escravidão, ao nosso sofrimento, à rotina entediante do dia-a-dia; mas isso, absolutamente, não é liberdade. A liberdade não vem através da busca porque não podemos buscar a liberdade e tampouco procurá-la. A liberdade só vem quando compreendemos todo o processo da mente que cria suas próprias barreiras, limitações e projeções a partir de uma base de experiência condicionada e condicionante.Namasté
19/01/2010 às 15:50 #86867BrasilMembro"Era uma vez...Um lugarzinho no meio do nada, com sabor de chocolate, cheiro de terra molhada...Era uma vez... A riqueza contra a simplicidade...uma falando pra outra...quem gera mais felicidade...Pra gente ser feliz, devemos cultivar as nossas amizades, os amigos de verdade...Pra gente ser feliz, temos que cultivar as nossas amizades... A nossa Liberdade... uma história de amor...de aventuras e de magias...só tem a ver...quem já foi criança um dia... Era uma vez..."Lutemos pelos verdadeiros direitos humanos!
Adoro a Sandy! Minha filha cresceu ouvindo essa e outras músicas cantadas por ela.“Pra gente ser feliz, tem que mergulhar na própria fantasia, na nossa liberdade.”Sandy é a filha que todo pai gostaria de ter.Valeu!! ;)
20/01/2010 às 22:18 #86864AcáciaMembro“mergulhar na própria fantasia …na própria liberdade”…Com esta eu discordo.Na própria fantasia é fuga da realidade ... Não teremos luta!Na própria liberdade que vem da própria fantasia é nos distanciarmos do absoluto. Nem pensar! Fica pra lá de mimético...Gosto de pensar em "filhos" mais reais!Mas, Era uma vez, a riqueza contra a simplicidade... Parece-me uma luta real... Vale a pena tentar!
24/01/2010 às 20:23 #86862BrasilMembroCom esta eu discordo.Na própria fantasia é fuga da realidade ... Não teremos luta!
Luta? Quem te disse que precisamos dela?Consideras a luta algo intrínseco à Humanidade?Luta contra quem? Contra nossa própria espécie?Pra quê? Pra “vencer na vida”?
27/01/2010 às 19:38 #86863lincolnpsiMembroA raiva , a ira, o ódio , a dor, a paixão, o amor….A musica como representação, a vontade de potencia, o sexo, o divorcio....O homem, a mulher, o dinheiro, a especie....O espaço, a terra, as drogas, as guerras....Eu não gosto de absolutamente nada disso, porem...Faço parte do contra ponto que é a filosofia reflexiva...
02/02/2010 às 22:47 #86835AcáciaMembroCom esta eu discordo.Na própria fantasia é fuga da realidade ... Não teremos luta!
Luta? Quem te disse que precisamos dela?Consideras a luta algo intrínseco à Humanidade?Luta contra quem? Contra nossa própria espécie?Pra quê? Pra “vencer na vida”?
"Vencer na vida"?Eu não lutaria por algo que, com certeza, não é o propósito da vida terrena. Vencer na vida...risos...Um carrão, um bilhão...pro barão..."Baião da Rua" (Fagner, Fausto Nilo)'Olho de menino da cidade sabe vadiar;Carro, geladeira, tudo passa pelo seu olhar;É um menino nu, que brotou do chão, perto do sinal, perdeu a luz, pedindo pão......Não tem bola, quero cola, oh baião do Brasil, sabiá, já voou, sumiu!......Um bilhão, pro barão, oh baião, do Brasil, Baião!E mais outra do Fausto Nilo:...Mas há um pássaro que vence um avião...Por quem Picasso destruiu seu coração,Pra que o céu ficasse azule o Planeta fosse umdo outro lado do seu coração.Não esqueça o motivo da minha luta:"A Amizade é uma alma com dois corpos" (Aristóteles)A "civilização" querendo ou não, a Justiça vai se manifestar e devolver os filhos aos seus "verdadeiros" Pais.
03/02/2010 às 1:53 #86836BrasilMembroBonitas músicas, Acácia! Sobre a “luta”, quero dizer-te que é interessante perceber como as pessoas valorizam certas coisas e, nem se dão conta de que sequer sabem ao certo por que e nem pra quê.
Não teremos luta!
Oh! E agora?!?! Que faremos sem a luta? hehehe ;D
03/02/2010 às 3:20 #86837AcáciaMembroAhhhh. Ok, sem luta ,mas ainda creio que haverá mudanças que beneficie todas estas pessoas desamparadas e abandonadas ao acaso, ao relento. Não pode haver evolução sem que o homem desenvolva sua espiritualidade e pratique a caridade…Não é possível que os humanos não se dêem conta do quanto de terrenos eles estão perdendo a ponto dã grande maioria se contentar como “vermes”…
03/02/2010 às 20:38 #86838BrasilMembroAhhhh. Ok, sem luta ,mas ainda creio que haverá mudanças que beneficie todas estas pessoas desamparadas e abandonadas ao acaso, ao relento. Não pode haver evolução sem que o homem desenvolva sua espiritualidade e pratique a caridade...Não é possível que os humanos não se dêem conta do quanto de terrenos eles estão perdendo a ponto dã grande maioria se contentar como "vermes"...
Quem seriam os vermes? Por que os considera vermes? A que terrenos você se refere?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.