Viagem no Tempo

Início Fóruns Outros Tópicos Viagem no Tempo

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 46 até 60 (de 99 do total)
  • Autor
    nahuina
    Membro

Mileto!É ótimo ver que você não desistiu do fórum!
    Não era você que criticava todo tipo de especulação e a tachava de “subjetivismo”?
    Quantas vezes você utilizou a frase “isso não passa de subjetivismo seu!”?

Isto não é uma critica!Eu gosto de especulações!(são no minimo divertidas)
    Só achei estranho e decidi comentar.

Certamente, estava me referindo a outro tipo de coisa…

…eu não desisti do fórum, foram vocês…

…eu nunca perdi de vista a filosofia.

Caro Jorge Moraes,
    Gostei muito dessa frase:
    “O mistério de hoje é a piada de amanhã.”

Ela reflete as possibilidades da ciência e os pontos positivos do relativismo, bem como do pensamento abstrato.
    Desenvolver o pensabento abstrato é o que difere a fase infantil da fase adulta (segundo as autoras do livro FILOSOFANDO)
    Parabéns!

.

Nômade: Aí é que está, construir uma máquina do tempo é impossível, pois contraria a lógica. Você não poderia convencer o seu outro eu, do passado, a não viajar no tempo, pois se o fizesse, você mesmo não teria viajado, hehehe!

Ou antes mesmo de entrar na máquina do tempo, o seu outro eu do futuro deveria estar tentando impedi-lo de fazê-lo. Entendo.

O que se entende por passado é “o que aconteceu”? Porque, se for, pela própria definição, é algo que não pode ser passível de mudança. Não se pode condicionar o passado ou deixa de ser um passado.
    Acho que o Sr. Nômade está certo, é logicamente impossível…

.

Desculpem me vcs. Mas acho que é pretencioso afirmar que qualquer coisa seja impossível. Einstein não era nenhum a toa. Tão pouco Stephen Hawking.

“passado” não é uma questão de tempo apenas. Isto é senso comum= “passado não volta, ele já passou”. Senso comum puro!
    O tempo só existe em função do espaço, do movimento, por isso falamos em “tempo-espaço”. Logo, viajar no tempo é nada mais do que se deslocar no espaço. Obvio, que não é “apenas” isso… Mas deixo claro que, teoricamente é possível e provado. Apenas não é uma realidade ainda. Nem digo que o será, mas afirmar que não será, é pensar como pensava a Igreja Católica da Idade Média.
    Espero ter ajudado vcs, e não ofendido. Se me comuniquei mal, perdoem. Grato

.

Ofensa nenhuma. Só acho que haja uma diferença de conceituação aí: o que você chama de definição senso-comum de passado é a definição original de passado. Se o passado fosse passível de alterações, seria incoerente chamá-lo de passado, pois se trataria de um tempo condicional.

Eu não me opus exatamente às teorias de Einstein e de Stephen Hawking. Para ambos os autores, viagens no tempo são especulações e, não, realidades científicas.

No caso de Einstein, por exemplo, ele nem sequer chegou a trabalhar profundamente essa questão. Eu diria até que alguns pontos da teoria einsteiniana são contrários à possibilidade de viagens temporais.

As distorções temporais einsteinianas não são, de forma alguma, algum tipo de efeito de viagem temporal. Os pilotos das naves hipotéticas não viajariam no tempo, apenas entram num ambiente em que o tempo demora mais para passar. Ou seja, não se trata de viajar no tempo, mas de congelar-se no tempo em relação ao referencial estático…

.

Aliás, assisti a um vídeo sobre as teorias de Stephen Hawking, há muito tempo atrás. Embora tenha gostado (interesso-me por esses assuntos) esqueci a maior parte dele. Acho que falava mais sobre buracos-negros do que sobre a possibilidade de viajar no tempo.

Se alguém conhecer alguma teoria consistente sobre viagem no tempo, favor explicar pra nós…

Nesse fórum há varias, nao sei se vc já leu

Nesse fórum há varias, nao sei se vc já leu

Onde estão?

Não, não senhor! Quero a explicação sobre como seria materialmente viável criar as condições para uma viagem temporal.

Vi que as teorias acima estavam mais concentradas na tarefa de evitar os paradoxos do que explicar como seria possível por a experiência em prática. As explicações não convenceram, os paradoxos ainda existem.

Eu mesmo poderia dizer que uma nave poderia mergulhar no universo paralelo de Dirac, onde o tempo corre no sentido contrário, e emergir no passado. Mas e daí? Grande coisa! Como é que vamos mandar uma nave material atravessar o tempo-espaço no universo de anti-matéria? É inviável…

Sim entendi.
    Você sabe como é materialmente viável. Trata-se das teorias de Einstein, e outros físicos. São teorias reais, com base na ciência (física, material).
    Mas é como eu disse: possibilidade real de fazer uma máquina agora nós não temos. Isso por enquanto é ficção. Mas a viagem no tempo é uma probabilidade real científica. É possível a deslocação no tempo (na teoria). Aqui estamos discutindo apenas teorias e não como montar uma máquina do tempo.

Eu não só acho que não foram encontradas soluções satisfatórias para os paradoxos lógicos como também afirmo que não há teoria alguma que sustente a possibilidade física de viagens temporais. Só existem especulações, mais nada…

Posso estar errado, mas até onde sei existem teorías científicas, de alguns físicos, que dizem ser TEORICAMENTE possível.
    Mas gostaria que alguém confirmasse isso ou não, com base em algo.

Mas gostaria que alguém confirmasse isso ou não, com base em algo.

É, com base em algo, isso é muito importante…

O que postei em Terca, 21 de Junho de 2005 – 10:14 pm mostra que Einstein e Everett “perderam tempo especulando sobre viagem no tempo”.
    Na minha opinião, eles são físicos muito sérios para ficar “especulando e perdendo tempo” sobre o impossível. Isso sem mensionar Stephen Hawking (o universo numa casca de nós)
    Eu não preciso de base mais concreta.

Visualizando 15 posts - 46 até 60 (de 99 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.