Qual o sentido da vida?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 91 até 105 (de 282 do total)
  • Autor

esqueci… o meio do ano já passou… vc já descobriu?????
    abs.

márcio
    Membro

Ola Alex,
    1) Voce se importaria em passar (em forma de palavras e claro, com todas as limitacoes que sao impostas usando essa forma de comunicacao), o seu entendimento de consciencia da vida ?
    2) A minha expectativa foi de que nas 2 mensagens que eu coloquei, eu tivesse abordado praticamente todo tempo apenas a consciencia. Mas nao foi assim que voce interpretou. Voce se importaria em dizer porque nao ?
    3) Tambem concordo com a constituicao “psicofisica”. Cabe aqui uma pergunta inicial: De que forma voce imaginaria a constituicao da consciencia ?
    4) Nao entendi essa do meio do ano (era uma mensagem para alguem em especifico ?)

Abracos,
    Marcio

iha
    Membro

Eu acho, apesar de não ter me perguntado, que a constituição da consciência é algo muito complicado. Apesar de acreditar que haja algo metafísico por detrás deste universo, deve-se levar em conta que tudo o que vemos e sentimos é, ou, se não for, vem de algo físico. Dependerá do prisma (ponto de vista, esfera, âmbito) sob o qual será visto o conceito de consciência. Na Psicologia, a consciência é abordada de uma maneira mais explícita, como o ser pensando de maneira adequada. Para muitos, consciência é apenas o ser humano acordado. Na neurocirurgia fica difícil tal explanação, sendo que toda a consciência e pensamento vêm do cérebro, que ainda está sendo objeto de muitos estudos. Pergunto: qual o seu conceito de consciência? Animais, como o cachorro, têm consciência ?

Hegel, filósofo, tinha um pensamento de que uma idéia, enquanto TESE, deparada com outra contrária, enquanto ANTÍTESE, geraria uma SÍNTESE, uma resposta, uma evolução das Tese e Antitese. Augusto Comte acreditava num espírito ´único´, que se exterioriza em obras, e que, pelo pouco que entendo, nascemos com ele. Exemplo: um espírito de pintura; se você se torna um pintor, estará exteriorizando esse espírito em obra quando fizer uma pintura.
    Pelo que eu entendi da sua consciência “ainda maior em um processo de evolucao continua” foi relacionado a essa evolução de consciência (na idéia de Hegeliana) num unidade contínua de espírito (Comte). Daí o termo Hegeliana, assim como Democracia vem do nome Demócrates, e a atribuição Platônico, vem de Platão.

Espíritos a que me referi foi esse conhecimento: uma idéia de chuva continua a mesma coisa, só que evoluiu, sabe-se que não há um Deus da chuva (aí é outra discussão), e que são gases condensados e blablabla.
    Os grupos a que me referi devem ter algum valor em comum. Senão não existiriam grupos, pois não haveria, nesse aspecto, a idéia de algo dividido.
    Os grupos se exaltaram na história por terem algo em comum, nem que seja a porção territorial (como a Pangéia que foi dividida por um meteoro). O exemplo é meio tosco mas a idéia é por aí. Nós podemos ser pessoas totalmente diferentes, mas estamos aqui por termos este Fórum em comum, então somos um grupo.

É Alex. O tempo vôou, mas ainda não consegui achar um sentido para minha vida. Parece que será difícil escolher um caminho. ´Uma coisa é saber o caminho, outra é trilhá-lo´. Nem escolher eu escolhi.

márcio
    Membro

iha, entendo esse forum como 100% aberto a todos. É muito bom receber tanto suas respostas como suas perguntas.

[iha] Qual o seu conceito de consciência?

No finalzinho do email para a Sandra, eu escrevi:

“Eu particularmente, nao estou conseguindo fazer distincao entre consciencia e mente portanto, para mim ambas sao a mesma coisa. E entendo pensamentos como sendo os “tijolos” da mente.” (chamemos isso de TESE1).

Agora permita-me outro copy/paste, desta vez tirado da sua mensagem (ponto este que eu tambem concordo):

“Deve-se levar em conta que tudo o que vemos e sentimos é, ou, se não for, vem de algo físico.” (chamemos isso de TESE2).

Agora, ja me utilizando de seus ensinamentos sobre TESE, ANTITESE e SINTESE, mesmo uma nao sendo exatamente a ANTITESE da outra, acredito ser possivel fazer uma SINTESE das TESE1 e TESE2.

Ou em outras palavras, me atrevo a dizer que: “A consciencia (mente) é algo fisico.”

A partir dai, emergem uma serie de questoes do tipo, “Do que é feita ?”, “De onde vem ?”, “Como ele é feita ?”, “Qual a sua forma ?”, “Como evolui ?”, etc.

Eu ate gostaria de trocar uns palpites nessa direcao …

Um deles seria o “De onde vem ?”, e nesse caso arrisco dizer: Vem do cerebro.

Agora voltando a sua pergunta “Animais, como o cachorro, têm consciência ?”

Arrisco mais um palpite. O nivel de evolucao do cerebro de animais como o cachorro, quando em comparacao com o do cerebro humano, deve ser tal, que permita a criacao de uma consciencia, embora em um nivel bem menos estruturada que a nossa. Novamente, é só um palpite.

Abracos,
    Marcio

Nao sei bem se eh isso , mas a consciencia de que falei eh a consciencia enquanto ser pensante e consciente de si..
    acredito existirem pessoas que apenas passam por aki, nada constroem ou tem consciencia de sua capacidade e de sua propria consciencia.
    Nao acredito que estamos aki por acaso, nao acredito que nao haja um sentido maior da existencia do que o simples fato de existir, ha respostas que estao longe de nosso alcance, ainda.
    Maaass o homem enquanto ser que vive em sociedade entrada na mesma sentidos para viver.. o capitalismo sem duvida eh um grande sentido .. hehehe

O sentido da vida é evoluir estamos aqui para nos melhorarmos a cada dia para chegarmos a perfeição.

márcio
    Membro

[iha] “O tempo vôou, mas ainda não consegui achar um sentido para minha vida. Parece que será difícil escolher um caminho.”

Se me permite uma intromissao, estive pensando em como responder a essa sua afirmacao, mas me veio um questionamento que me impediu de continuar:

Qual o sentido da sua vida para X.

Sendo X:

1- voce mesmo.
    2- seu pai/mae
    3- seu filho/filha.
    4- seu vizinho.
    5- patrao/funcionario.
    6- uma pessoa qualquer do outro lado do mundo.
    7- a sociedade como um todo.
    8- eu.
    9- Alex.
    10- outras please.

Acho que posso responder apenas quando X=8.
    Mas achei que voce talvez nao estivesse interessado nessa condicao (estaria?).

Abracos,
    Marcio

iha
    Membro

Claro que estaria Marcio. Será um prazer se X for igual a 8. Assim como poderá ser 1, 2, 3… até 0.
    Mas esse aspecto que você levantou (de uma terceira pessoa) é muito bom. Eu acho que, particularmente, para meus pais, eles não pensam em qual o sentido da minha vida, eles se preocupam e tranformam o sentido da vida Deles na minha felicidade. Essa é uma das razões pela qual me sinto mal; talvez não possa deixá-los feliz.

márcio
    Membro

Legal. Ainda estive pensando que essa pergunta pode ter mais uma dimensao:

Qual o sentido de sua vida para X ? “versus” Qual a expectativa de sua vida para X ?

Expectativa talvez no sentido de resultados.
    Pode ser que fazendo essa comparacao ajude na resposta … vamos tentar.

Abracos,
    Marcio

mceus
    Membro

Interessante, vamos agora supor qual seria o sentido da vida de um gato… talvez, quem sabe, chegariamos a conclusões interessantes sobre nós mesmos….o que vcs acham?

márcio
    Membro

Concordo. Mas acho que chegariamos primeiro, a conclusoes interessantes sobre a questao em si (e por consequencia, sobre nos mesmos).
    No fundo, essa questao me parece uma armadilha. Mas é uma questao muito boa. Acho que ela deve ser abordada dessa forma, com questionamentos paralelos.
    Por exemplo: Afinal, que vida é essa da questao ?
    A vida biologica, espiritual, humana, animal, etc ?
    Eu e minha mente, ainda estamos “processando” uma “resposta” para o/a [iha].

Abracos,
    Marcio

Vou ser breve, na minha comcepção a vida é algo de tanta magnetude que nela não há “um sentido” e sim uma liberdade de ser carcere na sua inteligencia.
    Porém essa questão pode variar de pessoa para pessoa, mas uma certeza eu tenho, o homem nasceu para ser feliz, desde que saiba respeitar a felicidade do proximo!

Oi pessoal; O sentido da vida é amplo.1-animal;2-vegetal;3-mineral.Todos estamos ligados.Na visão humana utilizamos um corpo presente a esse mundo como forma de experimento e aprendizagem.A consciencia é fruto de uma manifestação de interatividades de nossas experencias e sonhos. A expansão dessa consciencia, por sua vez, interage com outros seres conscientes formando a idéia da vida. Esssas interligações formam uma rede de relações e interdependencias, ai cada um faz parte da vida do outro, completando e dando um verdadeiro sentido.
    Ps.Iha- Tenho certeza absoluta que o fato de voce existir, já é o sentido da existencia deles, pois parte da vida deles esta em voce e se considerarmos que um dos grandes sentidos da vida é darmos vida, então contente-se, voce esta dando esse premio a eles.

márcio
    Membro

Resposta: MANTE-LA. Segue justificativa. (desculpem a forma de colocacao, mas é para promover o debate saudavel).

Essa é a diretriz maxima da vida (de qualquer vida: animal, vegetal, espiritual).
    Dessa diretriz derivam todas as demais, inclusive essa que nos insistimos em nos questionar, como se de alguma forma tivessemos o controle.

Existe uma outra questao, ainda maior que essa que essa proposta nesta lista de discussao, que seria:

QUAL É O SENTIDO DISTO TUDO ? (ou numa escala um pouco menor, do Universo).

Dentro dessa questao maior, se encontra essa nossa questao menor: Qual é o sentido da vida ?

Interessante, é que a resposta que eu chego para essa questao maior é: NENHUM.

Abracos,
    Marcio

Obs: Isso nao é o FIM, é apenas o começo.

márcio
    Membro

“A vida nao tem sentido.” – Revendo os comentarios desta lista, encontrei essa afirmacao (que se repete sistematicamente e) que provoca a necessidade de reformular o questionamento:

– Qual é o sentido do Universo ? NENHUM.
    – Qual é o sentido da Vida para o Universo ? NENHUM.
    – Qual é o sentido da Vida para a propria Vida ? MANTE-LA.

Portanto, sob a otica “Universo”, a afirmacao acima estaria correta (obs: tudo isso, sempre sob a minha humilde opiniao).

Ainda revendo os comentarios desta lista …

Qual é o sentido da Vida (para a propria Vida) ?

1- É sentir prazer.
    2- É evoluir.
    3- É perpetuar-se, perpetuacao genetica.
    4- É dar um passo adiante rumo ao desconhecido. Aprender mais.
    5- É procurar o destino.
    6- É a vivencia atravez do uso.
    7- É despertar a consciencia. É evoluir no sentido de Deus.

1- É sentir prazer.
    Seria um dos “motivadores”, desenvolvidos pela propria Vida, com a finalidade de MANTER a Vida.

2- É evoluir.
    Seria uma das “formas” encontradas, pelos humanos, para MANTER a Vida. Na minha opiniao, questionavel, uma vez que uma evolucao “burra” (com o perdao da palavra), pode levar a propria extincao da Vida. Como sempre, nao sabemos ao certo o que estamos fazendo, mas diria que de certa forma, estamos nos saindo bem – ainda estamos vivos.

3- É perpetuar-se, perpetuacao genetica.
    Outra forma encontrada para MANTER a Vida.

4- É dar um passo adiante rumo ao desconhecido. Aprender mais.
    Acho que seria uma decorrencia do item “Evoluir”.

5- É procurar o destino.
    Seria uma variacao do item anterior.

6- É a vivencia atravez do uso.
    (ainda estou pensando nesse …)

7- É despertar a consciencia. É evoluir no sentido de Deus.
    Esse é um assunto (por demais interessante): O que é a consciencia ? Qual o seu relacionamento com a Vida e com Deus ? Vale uma nova lista de discussao ?

Abracos,
    Marcio

Visualizando 15 posts - 91 até 105 (de 282 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.