O progresso das ciências e das artes contribuiu para a melhora da h…

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A ciência O progresso das ciências e das artes contribuiu para a melhora da h…

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 46 até 60 (de 128 do total)
  • Autor

Olá Brasil,Agora estou no trabalho, à noite comentarei melhor, mas o que posso lhe dizer é que vc não compreendeu o que eu disse. Por favor releia meus dois últimos posts... ;)Abraços.

Brasil
    Membro

Além do mais, a malária por exemplo ainda não tem cura. Será que é porque a maior parte das pessoas que a contraem estão na região norte, que é uma das mais pobres do Brasil?

Olá unVoltNão, a malária é comum em florestas tropicais, mata fechada, etc.Para não correr o menor risco de contrair malária, basta vacinar-se 10 dias antes de ir para a região onde ela se encontra. A malária é transmitida por um mosquito que não pode ser erradicado sob pena de desequilibrar a “balança” da cadeia biológica e ecológica, paradoxalmente, o mosquito da malária é necessário. Porém a ciência nos deu a imunização para essa terrível doença e hoje nós nem precisamos nos preocupar tanto com ela.Sobre o direito de expressão, a lei é muito clara! Difundir o preconceito de raça é crime!!Se a pessoa não gosta de tailandês é uma coisa, se ela DISSER ISSO é outra!

Você realmente acha que, se eu fosse acusado de afirmar a inferioridade dos tailandeses, este tipo de "prova" seria aceita em um tribunal?

Não tenha dúvidas disso!! Se houver queixoso, ou seja, alguém movendo a ação e, esta for passível de provas concretas (testemunha e/ou documento e/ou outra(s) prova(s)), é condenação certa!!! Ou então muitas despesas com advogados buscando  brechas nas leis para livrar o acusado.Agora estou sem tempo, depois eu quero escrever algo sobre a “liberdade de pensamento e expressão racistas”. Também vou reler os posts do unVolt, conforme ele me pediu e também responderei ao Z.Abraços a todos

Além do mais, a malária por exemplo ainda não tem cura. Será que é porque a maior parte das pessoas que a contraem estão na região norte, que é uma das mais pobres do Brasil?

Olá unVoltNão, a malária é comum em florestas tropicais, mata fechada, etc.Para não correr o menor risco de contrair malária, basta vacinar-se 10 dias antes de ir para a região onde ela se encontra. A malária é transmitida por um mosquito que não pode ser erradicado sob pena de desequilibrar a “balança” da cadeia biológica e ecológica, paradoxalmente, o mosquito da malária é necessário. Porém a ciência nos deu a imunização para essa terrível doença e hoje nós nem precisamos nos preocupar tanto com ela.

Olá Brasil,Pistaste um belo cenário, hein!? ;DMas por ora comentarei especificamente este ponto: existem indícios de que a malária existe há mais de 50 mil anos, e apesar disto todos os anos 500 milhões de pessoas são afetadas por esta doença. Além do mais, "esta doença mata uma criança africana a cada 30 segundos, e muitas crianças que sobrevivem a casos severos sofrem danos cerebrais graves e têm dificuldades de aprendizagem".Abraços...

Brasil
    Membro

existem indícios de que a malária existe há mais de 50 mil anos, e apesar disto todos os anos 500 milhões de pessoas são afetadas por esta doença. Além do mais, "esta doença mata uma criança africana a cada 30 segundos, e muitas crianças que sobrevivem a casos severos sofrem danos cerebrais graves e têm dificuldades de aprendizagem".

Mas unVolt!!!!! A imunização existe e sua margem de chances de falhar é praticamente nula, ou seja, imuniza mesmo.Se essas crianças não recebem a vacina, por que $era?? MEU DEUS!!!!! Por que $era???$era que não podíamos estudar com mais afinco e recur$os, ou seja, mais intensamente, a CURA? Acho que $im!! Por que não fazemo$ isso? A ciência nos impede?Quem está em São Paulo e terá que viajar ao Mato Grosso ou ao Acre por exemplo, TEM DE VACINAR-SE  SENÃO..., porém o efeito ou eficiência é altamente satisfatório.

Só agora os pesquisadores estão procurando a cura para a malária, e olha que curioso: eles estão procurando na medicina popular, que é em grande parte proveniente da cultura indígena.

Pois é, pq $erá?Veja, vc está me dizendo que não agimos a contento,    e não,  que a  ciência contribui ou não, alguma coisa.

Pistaste um belo cenário, hein!?  ;D

Não entendi!Até

Brasil
    Membro

AMIGOSPeço-lhes que exponham os MOTIVOS que os levam a manter uma posição contrária a algo que a mim parece claro.Contribuiu, mas não contribuiu, tá. É isso, mas valeu a pena ou não? e, devemos continuar ou não? caso sim, o que fazer? Caso não, o que fazer? Por favor Srs.!!! Abração a todos!!!

Flag
    Membro

todos os anos 500 milhões de pessoas são afetadas por esta doença.

Se todos os anos 500 milhões de pessoas são afectadas pela malária então pelas minhas contas em 12 anos a população mundial de 6000 milhões de pessoas está toda infectada, voçê tem a certeza disto?

Peço-lhes que exponham os MOTIVOS que os levam a manter uma posição contrária a algo que a mim parece claro.

Não percebi, qual é a posição em relação a o quê? É que neste tópico ficou tudo tão confuso ???

Brasil
    Membro

Não percebi, qual é a posição em relação a o quê? É que neste tópico ficou tudo tão confuso ???

Flag, você já havia colocado sua opinião com clareza, eu referia-me ao unVolt e ao Z, pois eles são contra a minha posição, mas não opinam em conteúdo, simplesmente rebatem meus argumentos, eu queria saber a posição clara, ou seja, o que pensam que deveríamos fazer em relação a questão. Condenar a ciência ou tentar consertar os nossos erros, e como poderia ser feito, etc...

Brasil
    Membro

...é tão legítimo haver aversão a xenófobos como haver aversão a raças diferentes (xenófobo). São ambas aversões a pessoas.

É legitimo haver aversão a raças diferentes??

Brasil, porque você pressupõe sempre para o lado negativo? Eu disse que´tanto há legitimidade para uma coisa como para a outra, neste caso, aversão a pessoas com opiniões diferentes é "errado" SEMPRE!!

Brasil, porque você pressupõe sempre para o lado negativo?

Porque, aversão a outras raças é negativo, ora!!!

Citação de Z Aproveitando para voltar assim ao tópico, o progresso das ciências e das artes pode não ter influência para a melhoria da humanidade.

Citação de Brasil  É? Por que? hehehe.

Citação de Z Não sei caro Brasil, mas quero ver alguém provar que é benéfico hehehe.

Francamente!!

Brasil
    Membro

Olá amigos

Brasil, não está em causa o meio onde eu vivo, se me considero mais puro ou menos puro. Nem eu acredito nisso.

Mas, XENOFOBIA envolve isso! Infelizmente!Sobre o “direito” e a liberdade de pensamento e expressão da idéia racista e a  xenofobia.Quando citei a nacionalidade e o sangue de meu interlocutor nessa discussão, estava chamando a atenção para o fato de que, para quem vive na Europa, ou em outra determinada região do planeta que NÃO viveu ou experimentou um processo de miscigenação acentuado, talvez e, eu disse TALVEZ, falar sobre tolerar xenófobos seja algo natural, “um direito”, simples liberdade de expressão etc. Porém, para nós brasileiros, isso é impensável.O Brasil é o “misturador de raças do planeta”! Aqui todas as raças acabam se misturando  mais dia, menos dia!Sei que NÃO foi aqui, defendida a xenofobia! E tenho certeza que simplesmente quis se defender a liberdade de pensamento, porém, o pensamento de um xenófobo só será conhecido se ele expressar-se e, AQUI, isso seria uma grande tolice.Se adotássemos as práticas e pensamentos xenófobos, estaríamos EXTINTOS, pois, Brasil É mistura de raças.braxfra.jpggabriela_migia.jpgindia_amamenta.jpgdemo_parafuso.jpgao_sem_mao.jpgcapoeira.jpgpele_04_torch.jpg30new_31.jpg30new_14.jpgmedium_ronaldinho-brazil2.3.pngayrtonsenna.jpg12.jpgnelsonpiquet.jpgEm.jpg

Brasil
    Membro

Olá amigosPalavras de Albert Sabin:"Sinto-me altamente honrado por ter o meu nome em uma escola de Ribeirão Preto. A mensagem que eu daria, não somente aos estudantes do Liceu Albert Sabin, mas a todos os jovens é para que façam suas vidas mais dignas. Posso citar alguns dos princípios que norteiam a minha vida e que gostaria de deixar para vocês: Lembre-se sempre do principal mandamento "O que é ruim para você, não faça aos outros" - O que lhe fere, não faça ao próximo". Lembrem-se também do que disse o sábio israelita Hillel: "Se você não for por si mesmo, quem será? Mas se você for por si mesmo, o que você será!". Isso significa que cada pessoa tem a responsabilidade primeira de fazer o melhor por si mesmo. Então estará em condições de assumir a sua responsabilidade de fazer também algo pelos outros..."                                                           Dr. Albert Sabin(Descobridor (russo) da cura da poliomielite, terrível e hoje extinta doença que ALEIJAVA milhões de crianças em todo o mundo.)Parabéns ao Dr.Sabin!!! Parabéns à Ciência!!!“O saber contra a ignorância, a saúde contra a doença, a vida, a morte... Mil reflexos da batalha permanente em que estamos envolvidos...”                                                                                                                        Osvaldo Cruz(Médico, cientista e sanitarista brasileiro, Osvaldo Cruz foi um pioneiro no estudo de moléstias tropicais e fundador da medicina experimental no Brasil.)Interessante história:(Não posso garantir a veracidade nem a autoria)  Srs., se souberem algo a respeito dessa história, comentem, por favor.O nome dele era Fleming e era um pobre fazendeiro escocês.Um dia, enquanto trabalhava para ganhar a vida e o sustento para sua família, ele ouviu um pedido desesperado de socorro vindo de um pântano nas proximidades. Largou suas ferramentas e correu para lá. Lá chegando, enlameado até a cintura de uma lama negra, encontrou um menino gritando e tentando se safar da morte. O fazendeiro Fleming salvou o rapaz de uma morte lenta e terrível.No dia seguinte, uma carruagem riquíssima chega à humilde casa do escocês.Um nobre elegantemente vestido sai e se apresenta como o pai do menino que o fazendeiro Fleming tinha salvado. "Eu quero recompensá-lo", disse o nobre. "Você salvou a vida do meu filho"."Não, eu não posso aceitar pagamento para o que eu fiz", responde o fazendeiro escocês, recusando a oferta. Naquele momento, o filho do fazendeiro veio à porta do casebre. "É seu filho?" perguntou o nobre."Sim", o fazendeiro respondeu orgulhosamente."Eu lhe farei uma proposta. Deixe-me levá-lo e dar-lhe uma boa educação. Se o rapaz for como seu pai, ele crescerá e será um homem do qual você terá muito orgulho".E foi o que ele fez. Tempos depois, o filho do fazendeiro Fleming se formou no St.Mary's Hospital Medical School de Londres, ficou conhecido no mundo como o notável Senhor Alexander Fleming, o descobridor da Penicilina.Anos depois, o filho do nobre estava doente com pneumonia. O que o salvou? Penicilina.O nome do nobre? Senhor Randolph Churchill.O nome do filho dele? Senhor Winston Churchill.Alguém disse uma vez que a gente colhe o que a gente planta.Trabalhe como se você não precisasse do dinheiro.Ame como se você nunca tivesse tido uma decepção.Dance como se ninguém estivesse te assistindo.Abraços

Z
    Membro

Peço-lhes que exponham os MOTIVOS que os levam a manter uma posição contrária a algo que a mim parece claro.Contribuiu, mas não contribuiu, tá. É isso, mas valeu a pena ou não? e, devemos continuar ou não? caso sim, o que fazer? Caso não, o que fazer? Por favor Srs.!!!

Brasil, você está pedindo simples, mas demais heheDizer que o progresso que alcançámos através da ciência não valeu a pena é um suicídio intelectual. Pois é o mesmo que dizer que nós não éramos suposto existir como civilização avançada.De qualquer forma eu continuo dizendo que não sei se valeu a pena, mas espero que sim! Não sei se a imnunização à malária compensa a criação do poder de destruir milhões com um simples carregar de botão. Isso eu não sei, porque não tenho moral nem capacidade para avaliar o que pesa mais...Você ainda não provou que o progresso foi benéfico, você apenas exemplificou descobertas que permitem beneficiar a curto prazo a sobrevivência da humanidade. Se você se sente com moral e com capacidade para medir todos os pesos dados pelo que a ciência nos proporcionou, então trabalhe nisso e nos faça apreender suas lógicas. Agradeço que seus comentários às minhas afirmações tenham significado, para que eu possa perceber sua posição e poder refutar. Dizer "francamente" não significa nada, nem me fez vacilar no que escrevi :S...Agora quanto ao seu post que especifica o país Brasil, Eu acho demasiado "nacionalista" o que você argumenta. Você acredita mesmo que Europa é mais passível de tolerar xenofobismo do que na américa latina ou áfrica?? Não se iluda. Há 10 vezes mais racismo em África do que na Europa, e não necessáriamente dos brancos...(não interessa discutir os motivos que levaram a isto senão nunca mais saímos daqui).Brasil, xenofobia não foi defendida aí nem em nenhum lugar a não ser por ditadores fascistas. Não é por ser Europa que tem mais inclinação para tolerar xenofobia. Você afirma que Brasil é um país pluriétnico e é. Mas europa não é uma cidade de branco. Existe mais culturas diferentes na Europa do que qualquer outro continente, Na europa você encontra pessoas de outros lugares do mundo em igual proporção.Penso que você está olhando demasiado de baixo ao colocar o problema ao nível da experiência de comunidades. E discordo totalmente quando você diz que o facto de eu ser português não mestiço, ao invés de ser brasileiro me torna mais tolerante para com pensamentos xenófobos. Nunca concordarei com tais preconceitos nem que me prove com todos os estudos de estatística.Brasil, eu adoro seu país e respeito-o por demais, mas não o vou colocar o povo brasileiro éticamente acima de nenhum outro seja por que motivo for. humano é humano, se num sítio é louro, no outro é moreno, se num sítio é xato, no outro é xoramingão, se no outro é maldoso, no outro é traidor.. somos todos diferentes, mas todos moralmente iguais, porque a consciência felizmente não depende das nações onde se vive.Curiosamente, li hoje que apesar de tantas etnias humanas em nosso planeta, as estruturas moleculares e genéticas de dois humanos, por mais diferentes que sejam, são mais parecidas do que as de entre dois chimpazés... Não sei o que isto possa significar mas é só uma curiosidade engraçada ;)Continuando para concluir, Xenófobo na nossa sociedade não tem a liberdade de se expressar, apenas a liberdade de o ser. Eu acho que justiça deve ser igual para todos, mas a opinião de Brasil (opinião generalizada e socialmente aceite como a mais "humana") é uma simples prova de que a sociedade mundial não está preparada para se auto incutir tamanha liberdade. E se não está, então que continue sendo crime um xenófobo difundir suas ideias até que a sociedade possa estar preparada para acolher estas ideias sem se auto mutilar. No dia em que a sociedade estiver preparada, ser xenófobo não irá ser mais do que um adepto de um clube diferente, será encarado com o mesmo respeito, criticado naturalmente por seus pensamentos mas do mesmo modo como se critica pensamentos a favor de touradas, de experiências com animas etc...Um dia, poderá ser de facto igualmente livre odiar um parente por ser mau, um ex amigo por ter, ou uma nação inteira por não me ter acolhido. Mas neste momento só se pode odiar devido a preconceitos aceites como moralmente correctos. Eu não acredito que a humanidade está preparada para assumir definições de ética enquanto houver a hipocrisia de se querer a liberdade, restringindo outras liberdades... Mas eu sou só um sonhador...Cumps indiscriminados.

Brasil
    Membro

Peço-lhes que exponham os MOTIVOS que os levam a manter uma posição contrária a algo que a mim parece claro.Contribuiu, mas não contribuiu, tá. É isso, mas valeu a pena ou não? e, devemos continuar ou não? caso sim, o que fazer? Caso não, o que fazer? Por favor Srs.!!!

Brasil, você está pedindo simples, mas demais hehe

Concordo, mas pelo menos tente, não fique, (me desculpe), divagando!Falamos, falamos e falamos e depois de tanto falarmos você diz que:

Citação de Z: Aproveitando para voltar assim ao tópico, o progresso das ciências e das artes pode não ter influência para a melhoria da humanidade.

Eu te pergunto por que e, você me responde:

Citação de Z: Não sei caro Brasil, mas quero ver alguém provar que é benéfico hehehe.

Então pra que estamos conversando? Pra que você está me dizendo tantas coisas? Só discordar? E os argumentos são divagações??!!

Você ainda não provou que o progresso foi benéfico

Ao menos eu tentei!!

Brasil, eu adoro seu país e respeito-o por demais, mas não o vou colocar o povo brasileiro éticamente acima de nenhum outro seja por que motivo for.

Alguém lhe pediu isso?

humano é humano, se num sítio é louro, no outro é moreno, se num sítio é xato, no outro é xoramingão, se no outro é maldoso, no outro é traidor.. somos todos diferentes, mas todos moralmente iguais, porque a consciência felizmente não depende das nações onde se vive.

Espera aí meu amigo!! Quem colocou o nazismo, o xenofobismo e a liberdade de expressão de racistas foi VOCÊ, não eu!! A essas pessoas (xenófobos), interessa MUITO se é xoramingão, xato ou se é otário metido a filósofo!!

Eu não acredito que a humanidade está preparada para assumir definições de ética enquanto houver a hipocrisia de se querer a liberdade, restringindo outras liberdades...

Se não está preparada para isso, que dirá para discursos xenófobos livres? Meu caro! O direito de SER, pode-se ter, mas quando pessoas esclarecidas e/ou ignorantes, têm direito a expressar racismo, o que é que vc acha que acontece? Você deve saber, ou não? Pessoas ignorantes ouvindo pessoas esclarecidas falando que raça tal é inferior, o que você acha que pode acontecer? Se houvesse essa liberdade, como você acha que isso aqui estaria?Agora, dizer que a liberdade é importante, eu também digo, porém, ainda estamos longe da liberdade plena. Na liberdade plena MESMO, eu entendo que racismo não cabe.

Há 10 vezes mais racismo em África do que na Europa

E vc continua achando o "direito" de SER racista válido, tolerável, respeitável, legítimo?Se você NÃO acha que é nada disso, então racismo não é tolerável!! Portanto, o pensamento nazista, xenófobo etc., tem que ser proibido mesmo!! A liberdade ainda tem que ter limites, infelizmente, porém imprescindível.

Não sei se a imnunização à malária compensa a criação do poder de destruir milhões com um simples carregar de botão. Isso eu não sei, porque não tenho moral nem capacidade para avaliar o que pesa mais...

Desculpe-me, mas isso é muito simplista, para quem estava enveredando por tantos temas diferentes e alheios à essa questão!Cumps

Brasil
    Membro

Olá Z

Qual é mais errado, o xenófobo que tem um preconceito contra por xemplo, aborígenes, ou o activista que que faz propaganda promovendo a opinião anti-xenófoba?

Qual é o mais errado não!!  Qual é O errado! Isso sim.O que faz propaganda atnti-xenofobia,  ao meu ver, está prestando um serviço social importante, pois XENOFOBIA, alem de ser uma desumanidade, covarde, desleal, repugnante e nojenta, por acaso, aqui em meu país, é proibida por lei específica.O xenófobo aqui no Brasil, tem direito de ser xenófobo, mas se quiser dizer isso para alguém, ele só poderá dizer isso aos seus melhores amigos, os cães.Abraço

Olá amigos…

Condenar a ciência ou tentar consertar os nossos erros, e como poderia ser feito, etc...

Brasil, posso estar enganado, mas, assim como em outros assuntos, vc tende a utilizar opiniões absolutamente maniqueístas: "certo vs errado", "bem vs mal". Não é uma questão de se "condenar" a ciência, ninguém aqui cogitou isto, a discussão aqui é se em seu saldo final o progresso científico foi benéfico ou não. Tentar consertar nossos erros não é uma opção, é uma obrigação, e admitir que grande parte dos problemas modernos foram causados pelo avanço tecnológico já é um bom começo.

Se vc me disser que o avanço tecnológico tenha contribuído para agravar algumas doenças eu posso concordar, porém com algumas ressalvas que poderão ser discutidas mais adiante. Agora, dizer que a ciência CRIOU as doenças, não!O câncer é um fenômeno degenerativo hereditário, problemas cardíacos, idem!!??Problemas de vista?? Não entendi! Na idade média não existia problemas cardíacos? Acho que sim. E problemas de vista? Acho que também!

Brasil, sim, o avanço tecnológico nos trouxe inúmeras doenças. E procure melhor sobre as maiores causas dos problemas citados para ver que são causados, em grande parte, pelo modo de vida moderno, que é resultado dos "avanços" tecnológicos. Seguem dois links sobre o câncer:http://www.dietanet.hpg.ig.com.br/ncancer.htmhttp://andre.sasse.com/causas.htm

Se essa discussão chegar à conclusão de que a ciência NÃO é benéfica, é porque somos todos cegos!

Mais uma vez vc está querendo colocar a ciência como boa ou má em si mesma. Como eu já disse várias vezes, ela é apenas uma ferramenta, e seria absurdo afirmar que ela é ou não benéfica. O que devemos tentar descrobrir é se ela está ou não benéfica.E, como vc mesmo disse, a cieência está quase sempre a serviço do capital, o que faz com que ela tenha sido "benéfica" somente àqueles que tem acesso a ela, prejudicando ao mesmo tempo o meio-ambiente e o resto da sociedade.Olhemos para os EUA e Japão: eles estão no "topo" em termos de desenvolvimento científico-tecnológico. Você acha que o planeta suportaria mais meia dúzia de EUA? Óbvio que não.Bem, mas expressando minha opinião em poucas palavras: acho que, no saldo final, o desenvolvimento científico-tecnológico, da forma como foi conduzido, nos trouxe quantidades próximas de benefícios e malefícios.Não existem dados para provar que isto seja verdadeiro ou falso, mas é a impressão que tenho.

Se todos os anos 500 milhões de pessoas são afectadas pela malária então pelas minhas contas em 12 anos a população mundial de 6000 milhões de pessoas está toda infectada, voçê tem a certeza disto?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mal%C3%A1ria[hr]

Sei que NÃO foi aqui, defendida a xenofobia! E tenho certeza que simplesmente quis se defender a liberdade de pensamento, porém, o pensamento de um xenófobo só será conhecido se ele expressar-se e, AQUI, isso seria uma grande tolice.Se adotássemos as práticas e pensamentos xenófobos, estaríamos EXTINTOS, pois, Brasil É mistura de raças.

Brasil, não entendi, como assim seríamos extintos? Ninguém aqui está defendendo o extermínio de ninguém, o que defendemos é o direito de expressão de um gosto pessoal. Se eu afirmar que não gosto de cariocas estarei prejudicando-os de alguma forma? Estarei caluniando-os? Estarei falando uma mentira?Há uma grande diferença (que nosso amigo Brasil aparentemente não compreendeu) entre afirmar um gosto pessoal e afirmar, por exemplo, a inferioridade de uma raça. No segundo caso a prova cabe a quem afirma. Assim sendo, é óbvio que qualquer um que afirmasse a inferioridade de uma raça qualquer seria condenado, pois não existem meios legais para este tipo de prova. Mesmo porque, como eu já disse, cientificamente não é mais aceito o conceito de raça.Afirmar que não gosto de um indivíduo não é crime. Então porque seria crime se esta afirmação se aplicasse a uma raça, família, profissão, religião ou seja lá o que for? Pode ser lei, mas não deixa de ser ridículo.Abraços.

Z
    Membro

Para Brasil, não parece ser ridículo… parece ser óbvio que é asism que deve ser.Se ele acha que odiar xenófobos é mais moralmente correcto do que um xenófobo que odeia negros, então sua mente está totalmente viciada e não conseguirá facilmente abandonar os seus dogmas muito materiais... O sentido prático de Brasil o leva a manter uma opinião determinada de ética. Logo, qualquer pessoa que admita que a ética é um valor não fixo, que pode mudar consuante a mentalidade mundial, es´tará contra Brasil.Brasil, não contrarie só por contrariar, não é descredibilizando opinião dos outros que torna a sua mais correcta. Justifique, com argumentos universais em vez de opções pessoais.Cumps.

Visualizando 15 posts - 46 até 60 (de 128 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.