Viagem no Tempo

Início Fóruns Outros Tópicos Viagem no Tempo

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 99 do total)
  • Autor

A inviabilidade não é matemática, é física…

Explique melhor, diga o que esta errado, por favor seja mais especifico.

Calcule o montante de energia que irá despender.

Seria necessária uma energia infinita, segundo a física clássica, isso eu sei mas não é esse o caso podemos pensar em outras maneira de se viaja pelo espaço, sem usar a maneirar tradicional que conhecemos, pensar em uma forma de “dobrar” o espaço – tempo a fim de tornar a viagem mais curta. Vou te passar algumas coisas interessantes que tenho. A formula básica de calculo de dobra (Isso é um assunto muito usado na série jornada nas estrelas.) é: V = F ^ ( 10 / 3 ). Onde: V = Velocidade que se deseja, ele é dada em números para serem multiclicados por C. F = Fator de dobra que se deseja calcular. A velocidade de dobra (Warp drive) O físico teórico Miguel Alcubierre nasceu na Cidade do México onde ele viveu ate 1990 quando foi para Cardiff no o REINO UNIDO para se diplomar na Universidade de Gales. Ele recebeu o seu PhD naquela instituição em 1993 realizando sua pesquisa de tese em soluções numéricas das equações da Relatividade Geral, resolvendo as equações gravitacionais de Einstein .com computadores extremamente rápidos. Ele continuou trabalhando neste campo, inventando técnicas numéricas para descrever a física relacionadas com os buracos negros. A cerca de mais ou menos 10 anos atrás Alcubierre publicou um artigo notável que nasceu do seu trabalho com a relatividade geral, intitulado ” Modelo padrão para espaço – tempo e gravitação “. Neste artigo, ele descreve uma solução muito incomum das equações de Einstein de relatividade geral, descrita por ele como uma “.Warp Drive ” ( algo como velocidade de dobra ), que em resumo cria argumentos palpáveis para a possibilidade de se fazer ” uma modificação do espaço – tempo de modo a permitir .um meio de se viajar pelo espaço com velocidades extremamente grandes “. Mais pode ser achado na internet facilmente.

Não digo se seja fácil, só me recuso a acreditar que seja impossível, pois se assim for o homem nuca poderia, ir muito longe no espaço, e as viagens entre galáxia ficam só na ficção, lamento mas não acredito que o homem aceiraria ficar preso a esse pedacinho insignificante de vácuo chamado sistema solar.

Eu já fui trekker. Comprei e li o livro The Physics of Star Trek, de Lawrence Krauss.

O autor, já no início do livro, cita uma frase do engenheiro-chefe Scotty que encerra todo o espírito da obra:

“- Ye canna change the laws of physics, Captain!”

Super Interessante edição 214 jun/2005 (A matéria de capa é: Globo, mocinha ou vilã)
    página 40: “E SE FOSSE POSSÍVEL VOLTAR AO PASSADO PARA TENTAR MATAR NOSSOS PAIS?”

A matéria explica com auxílio de quadrinhos e diagramas. Duas possibilidades:

1-Segundo Einstein: Estando no presente, voce voltaria ao passado, encontraria seu pai, mas não conseguiria mata-lo, apenas assusta-lo. Sua mãe conheceria o seu pai nesse incidente (ela iria socorrer o velho). Voce seria a causa de sua mãe conhecer seu pai. Quando voce voltasse ao presente e seus pais lhe contassem a história de como se conheceram, voce teria a impresão de já ter ouvido aquilo (um tipo de deja vu).

2- Segundo Everett: Do presente voce viaja ao passado e chega ao dia em que seus pais se conheceram(só que num universo paralelo). Nesse universo voce tem sucesso em sua missão (acaba com o velho e manda a mãe pra um convento). Porém, no universo original seus pais se conhecem e se casam. Quando voce retorna ao presente a morte de seus pais no universo paralelo não afeta em nada a sua vida.

Essas são as teorias científicas. Só para tornar o negócio interessante:
    Suponha segundo a tese de Einstein:
    -voce seria causa dos seus pais se conhecerem.
    -voce teria um deja vu quando eles lhe contassem a história de como se conheceram.

Será que os deja vus que temos são a prova de que nós já viajamos no tempo?
    Ou então o deja vu é a prova de que vivemos várias vidas passadas (reencarnação)?
    Ou pode ser que o deja vu seja uma falha neurológica. Ou psicológica?
    Eu respondo: O deja vu é uma falha da Matrix.
    :-)
    rss

Quando leio sobre esse assunto sempre me vem uma pergunta: como os que acreditam na possibilidade da viagem no tempo explicam da inexistência da inércia?

Uma consulta rápida em uma enciclopédia ou livro básico de geografia vai ser suficiente para constatar que a Terra se movimenta no espaço em alta velocidade, movimento de rotação e translação; some a esse o movimento do sistema solar, e depois da galáxia, e outros tantos possíveis: é fato conhecido a expansão do universo.

Alguém que “desaparecesse” nesse espaço para viajar no tempo, reaparecendo um segundo depois, quando retornasse não encontraria mais aqui a Terra; talvez reaparecesse dentro do núcleo do planeta, talvez dentro do Sol, talvez no vácuo espacial… a não ser que suponham que uma viagem no tempo resulte em movimento inercial no espaço, o que já entra no campo da fantasia deixando de ser ciência (o corpo “viajante” deveria “adivinhar” para onde o corpo “parado” se movimentaria, em um tipo esquisito de oniciência).

Enfim, esse assunto não é mesmo filosofia, enquadra-se melhor na especulação (ficção) científica.

nahuina
    Membro

Muito interessante a questão que você levantou….
    Talvez os que acreditam nas viagens no tempo digam que , na verdade, a viagem seria no tempo-espaço….
    O que de qualquer forma,não mudaria muito, pois se a viagem fosse para, sei la, 20 anos no passado, seria extremamente complexo determinar o local desejado no espaço há 20 anos atrás.
    Eu continuo pensando assim: Se algum dia no futuro alguém conseguir viajar no tempo (para o passado especificamente) nos já teríamos consciência disso, pois alguém já teria voltado até a nossa época ou até alguma anterior à nossa….
    É claro que eu posso estar enganado, se alguém descobrir onde eu me enganei, por favor comente aqui no fórum….

Pilgrim,
    Você consultou uma enciclopedia e constatou que: “Terra se movimenta no espaço em alta velocidade, movimento de rotação e translação; some a esse o movimento do sistema solar, e depois da galáxia, e outros tantos possíveis: é fato conhecido a expansão do universo”.

Está correto. Mas você esqueceu de um detalhe (e esse detalhe nós esquecemos mesmo, é comum esquecer pois estamos acostumados com o movimento na nossa vida atuando sempre, como David Hume falava que estamos acostumados com a sensação de causa e efeito). O detalhe é o seguinte: se eu estou na Terra, estou em movimento junto a Terra, certo? Logo, em relação a Terra, eu estou parado. Se estou no sistema solar, estou em movimento junto ao sistema solar. Logo, em relação ao sistema solar, eu estou parado. Se estou em movimento junto a galaxia, logo, em relação a galaxia estou parado. O movimento depende sempre do referencial adotado.

“Enfim, esse assunto não é mesmo filosofia, enquadra-se melhor na especulação (ficção) científica”.

philo=amigo,amante
    e sophia= conhecimento,sabedoria.

Sobre a viagem no tempo, para mais detalhes consultar:
    Stephen Hawking (o universo numa casca de nós);
    Everett e
    Albert Einstein (esse não foi ninguém)
    entre outros especuladores menos importantes.

Não digo que a viagem no tempo seja possível ou não, porém:

Lembre-se de que os cientístas já conseguiram fazer o teletransporte de uma partícula de luz em laboratório. Lembre-se de que o homem começou com seu sonho de voar. Hoje ele não só voa, como também cai. O trem bala flutua sobre os trilhos, o homem pousou na Lua etc…Portanto, não há nada que tenha sido ficção no passado, que não possa se tornar produto americano, com marca registrada e falsificado pelos chineses no futuro.
    Pense nisso.
    :-)

Há muitos furos na ficção científica quanto às teorias sobre viagens temporais. Mas não me atrevo em afirmar que seja algo impossível.

Existe ainda a teoria dos wormholes que é bastante interessante. Mas, de qualquer forma, os paradoxos que as teorias suscitam, demonstram incoerências lógicas.

Quanto a ser assunto filosófico ou não, diria apenas que a filosofia também se preocupa em saber o que não é possível, para poder precisar melhor o que realmente é possível…

Renan,

acho que vou tentar rever meu modo de entrar numa discussão pois na pressa devo estar sendo ríspido demais, eu somente trouxe uma questão então não vejo razão para alguém ficar na defensiva

Mas você esqueceu de um detalhe (…) em relação a Terra, eu estou parado. (…) O movimento depende sempre do referencial adotado.

Não me esqueci, daí eu ter citar a questão da inércia. Dois problemas que vejo no seu modo de raciocínio:

(1) Como vc citou, acompanhamos o movimento da Terra e temos a sensação de estarmos parados no espaço e, se não estou enganado, vc está supondo que a uma viagem no tempo corresponda uma viagem no espaço por algum tipo diferente de “inércia”. Entretanto, a Terra não está em movimento retilíneo, e para não alongar demais a questão, recordando agora apenas o movimento de rotação, que tipo de “força adivinhatória” evitaria que o viajante no tempo fosse arremessado como uma pedra na funda para fora da Terra qd piscasse por um segundo no tempo enquanto a Terra virasse ali na curva? O objeto lançado faz curvas acompanhando a mão que o lançou mesmo depois de lançado?

(2) Uma abordagem diferente agora: acompanhamos o movimento da Terra pela inércia e pela atração gravitacional e por isso parecemos “parados” em relação a ela, mas vc parece estar propondo que uma viagem no tempo é acompanhada de uma inércia no espaço, ou seja, toda viagem de 1 segundo no tempo é acompanhada de uma viagem de milhares de kilometros no espaço (qual direçao?). Suponhamos a direção certa. Uma vez que o viajante parece “acompanhar” o movimento da Terra durante a viagem no tempo, conforme com a sequência de nexos causais, parece que vc está supondo que a atração gravitacional transpoe os limites do tempo e atrai o corpo no passado (ou no futuro). Uma coisa leva a outra e nesse ritmo alguma explosão de super-nova mudaria o nosso passado? Não saberíamos, é claro, mas é isso que vc propoe?

Sobre a viagem no tempo, para mais detalhes consultar:
    Stephen Hawking (o universo numa casca de nós);
    Everett e
    Albert Einstein (esse não foi ninguém)
    entre outros especuladores menos importantes.

Não entendo a razão da ironia, mesmo pq esses “especuladores menos importantes” não trataram tão diretamente do assunto. Ainda não comecei a citar nomes, mas posso fazer :-) Não suponha que não li nada, a ficçao científica já foi uma das minhas leitura preferidas tempos atrás, e a relatividade já me interessou mais no passado, li alguns “nomes interessantes” tb.

Como eu disse, só trouxe uma questão.

Um abraço.

Pilqrin,

Muito legal essa sua atitude.
    Gostei do que voce escreveu. Reconheco que fui ironico, mas é que eu nao pude resistir. Eu tenho uma veia humorística que as vezes ate atrapalha.
    Concordo com tudo, so nao sei se devemos chamar isso de ficcao. Talvez haja um termo melhor para definir isso, voce nao acha?
    Um abraco

Pilgrim,
    desculpe os erros de digitacao, mas é que nao estou no meu teclado habitual.
    Com certeza voce me demonstrou que conhece sobre o assunto. Mas as vezes nós (eu tambem) esquecemos que filosofia nao é somente humanas, ela tambem inclui exatas e biomedicas, concorda?
    Se voce tiver interesse, espero ve-lo no forum MARX MODERNO OU POS
    Um grande abraco

Boa tarde a todos,

Li tudo que vcs escreveram aqui. Os pontos de vista e (quase)teses são bem interessantes.
    Mas, sinceramente, creio que a viagem no tempo é uma discussão retórica, se baseada nas impossibilidades científicas.
    Na verdade, o nosso mundo de hoje, tão imperfeito e cheio de robertos jeffersosn (ele sim, é um ser que merece ser estudado) era uma ficção, algo impossível, impensável para os habitantes da Terra de algum tempo atrás. O celular, por exemplo, era ficção nos anos 80 (que foi ontem, e ainda não foi embora).
    Então, quando a viagem no tempo for uma realidade acadêmica, os conceitos serão outros (ou já esqueceram que a Terra era quadrada e também o centro do universo). NÃO existe o impossível, é tudo questão de tempo (rsrsrs viram?)
    Mas é interessante pensar no assunto e discutir coisas como Deja Vu, e particularmente concordo que tais eventos sejam uma demonstração de que o tempo seja algo contínuo, sem começo, meio ou fim. Mas com nossa atual capacidade cerebral não dá para especular muito sobre o assunto.
    O mistério de hoje é a piada de amanhã.

a verdade está aqui, mas a gente ainda não pode ver.
    um abraço!

Jorge

Mas o mais interessante é que, se for mesmo possível viajar no tempo, será algo que desafia completamente a lógica, dos princípios da não-contradição.

Só por chegar a essa conclusão, valeu toda a especulação sobre o assunto…

Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 99 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.