Qual o sentido da vida?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 76 até 90 (de 282 do total)
  • Autor

alo a todos,

se o que Iha disse estiver correto, voltamos entao a “busca do graal”, idealizaçoes e realizaçoes estariam mais proximas e o prazer seria secundario, afinal, nem sempre nossos objetivos sao prazerozos…

mceus
    Membro

Um dia, ao ler e discutir certa poesia do Drummond, chegamos a várias conclusões, ” no meio do caminho tinha uma pedra…” e daí continuava o poema, tiramos várias lições dele, um livro todo foi escrito explicando o poema, bem, o mais engraçado foi o próprio poeta dizer que nem ele sabia que queria dizer aquilo tudo, mas o professor de literatura, lembro bem, disse que o que o poeta achava não importava, e sim a interpretação retirada da poesia…
    Bem amigos, talvez seja simples o sentido da vida.

iha
    Membro

Olá a todos…
    eu, agora ainda mais, acho que a vida (todas as formas de vida) rumam a uma evolução, uma transcendência, mudam de forma, etc. É uma diversidade de vidas incrível em nosso planeta, e eu sempre quis achar uma constante nesse meio, algo tipo “é constante que o homem respira oxigênio”, uma 'lei científica', só que relacionada à área de Humanas. Mas vejo que é muito difícil e instável tal procura. Acho ainda que a vida humana não tenha objetivo senão, como citado, essa 'busca do graal', a realização, o fazer ser. Eu acho que todos devemos ser felizes. É possível sim mudar todos os conceitos, livrarmo-nos dos preconceitos, mudar os valores das sociedades. Esse fim-de-semana assisti ao filme 'Doce Novembro'. Que filme Excelente!!! Há um resgate de diferentes valores da vida, mas prefiro nem comentar muito sobre o filme porque 1º é um filme; 2º não sei se todos aqui assistiram, mas vão ver porque é ótimo!! Por enquanto é só.

(só pra atualizar a data..)

Por favor levem este fórum a sério.

O sentido da vida é aproveitarmos nosso curto período para aprendermos cada vez mais… nos aprimorarmos culturalmente, e sempre ir em busca do aprendizado. Viver para mim é aprender. Viver sem pensar (pensar coisas relevantes culturalmente) é como ser um vegetal. Viver signifca o aprimoramento de nossa mente, conhecermos culturas novas.

iha
    Membro

Acho que não deve haver um sentido na vida em geral. Talvez, se pegarmos esferas da sociedade, valores que resguardamos para nós mesmo, algo até meio individual (ainda que se origine de uma coletividade), possamos então traçar um rumo que estejamos tomando. É uma análise que deveria ser feita em relaçào ao que somos, e talvez outra em relação ao que gostaríamos de ser.
    PS: Palmas para os palestinos…!!!!

mceus
    Membro

Sim iha, talvez a necessidade de um sentido da vida seja só nossa, uma necessidade humana de explicar tudo na forma em que compreendemos, nessa forma limitada pelos sentidos, pela gramatica, e sim, viva os palestinos… e viva a vida.

Não há um sentido para a vida, não um que seja dado por algum deus,pelo destino ou algo assim, se existe um sentido para a vida ele é construído, eternamente construido e reconstruido e só o homem, more onde morar,neste sitema solar ou em outros,pode fazer tal construção.

iha
    Membro

Isso Luiz, mas talvez não tenha sido o homem que tenha criado a vida. Eu estava imaginando agora a vida como um meteoro gigante: quando nascemos, ele já existia, nós não podemos extingui-lo, mas podemos obter sua origem, calcular seu rumo, e provavelmente direcioná-lo.
    Eu acho que é difícil parar a vida, ela surge sozinha. Mas, agora num contexto mais social, com certeza nós temos a base para saber a origem de muitas coisas, e certamente poderemos saber onde isso ´vai dar´.
    Muitos estão descontentes com a situação, falta força de vontade e empenho para acabr com esse comodismo.

Acredito que a pergunta sobre o sentido da vida tem dois lados que me intrigam. 1º Por que existimos ? sabendo esta resposta, saberemos o sentido da vida.

2º Qual o sentido da vida para cada individuo ou grupo de individuos? o que nos leva a indagação do homem enquanto ser consciencte de si mesmo.

Bom, nao podendo eu responder pq fomos criados ou pq existimos eu me arrisco a dizer qual o sentido dado pelo homem para sua existencia. Enquanto ser alienado pela sociedade e pelo sistema que o rege o homem vive pelas conquistas tanto materiais, sentimentais e prazerosas que seu meio lhe proporciona, enquanto ser pensante e consciente de si o homem consciente da um sentido maior para sua existencia a sabedoria e a busca pelo desconhecido tentando assim chegar mais proximo do que chama-mos de ser pefeito.
    A busca do homem sempre sera a imortalidade.
    O medo da morte o faz caminhar e buscar, o sentido da vida enquanto ser consciente esta na busca de algo desconhecido… seja ele religioso, prazeroso ( pq o prazer eh desconhecido pelo individuo ate se experimentar, sao sempre novos prazeres), na verdade sao uma serie de fatores que leva um individuo ou grupo a discernir para si qual o sentido da vida e estes sao influenciados, por tempo, local, credo, tipo de grupo e individuos em que o homem tem contato.. e mais um monte de coisinhas…Acredito eu nao pode-se dizer que existe um sentido unico para a existencia humana, poderia sim dizer que fomos criados para um determinado sentido ( das nossas vidas), mas ainda nao consigo ultrapassar os misterios da criacao do homem…

para os mais atenados de plantao, esse texto nao se baseia em nenhuma corrente de pensamento, baseia-se em minhas proprias filosofias que nao tem muito embasamento cientifico.. e para os que forem criticar os erros de portugues, digo que faltei as aulas..
    so uma contribuicaozinha..

márcio
    Membro

Muito bom Sandra. Me permita trabalhar um pouco com suas ideias …

[Sandra] Porque existimos ? Sabendo essa resposta saberemos o sentido da vida.
    [Marcio] Sera ? Deixa eu tentar uma linha de raciocinio …

[Sandra] Porque existimos ?
    [Marcio] Existimos por existir. Mera obra do acaso.

E agora ? Conclui-se que a vida nao tem sentido ?

Por favor, me permita continuar …

Essa obra evoluiu (e continua evoluindo).
    E o centro dessa evolucao é a consciencia.

Cada um de nos possui sua propria consciencia, entretanto essa consciencia tende a transcender o nosso corpo fisico e se integrar a uma consciencia ainda maior em um processo de evolucao continua.

A essencia desse processo, o que faz ele ir para frente, sao ou serao os seus pensamentos.

Sua vida faz sentido quando voce pensa, sejam eles bons ou maus, simples ou complexos.
    Enquanto voce estiver pensando voce estara “construindo” a consciencia da vida.

Comentarios: Eu particularmente, nao estou conseguindo fazer distincao entre consciencia e mente portanto, para mim ambas sao a mesma coisa. E entendo pensamentos como sendo os “tijolos” da mente.

Abracos,
    Marcio

iha
    Membro

Marcio, eu acho, modestamente, que sua abordagem pareceu, ao menos para mim, Hegeliana. Os espíritos se exteriorizando em obras, mas de uma forma mais contínua. Mas eu ainda não entendi o que quis dizer com consciencia da vida; seria uma visão mais ampla, ou uma verdade?
    Acho que os grupos se reunem por terem os mesmos valores em mente, e acho que será difícil, holisticamente, que todos tenham visões amplas, até por limites físicos (orgânicos) do cérebro humano. Talvez os grupos construam o que, para eles, seria um sentido, uma meta.
    A vida humana não parece ter um sentido, enquanto organismo, pois não acho que possa contribuir para o ecossistema em si (muito pelo contrário).

márcio
    Membro

iha, hegeliana? Tive que olhar no dicionario, mas nao tinha essa palavra. Voce se importaria em dar uma breve descricao para ela ?

Espiritos ? A principio nao mencionei espiritos, mas se ajudar na compreensao, podemos tentar “encaixar” espiritos em algum ponto: o espirito seria a consciencia.

Obra. A obra no caso, somos nos mesmos. E a contragosto de alguns, uma obra do acaso (na minha opiniao).

Consciencia da Vida. É a mesma do paragrafo anterior (uma consciencia ainda maior). Eu particularmente nao tenho um nome para isso. Acho que talvez possa se associar a palavra Gaia, mas eu nao sei bem o que vem a ser Gaia. Um dia vou tentar saber mais sobre isso. Pode ser importante.

“Grupos [so e somente so] se reunem por terem os mesmos valores em mente”. Porque ? O que impediria 2 pessoas com valores diferentes de se reunirem e chegarem a um denominador comum ? ou simplesmente se somarem ?

“[dificil que] TODOS tenham visoes amplas”. Tambem concordo. Falei isso em algum ponto ?

“A vida humana … enquanto organismo”. Aqui cabe uma pergunta dupla: A vida humana é apenas um organismo ? Onde entra a consciencia ?

Legal “conversar” com voce.

Abracos,
    Marcio

pq todos falam só da matéria… consciência e inconsciência ninguém fala…sem dúvida o organismo é uma forma de constituição psicofísica e NÃO SÓ FÍSICA…..
    bom cada um na sua… só sei que entendo o que vem a ser consciência da vida…

abs.

Visualizando 15 posts - 76 até 90 (de 282 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.