Viagem no Tempo

Início Fóruns Outros Tópicos Viagem no Tempo

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 61 até 75 (de 99 do total)
  • Autor

O problema não é especular. Não há mal algum em fazer especulações.

O problema é afirmar que algo é real e possível sem fundamentos…

Não sou eu quem afirma.
    Eu só disse que Einstein e os demais físicos não fariam especulções sem fundamento.

Não sou eu quem afirma.
    Eu só disse que Einstein e os demais físicos não fariam especulações sem fundamento.

É, mas eles fazem, e muitas vezes se enganam…

A teoria dos wormholes é loucura. Consiste em criar vácuo no espaço entre duas extremidades que se distanciam a uma velocidade próxima à da luz…

…o espaço já é quase um vácuo, agora, imagine alguém conseguir criar um vácuo dentro do próprio vácuo!

Ainda que isso fosse possível, o que poderia atravessar um túnel desses sem ser reduzido à plasma de energia???

Ontem, fiquei sabendo da morte de James Doohan. Ele é o artista que interpretou o engenheiro-chefe Scotty do seriado Jornada nas Estrelas e que ficou célebre com uma frase já mencionada nesse tópico:

“- Ye canna change the laws of physics, Captain!”

Espero que esteja em paz onde nenhum homem vivo jamais esteve antes.

Quebra de paradigma

A unica coisa necessária para viajar no tempo é quebrar de vez o paradigma classico do universo. Estamos indo bem, 100 anos de relatividade, física quântica. Mas ainda ficamos amarrados a conceitos e crenças em um sistema rudimentar de energia, espaço, tempo, matéria…

Cada vez mais se descobre que o universo responde a um modelo computacional. Quanta de energia, quanta de espaço, quanta de tempo. Cada sistema, desde um átomo a um buraco negro pode ser visto como um computador que recebe, processa e devolve informações. Sim, informações. Tudo é informação, se você olhar de perto o coração da matéria, o que diferencia umas partículas de outras são apenas informações de spin, carga, momento, velocidade….

Parem de pensar de forma cartesiana. Pensem de forma computacional. Estamos num grande programa de computador. “Voltar no tempo” nesse programa de não deve ser mais complicado que restaurar um backup, rodá-lo em novo processo e inserir elementos novos nele.

Olha, Eduardo, dizer que a teoria de informação é capaz de mudar as coisas não parece ser um bom passo.

Ela também não passa de um paradigma de pensamento, ou seja, não é o real, é apenas mais um óptica.

E essa inferência da realidade do computador para a realidade do universo é tão somente uma especulação sua e, por sinal, bastante vaga.

Manusear o tempo-espaço de uma forma tão fantástica, como se fosse um mero programador de computador, parece-me mais ofício de deuses…

Certa vez, Willian Shatner se apavorou com a legião de fãs que o cercava e disse, mais ou menos, o seguinte: – Jornada nas Estrelas é só um filme, vão cuidar da própria vida de vocês, isso é o mais importante!

A mensagem que eu extraio desse episódio é a seguinte:
    Não se deve fazer da ficção científica uma Grande Fuga da realidade.

Por trás da ficção científica, estão algumas verdades e alguns desejos humanos inconscientes. Devemos analisar até que ponto nos interessa realmente viajar ao passado e até que ponto esse interesse não é a vontade de potência desenfreada contra as leis da natureza, ou o projeto de se tornar deus (v. Sartre)…

O universo se comporta como um computador. Essa idéia não é minha, não é nova e está ganhando força. Tem uma reportagem de capa da Scientific American de 12/2004 que aprofunda o assunto.

Capa SCIAM DEZ 2004

A mudança de paradigma está em curso e é inevitável. Claro que a analogia do backup para viagem no tempo foi despretensiosa. Mas serve para parar e pensar… será que estamos procurando na direção certa?

Essa idéia é bem mais antiga do que você imagina. O que você acha que é o teletransporte de Jornada nas Estrelas?

Mas não vou discutir, já levei bastante tempo para analisar a questão e hoje vejo boa parte da comunidade científica com outros olhos…

…acredite se quiser…

O universo se comporta como um computador.

Mas, certamente que não. Um computador não comporta o irracionalismo e a infinitude.

Infinitude… não sei o que seria isso em termos práticos, mas tomemos uma idéia matemática que se segue à pergunta: quantos pontos no espaço existem numa reta traçada entre dois pontos X1 e X2 pre-estabelecidos? A matemática diria: qualquer que seja a distância entre eles, existem infinitos pontos. Por mais próximos que estejam, você sempre consegue dividir o espaço mais e mais ad infinitum. Essa é a matemática, e esse era o universo cartesiano que respondia ao modelo matemático.

O modelo computacional não comporta esse tipo de continuidade. No modelo computacional, você começa a dividir o espaço e encontra um limite. Uma porção mínima do espaço que não pode ser dividia. O quanta espacial. Uma particula pode pular de um quanta para o outro, mas nunca ficar no meio. Analogamente temos os quantas de energia. Não há como você transferir meio quanta de energia para um eletron. Outros estudos apontam que também o tempo seria quantizado.

Essa estrutura de valores discretos é pré-requisito do modelo computacional. Você sempre vai ter no mínimo 1 bit de informação. Não dá para ter meio bit.

O universo se comporta como computador porque seus sistemas recebem, processam e emitem informações (energia). O único sistema que destoava desse modelo era o buraco negro, que se acreditava sugar todas as informações (energias) sem devolver niente, ou devolvê-las de forma indistinta (sem processa-las), pela teoria de Hawking. O próprio Hawking reviu essa teoria e chegou a conclusão que o que o buraco negro devolve é processado. Em outras palavras, é possível pegar a radiação emitida do buraco negro e saber o que era aquela informação antes. Em outras palavras, a radiação R é uma função f da energia e que entrou no buraco negro: R = f(e). A última barreira do novo paradigma acabara de cair.

O modelo computacional não comporta esse tipo de continuidade. No modelo computacional, você começa a dividir o espaço e encontra um limite. Uma porção mínima do espaço que não pode ser dividida. O quanta espacial.

Lembro-me que, há pouco tempo atrás, o átomo era indivisível, depois eram as partículas do átomo que eram indivisíveis…

…agora, me vem com essa de quanta!

Não, não é que se possa afirmar que ele seja indivisível. Nós, a humanidade, é que não encontramos um meio de dividi-lo.

Também não sei o que tem a ver, se isso nem é mesmo suficiente para suportar a possibilidade de viagens temporais…

…são só conclusões genéricas e muito vagas que só impressionam aos fãs da mídia científica sensacionalista…

Pra quem curte filme bom sobre viagem temporal, mais uma superdica:

Eu assisti este filme, é muito bom.

Chama-se: “Efeito borboleta” e no início do filme eles citam a Teoria do Caos.

O protagonista era capaz de modificar o presente viajando para o passado através de suas lembranças do mesmo.

Isto deixa uma reflexão. Talvez não possamos viajar no tempo mas, não poderíamos curar nossas mágoas e desentendimentos passados através da séria confrontação e reflexão sobre os mesmos no presente ?

Acho que o ideal nesta vida é morrermos sem estarmos desentendidos com um ser humano qualquer. Apesar de isto não ser possível se a contra-parte não quer um entendimento.

Visualizando 15 posts - 61 até 75 (de 99 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.