Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Qual é o sentido da vida? › Qual o sentido da vida?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
21/10/2001 às 20:05 #72887Miguel (admin)Mestre
O sentido da vida é apenas um: ENCONTRAR O EQUILIBRIO.
Nós não somos mais do que um experimento da natureza, que procura chegar ao equilibrio. Infelizmente nós humanos -que acreditamos ser o ser vivo mais importante deste universo- nos tornamos um câncer para esta natureza.22/10/2001 às 0:02 #72888márcioMembroOla “Phineas Fog”.
Que equilibrio seria esse ?Outro ponto: Voce tambem abordou a escala “Universo”. Nessa escala, sob a minha otica, nao nos tornamos um cancer para ele. Nessa escala, nos simplesmente nao existimos.
Por outro lado, se a escala for o nosso pequeno planeta, concordo (cancer? é ruim hein? maligno ou benigno?)
Abracos,
Marcio22/10/2001 às 1:59 #72889Miguel (admin)Mestreiha
penso que…..caminhos podem ser muitos que levam a um só lugar…caminhos são mapas que levam ao tesouro…alguns mapas foram escritos no oriente outros no ocidente, alguns são antigos outros nem tanto, mas o tesouro é o mesmo desde o começo dos tempos…entendo…. trilhar o caminho é por demais difícil..ate pq “muitos são os chamados e poucos são os escolhidos”…daí resulta a dificuldade de trilhar o caminho.abs.
22/10/2001 às 12:30 #72890márcioMembroMais um ajuste …
Qual é o sentido do Universo ? NENHUM.
Qual é o sentido da Vida para:
– o Universo ? NENHUM.
– a propria Vida ? MANTE-LA.
– o Grupo X ? (hummm, variavel, mas dependente do nivel anterior).
– o elemento Marcio, pertencente ao Grupo X ? (hummm, variavel, mas dependente do nivel anterior).22/10/2001 às 12:53 #72891márcioMembro[iha] rodei, rodei e acabei caindo na sua colocacao inicial sobre Grupos.
Ou seja, parece ser necessario descobrir quais sao os “valores” atuais, para manter a vida dentro dos grupos a que voce pertence.
(acho que a palavra “valor” precisa ser melhor trabalhada)
E eu nao sei como ajudar aqui. Nem ao menos sei quais sao os grupos a que voce pertence atualmente (tambem nao sei os que voce eventualmente pertenceu anteriormente e os que voce pretende pertencer no futuro) …
De qualquer forma, aparentemente voce pode ter algum controle sobre o sentido da sua vida, escolhendo fazer parte deste ou daquele grupo.
Um abraco frustrado,
Marcio22/10/2001 às 14:12 #72892ihaMembroOlá a todos.
Foi ótima a colocação do Marcio sobre Manter a vida. E no equilíbrio que 'Phineas Fog' citou, o ser humano não contribui, penso eu. Várias espécies são necessárias ao equilíbrio (ambiental, especificamente), enquanto o ser humano não faz muita diferença eu acho. O mundo já existia antes dos humanos. Mas, agora vou por uma caminho bem estranho; será que Manter a vida não é só até que ocorra uma mudança, uma evoluçao de espécies? Esperarmos até que nós mudemos e daí conseguiremos ver um sentido da vida (descobrir a vida) ?
Foi só com um pensamento desse jeito que eu consegui relacionar ao Manter a vida os itens 6 e 7 que Marcio escreveu. Manifestação pelo uso pode ser uma ferramenta construtiva, até que se disperte a consciência; acho que estamos esperando que a consciência se desperte, como uma verdade universal.
Realmente eu fui por um caminho estranho. hehe..Marise, muito obrigado. Realmente você conseguiu me dar uma outra visão. Valeu! =]
Alex, eu estou pensando muito em caminhos. Tlavez eu não deva escolher um caminho, pois ainda não tenho base pra isso. Eu simplesmente vou seguir andando, ainda que de olhos fechados para os outros caminhos (por enquanto), mas aproveitando ao máximo a viagem. Obrigado..!!22/10/2001 às 16:27 #72893ihaMembroBom Marcio, é realmente possível ter um controle sobre nossas vidas, ao menos no que tange à escolha de grupos (sociais). Mas isso virá de uma formação do indivíduo, que escolherá um ou outro grupo, por ser 'compatível' com tal. Ex.: Um Skinhead não entraria num bar de Soul, com alguns fãs dos Panteras-Negras.
Nesse exemplo, o skin tem como valor sua etnia. Eu, particularmente, não valorizo minha etnia. Não separo o valor 'etnia' como relevante o suficiente para desviar os cursos que posso tomar na vida.
Pelo decurso das idéias, me parece que o debate cairá no individual do ser, como cada indivíduo com um sentido para sua respectiva vida, e para a vida de outros (como Marcio citou, os pais, etc..)
mas eu ainda acho que há uma fórmula, uma lei científica, algo universal e imutável sobre todas as vidas. (Nossa… preciso parar com os transgênicos.. hehe..)
Abraços.22/10/2001 às 20:00 #72894Miguel (admin)MestreJamais encontraremos o sentido da vida se procurarmos ela no mundo materilizado em que vivemos, viver tem uma finalidade muito mais sublime e elevada do que simplesmente manter a vida ou dar continuidade a espécie, viver é caminhar rumo a perfeicäo, evoluir insessantemente näo rumo ao desconhecido mas rumo a algo que se conhece e é descrito nas mais diversas religiöes e filosofias como,o nirvana a perfeicäo espiritual ou seja lá como queiram chamar.
23/10/2001 às 1:41 #72895márcioMembro[iha] “… até que se disperte a consciência; acho que estamos esperando que a consciência se desperte, como uma verdade universal. Realmente eu fui por um caminho estranho. hehe..”
Estranho? Para mim, nem um pouco, muito pelo contrario.
Deixa eu contar uma historinha, que “apareceu” na minha mente algum tempo atras:No meio de uma floresta existia uma tribo que nao tinha contato com nenhuma outra civilizacao e onde todas as geracoes de seus habitantes eram cegos.
Um dia, apareceu uma pessoa que possuia o dom da visao e ficou olhando durante algum tempo o comportamento daquela tribo. As criancas corriam para lá e para cá e todos eram felizes a maneira deles. Finalmente ele resolveu aparecer e foi conversar com as criancas, tentando explicar que existia uma coisa que se chamava luz, mas que nao podia ser percebida por eles.
As criancas levaram essa pessoa para os “cientistas” da tribo. Ele tentou em vao explicar o que era um foton, o que era a luz, o olho, etc.
Finalmente, ele percebeu que o problema com as pessoas da tribo era que a palpebra era muito grossa e completamente colada na parte de baixo. E ele arriscou que talvez por tras da palpebra eles tambem tivessem um olho normal. Entao ele propos para a tribo, que alguem se oferecesse para fazer parte uma grande experiencia. Depois de muita discussao e relutancia, apareceu um candidato. E a operacao foi feita com sucesso (o cara era um cirurgiao OK?).
Depois de algum tempo, o candidato passou a enxergar. E ele viu que a sua esposa nao era tao bonita quanto ele imaginava, que haviam outras muito mais bonitas, etc, etc. Nao precisa explicar muito para entender que os dois foram expulsos de la.E ai ? Pense um pouco nessa que na sequencia vem o relacionamento disso com a consciencia.
Abracos,
Marcio23/10/2001 às 3:48 #72896Miguel (admin)Mestre….”sequência de relacionamentos”… a complexidade desta sequência cria uma diversidade de hierarquias entrelaçadas que só podem ser compreendidas e nunca alcançadas pelo conhecimento, nesta “lógica” não há aquela lógica que conhecemos…
abs.
23/10/2001 às 3:51 #72897Miguel (admin)Mestrepode ser………………………………………………….. a consciência como produto de uma sequencia de relacionamentos…
abs
23/10/2001 às 11:32 #72898ihaMembroBonita história.. (apesar da gente sempre esperar um final feliz) =/
Mas eu não sei agora Marcio, vc acha que iria gerar um descontentamento global, uma revolução ?23/10/2001 às 12:18 #72899márcioMembroAlex,
1) De que mensagem parte os seus comentarios ?
2) [Alex] “a consciência como produto de uma sequencia de relacionamentos”.
De certa forma, é assim que eu imagino a Consciencia: Um Produto, decorrente [da sequencia] do relacionamento de Pensamentos”.Abracos,
Marcio23/10/2001 às 12:21 #72900márcioMembroMais um ajuste …
Qual é o sentido do Acaso ? NENHUM
Qual é o sentido do Universo para:
– o Acaso ? Mais uma experiencia.Qual é o sentido da Vida para:
– o Universo ? Mais uma experiencia do Acaso.
– a propria Vida ? MANTE-LA.Ou seja, A Vida é uma experiencia do Acaso, cujo sentido primario para quem a possui é MANTE-LA e cujo sentido secundario (por herança do Acaso), é EXPERIMENTAR.
Comentario1: Se trocarmos a palavra Acaso por Deus, deve ficar parecendo alguma frase da Biblia (desculpem, eu nunca li a Biblia). Por outro lado, fica estranho a “conversibilidade” entre as palavras Acaso e Deus …
Comentario2: Assim teriamos de certa forma, uma explicacao para aquele item 6 “É a vivencia atraves do uso”. A vivencia atraves do uso seria experimentacao (certo?).
Abracos,
Marcio23/10/2001 às 12:27 #72901márcioMembroEremita, concordo com sua colocacao e ela deve fazer parte (como faz) da abordagem como um todo.
Vamos trocar mais ideias, mas no momento o relogio é o meu carrasco …
Abracos,
Marcio -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.