Determinismo ou livre-arbitrio?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 136 até 150 (de 223 do total)
  • Autor

quando vc fala em simulação… seria por exemplo em um super-computador…. algo do genero……
    uma situação hipotética aonde teriam inventado um supercomputador que teria uma HD que tende ao infinito….
    e capacidae de proscessamento que tende à maior possivel (ou impossivel)….
    e que ele pudesse quase que simular nossa propria realidade dentro dele?

márcio
    Membro

De certa forma. Nao da para entrar no merito do hardware, mesmo porque o que conhecemos hoje, provavelmente sera uma imensa piada daqui a meros 50 anos. O que fica é a visao de longuissimo prazo, a direcao que aparentemente rumamos. Ou seja, no limite, ate onde vai o determinismo e onde realmente comeca o acaso ?

então vc está levantando a hipotese de não existir acaso…. somente o determismo…. baseando um grupo de variaveis em outras até que o número real de variaveis que definem tudo no mundo sejam apenas algumas poukas pre-definidas mais desconhecidas para o homem de hj……e o q complica ainda mais é o fato do homem não conhecer prescisamente o funcionamento do mundo….
    acho que essa é uma argumentação muito boa…..
    fikaria como a pergunta: deus existe?
    alguns dizem q sim e outros dizem q ñ, questão de opnião….. e…. alguns loucos como eu dão uma resposta com sim e não
    quem opna por essa argumentação … é valida…. quem não…. é questão de opnião….. e o louco aki de novo afirma mais uma vez…..Sim e não.
    seria isso?

márcio
    Membro

É, quase, talvez a hipotese esteja mais para:
    Existe menos acaso e mais determinismo do que imaginamos.
    Como voce disse, considerando nosso atual nivel de conhecimento, na maioria das vezes, o acaso é a mera ignorancia do determinismo. Mas ja foi pior.
    Agora, mesmo no limite do conhecimento, imagino que o desenrolar da natureza deva passar por pontos em que o acaso realmente impera na sua totalidade.

Sobre Deus, primeiro eu faria a seguinte pergunta:
    Deus interfere (no momento presente) ?

Se Sim, entao devemos focar e analisar essas interferencias (exemplos, etc …).

Se Nao, entao … que diferença faz existir ou nao … se nao interfere em nada.

márcio
    Membro

Relendo suas palavras “… até que o número real de variaveis que definem tudo …”, me parece uma boa sintese de como varios cosmologistas atuais estao pensando, assim como o Hawking (aquele do universo na nós).

Só para responder ao Filho de Deus, que mostrou-se simpático, informando idade , de onde é, etc. Primeiro: Acho muito bom que um jovem de 23 anos, já tenha feito tantas reflexões profundas. Sou bem mais velho,e tornei-me ateu ha pouco mais de 10/15 anos, talvez já esteja chegando a hora de apegar-me a algo transcendente outra vez…ha..a velhice, mas sigo resistindo.Segundo: Por acaso, tanbém vivo em SC, mais precisamente em Florianópolis.Terceiro: Por hora acho que basta, pois não é meu objetivo mostrar uma biografia minha aqui. Abraços a todos!!

Marcio, queres saber se “Deus interfere”?
    Considero esta uma questão bem tranqüila. Se ele existe ou não é o que discutimos aqui, mas que ele influi, influi, pois sua presença na vida daqueles que Nele acreditam determina muitas atitudes de suas vidas.

márcio
    Membro

Entendo. Absolutamente sem querer ofender, permita-me tentar um paralelo:

Existe uma webcam monitorando meus movimentos. A webcam inferfere ? Nao sei, mas que ela influi nas minhas acoes, influi, porque sempre pode existir alguem vendo do outro lado e que de alguma forma possa tomar uma acao.

Marcio,
    Seu paralelo não procede. A pergunta era se Deus interfere. Eu expliquei que sim, porquê e dou como exemplo concreto o fato Dele estar me influenciando agora (por Nele acreditar) a escrever pra ti.
    Consegue refutar isto?

márcio
    Membro

Nao estou refutando. Apenas refletindo. Estava pensando ainda naquele topico “que é existir” e tambem acabei fazendo um paralelo com a webcam.

Sera que EXISTE alguem do outro lado da webcam ?

Nunca vou saber … mas SE existir, sera que essa pessoa interfere na minha vida ? Pode ser …

Posso atribuir qualquer coisa que acontecer na minha vida, a uma acao de uma eventual pessoa que esteja me monitorando atraves da webcam.

E se a webcam fosse invisivel … ?

Referi-me a influência certa do credo daqueles que acreditam em suas próprias vidas. Por esse credo, essas pessoas (muitas que estão a sua volta, bem próximas, aliás, a maioria, Márcio)irão tomar atitudes que irão influenciar na tua própria vida.

márcio
    Membro

Concordo com isso … mas entendo isso como um efeito indireto da existencia de Deus. É como se voce fosse um instrumento que executa a vontade Dele. Voce estaria sob a influencia de algo (sempre estamos sob a influencia de algo). Que influencia é essa ? A Biblia ?

Eu inicialmente estava me referindo ao efeito direto, que em outras palavras talvez fosse o milagre.

Ainda na linha da webcam, imagino tambem um radar de controle de velocidade.
    Voce nao tem certeza se ele esta funcionando ou nao (ou seja, voce nao sabe se ele interfere ou nao), mas voce é influenciado pela presenca dele (ligado ou nao) e diminui a velocidade.

Existiria uma diferenca entre interferencia e influencia.

Acho que a palavra interferencia esta mais associada ao termo “direta” que “indireta”.
    E que influencia o contrario, mais associado a um efeito “indireto” que “direto”.

Marcio, entendi teu pensamento. Mas demos às palavras os sentidos que elas têm. E, no caso, digo: o que influencia, interfere.

O “efeito direto” se dá na própria pessoa que acredita. É notório o fato de que os que acreditam em Deus ou algo parecido recuperam-se melhor de doenças, etc… tenho certeza que já ouviu falar nisso.

márcio
    Membro

Para mim, isso remete a um outro ponto:
    A força interior que brota de uma crença.

Ou talvez o seu reverso:
    Desistir, por falta de uma crença.

Mas, eu pelo menos, nao estabeleço esse relacionamento a um milagre.

Esse é um dos items do tema “Porque tanta gente acredita em Deus”.

márcio
    Membro

Estamos apenas trocando ideias. Em nenhum momento eu tenho a menor expectativa de abalar sua fe, e acredito que voce tambem nao tenha a menor expectativa de construir alguma fé na minha constituicao. Mas o dialogo é sempre interessante.

Visualizando 15 posts - 136 até 150 (de 223 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.