Início › Fóruns › Questões do mundo atual › Violência e Criminalidade › Pena de Morte
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
05/10/2002 às 18:01 #74963Miguel (admin)Mestre
Vendo a morte e as formas de matar. Simples, mas se vc tem medo…. Vcs tão falando de violencia, mas sabem o que e como é a cara da violencia? Então de uma olhada. Talvez vejam se é só distribuicao de renda…
05/10/2002 às 18:54 #74964Miguel (admin)MestreNão, Cinelav, não é só distribuição de renda, mas como já cansei de dizer por aqui, a renda, é o mais importante fator, variando entre 90 a 70% do fator mais importante para a violência sem controle. Se resolvessemos esta questão, nos sobrariam recursos para manter o restante da violência irracional sobre controle. Mas no fundo, vcs gostam disso..é coisa do senso comum alienante. Atribuir tudo a outros fatores de maneira vaga, superficial…dizer…que tudo é fruto da maldade humana…claro isso teus, pais, e do X, gente alienada e reacionária, embora , provavelmente oriundos da baixa classe média, o ensinaram….Sim, curtam a violência, achando que estarão livres dela, chafurdem no senso comum, afinal , seus progenitores sempre foram assim.Este canal de comunicação aqui, ao menos, serve para demonstrar que a solução para a violência( banal e descontrolada) , sequer pode ser considerada como tendo sua discussão inciada.
05/10/2002 às 20:19 #74965Miguel (admin)MestreMeu vc é muito inteligente, mas muito mesmo. Que cara inteligente, exemplar!!! Candidate-se para presidente e eu voto, como vc tem idéias, como vc é profundo, Fernando, vc é meu ídolo, se eu não fosse homem eu faria de tudo pra vc casar comigo. Obrigado por me por eu meu lugar.
05/10/2002 às 20:38 #74966Miguel (admin)MestreFernando,
Nao sei de onde vc tirou isso de que eu curto violencia, está parecendo uma criança pirracenta que ao ser contrariada começa logo a gritar:
– alienado! alienado!
Vira esse disco rapaz! Desse jeito até fica parecendo que o alienado é vc.Quanto a importancia de uma melhor distribuiçao de renda, já disse que concordo e que é obvio! Só disse que nao é tudo e nem resolverá tudo mas, devido ao tamanho grau do desequilibrio na nossa distribuiçao de renda, agora deveria receber isso a maior parte da atençao. O governo nao investiu nada no social e hoje se encontra prostrado diante da violencia… é incompetente de pai e mãe, nao previu o blecaute qd nao investiu em energia, nao previu o caos social qd cortou os investimentos nessa area. Nao precisa ser de esquerda para saber disso!
Nao acho que a ditadura militar seja a soluçao para “por ordem no caos” do brasil, ou vc concorda com aquele argumento de que “o povo nao sabe entao vamos tomar conta”? Do mesmo modo nao concordo com uma ditadura comunista, que viria com o mesmo argumento mas outra soluçao burra. Vc devia ouvir uma musica do Titãs, pense um pouco na letra: “A gente nao quer só dinheito, a gente quer dinheiro, diversao e arte…”. Se vc “equilibrar” a distribuiçao de renda tirando tudo de todos nao vai resolver muito. Qualquer ser humano precisa de algo por que lutar, dinheiro nao resolve tudo, ou vc ainda nao sabe? Devia ler “A revoluçao dos bichos”.
Nao concordo que gostar de um site como aquele seja coisa do senso comum, alias, aquilo é coisa bem pouco comum, é mais proprio de alguem doente.
E para falar de violencia nao é preciso consultar coisas daquele tipo, assim como um medico nao precisa contrair as doenças para poder clinicar.
Fernando, onde eu disse que é tudo fruto da maldade humana? Deixa de ser pirracento:
– alienado! alienado!05/10/2002 às 21:23 #74967Miguel (admin)Mestre“E para falar de violencia nao é preciso consultar coisas daquele tipo, assim como um medico nao precisa contrair as doenças para poder clinicar.”
Sou médico e preciso ver a doença para estudá-la. Não preciso contrair. Ver. Deixa pra lá, fiz uma suposição errada de vcs. Continuem bicando o botão da ração, pode ser que caia um grão de milho.05/10/2002 às 22:10 #74968Miguel (admin)MestreUm médico!!!!Como tantos!!…engenheiros…economistas…todos têm apenas um diploma….uma formação técnica, especializada. Quem diz que têm raciocínio sofisticado, que podem enxergar além para verem as principais causas da violência. Neste ponto o X, dá de 10 a zero neste médico ,o tal de cinelav. Concordo com o X, eu errei ao achar que alguém que goste de sites bizarros ,de extremo mau gosto estejam imersos no senso comum…claro que não,são possivelmente doentes…algum tipo de tara que os faz gozar com este tipo de coisa. Não duvido que o cinelav seja um médico homeopata e/ou espírita….que gentalha !
06/10/2002 às 0:39 #74969márcioMembroPensamentos sobre o item “Natureza Humana” com relacao a violencia …
Bom, acho que nao existe muita duvida que a natureza em geral é violenta (por natureza, hehe).
O mamifero humano nao deve ser exceçao.Imaginei tribos indigenas. Por mais “comunistas” e pacificas que possam ser, cedo ou tarde uma acaba atacando a outra. Acho que nao tem nada a ver com “renda”. O homem ataca o mais fraco por natureza. Gosta de guerra. Faz parte da natureza.
Ou seja, se o homem é violento por Natureza, colocaria os itens ordenados da seguinte maneira:
1. Natureza Humana.
2. Educacao (falta de)
3. Social (transgressao-punicao)
4. Renda (tambem relacionado com distribuicao)segue …
06/10/2002 às 1:06 #74970márcioMembroPensamentos sobre o item “Educaçao” com relacao a violencia …
Bom, acho que talvez uma das primeiras tentativas de reaçao sobre a violencia da natureza humana fosse a de que os individuos menos violentos procurassem conter os mais agressivos com … palavras (de razao). Chamaria isso de Educaçao. A educaçao para conter a nossa natureza agressiva.
Pensamentos sobre o item “Social (transgressao-puniçao)” com relacao a violencia …
Bom, certamente o item “Educaçao” funciona para muitos, mas sem duvida deve sobrar um grupo imune. Entao, os individuos “educados”, que a essa altura sao muitos (e portanto mais fortes) estabelecem uma educaçao mais “formal”, instituindo as transgressoes e suas correspondentes puniçoes para aqueles que querem viver na “sociedade” educada.
06/10/2002 às 1:37 #74971Miguel (admin)MestreMarcio, olhe os últimos comentários…. observe… quanta verborréia violenta, quanta agressão… e sabe pq? Um tem e o outro não tem (diploma, percebeu?) o que não tem, tem raiva de tudo o que ele não tem, então ele ofende a todos que estão dentro de sua vontade demasiada de ter, e os coloca em seus esteriótipos, tipo: “vc é alienado” “que gentalha” etc. Percebe que um leão só brigará com outro por causa que o outro tem mais fêmeas que ele? É, a coisa não é tão “senso comum” como a distribuição de renda. Se assim fosse, não teríamos ACM, Malufs, Collors nesse país, eles tinham renda, mas buscaram mais, violaram normas do mesmo jeito, furtaram do mesmo jeito que o trombadinha…
Se fosse possível dialogar, ou propor um estudo, primeiro seria interessante entender o homem, como animal social (nos moldes aristotélicos) depois a sociedade, vc por acaso leu o artigo sobre consciência e violência que postei aqui? Então, não é interessante?
Bom, se vc quiser, poderemos iniciar uma discussão, senão prefiro desistir…06/10/2002 às 1:51 #74972márcioMembroPensamentos sobre o item “Renda” com relaçao a violencia.
Acho que “renda” tem muito a ver com o “ter”.
Ele tem isso e eu nao tenho ?
Antes de sair dando “porrada” nele, talvez valesse a pena algumas perguntas do tipo:
Como ele conseguiu aquilo ? Como eu posso conseguir aquilo tambem ?
(existe um elevado grau de individualismo no item ter)Talvez eu nem consiga saber como ele conseguiu aquilo, afinal estamos em um jogo bem complexo (o jogo do ter na sociedade educada), onde as regras mudam a toda hora e nao sao claras.
O Fernando enfatiza a distribuicao de renda. Certamente.
Mas acho que o maior interessado na distribuicao da renda é o proprio sistema capitalista.
O sistema anda melhor com uma adequada distribuicao da renda.
Em geral, acima de um determinado nivel as concentraçoes nao sao bem vindas. Concentraçao de trafego, concentraçao de pessoas, concentraçao de riquezas, etc.
Mas o problema é como evitar essas concentraçoes. Elas acontecem naturalmente e no centro de cada uma, encontra-se um talento.
Por outro lado, a ausencia de concentraçao (ou abaixo de certos niveis) causa o colapso do sistema … e a perda dos talentos.Manipular a distribuiçao de renda nao é facil … vamos ver se o Lula consegue (obs: nao vou votar no Lula).
06/10/2002 às 1:56 #74973márcioMembroAfonso, para dizer a verdade ainda nao tive a oportunidade de ler, mas vou ler amanha porque agora tenho que sair
…
06/10/2002 às 12:59 #74974Miguel (admin)MestreVem um e diz que o problema não é concentração de renda, dando o exemplo de Maluf, ACM, etc. Mas vejam como o cara é confuso…quem elege Maluf e ACM? Principalmente os pobres, aqueles que precisam dos favores destas ricas e corruptas raposas da política. São estes que mantêm o curral eleitoral…porque?….renda…baixa, renda que os obriga a vender voto. Portanto , ponto para a distribuição de renda. O outro diz que as tribos fazem guerra. .Sim, mas são em geral guerras limitadas, muito, mais imensamente longe das matanças produzidas , por exemplo pelas maiores potências industriais, nas duas guerras mundiais do século passado. Por outro lado, esportes, de massa, como o futebol, por exemplo podem canalizar a violência das multidões desde que controladas as torcidas( vejam os hooligans). Dizem também que ao capitalismo não interessa a concentração de renda…esta tola afirmação mereceria um estudo mais sério, mas podemos dizer que o capitalismo sendo um sistema anárquico de produção ,dependente de mercados , dos desejos dos capitalistas, etc, não pode planejar de maneira adequada a alocação de recursos, e nem sempre pode aumentar a produção. Assim, muitas vezes ele prefere que poucos consumam bens supérfluos que distribuir bens a todos. Como dizia Marx, cada capitalista espera que seu concorrente gaste muito em salários, para que, seus empregados venhm consumir seus produtos , enquanto ele mesmo procura gastar o mínimo para garantir a mais valia e manter-se vivo em regime de concorrência. Um sistema caótico, que se equilibra sempre no limite, no caso mantendo cheio de miséria a sua periferia. Mas enfim…. afastamo-nos do tema. Vcs acham mesmo que a pena de morte irá reduzir a criminalidade? Falando sobre eleições…Um , fugindo totalmente ao tema, faz questão de dizer que não irá votar em Lula. Eu, se continuar as filas que observei na minha zona eleitoral aqui de manhã, sequer irei votar. Interessante notar, que em países de democracia mais consolidada que a nossa, o voto não é obrigatório. Claro aqui, no Brasil, se esquecem que uma verdadeira democracia admite inclusive o direito de alguém não participar. Farei mais uma tentativa , próximo ao almoço, caso malogre, enfrentarei as conseqüências de não votar. Chega de vida de gado !!
06/10/2002 às 15:12 #74975márcioMembroMuito bom Afonso. Permita-me fazer um resumo da forma como entendi:
Serotonina = Neurotransmissor (cerebro) que determina nossos estados.
(serotonina de menos = depressao // serotonina de mais = violencia)MAOA = Gene que comanda a producao de uma enzima que elimina a serotonina.
obs: variaçoes geneticas naturais (ou artificiais) produzem versoes do MAOA mais eficientes ou menos eficientes.Maus tratos na infancia = Geraçao excessiva de serotonina (por longo prazo)
O que me permite construir a seguinte equacao matematica (“positivismo dos mais vagabundos”
)
Violencia Adulta = Maus tratos na infancia + MAOA nao eficiente.
ou como o artigo menciona: Comportamento = Ambiente + Genetica
06/10/2002 às 15:23 #74976márcioMembroHumm … ja estou vendo uma solucao. Sintetizar a enzima e colocar na agua, juntamente com o fluor, cal e outras porcarias …
06/10/2002 às 21:38 #74977márcioMembroViolencia e Criminalidade.
Acho que é necessario uma divisao entre violencia e crime organizado.
O crime organizado esta mais para uma “profissao” (profissao: bandido, fora-da-lei).
“Profissionais” engajados em torno de uma “Organizacao”.
E ai acho que a Violencia tem um papel secundario. A Violencia nesse caso, é “apenas” mais uma das “ferramentas” de “trabalho”.Como combater o crime organizado ?
Eu acho que o crime organizado deveria ser encarado nao como uma “organizacao” que opera no Brasil, “empregando” “profissionais” brasileiros, mas sim como um ataque de uma naçao inimiga ao Brasil. Ou seja, deveria ser utilizado todo o contingente militar que o pais dispoe para erradicar o inimigo. Definitivamente uma operaçao tradicional de guerra.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.